Uma das raças de cachorro mais populares é, com certeza, o Pitbull. Ainda que leve a fama de bravo, esse cão forte e musculoso é super dócil e amigável. Mas assim como muitas pessoas não sabem da personalidade carinhosa do cachorro Pitbull, existem muitos outros fatos que são pouco conhecidos sobre a raça. Você sabia, por exemplo, que o Pitbull é um ótimo cachorro para terapia? Ou que ele pode ter pelagem com tons de lilás e o focinho vermelho? Ou ainda que, na verdade, Pitbull não é uma única raça mas um conjunto de várias outras? Confira essa e outras curiosidades sobre o tão famoso cachorro Pitbull a seguir.

1) O Pitbull não é apenas uma raça: existem diversos tipos de cachorro Pitbull

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ao contrário do que muitos pensam, Pitbull não é o nome de uma raça, mas de um grupo de cães. Existem diversos tipos de cachorro Pitbull com aparência parecida, mas algumas características diferentes. O Pitbull mais famoso e comum é o American Pitbull Terrier. Personalidade dócil e companheira são traços bem marcantes da raça, mas o territorialismo também está presenta, o que acaba gerando uma fama de mau bem equivocada. Outro tipo é o Stafford Bull Terrier, muito forte e cheio de energia. Ainda mais amigável que o American Pitbull Terrier, a personalidade dócil e divertida fazem parte do temperamento do Stafford Bull Terrier. Existem ainda outros tipos, como o American Bully - que tem tamanho menor - e o American Staffordshire Terrier - que é mais alto e forte que seus companheiros Pitbull.

2) Pitbull branco, chocolate, cinza... a variedade de cores da pelagem é enorme

Assim como existe uma grande diversidade de tipos de Pitbull, há uma variedade enorme de cores da raça. Os tons da pelagem vão desde os mais escuros aos mais claros. Além disso, os pelos do Pitbull podem ter uma única cor ou uma mesclagem entre elas. Dentre as mais comuns estão o Pitbull branco, preto, chocolate, fulvo, malhado, vermelho, cinza e até mesmo em tons de lilás. O focinho do Pitbull também pode ter diversas opções de cores, como o preto e o vermelho - típico do Pitbull Red Nose. A pele do Pitbull precisa de bastante cuidado, pois tem maior tendência a desenvolver dermatite atópica e demodicose canina.

3) A fama de bravo do cachorro Pitbull veio das rinhas de cães

Existe um grande mito sobre os Pitbull serem agressivos e violentos. A fama vem das rinhas de cães, eventos que atraíam grande público e geravam muito dinheiro para os organizadores. Para as brigas, o cachorro Pitbull era um dos preferidos por seu porte atlético e forte. Mas o temperamento do pitbull não é agressivo; pelo contrário! É brincalhão, dócil e divertido. O problema é que, para as rinhas, eles eram maltratados e incitados a brigar. A verdade é que seu temperamento, assim como qualquer outro cão, tem relação com a forma como ele é tratado. Se for criado com carinho, o Pitbull pode ser uma das melhores companhias que alguém pode ter.

4) O Pitbull ama brincar com crianças e é muito apegado a elas

Por conta da fama de bravo, as pessoas acham que o cachorro Pitbull não é uma boa companhia para crianças. Mas isso é um grande erro: o Pitbull é, na verdade, muito apegado aos tutores e, principalmente, às crianças. Um dos motivos que explicam esse apego é sua personalidade brincalhona e a grande quantidade de energia que eles têm. Eles podem ficar horas brincando, assim como as crianças. Por isso, formam a dupla perfeita para se divertir!


O cachorro Pitbull é uma ótima companhia para crianças e pode ser encontrado nas mais diversas cores
O cachorro Pitbull é uma ótima companhia para crianças e pode ser encontrado nas mais diversas cores

5) Adestramento da raça: Pitbull filhote tem resultados muito positivos ao ser adestrado

Além de ser muito carinhoso com seu tutor, o Pitbull também é um pouco dependente. Na raça Pitbull, filhotes querem agradar seu dono o tempo todo e isso continua na fase adulta. O cão se comporta do jeito que achar que seu tutor irá aprovar. Por isso, é importante treiná-lo desde cedo. O adestramento no primeiro ano é o ideal, mas também não tem problema adestrá-lo quando adulto. Vale destacar que o treinamento e as brincadeiras não devem ser brutas, pois o Pitbull é um cão muito forte e pode acabar machucando sem querer. No geral, o Pitbull é muito inteligente e obediente, então o adestramento correto traz bons resultados.

6) O Pitbull não é um bom cão de guarda, mas dá apoio terapêutico como ninguém

Apesar do seu porte atlético e autoconfiança, o Pitbull não é o melhor cão de guarda que alguém pode ter. Ele confia muito nos humanos e pode acabar não desconfiando de um possível invasor. Além disso, o cachorro Pitbull não late muito, então não serve para alertar de perigos. Ele é, na verdade, considerado um cão de esporte e companhia, perfeito para famílias. Também é um ótimo cão de terapia e antigamente era muito comum usar a raça para confortar soldados em guerras, principalmente nos Estados Unidos. O Pitbull dá um ótimo apoio emocional para quem está passando por algum problema ou tratamento.

7) Pitbull trava a mandíbula? Essa história não passa de um mito 

Você já ouviu falar que quando o Pitbull morde alguém, ele não solta a mordida? Isso não passa de um mito. O cachorro Pitbull não trava a mandíbula ao morder. O que acontece é que ele tem uma mordida bem forte e rápida, mas não significa que o cachorro vai travar a boca no alvo e que ninguém conseguirá soltar. Essa é só mais uma história que contribui com o estereótipo e a fama de agressivo do Pitbull.

8) Valor do Pitbull: cachorro costuma ter preços razoáveis 

Existe uma coisa que você precisa levar em conta antes de ter um cachorro Pitbull: valor. Filhote de Pitbull geralmente custa em torno de R$2.000. É um preço razoável, mas é preciso levar em consideração que, por ser um cão de grande porte, ainda existem os custos mensais de alimentação e cuidados - que costumam ser mais caros - além das vacinas. Por isso, antes de comprar ou adotar um cachorro Pitbull é importante pensar se realmente terá condições de proporcionar uma boa vida para ele. Lembre-se também de sempre escolher um canil de confiança, com boas referências. 

Redação: Maria Luísa Pimenta