Raças de gatos

Gato de olho azul: veja 10 raças com essa característica

Publicado - 28 Setembro 2022 - 16h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Gato de olhos azuis sempre chama a atenção de qualquer um! O olhar vibrante, chamativo e brilhante que essa cor proporciona sempre dá um charme especial ao gato. Olho azul pode aparecer nas mais diversas pelagens. O gato branco de olho azul, por exemplo, é o queridinho de muita gente. O gato preto de olho azul, por sua vez, também tem uma beleza extraordinária - apesar de que o gato preto de olho azul é extremamente raro por uma questão genética. Seja qual for a cor da pelagem, uma coisa é fato: os olhos azuis sempre serão o destaque. É por isso que muita gente usa essa característica como inspiração na hora de escolher o nome do bichano. Nomes para gato branco de olho azul como Snow, Cristal e Aurora são garantia de sucesso. Se você tem vontade de ter um gato de olho azul, confira a seguir 10 raças com esse traço marcante.

1) Ragdoll: gato de olho azul é famoso por seu temperamento brincalhão


Ragdoll é um gato de olho azul com a personalidade divertida e amigável
Ragdoll é um gato de olho azul com a personalidade divertida e amigável

O Ragdoll é um dos gatos de olhos azuis mais famosos. Esse gato gigante tem um corpinho super peludo e uma pelanquinha na barriga que deixa o animal ainda mais fofo. A pelagem desse gato de olho azul pode ter variações de preto e branco ou chocolate e branco. Além da beleza única da raça Ragdoll, seu temperamento também chama a atenção. Super ativo, divertido e brincalhão, muitas pessoas comparam até mesmo a personalidade do Ragdoll com a de um cachorro. 

2) Siamês: o gato do olho azul mais famoso que existe 

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo


Siamês é um dos gatos de olhos azuis mais populares e queridos por todos
Siamês é um dos gatos de olhos azuis mais populares e queridos por todos

Ao pensar em “gato do olho azul”, há uma grande chance de que a imagem que vem na sua cabeça seja a de um Siamês. O gato Siamês é uma das raças de gato mais populares no Brasil e no mundo. Sua aparência sempre chama atenção com seu corpo esguio e alongado, além de sua pelagem branca ou creme com manchas escuras nas extremidades. Apesar de menos conhecido, a cor cinza claro também é uma possibilidade no Siamês. Assim, vemos o gato cinza de olho azul, sempre com as extremidades mais escurecidas. O Siamês não é tão querido à toa: o pet é sociável, amoroso e divertido. 

3) Persa: o gato branco de olho azul tem uma pelagem exuberante 

 


Persa é um gato com olhos azuis marcantes e pelagem volumosa
Persa é um gato com olhos azuis marcantes e pelagem volumosa

O gato Persa é conhecido por sua longa pelagem super volumosa, que dá um charme único e especial à raça. Além disso, tem uma personalidade encantadora, sendo um gato que se dá bem com crianças e fica amigo de qualquer um com facilidade. O gato branco de olho azul é o mais famoso, mas esse não é o único padrão existente. Na verdade, a cor do olho varia de acordo com a cor da pelagem. As cores do gato Persa são muito variadas, podendo se apresentar em diferentes padrões. Mas, normalmente, o gato Persa branco tem olhos azuis ou castanhos, enquanto o Persa cinza ou dourado tem olhos verdes ou um azul mais esverdeado. 

4) Himalaia: um dos gatos de olhos azuis mais dóceis que tem

 


O Himalaia é um gato do olho azul bastante amigável e super tranquilo
O Himalaia é um gato do olho azul bastante amigável e super tranquilo

O gato Himalaia é um dos principais representantes dos gatos de olhos azuis. Descendente do Persa e do Siamês, o Himalaia herdou os olhos azuis das duas raças. Com um corpo forte e uma pelagem bem longa, a raça pode ter algumas variações de cores, mas sempre tem as extremidades mais escuras que o resto do corpo - assim como o gato Siamês. Esse gato com olho azul tem um jeitinho mais tranquilo e dócil, garantindo uma convivência super fácil. 

5) Angorá: o típico gato branco de olho azul com porte esbelto

 


O Angorá é um gato branco de olho azul, mas também pode ter outras cores de pelagem
O Angorá é um gato branco de olho azul, mas também pode ter outras cores de pelagem

O gato Angorá é o típico gato branco de olho azul. A raça tem um porte esbelto que dá um ar de nobreza. O Angorá totalmente branco é o mais comum e ele sempre terá os olhos bem azuis ou verdes. Já nas outras cores de pelagem, os olhos do gato ganham um tom amarelado. Uma curiosidade sobre o Angorá é que a heterocromia (condição em que o gato tem cada olho de uma cor) é algo bastante comum. Por isso, não é raro ver o gato com olho azul e verde ao mesmo tempo. 

6) Birmanês: o gato com olho azul pode ter diferentes padrões de pelagem

 


O gato cinza de olho azul Birmanês é bastante procurado
O gato cinza de olho azul Birmanês é bastante procurado

O gato Birmanês é mais um dos gatos com olhos azuis que tem as extremidades mais escuras que o resto do corpo. Porém, uma característica marcante que o difere é a patinha branca, que dá a impressão de que ele está sempre calçando botas. O gato Birmanês pode ter diferentes cores de pelagem, como cinza, dourado, azul e preto. Por isso, até existe a possibilidade de ver esse gato preto de olho azul, mas, como explicamos, é algo muito raro. O gato cinza de olho azul é um dos mais procurados por sua aparência única e charmosa. A raça de gato Birmanês é mais territorialista, mas ao mesmo tempo é super amorosa e dócil com sua família.

7) Balinês: o gato de olho azul que se dá bem com qualquer pessoa

 


O gato de olho azul Balinês é super sociável e amoroso
O gato de olho azul Balinês é super sociável e amoroso

O Balinês é um gatinho de porte médio que pode ter diferentes padrões de cores de pelagem, mas sempre mais escura nas extremidades. Porém, independentemente da sua cor, sempre será um gato de olho azul. O formato do olho do gato também chama a atenção por ser mais oblíquo, tornando-o bastante marcante e atrativo. Quem diz que gato é reservado não conhece o Balinês, pois esse bichano adora socializar com todos ao seu redor. 

8) Khao Manee: esse gato de olhos azuis tem tendência a heterocromia

 


Uma das raças de gatos com olhos azuis menos conhecidas é o Khao Manee
Uma das raças de gatos com olhos azuis menos conhecidas é o Khao Manee

O Khao Manee não é muito popular, mas é uma das principais raças de gatos brancos. Seus pelos são bem uniformes e completamente branquinhos. O olhar é outra característica marcante do gato. Olho azul bem vibrante e brilhante chama a atenção de qualquer um. Apesar de ser um dos maiores representantes de gato branco de olho azul, o Khao Manee tem grande propensão a ter heterocromia, com um dos olhos azul e o outro com outra coloração.

9) Snowshoe: um gato de olho azul menos conhecido, mas super carismático

 


Snowshoe é um gato de olho azul marcante e super chamativo
Snowshoe é um gato de olho azul marcante e super chamativo

A raça de gato Snowshoe é recente e desconhecida por muita gente. Porém, com seu jeitinho extrovertido e brincalhão, logo encanta qualquer um. Esse gato de olhos azuis costuma ter a pelagem com tons de creme, lilás ou castanho. Mas o que chama atenção mesmo é a máscara escura em seu rosto que fica ao redor dos seus olhos azuis extremamente chamativos. O Snowshoe pode não ser famoso, mas é um dos gatos com olhos azuis mais marcantes que existem.

10) Bengal: o gato do olho azul com aparência de felino selvagem


O Bengal é um gato com olho azul que lembra bastante um leopardo
O Bengal é um gato com olho azul que lembra bastante um leopardo

O gato Bengal ou Gato-de-Bengala é um gato que parece um leopardo e o motivo é que ele surgiu justamente após o cruzamento de um gato doméstico com um leopardo. Com tantos cruzamentos, hoje existem diferentes tipos de Bengal. A enorme variedade da raça pode impactar na cor do gato. Olho azul é o mais comum, assim como o verde. Porém, ele pode apresentar outros tons, inclusive mais amarelados. Seja um gato com olho azul, verde ou qualquer outra cor, seu comportamento varia dependendo da sua proximidade com os gatos selvagens. Os mais domesticados costumam ser super dóceis e companheiros. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Mariana Fernandes

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Gato

As 7 raças de gatos que mais amam conviver com crianças - e os benefícios dessa relação são reveladoras

Para quem tem filhos e sempre quis ter um gatinho em casa, a boa notícia é que existem muitas raças de gatos que se dão bem com os p...

Gato

O motivo pelo qual os gatos amassam pãozinho revela um sentimento oculto sobre como eles veem os humanos

O gato amassando pãozinho é uma das características que mais despertam curiosidade sobre o universo felino. Se você não está acostum...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas