Passear com cachorro é essencial para manter a saúde, criar vínculos e gastar a energia do seu pet, mas a caminhada com uma cadela no cio pode ser um grande desafio para os tutores. Nesse período, o cheiro e a urina da fêmea são capazes de atrair um cachorro macho de longe. Por isso, sempre surge a dúvida: posso passear com cadela no cio ou devo mantê-la em casa? A verdade é que depende de vários fatores e alguns cuidados precisam ser tomados em qualquer situação.

Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você mora em uma casa com um quintal, por exemplo, pode usar esse espaço para brincar e gastar a energia da cadela no cio. Mas atenção! É importante garantir que ela não terá acesso à rua e nem contato com cães que possam rondar a casa atraídos pelo cheiro da fêmea.

Por outro lado, o cenário é totalmente diferente se você vive em um local pequeno ou se a cadela está acostumada a sair todos os dias para fazer xixi e cocô na rua. Nesse caso, você precisará tomar alguns cuidados enquanto estiver passeando com cachorro. Entenda abaixo o comportamento da sua cadela no cio, descubra quantos dias a cadela fica no cio e veja dicas de como deixar o passeio mais tranquilo e seguro.

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

O cio de cadela dura cerca de 3 semanas, com algumas variações de tempo para mais ou para menos. Ele é composto por várias fases. Na primeira fase do cio, denominada proestro, haverá maior produção de estrogênio e a fêmea pode sangrar entre 7 e 9 dias - os machos já são atraídos pelo cheiro da cadela, mas ela ainda não o aceita.

A segunda fase (estro) é o período de ovulação. A cadela não terá mais sangramento e já passa a aceitar os machos. Por isso, cuidado redobrado nesse período - que pode durar de 4 a 12 dias! É por isso que se diz que a média é de 21 dias de quanto tempo a cadela fica no cio.

As fases seguintes são o diestro e o anestro: no primeiro, os altos níveis de progesterona têm a função de desenvolver a gravidez. Já o anestro se caracteriza pela inatividade reprodutiva e baixa produção de hormônios.

Cadela no cio: sintomas para observar nesse período

Para saber se você tem uma cadela no cio, é bom observar o comportamento dela. E o que a cadela sente quando está no cio? Algumas mudanças são facilmente percebidas: a cachorrinha fica mais carente e apegada com os donos; como também pode ficar mais animada e até mesmo mais agressiva. Sintomas físicos também são comuns, como o aumento da vulva e presença de secreção avermelhada — o que pode levar alguns tutores a pensar que as cadelas menstruam.

Cadela no cio: quais os cuidados necessários durante o passeio?

Primeiramente, se você não espera uma reprodução e filhotinhos em casa, o ideal é fazer a castração de cachorro. Além de evitar as preocupações com o cio, a esterilização é uma forma de prevenir diversas doenças, inclusive o câncer. Se a castração não estiver nos seus planos por agora, é necessário garantir a segurança da cadela no cio durante os passeios. Veja algumas dicas:

1. Não deixe de usar coleira e guia

Ao passear com o cachorro, a coleira para cachorro e a guia são importantes para mantê-lo mais seguro. No caso da cadela no cio, esses acessórios são indispensáveis. Você precisa ter esse controle para evitar uma fuga. Lembre-se que a sua cachorra estará com os hormônios, literalmente, à flor da pele;

2. Mantenha a atenção

A atenção precisa ser redobrada nos passeios com uma cadela no cio. É importante que você guie a caminhada e mantenha a liderança do seu pet;

3. Evite passeios em parques e lugares movimentados

Durante o período do cio, não leve sua cadela para parques e lugares com muitos cachorros. Esses ambientes podem ser estressantes para o animal e ainda vai atiçar a curiosidade dos machos. Em algumas fases do cio, a cadela pode ficar mais agressiva, inclusive com outras fêmeas;

4. Planeje a rota e mude o horário dos passeios

Se você sabe que a vizinha vai passear com o cachorro macho em determinado horário, o ideal é evitar o encontro com a sua cadela no cio. Busque caminhos menos movimentados e em horários mais calmos, como bem cedinho ou à noite;

5. Avise os tutores para não se aproximarem com o cachorro

Inevitavelmente você cruzará com outros cachorros durante o passeio. Mantenha a sua cadela na guia curta e avise os tutores para não se aproximarem. Se for possível, vá para o outro lado da rua ou mude o caminho.

cadela no cio passeando

De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?

 

O primeiro cio de uma cadela ocorre entre os 6 e 12 meses de idade e pode variar pelo tamanho e raça - geralmente, as fêmeas de pequeno porte começam mais cedo do que as cachorrinhas maiores. É normal ter irregularidade nos primeiros ciclos, por isso é importante ter o acompanhamento de um veterinário para garantir que está tudo bem com ela, certo?! Quando alcança a normalidade, a cadela passa a entrar no cio com um intervalo aproximado de 6 meses.

A Nala, uma Chow Chow de 1 ano, teve o primeiro cio com apenas 5 meses e sua família não teve dificuldades na rua. “Os passeios foram super tranquilos. Mesmo ela sendo de porte grande, não tivemos problemas graves - apenas alguns estranhamentos com fêmeas, mas nada sério”, contou a tutora Leonor Militão.

O cio da Nala teve uma duração mais longa que o normal: foram 21 dias de sangramento. “Nos primeiros dias, ela ficou mais quietinha e a vulva ficou muito inchada. Levamos no veterinário para ver se era normal sangrar por muito tempo e, como era o primeiro cio, estava tudo certo”.

Vacina anticoncepcional para cadela no cio é uma opção válida?

Algumas pessoas recorrem à vacina anticoncepcional para evitar o cio e a gestação de cachorro, mas esse método não é recomendado pelos veterinários. A alta dose de hormônios pode ser muito prejudicial à saúde da sua cadelinha e ainda aumenta a chance dela desenvolver piometra (grave infecção no útero) e câncer de mama. A melhor solução sempre será a castração! Não deixe de conversar com o veterinário antes de qualquer procedimento com o seu cão, isso pode salvar a vida dele.

Publicado originalmente em: 06/09/2019

Atualizado em: 21/09/2023