Gato

Otite em gatos: como diferenciar a inflamação interna, média e externa?

Publicado - 26 Abril 2022 - 18h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A otite em gatos é uma doença bastante comum e conhecida pelos pais e mães de pet. A infecção no ouvido do bichano - e que também acomete os cachorros - pode ter várias causas e traz desconforto ao bichano. Mesmo que muitas vezes a otite felina se inicie de forma mais leve, ela pode evoluir e causar até mesmo a perda da audição. Conforme avança, a otite em gatos afeta diferentes regiões do ouvido. Por isso, é dividida em três: otite externa, média e interna. O Patas da Casa te explica as diferenças entre elas além de esclarecer como limpar ouvido do gato da maneira certa, qual é o remédio para otite em gatos e quais os sintomas mais comuns da doença. Confira!

A otite em gatos é uma doença que pode ter causas bastante variadas

São muitas as possíveis origens da otite em gatos, já que qualquer coisa que desencadeie um processo infeccioso pode servir de ponto de partida. A causa mais comum da otite felina é a falta de higiene. A orelha de gato suja fica muito exposta à ação de bactérias, fungos e ácaros que podem ocasionar a doença. Por isso, saber como limpar ouvido de gato é fundamental. Além da falta de higiene, outras causas são traumas, acidentes e corpos estranhos no ouvido do animal. A otite em gatos pode ser, ainda, consequência de outras doenças, como FIV, FeLV e PIF. Um animal com imunidade baixa têm mais chance de desenvolver a doença. A otite em gatos pode ser classificada de três maneiras, de acordo com a região afetada.

Otite felina externa: somente a parte mais superficial do ouvido é afetada

Como o próprio nome sugere, a otite em gatos externa acomete a região externa da orelha do gato. Essa parte está localizada antes do tímpano e tem como função levar o som até as partes mais internas do ouvido. Por ser a região mais superficial, também é o local mais exposto à ação de agentes causadores de inflamação. Assim, a otite felina externa é a mais comum. Pode ser classificada como crônica ou aguda.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Otite felina média: a doença avança e atinge o tímpano

Conforme a otite em gatos acomete as camadas internas do ouvido, mais grave vai se tornando. Por isso, a otite média já é mais séria do que a otite externa. Normalmente, ela surge como consequência de uma otite externa que não foi tão bem tratada. É no ouvido médio que se encontra o tímpano. Em um quadro de otite média, a membrana que protege o tímpano é rompida, resultando em uma dor mais forte do que na etapa anterior.

Otite felina interna: a fase mais grave da doença

Sem dúvidas, a otite interna é a mais grave, além de ser a que causa mais desconforto. Ela acontece no ouvido interno, região do ouvido onde se encontram diversos ossos e o nervo acústico. É lá que a audição do gato acontece de fato. Também é o local responsável por manter o equilíbrio do animal. Quando há inflamação nessa região (normalmente como consequência da otite média), o gato sente dores muito mais intensas.

otite em gatos: pessoa limpando orelha de gato
Saber como limpar o ouvido do gato é fundamental para impedir a otite felina

 

A intensidade dos sintomas da otite em gatos aumenta de acordo com as fases

 

Cada tipo de otite em gatos acomete uma região do ouvido, mas tem basicamente os mesmos sintomas. O que muda é a sua intensidade. Enquanto na otite externa os sintomas são mais leves (apesar de ainda assim serem bastante incômodos), na otite interna os sintomas são muito mais perceptíveis. O nível de dor de um gato com otite também aumenta bastante de acordo com os níveis: a otite em gatos interna é a que produz a dor mais extrema. Se não for seguido o procedimento de como tratar otite em gatos com rapidez, pode até mesmo levar à surdez. Os sintomas de otite em gatos mais comuns são: 

  • Coceira
  • Mau cheiro
  • Feridas
  • Cera preta na borda da orelha e no ouvido externo
  • Gato sacudindo a cabeça 

Otite felina X sarna de ouvido em gatos: entenda a diferença entre as duas doenças

Sabemos que existe diferenças entre otite em gatos externa, média e interna. Porém, muitas pessoas também fazem confusão com a sarna otodécica. A sarna de ouvido em gatos - como também é chamada - é outra doença que acomete essa região no bichano. Os sintomas são praticamente iguais aos da otite felina - por isso, a dúvida é tão comum. Porém, a sarna de ouvido em gatos é causada por alguns tipos específicos de ácaro, enquanto a otite em gatos pode ser causada também por bactérias, fungos, alergias, traumas e outros motivos. Além disso, comparar a concentração de cera preta é outra forma de diferenciar a sarna da otite em gatos. Fotos podem mostrar que na sarna de ouvido em gatos há uma produção muito maior. 

Remédio para otite em gatos: tratamento consiste em medicamentos e lavagens 

A otite em gatos começa na parte externa do ouvido, vai para a média e depois interna. Essa evolução é muito perigosa, pois quanto mais tarde começar a cuidar maiores são as chances de causar até mesmo a perda da audição do gato. Assim que perceber os primeiros sinais, não hesite em levar o pet ao veterinário. Ele saberá indicar como tratar otite em gatos da melhor maneira de acordo com o nível em que a doença se encontra. O especialista poderá prescrever um remédio para otite em gatos e, normalmente, também indica uma lavagem no local nos casos mais graves. O antibiótico para otite em gatos ajuda a eliminar a infecção e as pomadas cicatrizantes curam as feridas presentes no local. 

Como limpar ouvido de gato: a higiene é fundamental para prevenir a temida doença

Mesmo tomando o antibiótico para otite em gatos e todos os medicamentos indicados pelo veterinário, é preciso ter atenção extra à higiene do local, pois esse cuidado previne que a doença retorne. Apenas o veterinário sabe como limpar ouvido de gato com otite. Se o bichano estiver com a doença, deixe que o especialista faça a lavagem para evitar complicações. Porém, depois de curado, você pode aprender como limpar o ouvido do gato de maneira bem simples. Você precisa apenas de algodão e removedor de cera de ouvido específico para gatos. Molhe um pouquinho o algodão com o produto e aplique no ouvido. Comece com a região externa e depois avance para as partes internas até onde conseguir encostar o dedo, sem forçar para não machucar o animal. Pronto! Viu como limpar ouvido de gato é fácil e rápido? Tornando isso um hábito e cuidando sempre da saúde do animal, você previne que seu bichano contraia a otite felina.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Comportamento

Nem leão, nem onça-pintada: o maior gato selvagem do mundo pesa 350kg e domina a caça com força e velocidade

Gatos selvagens sempre despertam fascínio e curiosidade, especialmente aqueles de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” não ...

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos, incluindo felicidade, tristeza, medo e alegria. Mas tem um sentimento que pou...

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Ver todas