Cachorro

Quando a diarreia no cachorro é preocupante?

Publicado - 19 Dezembro 2025 - 17h50

Atualizado - 19 Dezembro 2025 - 17h57

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

A diarreia em cachorro é uma ocorrência relativamente comum na rotina dos tutores e acontece por diferentes razões. Alterações na alimentação, ingestão de algo inadequado, estresse, ansiedade, parasitas e até alterações emocionais estão entre os motivos mais frequentes. Muitas vezes, o quadro é passageiro e se resolve sozinho em pouco tempo.

No entanto, nem todo caso de cachorro com diarreia deve ser ignorado. Dependendo da duração, da aparência das fezes e dos sintomas associados, o problema pode indicar algo mais sério, que exige atenção. Entender quando a diarreia nos cães é preocupante faz toda a diferença para agir no momento certo e evitar complicações. A seguir, estão os principais sinais de alerta e o que fazer em cada situação.

O que causa diarreia em cachorro?

A diarreia em cães pode ter relação com diversos fatores e descobrir a causa ajuda a definir o tratamento correto. Em geral, esse sintoma pode surgir por conta de mudanças bruscas na alimentação (como troca de ração feita de maneira inadequada); presença de vermes intestinais; infecções virais ou bacterianas; intoxicação alimentar ou química; doenças inflamatórias intestinais; ou quadros de estresse e ansiedade.

O que fazer quando o cachorro está com diarreia?

Ao perceber que o cão está com diarreia, a observação é fundamental. Monitorar a duração, a frequência das evacuações e o aspecto do cocô de cachorro ajuda a identificar sinais de gravidade. Fezes mais amolecidas por um curto período, geralmente de um a dois dias, costumam estar associadas a causas simples.

Quando o cachorro mantém seu apetite, tem seu nível de energia normal e não apresenta outros sintomas, o quadro tende a se resolver espontaneamente com hidratação reforçada e alimentação controlada (que pode ser melhor orientada por um médico-veterinário de confiança).

Quando é preciso se preocupar com a diarreia?

Normalmente, a diarreia no cachorro passa a ser preocupante quando foge desse padrão leve e passageiro. Nesses casos, alguns sinais indicam que o problema pode ser mais sério e que uma consulta veterinária é necessária, como:

Diarreia que dura mais de 48 horas

A persistência da diarreia por mais de dois dias é um dos principais sinais de alerta. Mesmo que o cachorro pareça bem, a perda contínua de líquidos pode levar à desidratação e mascarar doenças intestinais ou infecciosas.

Presença de sangue ou muco nas fezes

Fezes com sangue, em tom escuro ou com gosma indicam irritação intestinal intensa, infecções, parasitas ou até intoxicação. Esse tipo de diarreia em cachorro nunca deve ser considerada normal.

Cachorro apoiado no colo da dona recebendo carinho
Ao notar diarreia no cachorro, é importante monitorar a duração, o aspecto do cocô e outros sintomas associados

Diarreia acompanhada de vômito

Quando a diarreia no cachorro vem junto com vômito, o risco de desidratação aumenta rapidamente. Esse quadro pode estar relacionado a viroses, ingestão de substâncias tóxicas ou problemas gastrointestinais mais graves.

Falta de apetite e apatia

A diarreia em cães acompanhada de apatia, cansaço excessivo, falta de apetite ou comportamento diferente do habitual é um sinal claro de que algo não vai bem. Alterações no estado geral do animal merecem atenção imediata.

Diarreia em filhotes, idosos ou cães doentes

Filhotes, cães idosos e animais com doenças pré-existentes são mais vulneráveis e merecem atenção redobrada. Nesses casos, mesmo episódios aparentemente leves de diarreia podem evoluir rapidamente para quadros graves, com desidratação severa e hipoglicemia. Em filhotes, qualquer diarreia que ultrapasse 24 horas já deve ser investigada, pois a perda de líquidos ocorre de forma muito mais rápida.

O que devo dar ao meu cachorro quando ele está com diarreia?

É normal que muitos tutores fiquem em dúvida sobre o que fazer de imediato para ajudar um cachorro com diarreia e o primeiro cuidado é garantir a hidratação constante do pet. Água fresca deve estar sempre disponível, já que a diarreia provoca perda significativa de líquidos. Em alguns casos, a orientação veterinária pode incluir o uso de soro para cachorro.

Além disso, a alimentação deve ser ajustada temporariamente. Dietas leves, indicadas por profissionais, ajudam a reduzir a sobrecarga no intestino. Evitar petiscos para cachorro, restos de comida e mudanças na ração também é fundamental durante esse período.

É importante ainda ter em mente que cada cachorro reage de forma diferente. O que funciona para um animal pode não ser adequado para outro, especialmente se houver doenças associadas. Então, na dúvida, sempre consulte um especialista!

Remédio para diarreia em cachorro: pode medicar em casa?

O uso de remédio para diarreia em cachorro sem orientação veterinária não é recomendado. A automedicação é um dos principais fatores que atrasam o diagnóstico e colocam a saúde do cachorro em risco. E tem mais: medicamentos humanos nunca devem ser dados aos animais, porque podem ser tóxicos para os cães e agravar o quadro clínico, mascarando sintomas importantes.

Na prática, o tratamento correto depende da causa da diarreia. Em alguns casos, pode envolver vermífugos, probiótico para cachorro, antibióticos ou ajustes alimentares específicos, sempre prescritos por um veterinário após avaliação. Por isso, quanto mais cedo o problema for avaliado, maiores são as chances de recuperação rápida e segura.

Cachorro

Quando a diarreia no cachorro é preocupante?

A diarreia em cachorro é uma ocorrência relativamente comum na rotina dos tutores e acontece por diferentes razões. Alterações na al...

Cachorro

Qual a diferença do American Bully para o Pitbull?

À primeira vista, os cães American Bully e Pitbull são tão parecidos que muita gente acredita se tratar da mesma raça com nomes dife...

Cachorro

O que saber antes de ter um Pug?

O Pug é uma das raças de cachorro mais populares do mundo, principalmente entre quem busca um cachorro pequeno, companheiro e com pe...

Cachorro

Tem risco de carrapato na areia da praia? Veja os cuidados com cães no litoral

Levar o cachorro na praia é um programa muito comum, especialmente em épocas mais quentes, quando os tutores acabam viajando com mai...

Cachorro

Quando a diarreia no cachorro é preocupante?

A diarreia em cachorro é uma ocorrência relativamente comum na rotina dos tutores e acontece por diferentes razões. Alterações na al...

Cachorro

Qual a diferença do American Bully para o Pitbull?

À primeira vista, os cães American Bully e Pitbull são tão parecidos que muita gente acredita se tratar da mesma raça com nomes dife...

Alimentação

Quanto tempo dura um sachê de ração úmida depois de aberto?

A ração úmida faz parte da rotina alimentar de muitos gatos, principalmente por ser mais palatável e aumentar a ingestão de água. Em...

Cachorro

O que saber antes de ter um Pug?

O Pug é uma das raças de cachorro mais populares do mundo, principalmente entre quem busca um cachorro pequeno, companheiro e com pe...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?