Uma das raças mais populares no Brasil, o Pug é uma ótima opção para quem busca um animal de estimação que seja um bom companheiro. Eles são conhecidos por suas características fofas, como a cabeça e focinho achatados e os olhos grandes. No entanto, esses detalhes anatômicos também contribuem para que eles sejam propensos a alguns problemas de saúde. Caso você tenha um Pug ou esteja querendo um, continue com a gente que vamos contar um pouco sobre os cuidados que você precisa ter com esse cachorro de raça. Confira!
Cachorro pug: preste atenção no comportamento deles
O Pug faz parte do grupo de cães com focinho achatado, como os Buldogues. Essa característica, que é vista como algo encantador, pode ser motivo de problemas para o seu pet, já que tal peculiaridade os deixam mais sensíveis ao clima. Por isso, eles não podem fazer intensas caminhadas, principalmente em dias mais quentes, e devem ser criados dentro de casa ou apartamento. Essa característica também prejudica a respiração, o que pode causar dificuldade no sono, desmaios e até mesmo morte súbita. Procure sempre ficar atento aos possíveis sinais de falta de ar e, caso note qualquer comportamento ou sinal diferente, recorra a um veterinário para identificar as causas. Em geral, os Pugs exigem uma maior frequência de visitas ao médico.
Como higienizá-los para evitar a proliferação de micro-organismos em seu pug?
Outra peculiaridade muito forte dos Pugs são aquelas dobrinhas de pele no rosto, que os deixam ainda mais fofos. Essas ruguinhas, quando não são bem cuidadas, podem facilitar o mau odor, alergias e até mesmo infecções. Por isso, é importante que você sempre limpe e seque muito bem o seu cachorro, principalmente nessas partes, para combater a proliferação de fungos e bactérias.

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
Lave e hidrate a região dos olhos do seu pug
A região dos olhos também precisa de um pouco mais de atenção. Por terem os olhos mais esbugalhados, Pugs têm mais chances de sofrer com lesões oculares - por isso, você deve tomar muito cuidado com as brincadeiras que faz com seu pet. Eles também apresentam dificuldade para fechar as pálpebras, o que deixa os olhos mais ressecados. Para combater esse problema, é importante usar soro fisiológico para hidratar os olhinhos com frequência.
A alimentação e os perigos da obesidade em pugs
O cachorro Pug tem tendência a obesidade e, por isso, mantê-los no peso ideal deve ser uma de suas principais missões. O sobrepeso pode desencadear problemas ósseos, como dificuldade para andar ou até mesmo perda parcial ou total dos movimentos das pernas traseiras. O ideal é que ele coma duas vezes por dia a ração indicada para seu porte. Procure sempre controlar a quantidade de alimentos por dia, obedecendo a recomendação para o peso e tamanho do animal. No caso dos filhotes de Pug, a quantidade deve ser de, no máximo, 100 gramas por dia. Converse com o veterinário do seu pet para saber qual é a alimentação mais adequada para ele.
O pug: pode apresentar muitos casos de reações alérgicas
O Pug tende a ser alérgico a diferentes tipos de coisas. Por isso, o ideal é que você procure o mais rápido possível saber se o seu pet sofre com alguma alergia e como reagir. Essas condições costumam aparecer em forma de machucados ou bolinhas na pele do animal e podem ter relação com alimentação, produtos de limpeza e parasitas. Caso perceba algum desses sintomas, procure um veterinário para que ele possa identificar os motivos e a melhor forma de tratamento.
Tipos e preço do bug
Quando falamos de Pugs, sempre associamos àqueles que têm a pelagem bege por serem os mais comuns. No entanto, existe também o Pug preto, branco e o rajado. O preço de um filhote pode custar entre R$ 2 mil a R$ 5 mil, variando pelo tipo de linhagem e localidade. Antes da compra, é importante fazer uma pesquisa extensa, não apenas pelas fotos do pet, mas também pela reputação do local.
Redação: José Thomé
