Cuidados dos animais

Cachorro idoso: como melhorar a qualidade de vida do animal?

Publicado - 15 Janeiro 2020 - 18h32

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Para muitos tutores, os cães são seus eternos bebês. Porém, a idade chega para todos e com o seu pet não poderia ser diferente. Os cachorros vivem em média entre 12 a 14 anos e começam a apresentar sinais de velhice por volta dos nove anos de idade, podendo variar de acordo com o porte e a raça. Esse é um momento muito importante na vida dos animaizinhos e, é claro, demanda cuidados especiais por parte do dono.

Entenda melhor o processo de envelhecimento do seu bichinho e saiba quais medidas tomar para melhorar a qualidade de vida do cachorro idoso!

Cachorro idoso: como identificar que o seu cão já está velhinho?

Um dos primeiros sinais são a pelagem esbranquiçada! Sim, assim como os humanos, os cães também ficam grisalhos, principalmente ao redor dos olhos e do focinho. Entre outros problemas decorrentes do envelhecimento, que podem variar de animal para animal, podem ser citados: dificuldade de se locomover, digestão lenta e menos disposição para passeios e brincadeiras (embora essas atividades sejam bastante importantes para cachorros mais velhos).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cão idoso: quais são os cuidados necessários?

É importante ressaltar que um cachorro velhinho não é sinônimo de animal doente! Com os cuidados adequados e uma forcinha da genética, muitos cães se mantém saudáveis e ativos por muito tempo. Cuidados com a alimentação, nutrição, higiene e atividade física são importantes nessa fase da vida do pet, para que ele tenha qualidade de vida, conforto e saúde.

Alimentação: ração para cachorro idoso e alimentos pastosos são o ideal

Com a idade, os cachorros passam a ter uma digestão mais lenta e maior dificuldade em absorver os alimentos. Contorne a situação investindo em uma ração apropriada e de fácil digestão, oferecendo ao seu dog uma porção por dia. Nessa fase, os animais têm uma tendência maior à obesidade. Portanto, é imprescindível manter uma dieta adequada.

Caso o animal apresente algum tipo de problema dentário, vale a pena apostar em alimentos pastosos, que tornam a alimentação mais fácil. Por último, mas não menos importante: garanta que o cão esteja bem hidratado, com oferta de água sempre limpa e fresca.

Vitamina para cachorro idoso: conheça as mais comuns!

Nem sempre a ração é o suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais de um cão idoso. Por isso, consulte o veterinário para descobrir se está na hora de incrementar a dieta do seu pet com algumas vitaminas. As mais comuns são:

  • Vitamina A: indicada para animais com predisposição a doenças relacionadas à visão;
  • Vitaminas do complexo B: no geral, ajudam no metabolismo do cachorro;
  • Vitamina D: ajuda na absorção de cálcio, na coagulação do sangue e a manter a saúde dos músculos do animal;
  • Vitamina E: previne e auxilia no tratamento de problemas musculares, como a distrofia muscular;

Além disso, o cálcio é essencial para fortalecer os ossos e evitar doenças como a osteoporose.

cachorro idoso deitado

Higiene do cão idoso: banhos periódicos e escovação dentária

 

É essencial cuidar da higiene do seu cachorrinho e introduzir uma rotina de banhos e escovações dentárias desde cedo. Quando o animal envelhece, essas medidas passam a exigir um cuidado ainda maior! Prefira dias ensolarados para dar banho no pet e evite o acúmulo de tártaro nos dentes. Limpar as orelhas do cão também é muito importante para evitar doenças como a otite.

Atividades físicas: não esqueça de passear com o cachorro idoso!

Embora o cão idoso apresente menos disposição para atividades físicas, passear e brincar com o cachorro continua sendo muito importante. Aposte em passeios mais curtos, em dias com temperatura mais amena, mas não deixe de sair com o seu bichinho! Esses momentos de diversão também são importantes para transmitir confiança e segurança para o dog, que pode se tornar mais apático ou carente nessa etapa da vida.

Acessórios que podem melhorar a qualidade de vida do cão idoso:

Cachorros idosos passam a apresentar ossos cada vez mais frágeis com o tempo, o que pode prejudicar a locomoção do bichinho dentro de casa. Muitos cães sentem incômodo ao fazer grandes esforços físicos, como subir e descer do sofá, por exemplo, e acabam deixando de fazer essas atividades com o tempo. Para evitar que isso aconteça, o tutor pode investir em alguns acessórios.
 

  • Rampa para cachorro: a rampa para cachorro é bem parecida com a escada, porém o acessório tem um impacto ainda menor nas articulações do animal. Pode levar um tempo para que o pet se acostume, mas, no final das contas, a rampa pode ser uma grande aliada do seu peludinho.
  • Caminhas e cobertores: espalhe diversos cobertores e caminhas por toda a casa para que o cachorro tenha facilidade em encontrar locais aconchegantes e agradáveis.
  • Tapetes e pisos antiderrapantes: um piso muito liso pode tornar a locomoção do seu velhinho ainda mais difícil, principalmente para cachorros pesados. Uma boa solução é investir em tapetes que sejam emborrachados embaixo (para que o cão não escorregue) e que podem ser espalhados pelos cômodos da casa.

Redação: Dóris Marinho

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas