Cachorro

Soro para cachorro: como fazer e como usar no tratamento do pet desidratado?

Publicado - 22 Agosto 2023 - 17h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Saber fazer soro caseiro para cachorro pode te ajudar bastante nas situações em que seu cãozinho fica doente. Especialmente utilizado nos casos de cachorro desidratado, o soro para cachorro ajuda a repor líquidos que estão em falta no corpo do animal, seja por conta de diarreia, calor em excesso ou alguma alteração de saúde que leve ao quadro de desidratação. Porém, é importante saber exatamente em quais casos você pode dar soro caseiro para cachorro e, principalmente, se o animal precisa realmente do líquido. O Patas da Casa te explica tudo isso, além de ensinar como fazer soro caseiro para cachorro de maneira bem fácil e rápida. Confira!

Soro caseiro para cachorros é super indicado em casos de desidratação

O soro para cachorro é uma solução capaz de regular a quantidade de água e sais minerais presentes no corpo de um animal, ideal para aqueles que estejam liberando mais líquido do que repondo. O cachorro desidratado fica com um déficit de líquidos e sais essenciais, o que acaba desregulando o bom funcionamento do organismo e comprometendo a saúde do pet. O papel do soro caseiro para cachorro é justamente repor esses nutrientes que estão em falta. Por isso, você pode dar soro caseiro para cachorro desidratado sem problemas.

Soro para cachorro desidratado: saiba como reconhecer um cão nessa condição

Antes de saber como fazer soro caseiro para cachorro, é importante reconhecer um cão desidratado. É comum que o cachorro no calor e após atividades intensas perca mais água. Nessas situações, o ideal é oferecer bastante água e deixar o animal em locais arejados. Porém, além da insolação e excesso de exercícios, o cachorro desidratado pode ser sinal de problemas de saúde como doenças renais, endócrinas (como diabetes), febre e queimaduras. Preste atenção se o cachorro apresenta perda de peso, gengiva seca, falta de apetite, respiração ofegante e batimentos acelerados. Esses são os principais sinais de desidratação.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

As causas mais frequentes de desidratação são diarreia e vômito, situações em que o organismo do animal perde muita água. Assim, uma dúvida muito comum é se pode oferecer soro caseiro para cachorro com diarreia. Isso depende da causa. Você pode usar soro caseiro para cachorro com diarreia se ela for o único sintoma. Após comer um alimento proibido para cachorro ou muito gorduroso sem estar acostumado, a diarreia é comum. Nesses casos, você pode dar soro caseiro para cachorro com diarreia como forma de ajudar a repor o líquido perdido. Porém, se perceber outros sintomas associados, como até mesmo o vômito, não hesite em correr para um veterinário, pois a causa pode ser mais complicada e precisar de outro tratamento mais específico.

soro para cachorro: cão bebendo no pote de água
Sirva o soro para cachorro no pote de água ou com o auxílio de uma seringa

Como fazer soro caseiro para cachorro? A receita é prática e com ingredientes acessíveis 

 

O soro caseiro para cachorro é muito fácil de ser feito e funciona da mesma maneira que aqueles prontos encontrados nas prateleiras de farmácias. Para saber como fazer soro caseiro para cachorro, siga as instruções:

  • 1) Ferva 1 litro de água filtrada até que ela entre em ebulição
  • 2) Desligue o fogo e coloque a água em um recipiente que seja, de preferência, de vidro (não use plástico)
  • 3) Adicione 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal e ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 4) Misture bem e espere esfriar para oferecer ao cachorro

Viu como fazer soro caseiro para cachorro é fácil? A solução pode ficar armazenada na geladeira por até 24 horas e ser oferecida no lugar da água sem problemas. Apenas atente-se às medidas, para não exagerar e nem falta nada. 

Como dar soro para cachorro: quantidade precisa ser ideal para o tamanho do animal

Agora que você já sabe como fazer soro caseiro para cachorro, vem outra dúvida: como dar soro para cachorro? Como essa solução substituirá a água, você pode simplesmente colocá-la no pote de água do cão para que ele possa bebê-la. Outra ideia de como dar soro para cachorro é colocar em uma colher ou seringa e ir oferecendo aos poucos na boca do animal.

Uma coisa que se deve prestar atenção ao dar soro caseiro para cachorro é a quantidade. Um cachorro filhote, por exemplo, necessita apenas de 3 colheres de sopa de soro caseiro para cachorro. Para os cachorros pequenos de até 2,5Kg, basta 4 a 5 colheres. Já para os maiores, você pode seguir a proporção de ¼ de xícara de soro caseiro para cachorro para cada 2,5 Kg do peso do seu animal. 

Como aplicar soro em cachorro?

O cachorro tomando soro pode fazer isso oralmente ou de forma intravenosa ou subcutânea. No primeiro caso, o tutor pode oferecer em um bebedouro ou usar uma seringa - pode ser a mesma que é usada para remédio para cachorro - e aplicar o líquido diretamente na boca do animal. Em outros casos, pode ser necessário dar soro para cachorro na veia ou no tecido abaixo da pele. Quando isso acontece, somente um médico veterinário pode administrar o líquido.

Para quem se pergunta sobre o soro subcutâneo em cachorro “para que serve?”, a ideia é justamente reidratar o animal em casos onde o soro oral não resolve o problema. Assim, o profissional coloca uma agulha logo abaixo da pele, mas sem precisar afetar outros tecidos do corpo. Outra possibilidade é a fluidoterapia intravenosa, que é quando a aplicação do soro para cachorro é feita diretamente na veia do animal.

Soro, cachorro, quantidade certa: essas palavrinhas devem andar juntas sempre que falamos de um cão desidratado. Em questão de proporção, soro caseiro ou fisiológico sempre vai depender do peso e da idade do animal.

O soro pode ficar fora da geladeira?

Ao se deparar com um cão desidratado, o que fazer conta muito (principalmente na hora de incluir o soro na rotina do animal)! Independentemente de ser soro fisiológico ou caseiro, o armazenamento correto do produto deve ser dentro da geladeira para evitar a contaminação por fungos e bactérias. 

Por isso, quem se pergunta quanto tempo o soro pode ficar fora da geladeira depois de aberto, a resposta é o mínimo possível! Já se a embalagem ainda estiver lacrada, o prazo de validade fora da geladeira é de até 18 meses após a fabricação.  E quanto tempo o soro pode ficar na geladeira depois de aberto? A resposta é até 15 dias.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 06/12/2021
Atualizado em: 22/08/2023

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas