Raças

Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

Conheça o Devon Rex e se prepare para ficar apaixonado pela raça de gato
Conheça o Devon Rex e se prepare para ficar apaixonado pela raça de gato

Pense em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato da raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Veja o guia abaixo e conheça melhor todas as características do "Devon Rex Cat".

Qual é a origem do Devon Rex?

O primeiro gatinho Devon Rex foi encontrado no ano de 1960 no condado britânico de Devon, que fica localizado a sudoeste da Inglaterra. No início, muitas pessoas acreditavam que a nova raça era uma variação do Cornish Rex por conta das semelhanças físicas, como os pelos encaracolados e as grandes orelhas, mas também por causa da proximidade geográfica entre eles. Depois de algum tempo foi comprovado que cada um desses felinos surgiu de forma independente e, portanto, não compartilham os mesmos genes. A descoberta foi possível graças a um cruzamento entre as duas raças que deu origem a filhotes com o pelo liso e não encaracolado, provando que cada um desses gatinhos carrega genes diferentes e recessivos que são responsáveis pela pelagem ondulada.

Com isso, os criadores passaram a focar na criação do Devon Rex para não perder a linhagem do animal. Dez anos mais tarde, a raça foi reconhecida oficialmente pelos órgãos da Grã Bretanha, e, em 1979, pelos Estados Unidos.

Características físicas do gato Devon Rex

O Devon Rex é um gato de porte médio, com uma altura que varia de 27 a 38 cm e que pesa entre 2 e 4 kg. Uma das características mais marcantes do bichano é, certamente, as suas grandes orelhas, sempre apontadas para cima e em estado de alerta. Elas dão o charme perfeito para a cabeça pequena e triangular do gatinho, deixando-o com uma aparência semelhante a de um elfo. Os olhos do Devon Rex Cat também são grandes, e parecem estar sempre atento a tudo que acontece ao redor.

O pelos curtos e ondulados do Devon Rex não exigem cuidados especiais. Geralmente existem algumas partes do corpo do Devon Rex que possuem mais pelos do que outros, como as costas e o ouvido. Quanto ao padrão de cores da pelagem, são aceitas diferentes cores e tonalidades da raça, como branco, castanho-claro, bege e até preto.

Com uma personalidade afetuosa e brincalhona, o Devon Rex conquista todos

Os gatos podem ser animais tão companheiros quanto os cães. O Devon Rex, inclusive, é um bom exemplo disso: leal, amoroso e gentil, ele é uma raça que é super agarrada com a sua família e que sempre faz questão de estar perto de quem ele ama. Não é à toa que é muito comum encontrar o gatinho seguindo seus humanos pela casa e procurando formas de interagir com eles, com várias brincadeiras e muito bom humor. Aliás, essa é uma outra característica do Devon Rex: eles são muito brincalhões e energéticos. Adoram se movimentar e explorar diferentes ambientes, mas também não dispensam uma boa sonequinha durante o dia - principalmente se for no colo do seu tutor.

Como são muito apegados à sua família, não é recomendado deixá-los por um longo período de tempo sozinhos dentro de casa. Se ele tiver o mínimo de companhia - até mesmo de outros animais -, já é o suficiente para suprir as necessidades de interação dele. Sim, o Devon Rex também é super sociável e se dá bem com praticamente todo tipo de gente e bicho! 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O gato Devon Rex adora ser mimado e não dispensa um bom colinho do seu humano
    O gato Devon Rex adora ser mimado e não dispensa um bom colinho do seu humano

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Cuidados básicos com a rotina do gato Devon Rex

    • Escovação dos pelos:

    Esse é um cuidado imprescindível na rotina de muitos gatinhos, mas não do Devon Rex. Por ter uma pele muito frágil, o excesso de escovação pode acabar ferindo ou machucando o corpo do animal, por isso o ideal é fazer isso no máximo uma vez por semana, caso haja necessidade, com uma luva para tirar pelo de gato. Além disso, como essa raça tem um pelo bastante oleoso, geralmente o médico veterinário recomenda banhos regulares para remover o excesso de oleosidade. Para maiores orientações, é fundamental conversar com um profissional, pois os banhos costumam ser muito estressantes para os gatos, e é necessário usar produtos bem específicos para essas situações. 

    • Ouvido e dentes:

    Limpar a orelha do gato é algo que deve fazer parte da rotina de todo tutor. No caso do Devon Rex, isso é ainda mais importante, porque devido ao tamanho da estrutura, a região fica muito mais suscetível a problemas como a otite. Os dentes do gato também precisam ser escovados semanalmente para evitar o tártaro e outras patologias bucais. 

    • Alimentação:

    Escolher a ração de gato ideal para o seu amigo nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente por conta do rigoroso paladar felino. No entanto, é fundamental optar por um produto de boa qualidade e que atenda todas as necessidades nutricionais do animal. Como o Devon Rex adora comer, o tutor também deve ter um cuidado especial com a quantidade de ração oferecida para o seu amigo, sempre respeitando as indicações para o porte e a idade do gatinho, ou ele pode acabar ficando obeso.

    • Gatificação da casa: 

    O Devon Rex é uma raça que definitivamente ama se aventurar nas alturas, sendo classificado como um gato vertical. Por conta disso, vale a pena investir no enriquecimento ambiental, instalando nichos e prateleiras para melhorar a qualidade de vida dele e servir como entretenimento no tempo livre. Por ser bastante ativo, o Devon Rex com certeza não vai desperdiçar uma boa oportunidade de explorar todos os ambientes no alto da casa, então com nichos e prateleiras isso fica muito mais fácil para ele. Outros brinquedos que podem ajudar a manter o animal ativo são os arranhadores para gato e brinquedos com corda, além de outras atividades junto de seu tutor (afinal, eles amam passar um tempinho com sua família). 

    Devon Rex: comprar um filhote da raça é uma possibilidade, mas não deixe de considerar a adoção
    Devon Rex: comprar um filhote da raça é uma possibilidade, mas não deixe de considerar a adoção

    O que você precisa saber sobre a saúde do Devon Rex Cat

    Por trás da aparência frágil do Devon Rex existe um gato muito saudável e forte, mas que tem predisposição genética para algumas doenças específicas, como a espasticidade - também conhecida como miopatia hereditária do Devon Rex -, cardiomiopatia hipertrófica e luxação da patela. Além disso, por conta das grandes orelhas da raça, essa região pode sofrer com o acúmulo de cera e desencadear quadros de otites.

    Uma das formas de garantir a saúde do animal é por meio das consultas de check-up com o médico veterinário e com a castração de gato, que ajuda a prevenir várias doenças. Também é importante manter o calendário de vacinação do pet em dia e de preferência sem atrasos, assim como investir em vermífugos e produtos anti parasitários para combater possíveis infestações de pulgas, carrapatos e problemas com verme.

    Devon Rex: preço da raça pode chegar a R$ 3 mil

    Se você está encantado e decidiu ter um Devon Rex, é possível encontrar filhotes por preços que variam de R$ 1500 a R$ 3000. Essa variação vai depender principalmente do sexo do animal (fêmeas normalmente são mais caras do que os machos) e da sua linhagem, de forma que gatos descendentes de campeões tendem a ter um custo mais elevado que os demais. Na hora de comprar um filhote de Devon Rex, não se esqueça de procurar um gatil que seja bem avaliado por outros clientes. Essa é uma medida de segurança para garantir que o local é confiável e tem responsabilidade com a vida dos gatinhos..

    Se for possível optar pela adoção animal, não deixe essa oportunidade de lado. Existem vários gatos que são resgatados por ongs e outras instituições e que estão à procura de um lar para chamar de seu. Dê uma chance para um deles te fazer feliz!

    Redação: Juliana Melo

    Quais as melhores raças de gato para idosos?

    Próxima matéria

    Quais as melhores raças de gato para idosos?

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça
    Raças

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça

    O American Staffordshire Terrier é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião. 

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Ver Todas >

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano
    Adote um animal

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano

    “Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça
    Adote um animal

    Nomes para gatos Siamês: veja uma seleção com 100 dicas de como nomear o gatinho da raça

    Escolher o nome de um novo integrante da família é uma tarefa muito difícil. O gato siamês é um pet muito carinhoso e ao pensar em nomeá-los podemos sempre procurar as opções mais fofinhas possíveis. Além da doçura, podemos levar em conta as características físicas do bichano, ou até mesmo se inspirar em personalidades da cultura pop. O nome de gato siamês ideal para o seu novo bichinho de estimação é aquele que une a sua personalidade com as características do bichano. O gato siamês é originário do sudoeste asiático e possui uma aparência inconfundível. Com seus olhos azuis e pelagem em tom creme e chocolate, ele já encanta o lar de muitas pessoas pelo mundo. Para te ajudar na missão de nomear seu novo felino, o Patas da Casa fez uma seleção de 100 nomes para gatos siameses. Confira!

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
    Adote um animal

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

    O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

    Mãe de pet: 11 motivos para adotar um cachorro ou gato e encher sua vida de amor
    Adote um animal

    Mãe de pet: 11 motivos para adotar um cachorro ou gato e encher sua vida de amor

    O dia das mães se aproxima, e sempre surge aquela velha pergunta: será que mãe de pet também é mãe? A resposta é sim, e tem até estudos científicos que comprovam o fato. Um pesquisador japonês chamado Takefumi Kikusui descobriu que quando as mulheres olham para os seus bichinhos, elas liberam hormônios semelhantes àqueles de quando uma mãe olha para o filho recém-nascido. Por isso, quem é mãe de cachorro ou gato também tem todo o direito de comemorar a data.

    Ver Todas >