Comportamento animal

Qual a raça de cachorro menos inteligente? Veja a lista!

Publicado - 16 Março 2023 - 17h13

Atualizado - 29 Abril 2024 - 16h42

Já se perguntou qual a raça de cachorro menos inteligente? É claro que todo cachorro é inteligente do seu próprio jeito, mas algumas raças podem ter maior dificuldade para aprender comandos, socializar e se adaptar a novas circunstâncias. Com base no ranking de inteligência canina desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren, é possível estabelecer exatamente quais são os cachorros mais inteligentes, e quais são os menos.

Vale lembrar que isso não quer dizer que esses cães não possam ser inteligentes, mas a avaliação levou em consideração a inteligência instintiva, adaptativa e operacional de cada raça e essas foram as que tiveram o "pior" desempenho. Para se ter uma noção, durante as sessões de adestramento, foram necessárias entre 80 e 100 repetições para que os cachorros aprendessem.

A seguir, veja quais são as 10 raças de cachorros menos inteligentes!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

1) Galgo Afegão é a raça de cachorro menos inteligente de todas

Galgo Afegão peludo ao ar livre
Raça de cachorro menos inteligente: o Galgo Afegão é o primeiro colocado do ranking

Se você não sabe qual a raça de cachorro menos inteligente, a resposta é o Galgo Afegão (também conhecido como Afghan Hound). São cães que têm uma beleza exótica e exalam independência e autoconfiança. Por esse motivo, eles não costumam atender aos pedidos dos humanos com frequência - a não ser que sejam recompensados por isso.

O Galgo Afegão ocupa a última posição no ranking de inteligência, mas muito disso se deve à teimosia enorme da raça. Esse é um cachorro pouco obediente e que pode ser até um pouco cabeça-dura, sendo difícil convencê-lo a fazer algo que ele não quer. No adestramento, aposte em gratificações e em uma rotina com bastante estímulos físicos e mentais!

2) Basenji é um dos cães com menor grau de inteligência

Basenji sentado na grama ao ar livre
Basenji é conhecido por ser uma raça de cachorro que não sabe latir

O Basenji é um cachorro que não late, mas que pode dar trabalho de outra forma. Apesar de ser silencioso, o cãozinho é bastante agitado e costuma perder rapidamente o interesse pelas atividades. Isso inclui as sessões de treinamento, fazendo com que o Basenji esteja entre as raças menos inteligentes de cachorro.

Além de paciência, persistência e muito pulso firme, o adestramento de cães desta raça deve ser bem dinâmico. O ideal é apostar em sessões de até 10 minutos, sempre usando recompensas para chamar a atenção do cachorro Basenji.

3) Bulldog Inglês é teimoso, o que dificulta o aprendizado

Bulldog Inglês em pé ao ar livre
O Bulldog Ingllês está entre as raças de cachorro menos inteligentes por causa da sua teimosia

Não existem dúvidas de que o Bulldog Inglês é um dos cães mais amados pelos brasileiros. Ao mesmo tempo, essa é uma raça de cachorro menos inteligente do que outros dogs. Isso acontece por causa da teimosia e dispersão que acompanha os Bulldogs. Eles têm uma certa dificuldade de concentração e não levam os treinamentos tão a sério.

A versão inglesa do Bulldog também é conhecido por ser um grande preguiçoso! Ou seja, é um cão que prefere passar o tempo deitado ao invés de aprender coisas novas. Para prender a atenção do pet, petiscos e outras associações positivas é a melhor estratégia, garantindo melhores resultados durante o adestramento.

4) Chow Chow é uma raça de cachorro menos inteligente do que outras

Chow Chow em pé ao ar livre
Raças menos inteligentes de cachorro: o Chow Chow não é esperto, mas dominante e independente

Das raças de cachorro menos inteligentes, o Chow Chow é um dos que têm a personalidade mais forte. Ou seja, não é um cão que seja necessariamente “menos” inteligente, e sim um cão que tem um padrão de comportamento dominante. Ele dificilmente acata ordens dos outros, faz o que tem vontade, é independente, teimoso e protetor, mas também é um parceiro extremamente fiel.

É possível contornar esse lado relutante da personalidade do Chow Chow. Para manter uma boa convivência com o doguinho, uma dica valiosa é apostar no adestramento e socialização da raça o mais cedo possível. Assim ele cresce seguindo regras e aprendendo a conviver com diferentes pessoas e animais.

5) Borzoi é um cachorro independente e que não aprende fácil

Borzoi preto e branco em pé em cima de gramadoi
O cachorro Borzoi tem muita energia e não aprende rapidamente como outras raças

O Borzoi ocupa a 75ª posição no ranking de inteligência canina e por isso é uma das raças menos inteligentes de cachorro. Trata-se de um cachorro bastante veloz, atlético e de personalidade gentil. No entanto, também é uma raça que é muito independente e que precisa de passeios e outras atividades para dar conta de tanta energia.

No quesito inteligência, o cachorro Borzoi não gosta muito de ser comandado. Ele pode ser mais obstinado, e por isso é fundamental que os treinamentos sejam feitos com recursos que incentivem positivamente o animal, como petiscos e elogios.

6) Bloodhound é uma das raças de cachorro menos inteligentes

Bloodhound correndo ao ar livre
Raça de cachorro menos inteligente: Bloodhound é um bom farejador, mas não se sai bem no adestramento

O Bloodhound, apesar de estar na lista de raças de cachorros menos inteligentes, merece alguns créditos por ser um cão comumente usado para resgates. Isso acontece porque ele é um ótimo cachorro farejador e que tem uma excelente capacidade olfativa. Mas, apesar dessa característica, o Bloodhound figura entre os cães mais difíceis de serem adestrados.

A explicação é porque o cachorro foi tão treinado para farejar que hoje ele não consegue absorver outros comandos com tanta facilidade. No entanto, o Bloodhound é uma raça de fácil convivência e bem pacífico. O adestramento da raça deve ser feito com reforços positivos.

7) Pequinês é um cãozinho com o intelecto mais baixo

Pequinês em pé ao ar livre
Pequinês está entre os 10 cachorros menos inteligentes do mundo

O Pequinês é uma raça de cachorro menos inteligente que as outras por um simples motivo: eles foram criados exclusivamente para serem cães de companhia. Como a tarefa não exige muito do intelecto, a raça acabou não desenvolvendo completamente as habilidades cognitivas, e por isso o Pequinês tem mais dificuldade de aprendizado.

Por outro lado, a raça está sempre atenta a qualquer mudança no ambiente e tem uma postura vigilante e protetora com a família. Apesar do tamanho pequeno, o Pequinês é um cachorro muito corajoso. Uma dica é adestrá-lo logo cedo.

8) Beagle é um cão determinado, independente e teimoso

Beagle ao ar livre em cima de gramado
O Beagle é uma das raças de cachorro menos inteligente, mas tem uma personalidade obstinada

Uma das raças menos inteligentes de cachorro é o Beagle. Eles são bastante espertos, afetuosos, sociáveis e extrovertidos mas ao mesmo tempo são conhecidos por serem um tanto teimosos. Apesar de toda a fofura do doguinho, o Beagle é aquele tipo de cachorro que não aceita ordens com tanta facilidade e que prefere seguir o próprio instinto na maioria das vezes.

O tutor precisa ter bastante paciência e pulso firme com o pet, principalmente durante o adestramento de cães da raça. O Beagle é inteligente, mas a teimosia é o ponto fraco da raça. Além disso, ele é um cachorro bem agitado e que precisa de muitos estímulos para manter o bom comportamento.

9) Basset Hound tem qualidades, mas apresenta dificuldade em aprender

Basset Hound sentado
O Basset Hound é um ótimo farejador, mas é muito teimoso

O Basset Hound é outra raça de cachorro menos inteligente do que outros cães. Não quer dizer que ele não tenha qualidades: apesar do raciocínio mais lento, Basset é um ótimo amigo de quatro patas. Ele tem temperamento calmo e tranquilo, mas ao mesmo tempo é um farejador nato e está sempre atento a qualquer cheiro diferente que apareça.

A teimosia da raça, por outro lado, é um ponto negativo. Esse é um dos cachorros mais preguiçosos e que não têm muito interesse em aprender coisas novas. Por isso, o processo de adestramento costuma ser trabalhoso, mas não impossível.

10) Shih Tzu está na lista de raças de cachorro menos inteligentes que existem

Shih Tzu em pé ao ar livre
Shih Tzu é considerado uma das raças de cachorro menos inteligentes porque é muito disperso

O Shih Tzu é um dos cachorrinhos mais fofos, carinhosos e parceiros. Justamente por isso, ele sempre foi visto como um cão de companhia e não de trabalho. Ou seja, a raça nunca precisou se esforçar intelectualmente, já que ele basicamente servia para acompanhar os humanos. Por esse motivo, ele ocupa a 70ª posição no ranking de inteligência.

Para quem se pergunta se Shih Tzu é um cachorro inteligente, a resposta é: depende. Ele é mais devagar e um tanto disperso se comparado a outras raças, mas pode sim aprender comandos. Nessas horas, o tutor deve ter muita paciência e persistência nos treinamentos.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas