Raças de gatos

Mist Australiano: tudo sobre a raça de gato!

Publicado - 25 Novembro 2022 - 18h03

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Mist Australiano está longe de ser uma das raças de gato mais populares que existem, mas sem dúvidas é uma das mais companheiras. Esse felino de origem recente pode até parecer um pouco selvagem com sua pelagem malhada, mas sua personalidade dócil, tranquila e divertida provam como o bichano é, na verdade, um gatinho muito caseiro e amigável. O Australian Mist ainda é pouco conhecido fora do seu país de origem. Por isso, o Patas da Casa te explica tudo sobre essa raça de gato para que você conheça melhor esse felino cativante. Confira!

O Mist Australiano surgiu a partir do cruzamento de três raças

Como o próprio nome sugere, o Mist Australiano tem sua origem na Austrália. Esse bichano foi desenvolvido apenas na década de 1970, sendo considerado uma raça de gato recente. A ideia era criar um gato de pelos curtos e pelagem malhada que tivesse uma personalidade tranquila, ideal para a convivência com pessoas. Para obter esse resultado, três raças foram cruzadas: Birmanês, Abissínio e raças de gato domésticos de pelo curto. Inicialmente, o gato australiano que foi criado era chamado de Spotted Mist. Com o tempo, novos padrões foram se desenvolvendo até chegar no bichano que conhecemos hoje, que recebeu oficialmente o nome de Mist Australiano em 1998.

A pelagem malhada é uma característica marcante do Australian Mist

O Australian Mist é uma mistura de diferentes raças. Por isso, possui características físicas que lembram as raças que deram origem a ele. O traço mais marcante do Mist Australiano é a sua pelagem malhada. O bichano tem uma cor de fundo e uma cor que dá um aspecto enevoado à pelagem, além das pequenas manchas espalhadas. No total, as cores que um gato australiano pode ter são: castanho, caramelo, dourado, lilás, azul, chocolate e pêssego. Os pelos do Australian Mist são curtos, sedosos e bem brilhantes.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O gato australiano tem um corpo forte e tamanho médio

O gato da raça Mist Australiano é de porte médio. Seu peso normalmente varia entre 3 Kg e 6 Kg. O corpo do Australian Mist é forte e musculoso. Além disso, os olhos e as orelhas do gato australiano são bem grandes. Normalmente, o filhote tem um corpinho mais robusto, mas, conforme ele cresce, o corpo vai se tornando mais alongado. A aparência do Mist Australiano é um pouco selvagem por conta do aspecto malhado e chama a atenção de qualquer pessoa.


O Australian Mist tem cara de selvagem, mas a verdade é que é um gatinho bem tranquilo e dócil
O Australian Mist tem cara de selvagem, mas a verdade é que é um gatinho bem tranquilo e dócil

O Mist Australiano é calmo, mas também divertido

O objetivo dos criadores em desenvolver uma raça de temperamento tranquilo deu muito certo. O Australian Mist é um bichano bem dócil e calmo no dia a dia. É muito fiel e um verdadeiro companheiro para todas as horas. O gato australiano não precisa de muito para ser feliz. Basta a companhia do seu tutor que ele já fica todo contente. Uma característica marcante do Mist Australiano é o fato de ele ser fã de carinhos. Portanto, pode passar as mãos em sua pelagem e acariciar o pet sem problemas, pois ele vai adorar.

Mesmo sendo um animal tranquilo, é importante ressaltar que o gato australiano também tem muita energia. Brincalhão e divertido, o bichano precisa de brinquedos interativos sempre à disposição. A gatificação da casa é muito válida, pois o bichano consegue ter seu lado curioso estimulado de forma saudável.

O gato Australian Mist é sociável e se dá bem com pessoas de todas as idades

Sem dúvidas, a convivência com um gato Mist Australiano é sempre prazerosa. Esse bichano é sociável e se dá bem com qualquer um. Com seu jeito amável, calmo e brincalhão, é a companhia ideal para crianças e também para idosos. Além disso, não costuma ser desconfiado com estranhos e recebe visitas com muita paciência. O Australian Mist também se dá bem com outros gatos e até mesmo com outros animais, como cachorros. 

Pode ter certeza que esse bichano não traz problemas dentro de casa. O Mist Australiano é naturalmente caseiro e não precisa de espaços muito amplos para viver, sendo a opção perfeita de gato para apartamento. Apenas lembre-se que é importante apostar no enriquecimento ambiental para que mesmo nos espaços menores o bichano seja capaz de explorar seu lado mais aventureiro. 

Curiosidades sobre o Mist Australiano!

  • O Mist Australiano é famoso na Austrália e na Nova Zelândia, mas é pouco conhecido em outras partes do mundo.

  • A palavra “mist” significa “névoa” em inglês e a raça recebe esse nome como uma referência à sua pelagem de aspecto enevoado.

  • O Australian Mist adora ficar no colo, ao contrário de alguns outros bichanos que não são muito fãs.

Cuidados com o Mist Australiano

Escovação dos pelos: Os pelos curtos do Mist Australiano não dão muito trabalho. Eles não costumam cair com tanta frequência, apesar de que na época de troca de pelagens é comum que a queda aumente. Você pode escovar os pelos do gato australiano uma vez por semana.

Unhas, dentes e orelhas: Como é um gatinho curioso, o Australian Mist pode acabar arranhando móveis ao explorar o ambiente caso suas unhas estejam grandes. Além disso, pode machucar sem querer o tutor ao subir em seu colo ou buscar carinho se as unhas não estiverem curtinhas. Por isso, é importante cortar as unhas do gato australiano com certa frequência. Escovar os dentes do pet também é essencial para evitar doenças como o tártaro. Por fim, limpar as orelhas regularmente e deixá-las sempre sequinhas é fundamental, pois  previne problemas como a otite.   

Gatificação da casa: Os Australian Mist são bichanos que apesar de terem um temperamento calmo também são bem ativos. No geral, o gato dessa raça se dá bem em apartamentos, mas é preciso apostar em nichos, prateleiras e arranhadores para gato para garantir que o bichano seja estimulado física e mentalmente.


O gato australiano é bem caseiro e adora ficar na companhia do seu tutor
O gato australiano é bem caseiro e adora ficar na companhia do seu tutor

O gato australiano tem uma boa expectativa de vida

Por ser uma raça recente e pouco conhecida, não se sabe muito sobre a saúde do Mist Australiano. Problemas renais e nos olhos do gato podem afetar o Australian Mist, mas não há nada comprovado que a raça tem propensão a alguma doença específica. No geral, a raça é muito saudável, caso tenha os cuidados essenciais à saúde. Manter as vacinas para gato em dia e realizar visitas frequentes ao veterinário permite que o animal tenha uma vida saudável e tranquila. Com esses cuidados, a expectativa de vida do Mist Australiano é de cerca de 15 anos. 

Como comprar um Mist Australiano? Raça é muito difícil de ser encontrada

A não ser na Austrália e na Nova Zelândia, a raça Australian Mist é muito difícil de ser encontrada. Existem poucos criadores no mundo e, por isso, é extremamente raro conseguir adotar esse animal. Além disso, como o gato australiano atualmente está restrito a poucas partes do mundo, o preço da raça normalmente é estipulado em euro ou dólar. Por isso, não dá para se ter uma média específica de valores da raça, mas com certeza o preço a se pagar é alto. Vale ressaltar que, por ser difícil de encontrar, é fundamental pesquisar bem o local onde está comprando o animal para ter certeza de que é um lugar de confiança e reconhecido oficialmente. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. São esses traços que muitas vezes nos ajudam a difere...

Gato

Gato que frequentava Universidade se forma e recebe título de "Doutor em Litter-ature"

Histórias de bichinhos de estimação frequentando a universidade sempre ganham um lugar especial no nosso coração. Foi o que acontece...

Adote um animal

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica conquistam cada vez mais o coração dos gateiros. Além de encantadores na aparên...

Gato

Areia para gato que não deixa cheiro: tutora de 10 gatos indica o melhor tipo e dá dicas de como limpar

Para tutores de muitos gatinhos, a escolha de uma areia para gato que não deixa cheiro por toda a casa é crucial para manter o ...

Comportamento

Cachorro e gato deixam as desavenças de lado e se unem para missão que parecia impossível

Existe uma crença de que cachorro e gato são inimigos naturais. Ao longo dos anos, a relação entre as duas espécies foi retratada na...

Cachorro

Com quantos anos você descobriu que é possível descobrir a idade de cachorro pelos dentes?

Em casos de adoção animal, em que a maioria dos cães são resgatados da rua, é inevitável surgir a curiosidade de qual é a idade do p...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. São esses traços que muitas vezes nos ajudam a difere...

Gato

Gato que frequentava Universidade se forma e recebe título de "Doutor em Litter-ature"

Histórias de bichinhos de estimação frequentando a universidade sempre ganham um lugar especial no nosso coração. Foi o que acontece...

Ver todas