Não é novidade para ninguém que passear com cachorro é fundamental para manter a saúde física e mental do pet em dia. Mas, assim como acontece com os humanos, existem variáveis em relação a idade, porte, raça e até mesmo predisposição a doenças que podem exigir um ritmo específico de atividades e brincadeiras. Cachorros pequenos, por exemplo, muita vezes não precisam de exercícios tão intensos como os animais maiores. Afinal, quanto tempo de passeio é necessário para gastar a energia do seu cachorro?

Não deixe de passear com o cachorro

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você está pensando em adotar um cãozinho, é importante ter em mente que o passeio é o momento mais esperado pelo animal. Além de gastar a energia acumulada, as caminhadas estimulam a interação e a socialização do seu amigo com outros ambientes e pets, o que contribui muito para saúde mental dele. Além disso, o ato de passear com o cachorro é fundamental para evitar o sobrepeso e fortalecer os músculos do animal, o que previne alguns problemas de saúde como obesidade, artrite, aumento da pressão cardíaca e frequência respiratória. Outra vantagem de passear com cachorro é a criação de vínculos e laços com o seu amigo, já que é uma boa oportunidade para estabelecer uma relação de mais carinho, obediência e confiança. Justamente por esses motivos, os exercícios e atividades físicas devem fazer parte do dia a dia do seu pet.

Passear com cachorro: o porte do animal pode influenciar no período das atividades

Se engana quem pensa que todos os cachorros precisam do mesmo tempo de exercícios. Na verdade, existe uma série de fatores que pode influenciar no período de atividades do animal, como o seu porte. Na hora de passear com cachorro pequeno, por exemplo, é comum que as brincadeiras de curta duração sejam as mais indicadas. As raças menores, como Yorkshire e Maltês, possuem uma dose de energia que pode ser facilmente gasta com passeios diários de 30 minutos. Mas, quando o assunto são cães braquicefálicos, como o Pug, Bulldog Francês e Shih Tzu, o ideal é investir em caminhadas leves e bem curtas, já que eles tendem a ter uma dificuldade maior para respirar. Já quando se trata de cachorro grande e com bastante energia, como o Border Collie, Dálmata e Golden Retriever, é importante que o momento de passeio dure entre 40 e 60 minutos.


Na hora de passear com cachorro, é importante saber respeitar os limites físicos do seu amigo
Na hora de passear com cachorro, é importante saber respeitar os limites físicos do seu amigo

A raça é outro fator que deve ser considerado na hora de passear com cachorro

Existe uma outra característica que também deve ser levada em consideração no momento de passear com cachorro: a raça do animal. Cães que eram utilizados para caça, como o Pastor Alemão e Labrador, tendem a precisar de brincadeiras e exercícios por mais tempo, assim como os animais criados para trabalho, como o Rottweiler e Dogue Alemão. Além disso, atividades e passeios em ambientes abertos em que o cachorro possa a brincar ou até mesmo enfrentar desafios que tenham obstáculos também são fundamentais. Por outro lado, quem adota cães utilizados para prática de esportes, como é o caso do Galgo, deve ter em mente que a melhor forma de passear com cachorro é reservando um período de 40 a 60 minutos que intercale exercícios físicos com caminhadas mais leves. Desta forma, é possível estimular as articulações do animal e, de quebra, garantir a diversão dele.

Passear com cachorro idoso também requer alguns cuidados importantes

Antes de mais nada, esqueça aquela velha história de que cachorro idoso é sinônimo de diminuir as atividades físicas e brincadeiras. Nesse caso, diferente dos cães filhotes e adultos que costumam realizar exercícios mais longos, os cachorros mais velhos devem fazer dois passeios por dia, de 20 minutos cada um. É importante que o tutor saiba respeitar os limites do seu velho amigo e não ultrapasse o período estipulado com caminhadas mais longas. Caso contrário, o resultado pode ser um cãozinho cansado, ofegante e com pouquíssima disposição. 

Redação: Úrsula Gomes