Gato

Infecção urinária em gatos: por que é tão comum, como prevenir...

Publicado - 16 Setembro 2019 - 19h14

Atualizado - 18 Abril 2024 - 14h21

Muito se fala sobre cuidados com a saúde do sistema renal e urinário do gato. Uma série de pequenos detalhes preventivos são recomendados por veterinários como o incentivo para beber água fresca e oferecer ração úmida com uma certa frequência. Para nos explicar melhor o que é, por que acontece e como prevenir, convidamos o veterinário urologista Igor Wirth, do Rio de Janeiro, para esclarecer essas questões.

Por que a infecção urinária em gatos é tão comum?

A infecção urinária do tipo bacteriana é mais comum em gatos idosos com doenças crônicas ou cálculos urinários, já nos gatos mais jovens, esse tipo não é comum. Nesses casos, a infecção urinária que mais acontece é a Síndrome de Pandora. “Trata-se de uma cistite intersticial, que se apresenta com muita semelhança a uma cistite bacteriana, mas que na verdade não é”, esclarece Igor. Essa síndrome, normalmente, é causada por quadros de estresse e ansiedade e pode acontecer várias vezes durante a vida do animal.

Infecção urinária em gatos: sintomas mais comuns

Os sintomas, tanto da infecção urinária bacteriana quanto da Síndrome de Pandora são:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Dor;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Redução do volume de urina;
  • Urinar no local errado;
  • Barulhos vocais ao urinar;
  • Sangue na urina.

Ao perceber algum desses sinais, o veterinário deve ser consultado. Para confirmar o quadro de infecção urinária, é comum que solicitem exames de urina, sangue e de imagem.

Síndrome de Pandora: conheça essa doença que pode ser confundida com a infecção urinária


 

Gato prostrado deitado no sofá sendo confortado por tutora

 

A Síndrome de Pandora é mais comum acontecer em gatos mais jovens e que, normalmente, estão passando por algum quadro de estresse e os mais típicos são: 

  • mudanças da rotina como: viagem do tutor;

  • mudança do ambiente (mudanças, obras);

  • chegada de um novo animal ou humano (veja aqui como adaptar gato e cachorro juntos);

  • qualquer outra situação diferente da que o gato está acostumado.  

“Os animais acometidos pelo problema podem manifestar a síndrome diversas vezes ao longo da vida, pois existe uma predisposição. O tratamento visa a retirada do fator de estresse e o uso de antibióticos acaba sendo inútil e até prejudicial para os animais”, explica o veterinário.

Ele também destaca que é muito comum atender tutores com muitos gatos sob situações de estresse contínuo, com uma vida confinada num apartamento e na convivência forçada com diversos outros gatos e/ou cães no mesmo espaço e isso acaba gerando um estresse diário para o animal. “Gatos são animais de vida solitária, caçadores e muito higiênicos, logo, ambientes tumultuados podem não ser agradáveis para alguns deles e muitos dos casos que parecem infecções ainda podem estar ligados a fatores comportamentais, principalmente em gatos não castrados”, esclarece Igor.

Nesse ponto, precisamos pontuar que é de extrema importância a adoção ou compra responsáveis. Gatos e cachorros são animais extremamente sensíveis e que, desde o primeiro dia com a nova família, serão dependentes. Aos tutores, cabe a responsabilidade de preservar a saúde, desenvolvimento e segurança física e emocional deles. Por isso, nunca se comprometa com um animal sem ter certeza de querer esse compromisso. Brincadeiras e um ambiente enriquecedor podem ajudar a desestressar os gatos.    

Infecção urinária em gatos: como prevenir?  

Para o veterinário Igor Wirth, o enriquecimento ambiental adequado e o acesso facilitado às caixas sanitárias e à água são essenciais para minimizar o aparecimento dos problemas urinários. “A ingestão de água deve ser sempre incentivada em gatos. Sua origem é desértica e são animais que suportam a restrição hídrica por longos períodos. Na natureza, sua principal fonte de água vinha da caça, junto ao alimento, então, oferecer comida úmida é bastante indicado e deve ser habitual na vida da maioria dos gatos. O uso de fontes também é bastante eficiente. O barulhinho da água corrente e a água fresca são atraentes para eles, mas sua funcionalidade é variável de acordo com cada gato”, explica. 

Infecção urinária em gatos: qual o tratamento?


 

Gato doente deitado enquanto é acariciado por tutora

 

Igor esclarece que “o tratamento depende da causa e das consequências das cistites e cada caso deve ser visto de forma individualizada com exames de urina, imagem e sangue. Na Síndrome de Pandora, o tratamento visa a retirada do fator de estresse, enriquecimento ambiental e mudanças do manejo. O uso de feromônios sintéticos ou até mesmo ansiolíticos e antidepressivos podem ser necessários em alguns casos. Já os tratamentos de infecções bacterianas devem ser tratadas com antibióticos e com averiguação do manejo do animal”.  

Infecção urinária em gatos machos pode haver outras complicações  

O veterinário pontua que nos gatos machos, podem aparecer fatores de complicação como as obstruções urinárias, por exemplo. O diâmetro reduzido da uretra peniana, descamações do trato urinário, coágulos, cristais ou cálculos renais podem impedir a passagem da urina. “Esses são casos de emergência que devem ser tratados de forma imediata e podem levar o animal a solução cirúrgica em alguns casos”, completa. 

Ele também ressalta que Independente da situação, os problemas urinários exigem atenção especial com a oferta de água fresca e sanitários dos gatos para que o tratamento seja bem sucedido e evitar evitar novas crises.  

Infecção urinária em gatos: como saber se o seu gato está bebendo pouca água  

Até existem alguns gatos que costumam beber, mas muitos não têm esse hábito por pura preguiça. Por isso, é importante observar o comportamento deles ao longo do dia e perceber se o pote fica em um lugar que eles gostam de ir ou se é um lugar que eles têm medo. No começo, pode experimentar diversos pontos da casa e perceber qual o lugar preferido deles. 

Mas, como lembra o veterinário urologista, “a forma mais eficiente de avaliação da baixa ingestão hídrica é o exame de urina, que pode demonstrar uma urina super concentrada e muitas vezes com presença de cristais ou até mesmo cálculos urinários em decorrência disso. O baixo volume de urina na caixa sanitária pode ser um indício de que está bebendo pouca água. Mas, temos que estar atentos, pois gatos diabéticos, doentes renais crônicos e hipertireoideos podem apresentar volume de urina maior do que o normal mesmo com baixa de ingestão hídrica”, destaca. 

Qual a quantidade ideal de água que um gato deve beber por dia  

O ideal é que um gato beba cerca de 100 a 200ml de água por dia, no mínimo. Essa quantidade varia de acordo com o tamanho do animal. Lembre-se de sempre estimular o seu gato a beber a maior quantidade possível de água.  Se eles gostarem de beber água quando a torneira ou o chuveiro estão ligados, não brigue com eles e cogite a compra de uma fonte elétrica caso ainda não tenha. 

Como incentivar o consumo de água em gatos

 

Gato laranja se aproximando de fonte de água

 

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas