Pequenos

Pug: tudo sobre a saúde desse cachorro de raça

A raça pug é uma das dez mais populares no Brasil.
A raça pug é uma das dez mais populares no Brasil.

Uma das raças mais populares no Brasil, o pug é uma ótima opção para quem busca um animal de estimação que seja um bom companheiro. Eles são conhecidos por suas características fofas, como a cabeça e focinho achatados e os olhos grandes. No entanto, esses detalhes anatômicos também contribuem para que eles sejam propensos a alguns problemas de saúde. Caso você tenha um pug ou esteja querendo um, continue com a gente que vamos contar um pouco sobre os cuidados que você precisa ter com esse cachorro de raça. Confira!

Cachorro pug: preste atenção no comportamento deles

O pug faz parte do grupo de cães com focinho achatado, como os buldogues. Essa característica, que é vista como algo encantador, pode ser motivo de problemas para o seu pet, já que tal peculiaridade os deixam mais sensíveis ao clima. Por isso, eles não podem fazer intensas caminhadas, principalmente em dias mais quentes, e devem ser criados dentro de casa ou apartamento. Essa característica também prejudica a respiração, o que pode causar dificuldade no sono, desmaios e até mesmo morte súbita. Procure sempre ficar atento aos possíveis sinais de falta de ar e, caso note qualquer comportamento ou sinal diferente, recorra a um veterinário para identificar as causas. Em geral, os pugs exigem uma maior frequência de visitas ao médico.

Como higienizá-los para evitar a proliferação de micro-organismos em seu pug?

Outra peculiaridade muito forte dos pugs são aquelas dobrinhas de pele no rosto, que os deixam ainda mais fofos. Essas ruguinhas, quando não são bem cuidadas, podem facilitar o mau odor, alergias e até mesmo infecções. Por isso, é importante que você sempre limpe e seque muito bem o seu cachorro, principalmente nessas partes, para combater a proliferação de fungos e bactérias.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
      O cachorro pug precisa de cuidados com os olhos e a limpeza das dobrinhas para garantir a saúde do pet.
    O cachorro pug precisa de cuidados com os olhos e a limpeza das dobrinhas para garantir a saúde do pet.

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Lave e hidrate a região dos olhos do seu pug

    A região dos olhos também precisa de um pouco mais de atenção. Por terem os olhos mais esbugalhados, pugs têm mais chances de sofrer com lesões oculares - por isso, você deve tomar muito cuidado com as brincadeiras que faz com seu pet. Eles também apresentam dificuldade para fechar as pálpebras, o que deixa os olhos mais ressecados. Para combater esse problema, é importante usar soro fisiológico para hidratar os olhinhos com frequência.

    A alimentação e os perigos da obesidade em pugs

    O cachorro pug tem tendência a obesidade e, por isso, mantê-los no peso ideal deve ser uma de suas principais missões. O sobrepeso pode desencadear problemas ósseos, como dificuldade para andar ou até mesmo perda parcial ou total dos movimentos das pernas traseiras. O ideal é que ele coma duas vezes por dia a ração indicada para seu porte. Procure sempre controlar a quantidade de alimentos por dia, obedecendo a recomendação para o peso e tamanho do animal. No caso dos filhotes de pug, a quantidade deve ser de, no máximo, 100 gramas por dia. Converse com o veterinário do seu pet para saber qual é a alimentação mais adequada para ele.

    O pug: pode apresentar muitos casos de reações alérgicas

    O pug tende a ser alérgico a diferentes tipos de coisas. Por isso, o ideal é que você procure o mais rápido possível saber se o seu pet sofre com alguma alergia e como reagir. Essas condições costumam aparecer em forma de machucados ou bolinhas na pele do animal e podem term relação com alimentação, produtos de limpeza e parasitas. Caso perceba algum desses sintomas, procure um veterinário para que ele possa identificar os motivos e a melhor forma de tratamento.

    Tipos e preço do bug

    Quando falamos de pugs, sempre associamos àqueles que têm a pelagem bege por serem os mais comuns. No entanto, existe também o pug preto, branco e o rajado. O preço de um filhote pode custar entre R$ 2 mil a R$ 5 mil, variando pelo tipo de linhagem e localidade. Antes da compra, é importante fazer uma pesquisa extensa, não apenas pelas fotos do pet, mas também pela reputação do local.

    Redação: José Thomé

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Próxima matéria

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Ver Todas >

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

    O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?
    Adote um animal

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?

    O barulho de cachorros latindo muitas vezes é um problema para os vizinhos, mas é algo inevitável se você tem cães em casa. Os caninos usam os latidos para se comunicarem com o mundo e com as pessoas ao seu redor, então é natural que uma vez ou outra a gente ouça o latido de cachorro. Mas sabia que existem algumas raças que são mais barulhentas do que outras? É isso mesmo: têm cães que latem um pouco mais, enquanto outros latem com menos frequência. Listamos abaixo as raças de cachorro que mais costumam latir!

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?
    Adote um animal

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?

    As fotos de Lhasa Apso filhote não enganam: esse é um dos cachorrinhos mais fofos que existe. Ele consegue conquistar a todos muito facilmente - não é à toa que essa é uma das raças mais populares e queridinhas do Brasil. A personalidade do Lhasa Apso (filhote ou adulto) contribui muito para isso, já que o jeitinho doce, amigável e brincalhão nunca passa despercebido. 

    Ver Todas >