Raças

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

 Khao Manee: você já ouviu falar nessa raça de gato? Saiba mais sobre ela!
Khao Manee: você já ouviu falar nessa raça de gato? Saiba mais sobre ela!

O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência que chama atenção, além de ser uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

Khao Manee: entenda a origem do felino desta raça

Uma das características mais marcantes do Khao Manee é justamente a sua origem: o gato é tailandês. Essa raça de gatos tailandesa surgiu no reino de Siam e era carinhosamente apelidada de “gato real do Sião”, o que não deixa dúvidas de que era um dos animais favoritos no país. Por ser um animal exclusivo da realeza, ele era considerado muito raro e fortemente protegido contra a exportação. Por isso, diferente das outras raças tailandesas, como Siamês e Korat, o Khao Manee demorou um longo período para atravessar as fronteiras e só passou a ser conhecido no mundo ocidental em 1999 quando chegou aos Estados Unidos. Ainda assim, poucas associações felinas pelo mundo reconhecem a raça oficialmente.

Pelagem branca e olhos marcantes são as principais características físicas do gato Khao Manee

O combo de pelagem branca e olhos de cores marcantes é a marca registrada do gato Khao Manee. Para muitas pessoas, é o que faz com que o felino tenha uma aparência fofa e apaixonante. Embora ele seja conhecido por ser um gato branco com olhos azuis, alguns animais desta raça podem apresentar um olho de cada cor, a famosa heterocromia. O Khao Manee é um gato de porte médio, que possui corpo esbelto e musculoso, cabeça em forma de cunha e focinho triangular. Outro ponto que chama atenção no animal são as orelhas, que diferente das orelhas de outros felinos, são grandes, pontiagudas, bem separadas e eretas, o que dá a sensação de que o bichano está sempre em alerta. Quanto ao peso, as fêmeas podem ter de 2 a 3 kg, enquanto os machos costumam ser maiores e chegam a atingir 5,5 kg na balança.

Khao Manee é extremamente carinhoso e apegado aos donos

Para quem sonha em ter um companheiro cheio de amor para dar, o Khao Manee pode ser o gatinho ideal! Isso porque esse felino é extremamente carinhoso e apegado aos donos. As crianças costumam adorar o gato Khao Manee, principalmente por causa do seu lado brincalhão e amigável. Por ser bastante afetuoso, o bichano desta raça ama colo e valoriza cada segundinho ao lado dos seus humanos - por isso, não estranhe se ele te seguir por aí, assim como um cão costuma fazer. Justamente por esse motivo, se você passa o dia todo fora de casa, talvez não seja bom investir nessa raça. Khao Manee filhote, principalmente, depende de cuidados para não se sentir sozinho. Outro diferencial deste felino é a sua preferência por brincadeiras interativas. Então já sabe, né? É importante investir em brinquedos interativos para gatos e reservar um período do seu dia para se divertir ao lado do seu bigodudo.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Ainda que seja conhecido como um   gato branco com olho azul, o   Khao Manee também pode apresentar  o fenômeno da heterocromia
    Ainda que seja conhecido como um gato branco com olho azul, o Khao Manee também pode apresentar o fenômeno da heterocromia

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Gato Tailandês: qual a alimentação ideal para a raça?

    Quanto à alimentação, os cuidados com o gato Khao Manee não são específicos e devem ser os mesmos de outras raças.  O principal deles é sempre deixar a ração e o pote de água limpos e frescos. Os felinos tendem a ter uma dificuldade maior em consumir água e, por isso, mantê-la sempre limpinha e fresca pode estimular o hábito. Além disso, é fundamental estar atento a qualidade e a quantidade de ração disponibilizada para o felino para evitar alguns problemas de saúde, como a obesidade. Já casos mais específicos, como filhotes, animais idosos, com problemas renais, neurológicos ou outros, o tutor deve consultar um médico veterinário de confiança e, assim, garantir que o seu bichano seguirá a dieta indicada para a sua situação. 

    Os cuidados necessários com a raça de gato Khao Manee

    A pelagem branca é uma das características mais marcantes da raça. Por isso, é comum que o gato Khao Manee possua uma tendência maior a desenvolver problemas de pele, como câncer, devido à falta da pigmentação que protege das lesões celulares causadas pela radiação solar. Nesse caso, é importante evitar o excesso de exposição ao sol e estar atento à qualquer sinal de lesão ou aumento de pigmentação, especialmente perto das orelhas do bichano. Você pode consultar um veterinário de confiança sobre o uso de protetor solar para gatos. Além disso, é fundamental manter uma rotina de escovação para garantir que a pelagem esteja sempre saudável. Para realizar essa tarefa, você deve utilizar uma escova para gatos ou uma luva de escovar. 

    Khao Manee: surdez pode ser motivo de preocupação para os tutores

    Para a surpresa de alguns tutores, por trás de toda a beleza da pelagem branca do Khao Manee pode existir uma anomalia genética que causa a surdez. Acontece que a probabilidade de um gato branco de olho azul ser surdo é cinco vezes maior do que a de um gato com pelagem e olhos de outras cores. Por isso, o tutor deve observar pequenos hábitos do seu amigo e, assim, tentar descobrir possíveis sinais de surdez no animal. Nesse caso, além de não reagir a estímulos auditivos, o gato surdo costuma miar mais alto do que o normal. Além disso, é importante buscar a ajuda de um médico veterinário caso tenha qualquer dúvida sobre a audição do seu pet. Desta forma, você garante que o seu pet tenha o diagnóstico, cuidados e tratamento adequado.

    Khao Manee: preço do bichano pode ser alto

    O Khao Manee é uma raça de gato muito rara e difícil de ser encontrada em gatis comuns. Por isso, o preço de um filhote costuma ser bem caro e pode variar entre US$7.000 a US$10.000. Essa variação vai depender, principalmente, da linhagem do animal, já que gatos que são descendentes de campeões costumam ter um custo mais elevado.

    Redação: Úrsula Gomes

    150 nomes para Border Collie: veja dicas de como chamar o seu cachorro da raça

    Próxima matéria

    150 nomes para Border Collie: veja dicas de como chamar o seu cachorro da raça

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)
    Adoção

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato
    Raças

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

    Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

    Ver Todas >

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Adote um animal

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Veja em infográfico as raças de cachorro queridinhas dos brasileiros
    Adote um animal

    Veja em infográfico as raças de cachorro queridinhas dos brasileiros

    O Brasil certamente é um dos países que mais ama os cachorros. Eles estão em praticamente todos os lares e ganharam o título de membros da família, conquistando privilégios e até mesmo direitos na sociedade. E tem cachorro de todo jeito: pequeno, grande, peludo, com focinho achatado ou dobrinhas pelo corpo. O que importa é compartilhar a vida com esses seres que trazem tanta alegria para a casa.

    Setembro amarelo: tutoras compartilham como seus animais de estimação ajudaram no tratamento da depressão
    Adote um animal

    Setembro amarelo: tutoras compartilham como seus animais de estimação ajudaram no tratamento da depressão

    Quem tem um animal de estimação em casa, sabe bem o quanto esses bichinhos podem fazer um bem danado para nós. Em meio a correria, os cachorros fofos e os gatinhos carinhosos podem tornar a rotina mais leve e prazerosa. Mas, o que poucos sabem é que, muita das vezes, eles podem ser grandes aliados para lidar com quadros mais difíceis, como a depressão. Sim, isso mesmo! Algumas pesquisas já comprovaram a teoria de que o convívio com animais auxilia no tratamento de depressão. Para entender um pouco mais sobre o assunto, conversamos com duas tutoras que contaram como os pets mudaram suas vidas e ajudaram a lidar com a doença. Veja só!

    Collie: conheça algumas características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Collie: conheça algumas características da raça de cachorro

    Muitos podem confundir a raça Collie com um outro cãozinho de nome muito parecido, que é o Border Collie. Mas, embora possuam alguns traços físicos parecidos e ambos sejam de origem escocesa, o cachorro Collie - também conhecido como Rough Collie - tem lá suas particularidades. Se você nunca ouviu falar nesse cãozinho ou não sabe muitas informações, chegou a hora de saber mais sobre o cachorro Collie. 

    Ver Todas >