O verme de cachorro é um grande problema na vida de quem tem um pet. Ele pode estar associado com diferentes doenças, mas geralmente atinge o trato gastrointestinal dos cães. O ideal é que a administração de vermífugos aconteça logo no início da vida dos filhotes, respeitando o intervalo indicado entre as doses. Depois, o remédio para verme de cachorro precisa ser reforçado frequentemente para evitar problemas na fase adulta e idosa.
Mas como escolher o melhor vermífugo? Existe diferença entre o medicamento para adultos e filhotes? Para te ajudar a comprar um bom remédio de verme para cachorro, o Patas da Casa reuniu algumas informações importantes sobre o assunto. Dá só uma olhada!
Sintomas de verme em cachorro para ficar atento
Não é muito difícil identificar um cachorro com verme. Os sinais muitas vezes podem ser confundidos com outros problemas de saúde, mas, em conjunto, servem como um alerta para as verminoses. No geral, os vermes atingem o sistema digestivo do animal, mas pode haver outras manifestações clínicas. Os principais sintomas de verme em cachorro são:
- Diarreia
- Febre
- Pelo fraco e pálido
- Cachorro vomitando
- Perda de peso
- Fraqueza
- Alterações nas fezes do cachorro
Em estágios mais avançados, também pode ser possível perceber a presença de verme de cachorro no cocô. Além disso, o sangue nas fezes do cachorro costuma ser um outro sinal do problema. Em todo caso, é fundamental avaliar o aspecto do cocô e buscar orientação profissional sempre que houver qualquer suspeita de verminoses no cão.
Remédio para verme de cachorro pode ser usado no tratamento e prevenção
Se for constatado que o cãozinho está com verme, o médico veterinário será o responsável por orientar o tratamento mais adequado. Normalmente, consiste no uso de um remédio para verme de cachorro específico para o caso. Também podem ter outros medicamentos associados, dependendo do quadro do paciente.
O remédio para verme de cachorro, além de ser usado no tratamento de verminoses, também auxilia na prevenção do problema. Por esse motivo, o medicamento deve ser administrado regularmente, seguindo as recomendações de um veterinário quanto à dosagem correta e frequência. É bom não atrasar o vermífugo de cachorro, ou o pet fica exposto ao problema.
Qual o melhor remédio de verme para cachorro?
Existem diferentes opções de vermífugos para cachorro no mercado pet. No geral, os tutores preferem o medicamento em forma de comprimido, mas também é possível encontrar a versão líquida, pastosa ou tópica do produto.
A escolha do melhor remédio para verme em cachorro vai depender de uma série de fatores, como a idade, peso e condições de saúde do pet. O ideal é consultar um médico veterinário para saber qual é a melhor opção para o peludo. Se ele estiver com uma doença mais específica como a dirofilariose canina, por exemplo, é necessário um remédio para verme de cachorro adequado para este caso.
De quanto em quanto tempo dar remédio de verme para cachorro filhote e adulto?
O vermífugo em filhotes costuma ser administrado em três doses iniciais com intervalo de 15 dias entre cada uma, a partir de 30 dias de vida do animal. Ele deve ser aplicado antes da vacina de cachorro. Depois, a frequência pode variar conforme as orientações de um veterinário até o pet atingir a fase adulta. Quando vira adulto, o ideal é aplicar o remédio de verme para cachorro dose única em intervalos de três a seis meses.
“Normalmente, a gente conduz o uso do vermífugo de acordo com a exposição do animal ao ambiente e aos parasitas que podem existir ali. Se ele tiver muito acesso a mato, terra e de frequentar creches, precisa ser vermifugado com prazo de 3 meses”, explica a médica veterinária Marcela Naumann. Consulte um veterinário para saber a frequência certa do seu pet.