As raças de cachorro mais populares do Brasil hoje em dia incluem nomes como o Shih Tzu, Pinscher, Golden Retriever, Pug e Dachshund. Mas você sabia que, antigamente, existia uma raça que liderava esse ranking? Era simplesmente o cachorro mais popular do país, sendo praticamente impossível dar uma voltinha na rua sem esbarrar com alguém que tivesse um cãozinho desse.
Agora, anos depois, é uma raça de cachorro que cada vez mais vai sumindo e sendo “esquecido”. Quer descobrir de qual raça estamos falando e onde eles foram parar? É só continuar lendo a matéria!
Qual era o cachorro mais popular entre os brasileiros?
Há 20 anos, o cãozinho que recebia o título de cachorro mais popular era o Poodle. Ele estava em todos os lugares, acumulava vários fãs e bastava andar na rua por alguns minutinhos que era questão de tempo até encontrar um tutor da raça passeando com o pet. A pelagem fofinha, o enorme carisma e a inteligência fora do comum eram traços que eram muito valorizados no cão Poodle.
Para quem não sabe, ele é um dos cachorros mais inteligentes do mundo e ocupa a 2ª posição no ranking de inteligência canina, desenvolvido por Stanley Coren. Toda essa esperteza, aliada com uma personalidade simpática e amigável, fazia com que os Poodles fossem muito queridinhos (principalmente os de tamanhos menores, como o Poodle toy).
Popularidade do cão Poodle caiu com a ascensão de outras raças de cachorro
Se por um lado o cachorro Poodle já foi um cachorro famoso por aqui, hoje em dia são outras raças que dominam o cenário. O Shih Tzu, por exemplo, é um cachorro que virou um grande queridinho da maioria dos brasileiros por ser pequeno e muito calmo — se configurando como uma ótima raça para apartamento.
Outras raças de cachorro pequeno que também “tomaram” o lugar dos Poodles foram o Yorkshire, Pug, Lhasa Apso e Dachshund. Sendo assim, essa ascensão de outras raças caninas, tão fofinhas e espertas quanto o Poodle, acabou levando à queda da popularidade desse pet.
Mas esse cachorro está realmente sumindo do Brasil, afinal? Bom, a verdade é que ainda existem, sim, muitos canis especializados na raça. Porém, com a queda na popularidade, o motivo porque não vemos mais tantos Poodles por aí é porque a maioria dos cachorros que encontrávamos pelas ruas 20 anos atrás ficaram idosos ou até já faleceram. Mas, para quem tiver interesse em adquirir um pet desse, basta procurar um criador especializado em cachorros Poodles (e, de preferência, que seja regulamentado pelo CBKC).
Poodle: um cachorro com vários tamanhos diferentes
O cachorro Poodle pode ter até quatro tamanhos distintos. Os mais comuns de serem vistos — mesmo que cada vez mais raros — são os menorzinhos, chamados de Poodle toy e anão. Isso por causa da preferência da maioria das pessoas por cachorros pequenos para apartamento. Mas, além deles, também existem o cão de porte médio, que mede até 45 cm de altura e pesa até 12 kg, e o Poodle gigante, que mede até 60 cm e pesa cerca de 20 kg.
O que mais você precisa saber sobre o cachorro Poodle?
Ele é um cão com muitas qualidades. Brincalhão, divertido, inteligente e com uma saúde bem resistente, esses doguinhos têm tudo para voltar a serem queridinhos de novo. Para quem não sabe quantos anos vive um Poodle, esses pets têm uma estimativa de vida média de 12 a 15 anos, mas podem chegar até os 18 anos se forem saudáveis e bem cuidados.
Outra dúvida muito comum é: quanto custa um Poodle? Esses cães podem ser encontrados por valores entre R$ 1.000 e R$ 6.000. O preço do filhote de Poodle vai depender principalmente da variação de tamanho escolhida, sendo que o toy e o gigante costumam ser os mais caros, enquanto o anão e o médio são mais em conta.