Higiene

Tosar cachorro no calor é uma boa ideia? Quais raças não podem ser tosadas de jeito nenhum?

 A tosa de cachorro no verão, em alguns casos, pode prejudicar o bem-estar do seu amigo. Saiba mais!
A tosa de cachorro no verão, em alguns casos, pode prejudicar o bem-estar do seu amigo. Saiba mais!

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, é comum que alguns tutores acreditem que a tosa de cachorro é a melhor forma de garantir o conforto do animal. O que poucos sabem é que, para algumas raças, essa simples atitude pode trazer resultados contrários ao esperado. Isso porque nem sempre os pelos volumosos são sinônimo de um cachorro com calor. Para entender um pouco mais sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu os principais efeitos de tosar cachorro no verão e quais raças não devem ser tosadas de maneira alguma. Veja só!

A tosa de cachorro no verão é adequada?

Se engana quem pensa que tosar cachorro é a única forma de aliviar o calor do seu pet durante o verão, especialmente quando se trata de cães peludos. Embora ela seja uma boa saída para combater as pulgas e os carrapatos - que são parasitas comuns nessa época devido à alta temperatura e umidade -, a tosa de cachorro não é a garantia de que o seu amigo se sentirá mais confortável durante a estação. Na verdade, o procedimento pode expor o animal a níveis de superaquecimento. Ou seja: o calor pode gerar diversas queimaduras na pele no seu amigo e causar bastante incômodo. Por esse motivo, é importante consultar um médico veterinário e avaliar as características e necessidades do seu pet para não realizar o procedimento de maneira inadequada, colocando a saúde do cachorro em risco. Além disso, é importante evitar o impulso de tosar cachorro em casa e, assim, garantir que o procedimento será feito da maneira correta.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A   tosa de Chow Chow no verão pode causar danos à saúde do animal
    A tosa de Chow Chow no verão pode causar danos à saúde do animal

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Tosar: Chow chow é uma das raças de cachorro que não devem ser tosadas

    Esqueça aquela velha ideia de que uma pelagem volumosa pode resultar em um cachorro com calor. Acontece que, diferente dos humanos, os cães não transpiram por todo o corpo, o que invalida a teoria de que os pelos são os grandes responsáveis pelo desconforto do animal durante os meses mais quentes. Além disso, a pelagem do cachorro possui a função de isolante térmico, o que impede que a alta temperatura e a ação dos raios solares machuquem a sua pele ou gerem a sensação de calor. Por isso, quem possui um cãozinho com pelos duplos, como o Chow Chow, Akita e Spitz Alemão, deve ficar atento: a tosa de cachorro no verão não é uma boa ideia. Para eles, os pelos funcionam como proteção e o corte pode desencadear uma alopecia - que faz com que os fios não cresçam novamente. Por outro lado, raças de cachorro como Poodle, Lhasa Apso, Shih Tzu, Maltês e Yorkshire se beneficiam muito da tosa no verão. Então, já sabe, né? Nada de tosar o seu amigo nessa época sem antes consultar um especialista! 

    Veja algumas dicas de como cuidar do cachorro com calor

    Embora a tosa de cachorro seja a opção mais procurada para amenizar o calor, existem outros cuidados que podem contribuir para o alívio do seu amigo. Escovar os pelos, por exemplo, é um deles. Justamente por não ser recomendado a tosa de algumas raças de cachorro no verão, a escovação é necessária para ajudar a eliminar os fios mortos e o acúmulo deles, garantindo o conforto do pet. Outro hábito que pode ajudar no alívio do cachorro com calor é deixar água fresca sempre à disposição. Nesse caso, vale apostar em um bebedouro ou colocar algumas pedrinhas de gelo no pote de água do animal. Além disso, é importante que o tutor tenha em mente que uma casa arejada é fundamental durante a estação. Sendo assim, abra as janelas e ligue o ventilador sempre que for possível e o seu cãozinho estiver por perto, ok? 

    Redação: Úrsula Gomes

     

    8 produtos para gatos que não podem faltar em casa

    Próxima matéria

    8 produtos para gatos que não podem faltar em casa

    Quais são as raças de cachorro que mais sentem calor? Veja quais cuidados tomar!
    Raças

    Quais são as raças de cachorro que mais sentem calor? Veja quais cuidados tomar!

    Com o verão se aproximando, é inevitável pensar no conforto e bem-estar dos nossos pets. Sabe-se que, assim como os humanos, os animais também podem sentir calor nos dias mais quentes. Contudo, o que poucas pessoas imaginam é que existem algumas raças de cachorro específicas que sofrem mais com as altas temperaturas desta estação. Pensando nisso, o Patas da Casa separou que raças são essas e quais cuidados devem ser tomados para amenizar o desconforto dos peludinhos durante essa época do ano.

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Cuidados dos animais

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Como fazer um protetor de sofá para gatos? Veja o passo a passo!
    Cuidados dos animais

    Como fazer um protetor de sofá para gatos? Veja o passo a passo!

    Um dos instintos felinos que mais trazem problemas para os tutores é o de arranhar os móveis da casa para afiar suas garras. Os sofás geralmente são as principais vítimas das unhas dos gatos. Então como conviver com um gatinho sem deixar que ele destrua as coisas de casa? É muito mais simples do que você imagina: existem vários tipos de protetor de sofá contra gatos… e o melhor de tudo é que também é possível aprender como fazer um desses em casa, para aqueles que gostam de se aventurar com tutoriais de DIY (o famoso “faça você mesmo”). 

    Saiba mais sobre a tosa trimming, o corte específico para a raça Golden Retriever
    Cuidados dos animais

    Saiba mais sobre a tosa trimming, o corte específico para a raça Golden Retriever

    A pelagem dourada do Golden Retriever é uma das coisas que mais chama a atenção da raça. Por outro lado, os pelos longos precisam de cuidados que vão desde a escolha do shampoo até as brincadeiras na água, isso porque a raça tem tendência a ter alergias de pele. Outro cuidado importante tem relação com o corte dos pelos: a tosa tradicional não é indicada para o Golden. 

    Hidratante para patas de cachorro: veja como cuidar do ressecamento nos coxins
    Cuidados dos animais

    Hidratante para patas de cachorro: veja como cuidar do ressecamento nos coxins

    A pata de cachorro ressecada é um problema muito comum na vida dos pais de pet e pode acontecer por diferentes motivos. Um deles é a falta de hidratação adequada na região, seja após os passeios ou por causa de uma exposição solar excessiva. Para contornar esse tipo de situação, existe o creme hidratante para patas de cachorro. Mas como esse produto funciona e qual a forma certa de aplicá-lo no corpo do seu amigo?

    Ver Todas >