Alimentação animal

Ração hepática: entenda como age o alimento indicado para cães com problemas no fígado

Publicado - 20 Março 2024 - 15h01

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Existem diferentes tipos de ração para cachorro. Além da distinção quanto ao porte e faixa etária do animal, é importante se atentar às especificidades do alimento quanto à saúde do cachorro. Algumas rações são indicadas para problemas e doenças específicas, como é o caso da ração hepática. Para entender melhor sobre o funcionamento e indicações desse tipo de alimento, o Patas da Casa conversou com Tatiana De Vita, médica veterinária de São Paulo. 

Para que serve a ração hepática?

De acordo com a especialista, a ração hepática serve para auxiliar no tratamento de problemas no fígado dos cães. “Ou seja, nos casos de distúrbios hepáticos, como insuficiência hepática crônica, [o alimento] auxilia na diminuição de compostos tóxicos para o fígado prejudicado”, explica.

No entanto, é importante ter em mente que, por ser uma ração de cachorro com uma composição diferente da ração tradicional, ela só é recomendada em alguns casos bem específicos. Portanto, o acompanhamento de um médico veterinário de confiança se torna indispensável.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

É o que orienta a Dra. Tatiana: “[A ração hepática] é indicada para aqueles cães que precisam de um suporte nutricional adjunto ao tratamento convencional para dar suporte ao fígado lesado e evitar o acúmulo de compostos que podem ser prejudiciais como o cobre e radicais livres. Ela é indicada como coadjuvante no tratamento de insuficiência hepática crônica.”

O que o cachorro sente quando está com problema no fígado?

Os indicativos de um cachorro doente podem vir de alterações físicas ou comportamentais. No caso de problemas hepáticos, os sintomas geralmente são inespecíficos e precisam ser avaliados por um profissional de confiança. 

Conforme a médica veterinária alerta, a icterícia em cães é um dos principais sinais de que o cachorro está com problema no fígado. “Quando o fígado não funciona adequadamente, a bilirrubina se acumula no sangue, resultando em uma coloração amarelada nas mucosas e nos olhos.”

Além da icterícia, outros sinais que podem indicar um cão com problema no fígado são: 

  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Aumento da sede
  • Vômito ou diarreia
  • Mudanças no comportamento
  • Baba em excesso
  • Falta de energia ou depressão

O que significa TGO alta em cães?

O exame do aspartato aminotransferase ou transaminase oxalacética (AST ou TGO) é comumente utilizado para detectar alterações no fígado. “TGO (ou AST) alta pode significar alteração nas enzimas decorrentes de alguma lesão no fígado — como hepatite, tumores ou intoxicação. Qualquer alteração nas enzimas hepáticas deve ser avaliada por um veterinário para um diagnóstico preciso e tratamento adequado”, esclarece.

ração hepática: cachorro sendo avaliado por veterinário
O cachorro com problema no fígado tem cura, mas precisa ser examinado por veterinário

Ração hepática não é indicada para todos os tipos de problemas no fígado do cachorro

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a ração hepática não é adequada para todos os tipos de problemas no fígado dos cães. “Um ponto importante é o fato dessa ração ter uma formulação específica, com características para auxiliar cães com insuficiência hepática crônica. Além disso, ela contém níveis adaptados de proteínas, baixo teor de cobre e outros nutrientes essenciais para apoiar a função hepática comprometida.”

Para completar, Tatiana revela que a ração hepática não é apropriada nos seguintes casos: 

  • Hepatite aguda — Nesses casos, a ração hepática pode não ser suficiente para atender às necessidades nutricionais do cão.
  • Doenças metabólicas — Algumas condições metabólicas não respondem bem à ração hepática.
  • Cirrose avançada — Em estágios avançados de cirrose em cachorro, outras abordagens alimentares podem ser mais adequadas.

Quais os riscos de administrar a ração hepática sem orientação médica?

A ração para cachorros com qualquer condição de saúde mais específica precisa ser orientada previamente por um veterinário. No caso de problemas hepáticos, por exemplo, a especialista afirma que administrar o alimento errado a um cachorro com gordura no fígado pode ter consequências sérias para a saúde do animal. “É importante sempre buscar orientação de um médico veterinário, para encontrar a melhor dieta coadjuvante para cada caso.”

Dentre os principais riscos de incluir uma ração hepática na dieta do animal por conta própria, podemos citar:

  1. Agravamento da condição — Alimentos inadequados podem sobrecarregar o fígado e piorar a gordura hepática.
  2. Desenvolvimento de complicações — A ingestão de alimentos incorretos pode levar a complicações como hepatite em cachorro, cirrose ou insuficiência hepática.
  3. Desequilíbrio nutricional — Alimentos inadequados podem causar deficiências ou excessos de nutrientes essenciais.

O que dar para melhorar o fígado do cachorro?

Muitos tutores se perguntam o que dar de comida para cachorro com problema no fígado — e a ração hepática pode ser uma grande aliada nessas horas, desde que sob supervisão médica. Já a forma como tratar cachorro com problema no fígado vai depender do diagnóstico.

“Alguns alimentos, suplementos ou medicamentos podem melhorar e/ou estadiar a degeneração do fígado. Ajustar a alimentação de acordo com as necessidades do animal, oferecer um hepatoprotetor e acompanhar regularmente junto a um veterinário pode ajudar na melhoria.” 

Para quem se pergunta se cachorro com problema no fígado tem cura, a resposta pode variar de paciente para paciente. É o que justifica a veterinária Tatiana: “A cura depende da causa e da gravidade do problema. O tratamento precoce é essencial para melhores resultados.” Por isso, ao suspeitar de um cachorro doente, não hesite em procurar ajuda.

Como prevenir cirrose em cachorro e outros problemas no fígado?

Tanto a cirrose em cachorro, quanto outros tipos de problemas no fígado, podem ser prevenidos com algumas medidas bem simples. “Alguns problemas no fígado podem sim serem evitados, como é o caso de hepatites tóxicas causadas por má administração de medicamentos, infecções que podem ser evitadas com vacinação, acúmulo de gordura que pode ser evitado com alimentação correta e nos casos de tumor, por exemplo, acompanhamento veterinário frequente para diagnosticar precocemente e tomar as decisões necessárias caso possível reverter o caso.”

As principais dicas de prevenção, segundo a médica veterinária, são: 

  • Alimentação adequada — Opte por rações específicas para cães, que atendam às necessidades nutricionais e sejam formuladas para a saúde do fígado. 
  • Atenção aos alimentos — Evite oferecer comida humana, especialmente alimentos proibidos para cachorro ricos em gordura e temperos.
  • Manutenção do peso corporal — Sobrepeso pode sobrecarregar o fígado. Mantenha seu cão em um peso saudável.
  • Vacinação — Algumas doenças infecciosas, como a hepatite viral canina, podem afetar o fígado. Mantenha as vacinas em dia.
  • Evite toxinas — A intoxicação alimentar pode prejudicar o fígado. Evite que seu cão ingira substâncias tóxicas.
  • Cuidado com produtos químicos — Mantenha produtos químicos e medicamentos fora do alcance do seu pet.
  • Monitoramento regular — Leve seu cão ao veterinário regularmente para exames de rotina. Detectar precocemente qualquer problema hepático é essencial para o tratamento eficaz.
Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas