Adoção animal

Vira-lata marrom: veja galeria com fotos desse adorável cãozinho

Publicado - 18 Janeiro 2023 - 17h51

Atualizado - 29 Janeiro 2025 - 11h22

Com certeza você já se deparou com um vira-lata marrom por aí. Pois mesmo sem raça definida, esse tom de chocolate é o que garante o charme desse doguinho. Esse padrão de cor na pelagem desperta muita curiosidade sobre como é o dia a dia com esse cão cheio de personalidade. Para descobrir como é ter um, entrevistamos a Mariana Fernandes, que é tutora do Belchior, um cachorro vira-lata marrom. Confira o depoimento dela na matéria abaixo.

Como é viver com um vira-lata marrom? Tutora conta!

Além do vira-lata caramelo, o vira-lata branco com marrom também é extrovertido. Segundo Mariana, o Belchior adora bater um papo com outros cães e seus humanos: “Tem muitos cachorros na vizinhança, com quem ele conversa com latidos e uivos. Ele vocaliza bastante e presta atenção no que a gente fala, como se estivesse entendendo". Ela conta que Belchior também mostra muita destreza na rotina familiar: “Ele para diante das portas e chama quando quer entrar ou sair e busca os brinquedos quando pedimos (alguns específicos ele aprendeu o nome)".

Outro detalhe interessante sobre esse vira-lata marrom é ter seus lugares preferidos: “Ele ama o cantinho do sofá e sempre teve acesso a todos os cômodos da casa, bem como ao quintal, que é grande e é onde ele gasta sua energia e pega sol."

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Vira-lata branco e marrom tem personalidade curiosa e muito afeto

Curiosidade e companheirismo é o que não falta no comportamento do vira-lata marrom, que pode ter subpelo branco, como é o caso do Belchior: “Ele ama ficar observando o movimento da rua pela janela e não tem uma pessoa preferida em casa: se dá bem com todos igualmente!". Como consequência, a família devolve esse carinho e o Belchior recebe muito amor: “Meus pais tratam o Belchi como neto, mimando bastante!".

Mesmo carinhoso, ele não esquece de proteger a família e zelar por onde vive: “Com as visitas, ele demora a ganhar confiança. Mesmo depois de relaxado, às vezes ele lembra que é o protetor da casa e dá uns latidos”.

O Belchior é mais um vira-lata marrom cheio de formosuraA tutora do Belchior adora dormir agarradinha com ele!Belchior sempre se envolve em todas as atividades da família: olha ele ajudando com a bagunça!Um dos hobbies do Belchior é vigiar a vizinhaça pela janelaO vira-lata marrom não abandona sua família por nada e adora estar entre as pessoas!Ele também sabe valorizar a hora de dormir e escolhe onde e com quem vai descansar.Você resistiria a essa carinha do vira-lata marrom?Um vira-lata marrom pode ser muito comunicativo com a família e outros cãesAlém de se dar muito bem com outros animaisMesmo carinhoso, o vira-lata marrom também lembra de proteger a famíliaSegundo sua tutora, os cuidados com esse vira-lata marrom são feitos em casaE o Belchior é um vira-lata marrom que raramente fica doente e adora comer matinhoBelchior é dono de uma beleza ímpar com uma personalidade extrovertida!

Vira-lata preto e marrom (ou só marrom) adora brincar

Não pode faltar brinquedo para cachorro vira-lata marrom, pois são cheios de energia. Mariana conta: “Houve uma vez que cheguei em casa estressada. Então ele trouxe um brinquedo e deixou do meu lado. Me emociono só de lembrar”.

A brincadeira preferida do pet é o cabo de guerra: "Ele adora puxar cordas. Nessa hora ele rosna, mas também dá piscadinhas como quem diz ‘estou só brincando’. E adora morder pelúcias. Mas seu hobby preferido é destruir caixas de papelão”.

Cachorro vira-lata marrom ama estar entre pessoas

“Ele nos pede toda e qualquer comida: faz cara de pidão, senta perto e, às vezes, puxa nossa mão com a pata ou repousa a cabeça no nosso colo. Ninguém nunca mais comeu sem companhia”, Mariana detalha. Mas não é só na hora de comer: “Na hora de dormir, ele escolhe se vai para uma de nossas camas ou se vai dormir sozinho".

O cachorro preto e marrom vira-lata não exige muitos cuidados

Cuidar de cachorro sem raça definida não costuma ser difícil e até dizem que cachorro vira-lata não fica doente. Mas mesmo sendo mais resistente a doenças, os tutores devem manter os cuidados: “Em 4 anos, ele só teve giárdia uma vez. Quando sua barriga ronca, ele come grama, às vezes vomita, e fica bem”.

A higiene e alimentação do cachorro vira-lata marrom são outros detalhes a se prestar atenção. Com tudo isso em dia, além das vacinas, ele vai esbanjar saúde. “Damos banho sempre em casa, e as vacinas também. Sempre comeu ração super premium e gosta de petiscos naturais. Ele nunca nos exigiu nenhum cuidado especial: tem uma saúde de ferro.”

Fred é um vira-lata marrom muito simpático e querido pelos tutoresDesde filhote o Fred recebe muito amor da sua tutora, a Kelly SantanaHoje em dia o Fred esbanja saúde e é um pequeno grande segurança do seu lar!Passear com o vira-lata marrom pode ser super divertido (e eles adoram isso!)Simpatia e beleza são só duas das qualidades de um vira-lata marromTambém é muito importante respeitar os momentos de descanso do vira-lata marromAdestramento é necessário para evitar que o vira-lata marrom ataque a comida!Esse doguinho também é inteligente e pode ser bem fácil de treinarOlhos claros e pelos reluzentes são algumas características físicas do vira-lata marromMas também há vira-lata marrom que parece portar muito pedigreeManchas brancas dão ainda mais beleza para esse cachorroO tom de marrom desse vira-lata pode variar e ter várias manchasEssa cor de chocolate do vira-lata marrom deixa o filhote super fofoUma ninhada costuma ter vários vira-latas marrons (adote um!)Um vira-lata marrom geralmente não demanda cuidados específicosPara manter a saúde desse dog, mantenha as vacinas em dia e ofereça uma boa dietaTambém é importante gastar a energia do vira-lata marrom desde filhoteE um quintal grande e cheio de mato é bem interessante para elesNão existe tamanho certo para o vira-lata marrom, ele pode ser de pequeno a grande porteOs pelos do vira-lata marrom, além de castanhos, costumam ser curtosO vira-lata marrom não tem pedigree, mas tem muito amor para oferecer!

Adote um vira-lata marrom: eles são ótimos companheiros

O Belchior está na família há quatro anos e, atualmente, tem entre sete e oito anos. Mariana conta que antes de o cachorro encontrar, ele era ignorado nas feiras de adoção e que tinha uma expressão mais brava. Mas a protetora que o resgatou não desistiu e a vida do Belchior mudou após Mariana se apaixonar pelas fotos que viu nas redes sociais. Ela conversou com seus pais e ambos concordaram em adotar o cachorro vira-lata marrom.

Ela diz que primeiras horas no lar foram delicadas: “O primeiro dia foi bem sensível. Ele estava com medo de nós, buscando locais isolados e latindo pra gente. Mas isso durou somente algumas horas. À noite, já estava deitado no sofá, numa boa. Hoje é um super companheiro que faz parte da família!”

Dicas de nome para cachorro vira-lata marrom

Não faltam motivos para adotar um cachorro vira-lata. Na época da adoção, a escolha do nome do Belchior foi bem desafiadora: era ele quem queria escolher. Mas não demorou muito para Mariana encontrar o nome (e os apelidos) perfeitos!

“Testei nomes de jogadores de futebol, mas ele não se interessou por nenhum. Alguns amigos sugeriram Belchior, e ele atendeu! Hoje em dia ele tem muitos apelidos: Belchi, Belco, Bebelco, Bebelchinho e até alguns que não tem nada a ver com o nome, mas são formas de expressar fofura: funcho, chino, chimino, gingi, gino... Mas Belchior é perfeito para chamar a atenção dele quando é preciso.”

Se tem dúvida de nomes para uma vira-lata marrom, se liga nessas dicas de nomes para cadelas!

Redação: Erika Martins

Adote um animal

Pastor Belga: características, personalidade, tipos e cuidados com a raça

Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! A confusão entre o Pastor Alemão ...

Cachorro

Veterinária alerta para os riscos de cães beberem água em fontes públicas

Ninguém gosta de ver um cachorro com calor na hora dos passeios. As altas temperaturas podem deixar o animal com sede e ofegante. Pa...

Adote um animal

Cairn Terrier: conheça a raça de cachorro considerada a mais bonita do mundo pela Ciência

Uma raça pouco conhecida no Brasil, mas que vem ganhando holofotes ao redor do mundo, é o Cairn Terrier. Isso não tem acontecido à t...

Cachorro

Viajar com cachorro, contratar um pet sitter ou deixar num hotelzinho: qual a melhor opção para seu pet no feriado?

Viajar com cachorro pode ser uma experiência incrível! É uma oportunidade de passar mais tempo com a família em momentos de lazer, e...

Adote um animal

Pastor Belga: características, personalidade, tipos e cuidados com a raça

Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! A confusão entre o Pastor Alemão ...

Comportamento

Os 8 melhores brinquedos para gatos gastarem energia (especialmente se ele estiver acima do peso)

Escolher um brinquedo para gato costuma ser muito simples. Os bichanos se divertem com muito pouco, e dificilmente ligam para coisas...

Cuidados

Como cuidar de gato filhote? 10 coisas que você precisa fazer no 1º ano

Será que você sabe como cuidar de gato filhote do jeito certo? Essa pode ser uma missão difícil para quem é pai de pet pela primeira...

Cachorro

Veterinária alerta para os riscos de cães beberem água em fontes públicas

Ninguém gosta de ver um cachorro com calor na hora dos passeios. As altas temperaturas podem deixar o animal com sede e ofegante. Pa...

Ver todas