Cachorro

Remédio de verme para cachorro: qual o intervalo entre as doses do vermífugo?

Publicado - 16 Novembro 2023 - 17h39

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Marcela Naumann / Médica Veterinária

CRMV 12666-RJ

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada pelo Qualittas, com especialização em Medicina Preventiva e Neurologia de cães e gatos.

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

O cachorro com verme é um problema que nenhum tutor quer enfrentar. Afinal, ninguém gosta de ver o próprio bichinho doente, né? Mas infelizmente esse é um problema bem comum e que pode acometer cães de diferentes idades, especialmente os filhotes. Ainda que o quadro não seja grave - pelo menos na maioria das vezes -, os parasitas trazem uma série de incômodos, como o cachorro com diarreia, vômito e dores. Portanto, a prevenção é a melhor solução! É para isso que serve o remédio de verme para cachorro - também chamado de vermífugo.

Esses medicamentos têm a finalidade de evitar que o seu amiguinho seja acometido por parasitas, e deve ser oferecido periodicamente para manter a proteção do pet. Para saber mais sobre o vermífugo para cachorro filhote, quando dar, qual é o intervalo entre as doses e outras informações, é só continuar acompanhando!

A partir de que idade pode dar remédio de verme para cachorro filhote?

O verme em cachorro - filhote ou adulto - é sempre uma situação que nos preocupa. Mas, felizmente, é algo que pode ser prevenido desde os primeiros dias de vida do cãozinho. Para quem não sabe, a recomendação é dar o vermífugo para cachorro assim que ele completa 15 dias, antes mesmo até do que a vacina - e, ao contrário do que muitos pensam, isso não inibe a eficácia da vacinação.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Em seguida começam as doses de reforço, sendo que a primeira deve ser aplicada 15 dias após a dose inicial. As demais doses de vermífugo, por outro lado, precisam de orientação profissional: o médico veterinário deve avaliar se elas serão quinzenais ou mensais até o cachorro completar 6 meses de idade.

Vale destacar que o intervalo de aplicação vai variar de acordo com as condições de saúde do seu pet. Então fica sendo assim:

1ª dose de vermífugo: com 15 dias de vida do cachorro;
2ª dose de vermífugo: 15 dias após a aplicação da primeira dose;
Outras doses de reforço: 15 dias ou 30 dias após a aplicação da última dose até o cachorro completar 6 meses.

Em alguns casos, a definição de quantas doses de vermífugo para filhotes são recomendadas pode variar de acordo com a avaliação de um especialista. Portanto, essa é apenas uma base como referência, mas que não deve substituir a consulta veterinária. Use esse momento para tirar todas as dúvidas sobre o remédio de verme para cachorro: quanto tempo administrar, quantidade de doses, entre outras questões.

Quantos ml de remédio de verme para cachorro filhote pode dar?

Geralmente, a recomendação é de 1 ml para cada kg de peso do cachorro, mas o mais indicado é conversar com um profissional qualificado para ter todas as orientações. No vermífugo para cães filhotes, quantas doses tomar é algo que deve ser prescrito por um veterinário.

Quantas doses de vermífugo para cachorro?

“Eu sempre faço em doses intermediárias - que seria 75% no primeiro dia; 85% no segundo dia; e 100% no terceiro. 15 dias depois, a gente faz um reforço da dose, com a dose cheia”, orienta a médica veterinária Marcela Naumann. Em alguns casos, oferecer três doses com intervalo de 15 dias entre cada é suficiente para os filhotes. Para saber ao certo o que é mais recomendado para seu pet, é bom consultar um profissional. 

Quanto em quanto tempo tem que dar remédio de verme para cachorro?

Quando dar vermífugo para filhote: o processo de vermifugação deve acontecer a partir de 15 dias de vida do cachorro, com doses indicadas em intervalos de 15 dias cada. Após as três doses iniciais, o remédio de verme para filhote passa a ser dado uma vez por mês até ele completar 6 meses.

Na fase adulta, dependendo de onde o animal vive, o intervalo de de quanto em quanto tempo dar vermífugo para cachorro passa a ser maior, sendo a cada 3 ou 6 meses.

Qual o remédio mais indicado para verme de cachorro?

Existem muitas dúvidas acerca do vermífugo: de quanto em quanto tempo cachorro deve tomar, quantidade de doses e até mesmo qual o melhor remédio de verme para cachorro filhote e adulto. O ideal é conversar com um médico veterinário de confiança para descobrir qual é o vermífugo mais eficaz para o seu pet. 

homem dando remédio de verme para cachorro
Para evitar um cachorro com verme, basta seguir o cronograma certinho do vermí­fugo

De quanto em quanto tempo pode dar remédio de verme para cachorro adulto?

Quando o cachorro cresce, o intervalo entre as doses aumenta, mas vai depender do estilo de vida do seu pet e da exposição dele ao ambiente. Quando se trata de um cão com muito acesso a mato, terra e rua, o remédio de verme para cachorro deve ser oferecido a cada três meses. Já se ele é mais caseiro, quase não tem contato com outros animais e bebe água filtrada, o intervalo é ainda maior, sendo a cada 6 meses.

E lembre-se: não adianta procurar qual o melhor remédio de verme para cachorro se você não seguir o cronograma certinho. Atrasar o vermífugo para cachorro é algo que está fora de cogitação. Ainda que as dosagens sejam mais frequentes do que a vacina, que é reforçada apenas uma vez por ano, qualquer atraso pode colocar em risco a saúde do animal, deixando-o mais exposto e vulnerável a várias doenças. Por isso, siga bem o cronograma passado pelo seu veterinário!

Como dar remédio de verme para cachorro?

Uma dúvida frequente sobre o remédio de verme para cachorro filhote: como dar? Para a felicidade dos tutores, esse não é um bicho de sete cabeças. Uma boa forma de como dar vermífugo para cães é apostar em comprimidos palatáveis, que se assemelham a petiscos e podem ser camuflados na comida. 

O remédio de verme cachorro filhote e adulto também pode ser colocado diretamente na boca do animal. Nesse caso, basta segurar a boca do pet, colocar o comprimido dentro e fechar a boca dele, massageando a garganta para que ele engula. 

Também é importante ter em mente que existem diferentes tipos de remédio de verme para filhote de cachorro e animais adultos. Além dos comprimidos, por exemplo, também é possível encontrar a versão líquida do vermífugo (cachorro). Quando dar, bem como as doses, devem ser indicadas pelo veterinário. 

Sintomas de verme em cachorro e o que fazer no caso de um cão doente

É fácil de perceber quando temos um cachorro com verme. Alguns dos sinais mais comuns são: diarreia, vômitos, perda de peso e apetite, pelagem fraca e pálida. Além disso, algumas alterações nas fezes - como a presença de sangue, por exemplo - também são indicativos do problema. Se observar esses sintomas e houver qualquer suspeita de verme, o melhor a se fazer é buscar ajuda especializada.

Como existem vários tipos de verme em cachorro, somente um profissional poderá avaliar e diagnosticar o quadro do seu amigo. Alguns quadros precisam de medicamentos mais específicos que vão além do vermífugo, então o ideal é ter todo o suporte médico nessas horas e evitar qualquer tipo de automedicação do pet.

Como saber se o cão está com verme?

Além das principais dúvidas que envolvem o remédio de verme para cachorro filhote (quando dar e dosagem), também é comum que os tutores queiram saber como identificar verme em cachorros. Sintomas, além de vômitos e diarreias, incluem febre, fraqueza, perda de peso, inapetência, pelagem fosca e sem brilho e até presença de verme nas fezes do cachorro.

Publicado originalmente em: 09/03/2022
Atualizado em: 16/11/2023

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Cachorro

Esses são os 6 sinais que seu cachorro te ama mais visíveis - e provam que você é a "casca de bala" dele e vice-versa

Frases para cachorro de amor podem revelar muito sobre os sentimentos humanos sobre os fortes vínculos que são criados com os pets. ...

Comportamento

Aprenda a interpretar cada miado de gato: foi com essas dicas que consegui me aproximar mais ainda do meu pet

Mesmo que os gatos não saibam falar, a linguagem felina é muito rica e expressiva. Além da postura corporal, o miado de gato tem uma...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Ver todas