Cachorro

Umbigo de cachorro: veterinária desvenda as características da hérnia umbilical em cães

Publicado - 28 Abril 2022 - 11h26

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Marcela Machado - Médica veterinária Clínica e Cirurgia de pequenos animais

Marcela Machado / Médica veterinária Clínica e Cirurgia de pequenos animais

CRMV 9867-RJ

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2008 e especializado em Cirurgia Geral de Pequenos Animais.

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A hérnia em cachorro pode acontecer em vários locais do corpo. Existe hérnia de disco, hérnia inguinal, hérnia diafragmática e hérnia umbilical, sendo esta última uma das mais comuns. Muitos não sabem, mas cachorro tem umbigo - apesar de ser difícil localizar já que após o nascimento do filhote de cachorro ele cicatriza e quase some abaixo dos pelos. É exatamente nessa região que se manifesta a hérnia umbilical. Cachorro com essa doença apresenta uma protusão no local que permite a passagem de órgãos internos, causando um calombo e dor. O Patas da casa conversou com a veterinária Marcela Machado, que contou tudo sobre a hérnia umbilical em cães. Confira!

O que é a hérnia umbilical em cachorro?

Antes de entender o que é a hérnia umbilical em cachorro, é preciso compreender o que de fato é uma hérnia. "A hérnia se caracteriza pela comunicação anormal de uma cavidade a outra, causando uma protusão de órgãos ou gordura para onde não são originários", explica a especialista. Assim, a hérnia em cachorro acontece quando alguma cavidade não está totalmente fechada, formando uma abertura que permite o vazamento de órgãos internos. Na hérnia umbilical em cães, o que se rompe é a parede muscular do abdômen. "A hérnia umbilical em cachorro é uma má formação congênita, onde não há total fechamento da musculatura na região umbilical". O grande perigo dessa doença é, justamente, a possibilidade de algum órgão interno vazar, causando danos à saúde do cachorro e dor intensa.

Cachorro tem umbigo?

Muitas pessoas não sabem, mas cachorro tem umbigo! Ele faz parte da anatomia do cachorro, mas é bastante discreto, sendo quase imperceptível. Quando ainda está na barriga da mãe, o cordão umbilical é o responsável por transportar nutrientes e oxigênio para o filhote. Ao nascer, o cordão pode cair ou ser cortado, muitas vezes pela própria mãe. O umbigo de cachorro é o local que marca onde o cordão umbilical ficava. O cachorro tem umbigo, mas depois que o cordão é removido, vai cicatrizando e, por isso, quase não conseguimos ver. A hérnia de umbigo em cães é um dos problemas que podem surgir quando o rompimento do cordão umbilical não acontece da maneira correta.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

O que causa a hérnia umbilical em cães?

A hérnia em cachorro pode ter diferentes causas. A hérnia de disco, por exemplo, surge quando há um impacto maior do que as vértebras são capazes de aguentar. Na hérnia de umbigo em cachorro, a causa costuma ser hereditária. “A maioria dos casos é congênita, isto é, na formação do feto durante a gestação”, explica a especialista. Raças como Shih Tzu, Lhasa Apso, Basenji e Maltês, por exemplo, têm maior propensão a desenvolver o problema. Outra possível causa de hérnia umbilical em cachorro é um trauma. Às vezes, a mãe corta o cordão umbilical do filhote de maneira inadequada, causando, assim, a hérnia em cachorro.

umbigo de cachorro: pessoa apalpando barriga do cão
Na suspeita de hérnia umbilical, cachorro deve fazer exames de palpação e imagem para iniciar logo o tratamento

Hérnia umbilical: cachorro filhote é o mais afetado

 

Na hérnia umbilical, cachorro filhote costuma ser mais afetado. A veterinária explica que isso se deve ao fato de a maioria das hérnias no umbigo de cachorro serem de origem congênita. “Mas se não forem corrigidas (ou por não haver real necessidade ou por desconhecimento do tutor e falta de diagnóstico), ela persiste por toda a vida do animal”, orienta Marcela. 

Como o umbigo de cachorro fica em um quadro de hérnia?

Quando desenvolve hérnia umbilical, cachorro passa a ter uma protuberância na cavidade abdominal. Essa protuberância marca o local onde houve o rompimento das cavidades. "O principal sinal é uma 'calombo' ou protuberância no umbigo de cachorro, que pode variar de tamanho dependendo da abertura na musculatura do local", explica Marcela. A hérnia de cachorro pode ser grande ou pequena, sendo que quanto maior, mais perigosa é. "Aberturas menores normalmente só permitem a passagem de pequenas quantidades de gordura intra abdominal, causando assim uma protuberância menor que normalmente reduz quando o animal deita de barriga para cima. Se a hérnia for maior, pode ocorrer a protrusão de vísceras abdominais, aumentando - e muito - o risco de complicações", esclarece a especialista. 

Quais os sintomas da hérnia de cachorro no umbigo?

O calombo é o principal sinal de hérnia. Há também outros sinais, como vermelhidão e calor no local e dor ao apalpar. Se algum órgão interno, como as alças intestinais, começar a sair, os sintomas se agravam. Nesse nível de hérnia umbilical, o cachorro apresenta dores mais fortes, vômito, falta de apetite e anorexia. Marcela ressalta que ao perceber esses sintomas, o cão deve ser levado ao médico: "O diagnóstico deve sempre ser realizado por um médico veterinário, onde será realizada a inspeção e palpação abdominal". Exames de imagem também podem ser feitos para concluir o diagnóstico. 

Tratamento da hérnia: cachorro pode precisar de cirurgia em alguns casos

É muito importante que a hérnia de cachorro seja acompanhada por um especialista com frequência. "A hérnia umbilical em cães sempre deve ser monitorada por um profissional veterinário, para acompanhar o desenvolvimento desta condição durante o crescimento do paciente". Dessa forma, é possível saber se a hérnia em cachorro está aumentando e se há risco de expulsão de algum órgão interno, evitando consequências graves. Em certos quadros de hérnia umbilical em cachorro, pode ser necessário realizar uma cirurgia. "Em casos de hérnias umbilicais mais extensas, o ideal é a correção cirúrgica para evitar o encarceramento de órgãos no local que pode causar problemas sérios, como constipação e até necrose de tecidos", esclarece Marcela. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

As 10 raças de cachorro que vivem mais tempo: estudo revela os cães com maior expectativa de vida

Afinal, um cachorro vive quantos anos? Por mais que a nossa vontade seja que nossos amigos caninos sejam eternos, essa é uma questão...

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Ver todas