Adoção animal

Kangal: tudo sobre o cachorro da mordida mais forte do mundo

Publicado - 07 Novembro 2023 - 15h25

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Já ouviu falar no Kangal, cachorro com a mordida mais forte do mundo? Pois é, se você ainda não o conhece, a raça é famosa por ter uma mordida realmente poderosa. Além disso, o animal tem uma força de dar inveja em qualquer outro cãozinho aliada a uma aparência bem imponente. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, não é porque o Kangal Turco é forte que ele é necessariamente agressivo. Na realidade, esse é um dog que pode se tornar um grande companheiro, já que, além de ótimo cão de guarda, ele tende a ser muito leal aos humanos.

O Kangal não é tão popular por aqui, mas uma coisa nós garantimos: mesmo com um jeitinho reservado, esse cachorro é capaz de conquistar muitas pessoas. Quer conhecer melhor o cachorro Kangal? Altura, preço, cuidados, força, comportamento: é só acompanhar tudo no guia abaixo!

Raio-X do cachorro Kangal

  • Origem: Turquia
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossoides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: áspera com subpelo denso
  • Cores: dourado, bege e fulvo
  • Personalidade: corajoso, protetor, determinado, leal e territorialista
  • Altura: 65 a 78 cm
  • Peso: 40 a 60 kg
  • Expectativa de vida: de 10 a 13 anos

Kangal Turco: conheça a origem da raça

Assim como acontece com a maioria das raças de cachorro, não é possível dizer com certeza como o Kangal surgiu, mas especula-se que foi na Turquia - e é por isso que ele também recebe o nome de Kangal Turco. Pouco se sabe sobre a mistura que originou a raça, mas acredita-se que pelo menos dois grupos de cachorros grandes tenham participado disso: o Mastim Inglês e os Molossos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Com um porte grandioso e dono de uma enorme força, o Kangal “dog” já exerceu várias funções ao longo da história. Além de acompanhar o exército em missões, eles também atuavam como cão de guarda, protegendo o território de possíveis invasores, e auxiliavam no pastoreio, cuidando do rebanho. Por esse motivo, ele também recebe o nome de Pastor de Kangal.

Como o próprio nome já indica, o cachorro Kangal tem esse nome em homenagem à cidade de Kangal, localizada na província de Sivas, na Turquia. Foi neste local que o cãozinho passou a ganhar destaque, e pouco tempo depois virou um verdadeiro símbolo do país. Não é à toa que até hoje ele é representado de várias maneiras, como em cartões postais e selos.

Características físicas do Kangal não se resumem apenas à força

O Kangal pode ser definido como um cachorro gigante, alto, robusto e bastante musculoso. Ele tem um corpo com formato retangular e um físico perfeito para exercer o trabalho de cão de guarda. Além disso, como é de se esperar, o cachorro com a mordida mais forte do mundo possui uma cabeça e mandíbula bem desenvolvidas, com tamanho grande e uma potência invejável.

Ainda sobre o Kangal, tamanho da raça é realmente impressionante. Ele pode ter uma altura que varia entre 65 e 78 cm (com dois centímetros de tolerância, tanto para mais quanto para menos). Já o peso pode ser de 40 a 60 kg. Ou seja, também é um cão bastante pesado e forte!

O cachorro Kangal tem toda a extensão do corpo coberta por uma pelagem grossa e áspera, com subpelo denso. Geralmente, o comprimento dos pelos é de 3 a 7 cm, mas isso pode variar de acordo com as condições climáticas de cada região. Já o padrão de cores do cachorro não é muito extenso: o Kangal deve ter uma única cor, podendo apresentar tons de dourado, bege e fulvo.

Fotos de Kangal

Kangal Turco em cima de gramadoKangal andando pela praiaKangal Turco ao ar livreCachorro Kangal em cima de montanhaKangal perto de ovelhasKangal Turco deitado no chão

 

Personalidade do Kangal Turco é marcada por independência, lealdade e instinto protetor

 

  • Convivência

Apesar da sua força, o Kangal não é um cachorro agressivo. Na verdade, ele é corajoso, com uma postura firme e um instinto protetor aguçado. Ele faz de tudo para proteger quem ama e pode adotar um comportamento territorialista em algumas circunstâncias, principalmente por causa do seu passado como cão de guarda. O problema é que isso muitas vezes acaba se confundindo com um jeitinho bravo e impetuoso, mas não é bem assim que o cachorro Kangal é.

Em situações rotineiras, o Kangal Turco é bem calmo e tranquilo. Completamente fiel à família, ele pode se apegar aos humanos com certa facilidade, mas não é um cachorro carente ou grudento. Pelo contrário, a raça é bem independente e capaz de se virar muito bem sozinha.

Vale lembrar que o modo de criação também influencia no comportamento do animal. Cães que são criados com afeto e amor normalmente agem da mesma forma; enquanto um cachorro que é criado de maneira bruta e violenta tem mais chances de agir da mesma maneira. Por isso, criar o cachorro Kangal da forma certa e com muito carinho faz toda a diferença!

  • Socialização

Mesmo sendo um cachorro que tem uma ótima relação com os humanos, no geral, o Kangal não se dá muito bem com outros animais. Isso está muito ligado ao seu instinto de territorialidade, já que ter que “dividir” seu espaço com outros cachorros está longe de ser algo bem-vindo na rotina da raça. Por esse motivo, a socialização do cachorro Kangal filhote é essencial nos primeiros meses de vida para que o cãozinho cresça acostumado a lidar com diferentes tipos de pessoas e animais de estimação. Isso vai melhorar a convivência dele com outros pets e até mesmo evitar a manifestação de comportamentos agressivos.

  • Adestramento

O Kangal é um cachorro que costuma ser muito inteligente! Não é à toa que ele era utilizado para o pastoreio de rebanhos antigamente, um trabalho típico de cães que têm uma inteligência fora do comum. A raça de cachorro Kangal aprende comandos com facilidade, e tem uma outra característica que a torna perfeita para o adestramento de cães: ela é muito obediente! Ainda assim, a melhor fase para ensinar truques ao cãozinho é quando ele é um filhote de Kangal.

4 curiosidades sobre o cachorro Kangal

  1. O Kangal é o cão mais forte do mundo. Avaliar a força de uma mordida não é tão simples, mas de acordo com uma escala específica, o Kangal tem força de 743 PSI, enquanto o Pitbull só alcança 250 PSI.
  2. O cachorro Kangal Turco só é legalizado na Turquia, por isso é muito difícil encontrar exemplares da raça em outras partes do mundo.
  3. O Kangal suporta baixas temperaturas, mas não se dá muito bem com o calor.
  4. Apesar de grande, o Kangal Turco não é um cachorro hiperativo e que precisa gastar energia exageradamente como outras raças de mesmo porte.

Filhote de Kangal: o que esperar e como cuidar do cãozinho?

Antes de levar um cachorro filhote para casa é importante ter uma série de cuidados, e com o Kangal isso não é diferente. Mesmo sendo um cachorro grande e que normalmente tem mais facilidade em viver no quintal, é importante providenciar um cantinho acolhedor para o cachorro Kangal filhote. Além de uma casinha apropriada, o tutor não pode esquecer de uma cama, potes de ração, bebedouro, brinquedos e outros itens de higiene básica, como um tapete higiênico para cachorro ou cortador de unhas.

Também é importante ter um cuidado especial com a alimentação do filhote de Kangal, que deve ser apropriada para a fase do animal e seu porte, seguindo todas as orientações do veterinário. Lembre-se que a amamentação nas primeiras semanas é indispensável, e somente depois da transição com a papinha é que o doguinho pode começar a comer a ração seca. Outro cuidado é aplicar todas as vacinas para cachorro, bem como vermífugo, e fazer um check-up da saúde do Kangal Turco filhote para saber se ele está perfeitamente saudável.

Mais fotos de cachorro Kangal

Dois filhotes de Kangal juntos no gramadoKangal filhotes pertoFilhotes de Kangal com a boca aberta no gramadoKangal filhote sentado ao ar livreDois filhotes de Kangal interagindoKangal em dia ensolarado

 

Cuidados básicos com a rotina do Kangal

 

  • Escovação: como o Kangal tem uma pelagem dupla, a escovação deve ser mais frequente para manter a aparência dos pelos bonita e saudável. O cuidado deve ocorrer de três a quatro vezes por semana para evitar os pelos espalhados pela casa.
  • Banho: a frequência do banho no cachorro Kangal não precisa ser tanta, podendo acontecer a cada dois ou três meses. Tudo vai depender da necessidade do seu cãozinho.
  • Dentes: o Kangal, assim como qualquer outro cão, pode acumular placa bacteriana na superfície dos dentes, que pode se transformar em tártaro em cachorro. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se escovar os dentes do animal três vezes por semana.
  • Unhas: unhas muito compridas podem incomodar o cachorro Kangal. Observe quanto tempo demora para as garras crescerem e corte as unhas dele com certa frequência.
  • Calor: o Kangal tem baixa tolerância ao calor. Ele não deve ser criado em lugares muito quentes, e é importante oferecer muita água para o pet durante o verão.

O que você precisa saber sobre a saúde do Kangal Turco?

Por ser um cachorro grande, o Kangal Turco pode sofrer com alguns problemas comuns em cães com essa estatura. Os mais frequentes são problemas ósseos, como displasia coxofemoral em cães, luxação de patela e artrite. Para diagnosticar e tratar essas condições o quanto antes, os check-ups devem ser feitos regularmente. Além disso, apesar de não ser um cão com tanta disposição quanto outras raças, o Kangal deve ser estimulado fisicamente com frequência. Isso significa que passeios e outros exercícios precisam ser incentivados pela família.

Com todos os cuidados e o devido acompanhamento veterinário - bem como o reforço de vacina anual -, o cachorro Kangal pode chegar aos 13 anos de vida (ou até mais, já que essa é só uma estimativa).

Kangal: preço do cachorro é alto e a exportação da raça é proibida

Quando se trata do Kangal Turco, preço não é algo muito discutido porque a Turquia proíbe a exportação da raça para outros lugares do mundo. É por isso que esse animal é tão raro fora do seu país de origem. Não existem criadores da raça no Brasil, e caso você queira muito um exemplar de Kangal para chamar de seu, saiba que o valor não será em reais. O preço geralmente é tabelado em euros, e ainda por cima deve ter alguns impostos inclusos. Convertendo, o preço do Kangal pode chegar a R$ 5 mil, e a transação deve ser feita com muita cautela.

Vale lembrar que quando falamos de um filhote de Kangal, valor costuma ser superior ao de um animal já adulto. Se ele já tiver tomados as vacinas, vermífugos e tiver sido castrado, também pode ter um valor elevado. O mesmo vale para as fêmeas, que custam mais do que os cachorros machos, no geral.

Perguntas e respostas sobre o Kangal Turco

É permitido ter um Kangal no Brasil?

O Kangal, filhote e adulto, é uma raça que fica sob proteção nacional na Turquia. O país proíbe que a raça seja exportada para outros lugares, de forma que possíveis interessados no animal precisam comprovar que têm como arcar com a importação e garantir que não existirá o cruzamento com outros animais.

Qual é o cachorro mais forte que o Kangal?

Sobre a força do Kangal, mordida tem uma medição inquestionável e ele é o mais forte do mundo. Contudo, existem outros cachorros fortes por outros motivos, como o Mastim Inglês que pesa até 100 kg e é bem forte. Além dele, também tem o Malamute do Alasca, que é usado para puxar trenós e tem uma força enorme.

Por que o Kangal é tão forte?

No Kangal, força de mordida pode chegar a 746 PSI. Esse cão é capaz de exercer uma força muito grande com a mandíbula, por isso ele é muito forte. O segundo cachorro na lista é o Cane Corso, que chega a 700 PSI — mas que não é páreo para o Kangal, cachorro mais forte do mundo.

Qual é o preço de um Kangal?

Por ser um cachorro que não é comercializado no Brasil e sim importado da Turquia, quando falamos do cachorro Kangal, preço é calculado em euros. É possível encontrar cães a partir de 1.000 euros no seu país de origem.

Publicado originalmente em: 27/06/2022
Atualizado em: 07/11/2023

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas