Raças de cachorro

Terror do 'INSS' canino: especialistas listam as 6 raças de cachorro que vivem mais tempo

Publicado - 05 Junho 2024 - 16h56

Atualizado - 05 Junho 2024 - 17h03

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Quantos anos vive um cachorro é uma preocupação que assombra muitos tutores. Afinal, todos esperam viver anos felizes com os animais de estimação e querem prolongar cada minuto ao lado deles. Contudo, não é possível determinar exatamente quantos anos um cachorro vive. O máximo que pode ser feito para sanar essa dívida é definir uma expectativa de vida aproximada de cada raça de cachorro, baseada na média de vida de cada uma delas. Mas quais serão as raças de cachorro que vivem mais tempo trazendo felicidade aos tutores? O Patas da Casa vai te mostrar que raças são essas e te dizer qual é a raça de cachorro que vive mais tempo, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores britânicos. Vem conferir!

Estudo britânico investiga expectativa de vida das raças de cachorro

Um estudo publicado em fevereiro deste ano (2024), chamado “Longevidade das raças de cães de companhia: aqueles em risco de morte precoce”, mapeou a longevidade de 155 raças de cachorro criados em solo britânico. Ele foi coordenado por Kirsten McMillan, em parceria com pesquisadores do Reino Unido, que colheram dados de 284.734 cães que já haviam morrido. Os cientistas chegaram à conclusão de que algumas raças vivem mais do que outras. As primeiras posições do ranking eram ocupadas por duas raças bem conhecidas pelos brasileiros, que é o Pinscher miniatura e o Jack Russel Terrier. Mas qual é a raça de cachorro que vive mais tempo, de acordo com o estudo? Quem ocupou a posição de raça que vive mais tempo é a Lancashire Heeler, uma raça de cachorro recente que é caracterizada pelo corpo alongado.

Vale lembrar que todos os cachorros que participaram do estudo foram criados no Reino Unido, um país diferente do Brasil. Por essa razão, as descobertas podem não se encaixar para os cães fora da Grã-Bretanha, onde a criação e conjuntos genéticos podem ser bem diferentes. Confira quais são as 6 raças de cachorro comuns no Brasil que vivem mais tempo:

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) Jack Russel Terrier pode viver pode viver cerca de 16 anos

Jack Russel Terrier idoso sentado em canga na grama
O Jack Russel Terrier é um cão ativo e cheio de energia

O Jack Russel Terrier é um cãozinho de pequeno porte conhecido por ser dono de uma energia inesgotável. Ele está sempre disposto a correr, fazer atividades físicas e brincar com os tutores. É por essa razão que eles tendem a viver entre 13 a 16 anos, já que não são animais sedentários. As doenças mais comuns da raça são a luxação de patela, um problema no ligamento da pata do cachorro que é muito comum em pets de pernas curtas.

2) Pinscher brasileiro já viveu 24 anos

Rosto de Pinscher com olho esbranquiçado
A expectativa de vida do Pinscher é de 12 a 16 anos

O Pinscher Miniatura, como o próprio nome já diz, é bem pequenininho. Eles pesam entre 2 e 6 kg, mas são conhecidos por serem donos de uma personalidade muito maior do que eles. Mas quanto tempo vive um Pinscher? Vários fatores podem influenciar nesse tempo de vida, mas cães dessa raça tendem a viver entre 12 a 16 anos. Contudo, um Pinscher brasileiro chamado Fred conseguiu atingir 24 anos, sendo um dos cachorros mais velhos do Brasil. Ele morava na cidade de Xaxim, em Santa Catarina, mas faleceu em 2018 devido à idade avançada.

3) O Akita é um cachorro de porte grande que pode chegar aos 15 anos

rosto de Akita deitado
O Akita é uma das raças de cachorro de porte grande que vive mais tempo

Akita, uma raça de cachorro de origem japonesa que brilhou no icônico filme “Sempre ao Seu Lado", é um dos poucos cães de grande porte com elevada expectativa de vida. Geralmente, cachorros de porte grande vivem em média 12 anos, mas o Akita é capaz de viver 15 anos se receber todos os cuidados que precisa. Devido ao porte, eles podem sofrer com a displasia coxofemoral em cães e também com problemas oculares.

4) Dachshund são cães resistentes que podem viver 20 anos

Dachshund idoso sentado no sofá
O Dachshund tem tendência a ter problemas na coluna a longo prazo

As pernas curtinhas e corpo rebaixado não combinam em nada com a força e resistência de cães da raça Dachshund. Eles são dóceis, inteligentes, corajosos e cheios de disposição. Em média, eles podem viver entre 15 a 20 anos, porque não costumam se render tão facilmente aos problemas da velhice. A Dachshund Chanel, por exemplo, viveu até os 21 anos de idade e já foi considerada a cachorra mais velha do mundo, mas faleceu em 2009 nos Estados Unidos. Devido ao corpo alongado do Daschund, as doenças de coluna são as que mais atingem a raça.

5) Poodle pode viver até os 18 anos

cachorro Poodle com problema na visão deitado
O Poodle pode desenvolver catarata na velhice<br>

Embora essa raça esteja um pouco sumida, o Poodle já foi o cachorro mais popular nos lares brasileiros. Eles são classificados em 4 tamanhos diferentes, o Poodle toy, mini Poodle, Poodle médio e Poodle Standard, mas a que tende a viver mais tempo é o menor deles. O Poodle toy pode viver até os 18 anos, sendo uma das raças de cachorro que vivem mais tempo ao lado do tutor. A luxação de patela e a catarata são as doenças mais comuns em cães dessa raça.

6) Chihuahua é uma das raças de cachorro que vivem mais tempo

Chihuahua idoso deitado na caminha
O Chihuahua pode viver 20 anos ao lado dos tutores

Embora o Chihuahua tenha uma aparência de cachorro frágil e delicado, ele é uma das raças de cachorro que vivem mais tempo. Um cão da raça Chihuahua pode viver em média 20 anos. Inacreditável, né?! Essa é uma expectativa de vida considerada bem alta para a espécie, mas não é impossível encontrar um cão dessa raça que tenha vivido tanto tempo. O Chihuahua Toby Keith viveu até os 21 anos ao lado da família na Flórida, e chegou a ser considerado um dos cães mais velhos do mundo pelo Guiness Records. Contudo, apesar de terem uma alta expectativa de vida, eles podem sofrer com bastante problemas de saúde, como cardiopatias em cães, problemas pulmonares, hidrocefalia e até diabetes.

Quanto tempo vive um cachorro?

Definir quanto tempo vive um cachorro pode ser mais difícil do que parece. Especialistas acreditam que cachorros de porte pequeno vivem mais tempo que cachorros de porte grande, mas isso não é via de regra. Na verdade, tudo vai depender dos tipos de cuidados que o animal recebe do tutor, além das predisposições genéticas de cada raça. A expectativa de vida dos cães pode ser influenciada pela alimentação, vacinação, exercícios físicos e consultas regulares com veterinários. Para prolongar a vida do pet, os tutores devem seguir esses cuidados e abandonar os maus hábitos que podem diminuir a expectativa de vida do cachorro, como não castrar o pet ou oferecer uma dieta desequilibrada.

Quantos anos vive um cachorro vira-lata?

O vira-lata, oficialmente reconhecido como cão Sem Raça Definida (SRD), é resultado da união de raças de cachorro diferentes. Ou seja, eles são uma caixinha de surpresa devido a mistura das características genéticas entre as raças. Por isso não é tão fácil definir quantos anos vive um cachorro vira-lata.  Embora não seja possível afirmar com muita certeza a expectativa de vida de um vira-lata, estima-se que eles vivam entre 10 e 16 anos. 

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas