Não importa se é um Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura, a raça de cachorro pequeno definitivamente conquistou um espaço enorme no coração dos brasileiros. Não é à toa que o Pinscher virou um fenômeno na internet e hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não se renda aos encantos do cãozinho. Mas, ao mesmo tempo em que o Pinscher é um cachorro cheio de personalidade e estilo, muitos fãs da raça têm dúvidas sobre o seu comportamento, convivência ou até mesmo quanto custa um Pinscher. Para esclarecer tudo isso, o Patas da Casa selecionou 12 perguntas e respostas sobre uma das raças de cachorro miniatura mais queridas do país. Chega mais!

1) O Pinscher é bravo?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mesmo que o Pinscher seja um cachorro pequeno, ninguém pode negar que esse cãozinho é muito destemido e com um forte instinto protetor. O problema é que a maioria das pessoas associa esse lado corajoso do Pinscher a um cachorro bravo e temperamental, o que não é totalmente verdade. De fato, esse cãozinho muitas vezes não enxerga o tamanho que tem e faz o que for preciso para defender a quem ele ama, não importa se a possível “ameaça” é um animal três vezes maior do que ele.

Isso não quer dizer que o Pinscher é bravo ou agressivo. Pelo contrário, ele costuma ser muito dócil e amoroso com a sua família. Só é importante respeitar o seu espaço e levar em consideração que a raça de cachorro pequeno foi criada originalmente para trabalhar como um cão de guarda, e é justamente por isso que ele tende a ser um pouco desconfiado e sempre está em estado de alerta para qualquer coisa estranha que aconteça.

2) Qual a origem do cachorro Pinscher?

Não há evidências concretas de quando a raça Pinscher surgiu, mas estudiosos estimam que esse cachorro é originário da Alemanha e existe há mais de 200 anos. Isso porque o Pinscher já foi retratado em várias pinturas antigas que datam dessa época, o que leva a crer que o cãozinho já existe há um bom tempo. Vale destacar também que a raça Pinscher, ao contrário do que muitos podem pensar, não é descendente do Doberman, mesmo que eles sejam bem parecidos fisicamente. O Pinscher é um pouco mais antigo e acredita-se que ele foi o resultado do cruzamento entre Dachshund e vários cães Terrier.

3) Pinscher é bom para apartamento? 

Quando o assunto é um cachorro ideal para apartamento, a maioria dos tutores logo pensa em cães de pequeno porte como companhia. Mas será que o Pinscher se adequa a lugares pequenos? A resposta é sim, a raça consegue viver muito bem tanto em apartamento quanto em casas. No entanto, por ser um animal bem energético, é importante que o cachorro Pinscher seja estimulado com frequência, fisicamente e mentalmente. O enriquecimento ambiental pode ajudar bastante com brinquedos e jogos, mas o tutor também deve sair para passear com o cachorro e promover atividades fora de casa para gastar sua energia.

4) Qual a altura do Pinscher?

Existem diferentes tamanhos de Pinscher. Embora não seja reconhecido oficialmente pelo padrão da raça, esse foi um jeitinho que tutores e criadores encontraram de definir a estatura média de cada cãozinho. Veja abaixo a altura de cada tipo de Pinscher:

  • Pinscher 0: mede em torno de 15 cm e pesa aproximadamente 2,5 kg.
  • Pinscher 1: mede em torno de 20 a 25 cm e pesa aproximadamente 3 kg.
  • Pinscher 2: mede em torno de 25 a 30 cm e pesa aproximadamente 4 kg.
  • Pinscher miniatura: é considerado o maior tamanho que a raça pode atingir, mede em torno de 30 a 35 cm e pesa aproximadamente 5kg.

5) Como é a personalidade do Pinscher?

A raça Pinscher tem uma personalidade forte, apesar do tamanho pequeno. Por ter um instinto protetor bem aguçado, é natural que esse cãozinho esteja sempre atento a tudo que acontece à sua volta e às vezes reaja de forma desproporcional em algumas situações. Mas não é um cão agressivo: o máximo que o Pinscher faz é usar toda a sua potência vocal para latir e mostrar que tamanho não é documento. Ele também pode ser bastante sociável e amigável, desde que o tutor saiba fazer a socialização certa nos primeiros anos de vida. Também é muito sensível, apegado com a família e é um verdadeiro amigo para todas as horas.

6) Quais são as cores do Pinscher?

O padrão de cores da raça Pinscher não varia muito. Na verdade, o cãozinho pode se apresentar de duas formas: com cores sólidas - isto é, que tem uma única cor de pelos - ou com duas cores. Sendo assim, o Pinscher pode ter a pelagem com tons de marrom ou vermelho no padrão sólido; ou pode ser totalmente preto com pequenas manchas marrons e avermelhadas no rosto, peitoral e patas.


O cachorro Pinscher preto com manchas avermelhadas é comum, mas a raça também pode ter uma única cor
O cachorro Pinscher preto com manchas avermelhadas é comum, mas a raça também pode ter uma única cor

7) A raça Pinscher precisa de adestramento?

Por ser uma raça que gosta de seguir os próprios instintos, o adestramento vai facilitar a convivência com o Pinscher. Os treinamentos de obediência são fundamentais para que o cachorro aprenda o que é certo ou errado; e passe a enxergar o tutor como seu líder. Assim ficará mais fácil de contornar comportamentos indesejados no futuro. O ideal é que isso aconteça logo no primeiro ano de vida do Pinscher, pois quando o cachorro se torna adulto, normalmente ele já tem a personalidade e o comportamento bem moldados.

8) Como gastar a energia de um cachorro Pinscher?

Apesar de ser um cachorro pequeno, o Pinscher tem energia de sobra. É um cão que precisa de uma rotina com muitas atividades físicas para não cair no tédio, ou ele pode acabar adotando um comportamento destrutivo. Por isso, brinquedos para cachorro como bolinha, cabo de guerra e mordedores são essenciais no seu dia a dia - mas só isso não é suficiente. Os passeios diários devem fazer parte da vida do Pinscher.

9) Como cuidar do cachorro Pinscher?

Além das brincadeiras e do adestramento, a raça Pinscher precisa de cuidados básicos como qualquer outro cãozinho. Uma boa alimentação com ração Premium ou Super Premium é fundamental para garantir que o cachorro receba todos os nutrientes importantes para a sua saúde. Escovação semanal dos pelos, cortar as unhas, dar banho regularmente, limpar os ouvidos e escovar os dentes também são cuidados que devem entrar fazer parte da rotina. 

10) O Pinscher tem predisposição genética para alguma doença?

Algumas doenças são mais comuns na raça Pinscher, mas isso não quer dizer que o cãozinho vai, necessariamente, desenvolvê-las. Dentre os problemas de saúde mais frequentes no universo do Pinscher, podemos destacar a luxação de patela, que compromete a locomoção do pet, e a atrofia progressiva da retina, que é caracterizada pela perda gradual da visão. Além disso, a doença de Legg-Calve Perthes e a sarna negra também são quadros que precisam de atenção. O acompanhamento médico é fundamental para detectar e tratar todos esses problemas precocemente.

11) Quais são os melhores nomes para cachorro Pinscher?

Nada melhor do que se inspirar na personalidade ou na aparência do Pinscher para escolher um nome perfeito para ele, não é mesmo? Por isso, separamos algumas opções perfeitas de nomes para Pinscher:

Nomes para Pinscher fêmea:

  • Docinho
  • Alegria
  • Lady
  • Amora
  • Pitty
  • Florzinha
  • Duquesa
  • Pituca

Nomes para Pinscher macho:

  • Coragem
  • Faísca
  • Cometa
  • Pingo
  • Scooby
  • Thor
  • Bolt
  • Sereninho

12) Quanto custa um Pinscher?

Não importa se é um Pinscher 1 filhote ou um Pinscher 0: preço da raça é basicamente o mesmo, independentemente do tamanho do cãozinho. Alguns podem ser mais difíceis de serem encontrados, como o Pinscher 0, que é o mais pequenino, mas no geral o preço de um exemplar varia entre R$ 2 mil a R$ 5 mil. Vários fatores podem influenciar no valor final, como o sexo e a linhagem do animal, mas não se esqueça de procurar um canil de cachorro ou criador com referências

Redação: Juliana Melo