A infecção urinária em gatos, também conhecida como obstrução do trato urinário, é um problema mais comum do que se pensa. Ela é uma doença que geralmente acontece devido à baixa ingestão de água desses animais, mas que também pode estar atrelada a outros fatores, que variam desde causas bacterianas a fúngicas. Para entender um pouco mais sobre esse quadro, conversamos com a veterinária Izadora Souza, do Rio de Janeiro, que esclareceu algumas informações sobre a doença. Veja o que ela disse sobre a infecção urinária em gatos a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Infecção urinária em gatos: o que é e os principais sintomas da doença

De acordo com Izadora, a infecção urinária em gatos é uma doença que surge devido a um micro-organismo - geralmente uma bactéria - que se desenvolve no trato urinário desses animais. “A causa mais comum de infecção urinária em gatos é a bacteriana, mas ela não é a única. Em casos mais raros, pode haver envolvimento de outros micro-organismos, como fungos, por exemplo. É importante determinar a causa para conduzir o tratamento adequadamente”, explica.

Já os sintomas da doença são bastante semelhantes ao que acontece com os humanos. Veja alguns sinais de que seu pet pode estar com infecção urinária:

• Aumento da frequência urinária com diminuição do volume

• Dor ao urinar

Urinar em locais estranhos

• Presença de sangue na urina

• Mudança de coloração, odor e textura da urina (em casos mais avançados)

A percepção do tutor é muito importante nesse momento. Notou que o seu bichano está com um ou mais destes sintomas? Separe um tempinho para levá-lo ao veterinário. Só assim será possível ter certeza do que está acontecendo com a saúde do animal e, então, iniciar o tratamento mais adequado.

 

Para tratar a infecção urinária em gatos, remédio prescrito por veterinário pode ajudar

Para tratar a infecção urinária em gatos, remédio prescrito por veterinário pode ajudar

 

 

Entenda a importância do diagnóstico da infecção urinária em gatos e como ele é feito

 

Segundo Izadora, os gatos costumam sofrer bastante com duas doenças bastante parecidas, que é cistite não-infecciosa e infecção urinária. Apesar de terem sintomas semelhantes, os tratamentos são diferentes para cada quadro e, por isso, cabe ao veterinário distinguir essas doenças. 

Além do mais, vale lembrar que a infecção urinária pode ser causada por diferentes fatores (como bactérias e fungos), e isso também pode influenciar na hora de determinar o medicamento para tratar a infecção urinária em gatos. Dessa forma, o diagnóstico correto da doença é fundamental para que o tratamento seja bem sucedido. “O diagnóstico é feito pelo histórico do animal e exame clínico, somado a exames complementares de sangue, urina e imagem”, esclarece a veterinária.

Remédio para infecção urinária em gato deve ser indicado por veterinário

Se o seu gatinho está com uma infecção urinária, remédio pode ser uma boa alternativa para tratar a doença. Contudo, não podemos esquecer que, como a causa pode variar, o tipo de medicação também varia. O antibiótico para infecção urinária em gatos, por exemplo, pode funcionar perfeitamente se a causa for bacteriana. Mas ainda assim, muitas vezes é necessário identificar qual é a bactéria envolvida, pois isso pode influenciar na escolha do antibiótico a ser usadoJá se a causa for outra, o remédio para infecção urinária em gatos também deve ser distinto e de acordo com a origem do problema. “A medicação em casa é altamente desaconselhável, não só pela provável ineficácia (só o veterinário conseguirá determinar se o animal tem infecção urinária e de qual tipo) mas também pela falta de conhecimento em doses, tempo de tratamento e toxicidade do produto para determinada espécie”, alerta Izadora.

Saiba como prevenir a infecção urinária em gatos!

Felizmente, existem algumas formas de prevenir a infecção urinária em gatos. A primeira delas é evitando o estresse dos felinos. “Gatos são animais que se estressam com mudanças de rotina e adição de novos animais ao grupo. Embora eles sejam ótimos em disfarçar, a imunidade fica muito baixa e torna os gatos suscetíveis a doenças”, explica Izadora. Além disso, outro fator importante na prevenção da infecção urinária é a ingestão de água, que precisa ser incentivada pelos tutores. Uma boa forma de fazer isso é investindo em fontes de água para gatos ou espalhando potinhos pela casa.

Por último, mas não menos importante, a veterinária destaca que os gatos precisam ter liberdade para usar o banheiro sempre que precisarem. “Caixa de areia sempre limpa, em quantidades adequadas para o número de gatos, em locais de fácil acesso e não permitir que outros gatos intimidem os colegas na hora de fazer xixi”, orienta.

Redação: Juliana Melo