Adoção animal

Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

Publicado - 12 Março 2021 - 18h24

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. Preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a raça de gato: desde a sua origem até características físicas, comportamentais e cuidados básicos com a rotina e a saúde deste gatinho. Dá só uma olhada!

Gato do Himalaia: saiba mais sobre a origem deste felino

A raça de gato Himalaia não surgiu por acaso. A ideia de criar um gato com características mescladas do Persa e do Siamês era um desejo antigo de muitos criadores, e foi isso que impulsionou Marguerita Gorforth, Virginia Cobb e Dr. Clyde Keeler a cruzar as duas raças. O experimento começou na década de 1930 nos Estados Unidos e foi necessário fazer vários testes até chegar ao resultado que conhecemos hoje, com a pelagem herdada do gato Persa e o padrão das cores dos pelos e dos olhos herdados do gato Siamês. O reconhecimento oficial, porém, só aconteceu no ano de 1957 pelas associações Cat Fanciers Association e American Cat Fanciers Association, no território estadunidense.

Mas por que “gato do Himalaia”? Trata-se de uma referência aos coelhos himalaios, que possuem um padrão de cores semelhante ao destes felinos. Contudo, essa raça também recebe vários outros nomes ao redor do mundo, como gato Persa Colourpoint ou até mesmo gato Persa-Himalaia.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

As características físicas do gato Himalaio são bem chamativas

O gato do Himalaia tem um porte médio com altura que varia de 20 a 25 cm e peso entre 3 e 5 kg. Ele nunca passa despercebido em lugar nenhum: o corpo robusto coberto por uma pelagem longa, fina e bastante densa, típica do Persa, deixa o bichano com um aspecto bem pomposo e fofo. As cores dos pelos também chamam a atenção, já que, assim como o Siamês, o gato Persa do Himalaia apresenta as extremidades do focinho, rabo, patas e orelhas mais escuras do que o restante de seu corpo. No geral, são aceitas colorações bem variadas, como o castanho, chocolate, preto, azul e casco de tartaruga (popularmente conhecido como gato escaminha).

Os olhos do Himalaia são outro diferencial que foi herdado da raça siamesa, já que eles são grandes e de um azul intenso. As orelhas da raça são pequenas, levemente inclinadas para frente e com pontas arredondadas. Já o focinho do gato Himalaia é mais achatado e curto.

Gato Himalaia: personalidade da raça é tranquila e de fácil convivência

Gentil, calmo e dono de um jeitinho bastante dócil, o gato da Himalaia conquista um lugar no coração de qualquer pessoa muito facilmente. Ele é fiel à sua família, adora um bom chamego e sempre faz de tudo para estar perto dos seus humanos, mas não é necessariamente uma raça muito apegada. Se ele tiver alguns brinquedinhos e outras distrações à sua disposição, já está de bom tamanho e o gato Himalaio consegue se virar muito bem sozinho no tempo livre.

Outro traço da personalidade da raça é que esses bichanos costumam ser bastante amigáveis, então eles não enfrentam grandes problemas em conviver com diferentes tipos de pessoas - idosos, adultos ou crianças - e também se dão muito bem com outros animais, inclusive de diferentes espécies, como cães. Apesar de ter algumas características físicas do Siamês, quando se trata do comportamento do gato Himalaia, os miados são algo raro. Esses animais têm a vocalização reduzida e miam apenas quando acham necessário. Já o nível de energia do bichano é bem parecido com o Persa, pois ele ama um bom colo e não é muito fã de altura.

 

gato himalaia na janela
O gato Himalaia é sociável e se dá bem com todo tipo de gente

Cuidados básicos com a rotina do gato do Himalaia

 

• Higiene:

Assim como qualquer raça, o gato Himalaia não precisa tomar banho: sua poderosa língua é capaz de manter a pelagem higienizada. O banho só deve ser considerado por indicação médica ou quando o gato se sujar e não for possível apenas limpar. De qualquer forma, isso é algo que deixa o animal bem estressado, por isso deve ser pensado com cautela. No geral, os principais cuidados com a higiene do bichano são: cortar as unhas do animal regularmente, limpar os olhos e o focinho toda semana para retirar as secreções acumuladas e higienizar a orelha do gato para evitar infecções na região. Além disso, escovar os dentes do felino também é um cuidado importante para evitar o tártaro em gatos e outros problemas bucais, como a gengivite.

• Escovação dos pelos:

Por ter pelos bem longos, a escovação diária do gato Himalaio é essencial para acabar com possíveis nós e desembaraçar os fios. Além disso, essa é uma forma de remover a pelagem morta e de evitar que as temidas bolas de pelo se formem no trato digestório do animal durante o processo de autolimpeza. Caso não seja possível escovar o gato todos os dias, a recomendação é que isso aconteça pelo menos três vezes por semana.

• Alimentação e hidratação:

O gato Persa do Himalaia tende a ser bastante preguiçoso (principalmente se não for devidamente estimulado), e por isso é necessário ter um cuidado redobrado com a sua alimentação. Converse com o veterinário e escolha sempre rações de boa qualidade e de acordo com a idade e o porte físico do pet, pois esta é a melhor forma de garantir que ele vai consumir todos os nutrientes essenciais. 

A hidratação também deve ser incentivada constantemente, pois os felinos não têm o hábito de beber muita água, o que pode levar a uma série de problemas renais.

• Exercícios físicos e brinquedos: 

Como o gato do Himalaia é um animal mais horizontal, não é necessário investir na instalação de nichos ou prateleiras porque a verdade é que o bichano não vai nem ligar para isso. Eles gostam de ficar em alturas mais baixas e próximas do chão, então o ideal mesmo é procurar outras formas de entretenimento para ele, como alguns brinquedos para gatos. Podem ser aqueles de corda, varinhas, arranhadores, caixas de papelão ou qualquer coisa que sirva de estímulo para os instintos naturais do gatinho. O importante mesmo é fazer ele se movimentar regularmente, porque senão o Himalaia cai na preguiça e corre o sério risco de ficar acima do peso.

gato himalaia filhote deitado em casa
O gato Himalaia filhote é a fofura em forma de pelos!

 

O que você precisa saber sobre a saúde do gato Himalaio

 

A maioria dos gatos da raça Himalaia costumam ser saudáveis, mas é sempre bom ficar de olho em qualquer alteração no corpo ou comportamento do seu amigo de quatro patas. Um problema que tende a preocupar bastante os tutores do gato Himalaio é a úlcera de córnea, que é uma ferida na camada mais externa dos olhos desses animais. Além disso, os cálculos renais, a doença renal policística e a gengivite também precisam de atenção. Não esqueça de levar o bichano para consultas de check-up com o veterinário para saber como anda a saúde dele. 

Outro cuidado importante para manter o gato Himalaia saudável é manter a carteira de vacinação do pet sempre em dia. Isso ajuda a prevenir contra uma série de doenças graves, assim como a castração do gato.

Quanto custa um gato Himalaia filhote?

É importante se preparar financeiramente para comprar um filhote da raça, porque o preço costuma ser mais elevado que o normal, custando entre R$ 2 mil e R$ 5 mil reais. Essa variação pode ocorrer por diferentes motivos, como o padrão de cores e o sexo do animal. Além disso, ter pais importados ou ser descendente de uma linhagem de campeões também são fatores que influenciam no preço final. 

Antes de efetuar o processo de compra, é fundamental conhecer muito bem o gatil escolhido, procurar por avaliações de clientes anteriores ou até mesmo visitar o local algumas vezes para se certificar de que eles realmente são comprometidos com o bem-estar dos animais. A adoção de animais também é uma outra possibilidade que, além de te presentear com um novo amigo de quatro patas, ajuda a salvar a vida de gatinhos abandonados.

Redação: Juliana Melo

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas