Adoção animal

Shih Tzu: 21 curiosidades sobre a raça de cachorro pequeno

Publicado - 13 Dezembro 2023 - 16h48

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Shih Tzu é um dos queridinhos entre os tutores que gostam de cachorros de porte pequeno. Com pelagem macia, focinho achatado e orelhas grandes e caídas, ele é super carismático e encanta a todos com sua fofura de sobra. Justamente por isso, o que não faltam são dúvidas e curiosidades sobre a raça que combina inteligência e beleza num só pacote. Para te ajudar a desvendá-las, reunimos aqui embaixo 21 curiosidades sobre o cachorro Shih Tzu. Dá só uma olhada!

1) A raça de cachorro Shih Tzu é originária da China

Sobre a história do Shih Tzu, origem do cachorro é chinesa. Isso mesmo! Algumas teorias apontam que o animal dessa raça foi originado no Tibete, quando era a representação de um “cão sagrado”. Alguns rumores, inclusive, afirmam que o cachorro Shih Tzu era o pet favorito da família real chinesa durante a dinastia Ming.

2) Shih Tzu: significado do nome é “cão-leão”

Para surpresa de alguns tutores, o nome da raça Shih Tzu significa cão leão. O nome surgiu devido à aparência parecida ao do grande felino somado a uma lenda de que o Gautama Buddha - popularmente conhecido como Buda - havia rodado a terra montado em um leão. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) O Shih Tzu é uma das raças de cachorro mais antigas 

Assim como acontece com outras raças de cachorro, as informações sobre a origem do cachorro Shih Tzu são baseadas em pinturas e objetos datados de milhões de anos atrás, o que faz acreditar que o cãozinho dessa raça é um dos mais antigos. Além disso, alguns documentos que descrevem os cães como presentes do Império Bizantino para a China comprovam a ancestralidade da raça.

4) A pelagem do cachorro Shih Tzu tem várias combinações de cores

A beleza da pelagem da raça chama a atenção, mas você sabia que as cores de Shih Tzu podem apresentar várias combinações diferentes? Entre as mais comuns estão o cachorro Shih Tzu preto e branco, dourado e branco, marrom e branco, todo preto, vermelho, chocolate e cinza. Outra característica marcante dos pelos do animal é faixa branca na parte da frente da cabeça e no rabo. Só tenha cuidado com um Shih Tzu se coçando muito, pois isso pode ser sinal de alergias.

5) O Shih Tzu é a segunda raça mais escolhida pelos brasileiros

Quando o assunto é raças de cachorro mais populares no Brasil, o Shih Tzu ocupa uma posição bem especial. Isso porque o cãozinho dessa raça é o segundo mais procurado para compor as famílias brasileiras. De acordo com algumas pesquisas, esses doguinhos peludos representam 11,4% dos cachorros no Brasil.

 

6) Do Shih Tzu filhote ao adulto: companheirismo é uma característica da raça

 

Embora alguns tutores não saibam, o Shih Tzu tem como objetivo de vida amar e ser amado pelos seus humanos e, por isso, um dos traços mais marcantes da sua personalidade é o companheirismo. Sendo assim, quem decide dar as boas vindas a um cãozinho dessa raça pode esperar um amigo fiel para todas as horas - até mesmo as mais inapropriadas, como as idas ao banheiro. Ah, e tem mais: o Shih Tzu gosta de crianças e de pessoas de todas as idades!

7) Shih Tzu: personalidade teimosa é uma característica

Além do companheirismo, a teimosia é outro traço bastante característico da personalidade do cachorro Shih Tzu. Por esse motivo, é importante que o tutor tenha em mente que o processo de adestramento pode exigir um pouco mais de paciência. Nesse caso, vale adestrar o filhote de Shih Tzu desde cedo para conseguir ensinar os truques básicos sem dificuldades.

Shih Tzu feliz com a língua de foraShih Tzu andando com a língua de foraShih Tzu  no colo recebendo carinhoShih Tzu em campo floridoShih Tzu sentado na gramaShih Tzu querendo petisco

8) A inteligência do Shih Tzu é notável

Ainda que seja popularmente conhecido pelo seu jeito dócil e companheiro, o Shih Tzu é uma raça de cachorro inteligente. Ocupando o 70º lugar no ranking de inteligência canina, ele é capaz de emitir um sinal de alerta ao notar a presença de estranhos ou movimentações fora do comum na casa.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, isso não impede que a sociabilidade dos Shih Tzu também seja alta. Quando acostumado desde pequeno, ele consegue conviver bem com os diferentes tipos de companhia.

9) O cachorro Shih Tzu precisa de cuidados com os olhos

O Shih Tzu possui os olhos grandes e expostos, o que requer uma atenção redobrada dos tutores para evitar quadros como úlceras, ceratite e ressecamento. Nesse caso, manter uma rotina de limpeza nos cantos dos olhos do pet é fundamental - assim, você evita o acúmulo de sujeiras e secreções e garante o bem-estar do seu amigo.

10) No Shih Tzu, expectativa de vida pode chegar a 15 anos

Já se perguntou quantos anos vive um Shih Tzu? Quando bem cuidado, os cachorros da raça costumam viver entre 10 e 16 anos. Isso vale tanto para quantos anos vive um Shih Tzu fêmea, quanto para um machos Para garantir a longevidade desse cãozinho, é importante manter todos os cuidados básicos que um pet deve receber, ok? Além das vacinas e visitas ao veterinário para check-ups, o tutor deve oferecer uma alimentação de qualidade!

 

11) O cachorro Shih Tzu se adapta facilmente

 

Independente do estilo de casa que o cachorro Shih Tzu viver, uma coisa é certa: ele vai se adaptar. No caso de apartamentos e casas pequenas, por exemplo, o cãozinho se acostuma facilmente com barulhos e a falta de espaço. Por outro lado, as casas maiores são ideais para que o seu Shih Tzu possa se divertir. Entretanto, vale lembrar que por se tratar de um cãozinho pequeno e frágil, o ideal é que ele seja mantido dentro de casa, ok?

12) O Shih Tzu é um cãozinho com energia, mas nem tanto

O cachorro Shih Tzu adora brincar e correr com os seus tutores, mas isso não significa que o cãozinho estará sempre disposto. Por isso, não se assuste se um dia o seu amigo optar por uma soneca no sofá a alguns minutos de brincadeira, ok? Ainda assim, é importante passear com cachorro e fazer caminhadas para cuidar da saúde física e mental do seu pet. Bolinhas para cachorros, por exemplo, podem ser uma ótima forma de estimular o cão dessa raça sem precisar de muito espaço.

13) O Shih Tzu convive perfeitamente com outros animais

Se você já possui um Shih Tzu e está pensando em adotar outro animal de estimação, não precisa ter medo! Esse pequeno cãozinho é um verdadeiro diplomata e dificilmente arrumará confusão com o novo membro da casa. No entanto, é importante que a socialização seja feita aos poucos e respeitando os limites de cada pet.

14) A raça Shih Tzu recebe alguns nomes engraçados e diferentes

Não sabe qual a raça Cheetos? É o Shih Tzu! Por incrível que pareça, esses cães são chamados vários nomes engraçados como: Shitzu, Chitos, Shiatsu, Shitsu e até raça de cachorro Cheetos. No entanto, é importante ter em mente que o nome correto e oficial desse cão é apenas um: Shih Tzu.

Shih Tzu brincando com criança

15) Ansiedade de separação atinge frequentemente o cachorro Shih Tzu

O Shih Tzu é um cãozinho extremamente apegado aos seus donos. Justamente por isso, o ideal é que ele fique dentro de casa, nunca isolado. Além disso, é importante criar o seu pet para viver de maneira independente. Para o Shih Tzu, família é muito importante, mas a dependência dos donos pode facilitar um quadro de ansiedade de separação, que é bastante comum na raça.

16) A coprofagia canina é um problema comum no Shih Tzu

Coprofagia canina nada mais é do que o hábito que alguns cães têm de ingerir as próprias fezes. Existem vários motivos que explicam o comportamento, desde faltas de nutrientes à ansiedade. Mas, no caso do cachorro Shih Tzu, a principal justificativa é a genética. Esses cães têm uma propensão maior em fazer isso, e por isso é importante tomar cuidado, já que o hábito não é saudável.

17) O cachorro da raça Shih Tzu é constantemente confundido com o Lhasa Apso

Será que é Lhasa Apso ou Shih Tzu? Muitas pessoas têm dificuldade em distinguir as duas raças, porque elas, de fato, são bem parecidas. No entanto, algumas das principais características do Shih Tzu são o focinho bem achatado, junto com os pelos finos, duplos e com uma leve ondulação. No comportamento, ele também é mais dócil e simpático. Já o Lhasa Apso tem o focinho ligeiramente mais alongado e uma pelagem grossa, áspera e lisa. Além disso, é um tanto mais territorialista e desconfiado com estranhos.

18) Cachorros Shih Tzu são braquicefálicos

Uma das grandes curiosidades sobre o Shih Tzu é que ele faz parte do grupo de raças de cachorros braquicefálicos. Isso significa que, além do focinho achatado, esse cãozinho tem fortes tendências a ter complicações respiratórias. Outro ponto de atenção é com a regulação térmica do animal, já que ele não costuma se adaptar com facilidade a climas extremos (tanto frio quanto calor).

19) Raça de cachorro Shih Tzu é uma das preferidas entre as celebridades

Para quem gosta de conhecer e até se inspirar em cachorros famosos, uma grande curiosidade sobre Shih Tzu é que esse cão faz um sucesso danado entre celebridades. Algumas personalidades que são tutores da raça são: a cantora Beyoncé, o magnata Bill Gates e a atriz brasileira Bruna Marquezine. Além deles, podemos incluir na lista Mariah Carey, Lily Allen e Demi Lovato.

20) Uma cachorrinha Shih Tzu já salvou a tutora de um tsunami no Japão

Uma grande prova de que os cachorros Shih Tzu são muito leais e companheiros é a história da cachorrinha Babu. Ela tinha 12 anos, e sua dona, Tami Akanuma, 83, quando no dia 11 de março de 2011 um tsunami atingiu a cidade de Miyako, onde moravam. Por sorte, nesse dia a grande sensibilidade de Babu ajudou a "prever" o que ia acontecer, e ela saiu correndo para uma montanha - um comportamento totalmente atípico para a pet -, e sua dona logo foi atrás para checar o que havia acontecido. Pouco tempos depois, a cidade estava submersa, e elas estavam à salvo.

21) Para ter um cachorro Shih Tzu, preço do filhote pode chegar a R$ 4 mil

Para quem sonha em ter um cãozinho da raça para chamar de seu, é importante ter em mente que é necessário um planejamento financeiro. O valor de cachorro Shih Tzu costuma variar entre R$1.500 e R$4.500, dependendo do canil de cachorro que você escolher. Nesse caso, é importante pesquisar por estabelecimentos de confiança e que possuam uma boa referência. Opte sempre por estabelecimentos registrados na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Publicado originalmente em: 08/09/2020
Atualizado em: 13/12/2023

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Comportamento

Passeador de cachorro: dicas de como escolher o melhor dog walker (com infográfico)

Passear com cachorro é um dos momentos mais importantes da rotina do pet. É nessa hora que o cãozinho gasta energia, socializa e tem...

Comportamento

Cachorro ciumento: as 10 raças de cachorro que mais sentem ciúmes do dono

Embora o comportamento de um cachorro ciumento possa parecer fofo, é preciso ter muito cuidado com esse sentimento. Muitas pess...

Cachorro

Cadela Shih Tzu faz sucesso na internet pelo "cabelo" ruivo invejável

Uma Shih Tzu tem dado o que falar na internet devido a uma característica bem marcante: seus “cabelos ruivos”. Sim, você não le...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Ver todas