close
Raças

Pitbull: 8 coisas que você não sabia sobre a raça de cachorro grande

Atualizado · 28 de julho de 2021 · 18h06

Publicado · 28/07/2021 · 17h57

O Pitbull é um cachorro cheio de curiosidades que as pessoas nem imaginam
O Pitbull é um cachorro cheio de curiosidades que as pessoas nem imaginam

Uma das raças de cachorro mais populares é, com certeza, o Pitbull. Ainda que leve a fama de bravo, esse cão forte e musculoso é super dócil e amigável. Mas assim como muitas pessoas não sabem da personalidade carinhosa do cachorro Pitbull, existem muitos outros fatos que são pouco conhecidos sobre a raça. Você sabia, por exemplo, que o Pitbull é um ótimo cachorro para terapia? Ou que ele pode ter pelagem com tons de lilás e o focinho vermelho? Ou ainda que, na verdade, Pitbull não é uma única raça mas um conjunto de várias outras? Confira essa e outras curiosidades sobre o tão famoso cachorro Pitbull a seguir.

1) O Pitbull não é apenas uma raça: existem diversos tipos de cachorro Pitbull

Ao contrário do que muitos pensam, Pitbull não é o nome de uma raça, mas de um grupo de cães. Existem diversos tipos de cachorro Pitbull com aparência parecida, mas algumas características diferentes. O Pitbull mais famoso e comum é o American Pitbull Terrier. Personalidade dócil e companheira são traços bem marcantes da raça, mas o territorialismo também está presenta, o que acaba gerando uma fama de mau bem equivocada. Outro tipo é o Stafford Bull Terrier, muito forte e cheio de energia. Ainda mais amigável que o American Pitbull Terrier, a personalidade dócil e divertida fazem parte do temperamento do Stafford Bull Terrier. Existem ainda outros tipos, como o American Bully - que tem tamanho menor - e o American Staffordshire Terrier - que é mais alto e forte que seus companheiros Pitbull.

2) Pitbull branco, chocolate, cinza... a variedade de cores da pelagem é enorme

Assim como existe uma grande diversidade de tipos de Pitbull, há uma variedade enorme de cores da raça. Os tons da pelagem vão desde os mais escuros aos mais claros. Além disso, os pelos do Pitbull podem ter uma única cor ou uma mesclagem entre elas. Dentre as mais comuns estão o Pitbull branco, preto, chocolate, fulvo, malhado, vermelho, cinza e até mesmo em tons de lilás. O focinho do Pitbull também pode ter diversas opções de cores, como o preto e o vermelho - típico do Pitbull Red Nose. A pele do Pitbull precisa de bastante cuidado, pois tem maior tendência a desenvolver dermatite atópica e demodicose canina.

3) A fama de bravo do cachorro Pitbull veio das rinhas de cães

Existe um grande mito sobre os Pitbull serem agressivos e violentos. A fama vem das rinhas de cães, eventos que atraíam grande público e geravam muito dinheiro para os organizadores. Para as brigas, o cachorro Pitbull era um dos preferidos por seu porte atlético e forte. Mas o temperamento do pitbull não é agressivo; pelo contrário! É brincalhão, dócil e divertido. O problema é que, para as rinhas, eles eram maltratados e incitados a brigar. A verdade é que seu temperamento, assim como qualquer outro cão, tem relação com a forma como ele é tratado. Se for criado com carinho, o Pitbull pode ser uma das melhores companhias que alguém pode ter.

4) O Pitbull ama brincar com crianças e é muito apegado a elas

Por conta da fama de bravo, as pessoas acham que o cachorro Pitbull não é uma boa companhia para crianças. Mas isso é um grande erro: o Pitbull é, na verdade, muito apegado aos tutores e, principalmente, às crianças. Um dos motivos que explicam esse apego é sua personalidade brincalhona e a grande quantidade de energia que eles têm. Eles podem ficar horas brincando, assim como as crianças. Por isso, formam a dupla perfeita para se divertir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O cachorro Pitbull é uma ótima companhia para crianças e pode ser encontrado nas mais diversas cores
    O cachorro Pitbull é uma ótima companhia para crianças e pode ser encontrado nas mais diversas cores

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    5) Adestramento da raça: Pitbull filhote tem resultados muito positivos ao ser adestrado

    Além de ser muito carinhoso com seu tutor, o Pitbull também é um pouco dependente. Na raça Pitbull, filhotes querem agradar seu dono o tempo todo e isso continua na fase adulta. O cão se comporta do jeito que achar que seu tutor irá aprovar. Por isso, é importante treiná-lo desde cedo. O adestramento no primeiro ano é o ideal, mas também não tem problema adestrá-lo quando adulto. Vale destacar que o treinamento e as brincadeiras não devem ser brutas, pois o Pitbull é um cão muito forte e pode acabar machucando sem querer. No geral, o Pitbull é muito inteligente e obediente, então o adestramento correto traz bons resultados.

    6) O Pitbull não é um bom cão de guarda, mas dá apoio terapêutico como ninguém

    Apesar do seu porte atlético e autoconfiança, o Pitbull não é o melhor cão de guarda que alguém pode ter. Ele confia muito nos humanos e pode acabar não desconfiando de um possível invasor. Além disso, o cachorro Pitbull não late muito, então não serve para alertar de perigos. Ele é, na verdade, considerado um cão de esporte e companhia, perfeito para famílias. Também é um ótimo cão de terapia e antigamente era muito comum usar a raça para confortar soldados em guerras, principalmente nos Estados Unidos. O Pitbull dá um ótimo apoio emocional para quem está passando por algum problema ou tratamento.

    7) Pitbull trava a mandíbula? Essa história não passa de um mito 

    Você já ouviu falar que quando o Pitbull morde alguém, ele não solta a mordida? Isso não passa de um mito. O cachorro Pitbull não trava a mandíbula ao morder. O que acontece é que ele tem uma mordida bem forte e rápida, mas não significa que o cachorro vai travar a boca no alvo e que ninguém conseguirá soltar. Essa é só mais uma história que contribui com o estereótipo e a fama de agressivo do Pitbull.

    8) Valor do Pitbull: cachorro costuma ter preços razoáveis 

    Existe uma coisa que você precisa levar em conta antes de ter um cachorro Pitbull: valor. Filhote de Pitbull geralmente custa em torno de R$2.000. É um preço razoável, mas é preciso levar em consideração que, por ser um cão de grande porte, ainda existem os custos mensais de alimentação e cuidados - que costumam ser mais caros - além das vacinas. Por isso, antes de comprar ou adotar um cachorro Pitbull é importante pensar se realmente terá condições de proporcionar uma boa vida para ele. Lembre-se também de sempre escolher um canil de confiança, com boas referências. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Kangal: tudo sobre o cachorro da mordida mais forte do mundo

    Próxima matéria

    Kangal: tudo sobre o cachorro da mordida mais forte do mundo

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Grandes

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    O Bernese Mountain é um cachorro grande com um charme irresistível. No Brasil, ele também é conhecido como Boiadeiro de Berna, Boiadeiro Bernês ou apenas Bernese, para os íntimos. Embora não seja um dos mais populares, esse cãozinho tem várias qualidades: ele é muito ágil, atlético, companheiro e já foi muito utilizado como cão de pastoreio no passado. Como a raça Bernese surgiu na Suíça, também tem alta resistência às baixas temperaturas.

    Ver Todas >

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?
    Adote um animal

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?

    Lulu da Pomerânia branco, preto, laranja… essas são as cores mais comuns do famoso Spitz Alemão. A raça de cachorro pequeno e peludo é uma das mais queridinhas por sua aparência fofa e personalidade encantadora. Na hora de adotar um Lulu da Pomerânia, muitas pessoas optam pelo Spitz preto ou pelas cores mais tradicionais. Mas você sabia que a quantidade de cores possíveis para a raça vai muito além dessas? 

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem
    Adote um animal

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem "exótica"

    O cachorro merle, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não se resume a uma raça específica. Na verdade, esse é um padrão de pelagem que pode atingir vários cães, e que é caracterizado pela presença de manchinhas espalhadas por todo o corpo. Essa aparência mais “exótica” traz um toque especial para o visual dos doguinhos, mas ao mesmo tempo desperta muita curiosidade. Afinal, essa cor não é tão comum quanto outras, e por isso acaba deixando alguns tutores preocupados com a saúde do animal.

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?
    Adote um animal

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?

    O  Yorkshire  é uma das raças mais amadas e queridas entre os brasileiros. O filhote de Yorkshire então, nem se fala! Mas não importa qual seja a idade, a raça tem um tamanho bastante compacto, e por isso o cãozinho é considerado a companhia perfeita para quem mora em apartamentos e lugares pouco espaçosos. Além do mais, a personalidade do Yorkshire Terrier também tem várias qualidades: ele é amável, carinhoso e apegado com a família. 

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?
    Adote um animal

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?

    O Husky Siberiano é aquele cachorrinho charmoso que já encanta a todos logo de cara por causa da sua aparência elegante e imponente, que é muito semelhante a um lobo. Mas sabia que por trás da pelagem felpuda e olhos penetrantes, a raça também tem uma personalidade muito cativante? Apesar de ser um cachorro teimoso (especialmente quando não há adestramento), o Husky Siberiano se dá muito bem com os humanos, é inteligente, apegado aos donos, e ao mesmo tempo independente.

    Ver Todas >