Adoção animal

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

Publicado - 17 Agosto 2023 - 15h01

Atualizado - 29 Abril 2024 - 12h32

O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência que chama atenção, além de ser uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, essa raça de gato exótica é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

Raio-x do gato Khao Manee

  • Origem: Tailândia
  • Pelagem: curta, lisa e bem assentada
  • Cores: branco
  • Personalidade: inteligente, curioso, apegado à família e brincalhão
  • Altura: 25 a 35 cm
  • Peso: 2,5 kg a 5 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 15 anos

Khao Manee: entenda a origem do felino desta raça

Uma das características mais marcantes do Khao Manee é justamente a sua origem: o gato é tailandês. Essa raça de gatos tailandesa surgiu no reino de Siam e era carinhosamente apelidada de “gato real do Sião”, o que não deixa dúvidas de que era um dos animais favoritos no país. Por ser um animal exclusivo da realeza, ele era considerado muito raro e fortemente protegido contra a exportação.

Por isso, diferente das outras raças tailandesas, como Siamês, gato Thai e Korat, o Khao Manee demorou um longo período para atravessar as fronteiras e só passou a ser conhecido no mundo ocidental em 1999 quando chegou aos Estados Unidos. Ainda assim, poucas associações felinas pelo mundo reconhecem a raça oficialmente.

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Pelagem branca e olhos marcantes são as principais características físicas do gato Khao Manee

O combo de pelagem branca e olhos de cores marcantes é a marca registrada do gato Khao Manee. Para muitas pessoas, é o que faz com que o felino tenha uma aparência fofa e apaixonante. Embora ele seja conhecido por ser um gato branco com olhos azuis, alguns animais desta raça podem apresentar um olho de cada cor, a famosa heterocromia.

O Khao Manee é um gato de porte médio, que possui corpo esbelto e musculoso, cabeça em forma de cunha e focinho triangular. Outro ponto que chama atenção no animal são as orelhas, que diferente das orelhas de outros felinos, são grandes, pontiagudas, bem separadas e eretas, o que dá a sensação de que o bichano está sempre em alerta. Quanto ao peso, as fêmeas podem ter de 2 a 3 kg, enquanto os machos costumam ser maiores e chegam a atingir 5,5 kg na balança.

Khao Manee é extremamente carinhoso e apegado aos donos

Para quem sonha em ter um companheiro cheio de amor para dar, o Khao Manee pode ser o gatinho ideal! Isso porque essa é uma das raças de gatos mais carinhosos e apegado aos donos. As crianças costumam adorar o gato Khao Manee, principalmente por causa do seu lado brincalhão e amigável. Não é à toa que essa também é uma das melhores raças para quem tem criança em casa.

Por ser bastante afetuoso, o bichano desta raça ama colo e valoriza cada segundinho ao lado dos seus humanos - por isso, não estranhe se ele te seguir por aí, assim como um cão costuma fazer. Justamente por esse motivo, se você passa o dia todo fora de casa, talvez não seja bom investir nessa raça. Khao Manee filhote, principalmente, depende de cuidados para não se sentir sozinho.

Outro diferencial deste felino é a sua preferência por brincadeiras interativas e o instinto caçador aflorado. Então já sabe, né? É importante investir em brinquedos interativos para gatos e reservar um período do seu dia para se divertir ao lado do seu bigodudo. Também é importante manter todas as janelas teladas, uma vez que esse lado caçador e aventureiro pode transformar o Khao Manee em um verdadeiro fujão.

 

Gato Khao Manee branco olhando para cima com seus olhos verde e azul
Khao Manee é uma das raças que é afetada pela heterocromia

 

3 curiosidades sobre o Khao Manee

1) O Khao Manee é um gato branco de olho azul, mas que também pode ter olhos verdes ou cor de âmbar.

2) Uma curiosidade é que é muito comum ver um gato com heterocromia dessa raça, que é quando o animal apresenta cada olho de uma cor diferente. 

3) O gato tem a mesma origem de outras raças bem famosas, como o gato Thai e o Siamês. Todos eles são tailandeses.

Khao Manee filhote: como cuidar e o que esperar do bichano?

O Khao Manee é um gatinho formidável desde filhote. Ele é bem curioso e explorador, e vai adorar conhecer cada cantinho da casa. Por isso, é importante colocar telas de proteção em todas as janelas por segurança. Tirando esse aspecto, é um bichano bem tranquilo e carinhoso com a família. Por isso, vale aproveitar muito bem todos os momentos com o pet.

Vale lembrar ainda que o Khao Manee filhote só pode ir para a casa nova depois de completar dois meses de idade. No momento inicial, ele deve ficar próximo à mãe por conta da amamentação. Já quando chegar na casa nova, é necessário fazer a transição com a papinha e depois incluir uma ração para filhotes na dieta do pet. Não esqueça também de dar todas as vacinas para gatos no período determinado pelo veterinário, assim como vermífugos. Outros itens importantes para compor o enxoval é caminha, caixa de areia, areia, arranhadores e brinquedos.

Gato Tailandês: qual a alimentação ideal para a raça?

 

Quanto à alimentação, os cuidados com o gato Khao Manee não são específicos e devem ser os mesmos de outras raças.  O principal deles é sempre deixar a ração e o pote de água limpos e frescos. Os felinos tendem a ter uma dificuldade maior em consumir água e, por isso, mantê-la sempre limpinha e fresca pode estimular o hábito. Além disso, é fundamental estar atento a qualidade e a quantidade de ração disponibilizada para o felino para evitar alguns problemas de saúde, como a obesidade. Já casos mais específicos, como filhotes, animais idosos, com problemas renais, neurológicos ou outros, o tutor deve consultar um médico veterinário de confiança e, assim, garantir que o seu bichano seguirá a dieta indicada para a sua situação. 

Filhotes de gato Khao Manee juntos
O Khao Manee filhote precisa de cuidados especiais nessa fase

Os cuidados necessários com a raça de gato Khao Manee

  • Escovação dos pelos: é fundamental manter uma rotina de escovação para garantir que a pelagem esteja sempre saudável. A frequência deve ser de, pelo menos, uma vez por semana com uma escova para gatos ou uma luva de escovar. 
  • Dentes: escovar os dentes de gato Khao Manee é importante para livrá-lo de problemas bucais desagradáveis, como as placas que ocasionam o tártaro.
  • Orelhas: a recomendação é verificar e limpar regularmente os ouvidos do gato da raça. Esse cuidado ajuda a evitar infecções na região, como a otite.
  • Unhas: o Khao Manee explora seus instintos e os arranhadores ajudam a desgastar as garras, mas ainda assim é importante avaliar o crescimento das garras e apará-las quando achar necessário.

Khao Manee: surdez pode ser motivo de preocupação para os tutores

Para a surpresa de alguns tutores, por trás de toda a beleza da pelagem branca do Khao Manee pode existir uma anomalia genética que causa a surdez. Acontece que a probabilidade de um gato branco de olho azul ser surdo é cinco vezes maior do que a de um gato com pelagem e olhos de outras cores. Por isso, o tutor deve observar pequenos hábitos do seu amigo e, assim, tentar descobrir possíveis sinais de surdez no animal.

Nesse caso, além de não reagir a estímulos auditivos, o gato surdo costuma miar mais alto do que o normal. Além disso, é importante buscar a ajuda de um médico veterinário caso tenha qualquer dúvida sobre a audição do seu pet. Desta forma, você garante que o seu pet tenha o diagnóstico, cuidados e tratamento adequado.

O que mais você precisa saber sobre a saúde do Khao Manee

A pelagem branca é uma das características mais marcantes da raça. Por isso, é comum que o gato Khao Manee possua uma tendência maior a desenvolver problemas de pele, como câncer, devido à falta da pigmentação que protege das lesões celulares causadas pela radiação solar. Nesse caso, é importante evitar o excesso de exposição ao sol e estar atento à qualquer sinal de lesão ou aumento de pigmentação, especialmente perto das orelhas do bichano. Você pode consultar um veterinário de confiança sobre o uso de protetor solar para gatos.

Khao Manee: preço do bichano pode ser alto

O Khao Manee é uma raça de gato muito rara e difícil de ser encontrada em gatis comuns. Por isso, o preço de um filhote costuma ser bem caro e pode variar entre US$7.000 a US$10.000. Essa variação vai depender, principalmente, da linhagem do animal, já que gatos que são descendentes de campeões costumam ter um custo mais elevado. Vale lembrar que para adquirir um gato de raça com segurança, como o Khao Manee, é importante procurar um gatil confiável e que seja responsável com os animais.

Perguntas e respostas sobre o Khao Manee

Como saber se meu gato é um Khao Manee?

Para identificar o gato Khao Manee, é importante saber que a raça é conhecida por ter os pelos bem braquinhos, curtos, lisos e bem assentados ao corpo. Ele é um gato de estatura média, com orelhas triangulares e focinho rosado, ligeramente curvado. A raça é musculosa e tem os olhos claros.

Quantos anos vive um Khao Manee?

A expectativa de vida do gato Khao Manee é de 10 a 15 anos. É importante frisar que a longevidade dos bichanos depende muito dos cuidados que cada animal recebe ao longo da vida. Isso incluir manter a frequência das consultas veterinárias, tabela de vacinas em dia e ter uma alimentação de qualidade, além de receber os estímulos físicos e mentais certos no dia a dia.

Qual o nome da raça de gato branco do olho azul?

As raças de gato de olho azul com pelos branquinhos sempre chamam a atenção, e o Khao Manee é uma delas. Outras possibilidades são o Ragdoll, gato Persa o Angorá. Todos eles são bichanos fascinantes!

É raro gato com heterocromia?

Existem vários casos de gato com heterocromia. A condição é mais comum em algumas raças e pelagens. No caso do Khao Manee, a raça é bem propensa a isso, por isso é relativamente fácil encontrar um desses bichanos com os olhos de duas cores diferentes.

Redação: Úrsula Gomes

Publicado originalmente em: 10/07/2020
Atualizado em: 17/08/2023

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas