close
Pequenos

Raça Pinscher: 12 perguntas e respostas sobre a raça de cachorro pequeno

Atualizado · 03 de agosto de 2021 · 18h38

Publicado · 03/08/2021 · 18h00

O Pinscher é um cachorro pequeno, destemido e com características únicas
O Pinscher é um cachorro pequeno, destemido e com características únicas

Não importa se é um Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura, a raça de cachorro pequeno definitivamente conquistou um espaço enorme no coração dos brasileiros. Não é à toa que o Pinscher virou um fenômeno na internet e hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não se renda aos encantos do cãozinho. Mas, ao mesmo tempo em que o Pinscher é um cachorro cheio de personalidade e estilo, muitos fãs da raça têm dúvidas sobre o seu comportamento, convivência ou até mesmo quanto custa um Pinscher. Para esclarecer tudo isso, o Patas da Casa selecionou 12 perguntas e respostas sobre uma das raças de cachorro miniatura mais queridas do país. Chega mais!

1) O Pinscher é bravo?

Mesmo que o Pinscher seja um cachorro pequeno, ninguém pode negar que esse cãozinho é muito destemido e com um forte instinto protetor. O problema é que a maioria das pessoas associa esse lado corajoso do Pinscher a um cachorro bravo e temperamental, o que não é totalmente verdade. De fato, esse cãozinho muitas vezes não enxerga o tamanho que tem e faz o que for preciso para defender a quem ele ama, não importa se a possível “ameaça” é um animal três vezes maior do que ele.

Isso não quer dizer que o Pinscher é bravo ou agressivo. Pelo contrário, ele costuma ser muito dócil e amoroso com a sua família. Só é importante respeitar o seu espaço e levar em consideração que a raça de cachorro pequeno foi criada originalmente para trabalhar como um cão de guarda, e é justamente por isso que ele tende a ser um pouco desconfiado e sempre está em estado de alerta para qualquer coisa estranha que aconteça.

2) Qual a origem do cachorro Pinscher?

Não há evidências concretas de quando a raça Pinscher surgiu, mas estudiosos estimam que esse cachorro é originário da Alemanha e existe há mais de 200 anos. Isso porque o Pinscher já foi retratado em várias pinturas antigas que datam dessa época, o que leva a crer que o cãozinho já existe há um bom tempo. Vale destacar também que a raça Pinscher, ao contrário do que muitos podem pensar, não é descendente do Doberman, mesmo que eles sejam bem parecidos fisicamente. O Pinscher é um pouco mais antigo e acredita-se que ele foi o resultado do cruzamento entre Dachshund e vários cães Terrier.

3) Pinscher é bom para apartamento? 

Quando o assunto é um cachorro ideal para apartamento, a maioria dos tutores logo pensa em cães de pequeno porte como companhia. Mas será que o Pinscher se adequa a lugares pequenos? A resposta é sim, a raça consegue viver muito bem tanto em apartamento quanto em casas. No entanto, por ser um animal bem energético, é importante que o cachorro Pinscher seja estimulado com frequência, fisicamente e mentalmente. O enriquecimento ambiental pode ajudar bastante com brinquedos e jogos, mas o tutor também deve sair para passear com o cachorro e promover atividades fora de casa para gastar sua energia.

4) Qual a altura do Pinscher?

Existem diferentes tamanhos de Pinscher. Embora não seja reconhecido oficialmente pelo padrão da raça, esse foi um jeitinho que tutores e criadores encontraram de definir a estatura média de cada cãozinho. Veja abaixo a altura de cada tipo de Pinscher:

  • Pinscher 0: mede em torno de 15 cm e pesa aproximadamente 2,5 kg.
  • Pinscher 1: mede em torno de 20 a 25 cm e pesa aproximadamente 3 kg.
  • Pinscher 2: mede em torno de 25 a 30 cm e pesa aproximadamente 4 kg.
  • Pinscher miniatura: é considerado o maior tamanho que a raça pode atingir, mede em torno de 30 a 35 cm e pesa aproximadamente 5kg.

5) Como é a personalidade do Pinscher?

A raça Pinscher tem uma personalidade forte, apesar do tamanho pequeno. Por ter um instinto protetor bem aguçado, é natural que esse cãozinho esteja sempre atento a tudo que acontece à sua volta e às vezes reaja de forma desproporcional em algumas situações. Mas não é um cão agressivo: o máximo que o Pinscher faz é usar toda a sua potência vocal para latir e mostrar que tamanho não é documento. Ele também pode ser bastante sociável e amigável, desde que o tutor saiba fazer a socialização certa nos primeiros anos de vida. Também é muito sensível, apegado com a família e é um verdadeiro amigo para todas as horas.

6) Quais são as cores do Pinscher?

O padrão de cores da raça Pinscher não varia muito. Na verdade, o cãozinho pode se apresentar de duas formas: com cores sólidas - isto é, que tem uma única cor de pelos - ou com duas cores. Sendo assim, o Pinscher pode ter a pelagem com tons de marrom ou vermelho no padrão sólido; ou pode ser totalmente preto com pequenas manchas marrons e avermelhadas no rosto, peitoral e patas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O cachorro Pinscher preto com manchas avermelhadas é comum, mas a raça também pode ter uma única cor
    O cachorro Pinscher preto com manchas avermelhadas é comum, mas a raça também pode ter uma única cor

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    7) A raça Pinscher precisa de adestramento?

    Por ser uma raça que gosta de seguir os próprios instintos, o adestramento vai facilitar a convivência com o Pinscher. Os treinamentos de obediência são fundamentais para que o cachorro aprenda o que é certo ou errado; e passe a enxergar o tutor como seu líder. Assim ficará mais fácil de contornar comportamentos indesejados no futuro. O ideal é que isso aconteça logo no primeiro ano de vida do Pinscher, pois quando o cachorro se torna adulto, normalmente ele já tem a personalidade e o comportamento bem moldados.

    8) Como gastar a energia de um cachorro Pinscher?

    Apesar de ser um cachorro pequeno, o Pinscher tem energia de sobra. É um cão que precisa de uma rotina com muitas atividades físicas para não cair no tédio, ou ele pode acabar adotando um comportamento destrutivo. Por isso, brinquedos para cachorro como bolinha, cabo de guerra e mordedores são essenciais no seu dia a dia - mas só isso não é suficiente. Os passeios diários devem fazer parte da vida do Pinscher.

    9) Como cuidar do cachorro Pinscher?

    Além das brincadeiras e do adestramento, a raça Pinscher precisa de cuidados básicos como qualquer outro cãozinho. Uma boa alimentação com ração Premium ou Super Premium é fundamental para garantir que o cachorro receba todos os nutrientes importantes para a sua saúde. Escovação semanal dos pelos, cortar as unhas, dar banho regularmente, limpar os ouvidos e escovar os dentes também são cuidados que devem entrar fazer parte da rotina. 

    10) O Pinscher tem predisposição genética para alguma doença?

    Algumas doenças são mais comuns na raça Pinscher, mas isso não quer dizer que o cãozinho vai, necessariamente, desenvolvê-las. Dentre os problemas de saúde mais frequentes no universo do Pinscher, podemos destacar a luxação de patela, que compromete a locomoção do pet, e a atrofia progressiva da retina, que é caracterizada pela perda gradual da visão. Além disso, a doença de Legg-Calve Perthes e a sarna negra também são quadros que precisam de atenção. O acompanhamento médico é fundamental para detectar e tratar todos esses problemas precocemente.

    11) Quais são os melhores nomes para cachorro Pinscher?

    Nada melhor do que se inspirar na personalidade ou na aparência do Pinscher para escolher um nome perfeito para ele, não é mesmo? Por isso, separamos algumas opções perfeitas de nomes para Pinscher:

    Nomes para Pinscher fêmea:

    • Docinho
    • Alegria
    • Lady
    • Amora
    • Pitty
    • Florzinha
    • Duquesa
    • Pituca

    Nomes para Pinscher macho:

    • Coragem
    • Faísca
    • Cometa
    • Pingo
    • Scooby
    • Thor
    • Bolt
    • Sereninho

    12) Quanto custa um Pinscher?

    Não importa se é um Pinscher 1 filhote ou um Pinscher 0: preço da raça é basicamente o mesmo, independentemente do tamanho do cãozinho. Alguns podem ser mais difíceis de serem encontrados, como o Pinscher 0, que é o mais pequenino, mas no geral o preço de um exemplar varia entre R$ 2 mil a R$ 5 mil. Vários fatores podem influenciar no valor final, como o sexo e a linhagem do animal, mas não se esqueça de procurar um canil de cachorro ou criador com referências

    Redação: Juliana Melo

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Próxima matéria

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Raças

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    É impossível não lembrar do Pinscher ao pensar nas raças de cachorro mais populares que existem. O cachorro Pinscher é a prova viva de que tamanho não é documento. Apesar de ser um cachorro pequeno, ocupa um espaço enorme no coração dos brasileiros. A fama de Pinscher bravo que carrega faz com que muita gente o associe a um cão problemático, mas a verdade é que o cachorro da raça Pinscher tem mais valentia do que raiva: ele vai fazer de tudo para proteger seu lar de qualquer ameaça.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Ver Todas >

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho
    Adote um animal

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho

    Você se considera um pai de pet? Com o dia dos pais chegando, sempre surge a polêmica em torno desse termo. Enquanto alguns dizem que dia dos pais de pet não existe, outros afirmam que a data pode ser sim comemorada por essas pessoas. Mesmo que sejam relações diferentes, não podemos negar que os pais de pet também têm uma relação especial com seus animais de estimação. Ao adotar cachorro ou adotar gato, você escolhe cuidar de um ser com todo o seu amor e carinho, além de ter responsabilidade. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, pai de pet também é pai.

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro

    Existem vários tipos de Bulldog, e cada variação tem suas particularidades. Os mais populares são o Bulldog Inglês e o Francês, mas um outro cãozinho que pode surpreender muitas famílias é o Bulldog Americano (ou American Bulldog). A raça tem um porte grande e, apesar da expressão carrancuda, é um cachorro amigável, extremamente leal e muito devoto à família. Que tal conhecer mais a fundo o Bulldogue Americano? 

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça
    Adote um animal

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça

    Raças de gatos branco chamam a atenção de qualquer um com sua aparência fofa, sejam elas totalmente branquinhas ou com pelagens bicolores. Angorá, Ragdoll e Himalaio são algumas das que mais fazem sucesso. Mas a verdade é que existem muitas outras raças que se enquadram nesse grupo, algumas delas bem desconhecidas. Esse é o caso do gato Egeu, muito famoso na Grécia mas dificilmente encontrado em outros países.

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos
    Adote um animal

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos

    Aprender como saber se o gato é macho ou fêmea é algo muito importante caso o tutor não saiba o sexo do animal. Adotar ou resgatar um gato e não saber se ele é macho ou fêmea é algo mais comum do que se imagina. Quando nascem, os bichanos são muito parecidos e a tarefa de como identificar o sexo do filhote não é tão fácil. Em muitos casos, até mesmo na idade adulta é difícil. 

    Ver Todas >