Os brinquedos para gatos são essenciais para estimular a mente e corpo do pet. Há quem pense que os felinos não ligam muito para esse tipo de coisa por serem mais reservados, mas a verdade é que jogos e atividades interativas são sempre muito bem-vindos na rotina dos bichanos. Tudo que o tutor precisa saber é como encaixá-los no dia a dia e, claro, escolher sempre os melhores brinquedos interativos para gatos. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com várias opções para divertir e distrair o seu pet!
Brinquedo interativo: gato se diverte com varetas e ratinhos de corda
Já ouviu falar na varinha para gatos? É um brinquedo interativo feito para o tutor brincar com o seu bichinho de estimação. Tem diferentes cores, tamanhos e modelos do acessório, mas o resultado sempre é muita diversão. O tutor segura a varinha, que normalmente carrega um brinquedinho que chama a atenção do gato nas pontas. Depois é só fazer movimentos sutis, que vão simular a ideia de uma presa a ser perseguida. O gatinho vai automaticamente se sentir interessado pelo acessório, e não vai querer parar de correr atrás da varinha até atingir seu objetivo.
Os ratinhos de corda também seguem essa mesma lógica, explorando o instinto de caça dos felinos. Basta puxar a corda do brinquedo e colocar no chão que o ratinho sai andando, e o gato vai atrás.
Bolinha com guizo e brinquedos para gatos com catnip são sinônimo de diversão
Quem pensa que só os cachorros são fãs de bolinhas está redondamente enganado. Os felinos também adoram esse tipo de brinquedo interativo: gato se sente muito estimulado com os barulhos do acessório, o que desperta seu lado caçador. Se seu amigo gosta de ficar atento a diferentes tipos de barulho, certamente vai gostar da bolinha com guizo.
Os brinquedos com catnip também são uma opção que os gatos amam! A erva de gato tem efeitos no comportamento felino e é capaz de deixar os animais mais ativos e instigados a brincar. Mas não se preocupe, a erva não é nem um pouco prejudicial para o organismo dos bichanos. Pelo contrário, vários acessórios são produzidos com catnip no seu interior para deixar os gatinhos mais interessados nos brinquedos (e funciona mesmo!).
Brinquedos para gatos: nichos, prateleiras e arranhadores estimulam os instintos felinos
Os gatos mantêm vários instintos naturais, mesmo depois da domesticação. Por isso, os melhores brinquedos interativos para gatos são aqueles que estimulam ainda mais esses instintos. A maioria dos felinos gosta de escalar, se esconder e observar tudo do alto, então a instalação de nichos e prateleiras acaba sendo uma boa forma de satisfazer as necessidades instintivas do pet.
Além disso, sabe aquela mania que o gato tem de arranhar tudo que encontra pela frente (inclusive sofás e móveis)? Isso pode ser facilmente resolvido com os arranhadores, que são brinquedos apropriados para lidar com as garras do bichano. Existem vários modelos diferentes que vão ajudar a estimular e divertir o seu gato..
Os brinquedos eletrônicos para gatos precisam de supervisão
Nem todo mundo acha que aparelhos eletrônicos e gatos são uma boa combinação, mas a verdade é que os bichanos simplesmente adoram brincar em smartphones e tablets. Existem aplicativos específicos com jogos para gatos em que o objetivo é “capturar” as presas que aparecem na tela, como peixes, insetos e ratos. Tudo que o gatinho precisa fazer é tocar na tela para simular a caça (alguns apps até emitem sons para instigar ainda mais os sentidos do bichano). A única atenção é com a tela, que deve estar devidamente protegida com uma película para evitar possíveis arranhões. Também é importante supervisionar a brincadeira para que não aconteçam possíveis acidentes, como quedas do aparelho. Não se esqueça de recompensar o seu gato a cada rodada da brincadeira. Os petiscos vão estimular o pet e não vão deixá-lo frustrado por não conseguir alcançar a "presa".
Redação: Juliana Melo