Filmes com cachorro e gato sempre têm um lugar especial no coração dos pais de pet. Às vezes, esses animais são os grandes protagonistas da história — mas também há casos em que o bichinho simplesmente “rouba a cena” de um longa-metragem sem querer. É o que acontece com vários filmes indicados ao Oscar que, embora não sejam filmes de cachorro ou gato, contam com a participação especial desses pets. Veja 9 vezes que isso aconteceu!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O Mágico de Oz (1939)

filmes com cachorro: o mágico de oz

Mesmo não sendo um filme de cachorro, Totó é um cão da raça Cairn Terrier que aparece em “O Mágico de Oz”. No filme, ele é o cãopanheiro de Dorothy, a grande protagonista da obra. Dorothy é uma garotinha de 11 anos que, após brigar com a família, decide fugir de casa com Totó. Depois, uma vidente alerta sobre o estado de saúde da tia dela, e ela retorna. Um ciclone, então, começa e teletransporta a casa para o fantástico mundo de Oz.

O filme foi indicado a cinco estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme, trilha sonora original, fotografia, direção de arte e efeitos visuais.

2) Bonequinha de Luxo (1961) 

filmes com gato: bonequinha de luxo

Filmes com gato fazem sucesso, e a prova disso é o gato laranja chamado Orangey, que aparece em “Bonequinha de Luxo”. Esse gato ator virou o mais famoso de Hollywood depois de contracenar com Audrey Hepburn no longa-metragem. A cena final, com Holly (Audrey) reencontrando o gatinho debaixo da chuva, é super emocionante e conquistou os cinéfilos de plantão!

O filme foi indicado a quatro estatuetas do Oscar, incluindo melhor atriz, trilha sonora original, direção de arte e roteiro adaptado.

3) O Poderoso Chefão - (1973) 

filmes com gato: o poderoso chefão

Uma das cenas mais memoráveis de “O Poderoso Chefão” tem uma participação muito especial de um gato cinza, que se acomoda no colo de Vito Corleone. Inclusive, foi uma cena totalmente improvisada — o gatinho simplesmente estava perambulando pelo estúdio quando o diretor decidiu colocá-lo no colo do ator. Essa decisão logo marcou a história do filme.

O filme foi indicado a onze estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme, melhor ator, trilha sonora original, direção e roteiro adaptado.

4) Alien, o Oitavo Passageiro (1980) 

filmes com gato: o alien

Ao assistir “Alien, o Oitavo Passageiro”, é impossível não prestar atenção em um dos personagens mais emblemáticos — e fofinhos — do filme: Jones, um gatinho laranja. Ele é o responsável por caçar e combater roedores da USCSS Nostromo. Não é à toa que ele é um dos últimos sobreviventes do filme — e ainda rende bons sustos para o público.

O filme foi indicado a duas estatuetas do Oscar, incluindo melhor direção de arte e efeitos visuais.

5) Beethoven 2 (1993) 

filmes com cachorro: beethoven 2

Um filme de cachorro que sempre foi um grande sucesso entre os amantes de cães é “Beethoven”, que conta as aventuras e estripulias de um São Bernardo de mesmo nome. Mas, além da parte divertida do filme, o que poucas pessoas sabem é que a continuação do filme, “Beethoven 2”, chegou a ser indicado e ganhou um Oscar de melhor canção original.

6) O Artista (2012)

filmes com cachorro: o artista

Uggie é um cachorro da raça Jack Russell Terrier que fez uma aparição incrível na obra cinematográfica “O Artista”. Ele contracenou ao lado do ator francês Jean Dujardin no filme que fala de uma estrela do cinema mudo que viu a carreira ameaçada com a chegada do cinema falado em Hollywood. 

O filme foi indicado a dez estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme, melhor ator, trilha sonora original, figurino e roteiro original.

7) A Invenção de Hugo Cabret (2012)

filmes com cachorro: a invenção de hugo cabret

Em “A Invenção de Hugo Cabret”, quem participa de algumas cenas é Blackie, uma cachorra Doberman que acompanha o inspetor de uma estação (Sasha Baron Cohen) em perseguições contra crianças para mandá-las a um orfanato. Curiosamente, Blackie chegou a disputar a Coleira de Ouro — o Oscar canino — com Uggie, o cãozinho de “O Artista”. Uggie levou a melhor.

O filme foi indicado a onze estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme, fotografia, direção de arte e efeitos visuais.

8) Gato de Botas 2 (2022)

filmes com gato: o gato de botas 2

O filme “Gato de Botas” é uma animação que virou um spin-off do clássico “Shrek”. Ele fez tanto sucesso que, quando teve a continuação, acabou recebendo uma indicação ao Oscar de melhor filme de animação. A sequência do longa mostra que o Gato de Botas já perdeu oito vidas, das nove que ele tem. O vilão do filme é dublado pelo brasileiro Wagner Moura.

9) Anatomia de Uma Queda (2023)

filmes com cachorro: anatomia de uma queda

Em “Anatomia de Uma Queda”, um Border Collie chamado Messi ganha um papel importante na investigação de um caso criminal. Messi foi treinado por dois meses para atuar em cena — e o resultado de todo esse treinamento deixou muitas pessoas surpresas com a atuação do pet. O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo, e o Messi provou o porquê disso.

O filme foi indicado a cinco estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme, melhor atriz, direção, roteiro original e montagem.

Outros filmes com cachorro e gato para se aventurar

Mesmo que não sejam indicados a nenhuma premiação, existem vários filmes de cachorro e gato que valem a pena assistir. “Marley e Eu”, que conta a história de um Labrador com a família, é capaz de mexer com as emoções de muita gente. Outro filme de cachorro emocionante é “Sempre ao Seu Lado”, que é baseado em fatos reais e mostra um Akita que era tão apaixonado pelo tutor que todos os dias, no mesmo horário, ele ia buscá-lo na estação de trem — mesmo depois da morte do tutor.

Já os filmes de gatos que podem ser incluídos na lista do fim de semana são “Garfield”, “Os Aristogatas” e “O Pequeno Stuart Little”.