Gato

Gato Siamês e vira-lata: como identificar cada um?

Publicado - 18 Agosto 2023 - 12h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O gato Siamês é uma das raças mais populares no Brasil. Já a raça de gato SRD (Sem Raça Definida), o famoso gato vira lata, também não fica para trás. Você com certeza já deve ter se esbarrado por aí com um filhote de gato vira-lata que tem as características do gato Siamês (olhos azuis, pelagem acinzentada e extremidades num tom mais escuro). Esse é um Siamês mestiço, conhecido como Sialata, uma mistura entre os dois.

Mas como diferenciar os tipos de gatos Siameses e vira-latas? Para não haver mais dúvidas e conhecer tudo sobre gato Siamês e sialata , reunimos todas as informações sobre o assunto. Agora você vai descobrir como saber se o gato é Siamês ou vira-lata. Confira!

Por que o Sialata é tão comum?

A raça de gato SRD é aquela que não é considerada uma raça pura, ou seja, passou por uma mistura de uma ou mais raças. Isso significa que os tipos de gatos vira-latas podem ter uma linhagem variada formada por raças diferentes. Por isso, cada gato sem raça definida possui traços únicos que remetem aos diferentes tipos de gatos presentes em sua árvore genealógica. Para um animal ser de raça é preciso que toda a sua linhagem não tenha nenhuma mistura durante os cruzamentos, o que chamamos de linhagem “pura”. Essas são as condições para que o animal receba o selo pedigree. Porém, é muito comum ver um gato vira-lata com características típicas de um gato da raça Siamês.

Imagem Quiz:Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A origem do Siamês remonta da Tailândia e é considerada uma das raças de gato mais antigas do mundo. Ele inclusive é muito confundido com outra raça de gato antiga, a Thai, que tem parentesco com o Siamês. Comparando gato Thai e Siamês, diferença fica mais perceptível no corpo, pois o Thai tem o porte mais atlético. Como desde a origem dos gatos siameses até hoje se passou muito tempo, é normal que a raça tenha cruzado com outras.

O gato Siamês mestiço é tão comum que recebe até um nome: Sialata (gato Siamês com Vira-lata). Mas afinal, por que o Sialata é tão comum? A explicação para isso é simples: essas características típicas do gato Siamês puro são facilmente passadas geneticamente nos cruzamentos. Ou seja, quando o Siamês verdadeiro cruza com uma outra raça de gato, as características da raça Siamês tendem a ter muita influência no filhote que vai nascer. Por isso, é tão normal vermos um gato Sialata por aí, já que seja qual for a raça que um gato Siamês cruzar, suas próprias características vão se destacar bastante.

Características físicas do gato: raça Siamês e gato vira-lata possuem diferenças na aparência

O gato Siamês é conhecido por sua pelagem e também por ser um gato de olhos azuis. O olho do gato Siamês, vesgo e azul penetrante, é a característica mais semelhante encontrada no Sialata. Porém, existem outras características que podem ajudar a identificar se realmente é um gato Siamês puro ou um vira-lata. Gato Siamês tem pelagem branca, acinzentada ou creme (amarela) na maior parte do corpo e marrom nas extremidades (patas, focinho, olhos, rabo e orelhas).

A extremidade escura está presente no gato Siamês branco, gato Siamês amarelo ou no gato Siamês cinza. Assim, também podem ser considerados gato Siamês preto e branco, gato Siamês branco e cinza, amarelo e marrom, e por aí vai. No gato Siamês, pelo longo não é uma característica - eles sempre serão curtos. A raça de gato Siamês também apresenta outras características: nariz, cauda e patas finas e orelhas grandes e pontudas. Além disso, no Siamês o corpo é alongado, assim como seu rosto, que tem formato triangular.

Pode ser difícil diferenciar um gato vira-lata e um de Siamês legítimo visualmente, já que as características acabam sendo muito parecidas. A principal maneira de como saber se o gato Siamês é puro é constatar se ele tem todas as características da raça descritas acima - normalmente, os criadores registrados possuem dados da genealogia do animal para garantir que ele é “puro”.

O gato Siamês misturado com vira-lata têm certas características do Siamês puro, como cor da pelagem, mas também tem formato diferente do focinho, orelhas e do próprio corpo. Além disso, é comum ver um vira-lata Siamês peludo e com corpo menos alongado. Os gatos Siameses normalmente têm a pelagem mais curta e rente ao corpo. Por isso, se você encontrar um gato Siamês peludo, é bem provável que ele seja um gato Sialata!

Veja fotos de gatos Siamês puro e vira-lata!

 

 

O gatinho Senador é um legítimoO Tom tem características comportamentais muito parecidas com um SiamêsFotos de gatos Siamês sempre nos fazem apaixonar por seus olhos azuisNas fotos de gatos siameses da para ver as extremidades mais escuras que o resto do corpoO gato Siamês puro tem a cabeça mais alongada do que o Sialata

 

Gato Siamês misturado ou puro possuem personalidades bem parecidas

Além dos traços físicos típicos da raça, o temperamento do gato Siamês é único. O Siamês é conhecido por ser extremamente amigável e dócil. Além disso, o gato da raça Siamês é uma das raças que amam brincar e amam se divertir, além de serem muito sociáveis e inteligentes. Mas, mesmo assim, o gato Siamês pode ficar arredio e com ciúme do dono caso não tenha o hábito de lidar com outros humanos ou animais.

Definir a personalidade da raça de gato vira-lata é mais difícil porque podem ter diferentes comportamentos que variam para cada um. Porém, é comum que o Sialata possua uma personalidade mais próxima a de um Siamês, já que compartilham alguns traços genéticos. Portanto, é normal encontrar um gato vira-lata Siamês bem animado, sociável e companheiro. Assim como o Siamês, também costuma ser dócil. Mas como metade da sua genética não vem de gatos siameses, outros comportamentos podem vir à tona. É uma caixinha de surpresa! De qualquer forma, seja um gato mestiço Siamês ou um Siamês puro, é preciso lembrar que saber como socializar gatos é muito importante.

Gato Siamês filhote: branco será a cor de sua pelagem até os 5 meses

Se diferenciar o Siamês puro do Sialata pode ser complicado quando adulto, saiba que é ainda mais quando filhote, pois as características físicas são mais parecidas. O filhote de gato Siamês nasce totalmente branco e, ao longo da vida, mais especificamente, a partir dos 5 meses de idade, suas extremidades começam a ficar mais escuras, com coloração amarronzada. Assim, o gato Siamês filhote branco vai ganhando outra coloração. Isso se deve a um gene (presente em qualquer Siamês: branco, cinza ou creme) relacionado à temperatura corporal, de modo que as extremidades, que são regiões de temperatura mais baixas, ganham essa coloração.

Mas como isso só é mais perceptível no adulto, a diferenciação fica mais difícil ainda no filhote. No gato vira-lata cinza, branco ou amarelo isso também acontece. A pelagem sempre curta também é uma característica da raça, tanto no gato Siamês filhote como nos adultos. O gato Siamês filhote puro e o Sialata filhote possuem um jeitinho dócil e que se dá bem com a família. É importante lembrar que a ração para gato Siamês filhotes - puro ou vira-lata - deve ser oferecida de acordo com sua idade.  

 

Existe filhote de gato Siamês branco, preto, cinza ou outras coresFotos de gatos siameses filhotes - original ou vira-lata - sempre destacam seus olhos azuis marcantesO filhote de Siamês original tem o rosto mais triangular e corpo alongadoO filhote de vira-lata Siamês costuma ter corpo menos alongado e traços menos marcadosFoto do gato Siamês filhote mostra como eles nascem branquinhos

 

Vira-lata ou puro, gato Siamês costuma ser saudável 

Muitas pessoas acreditam que os gatos vira-latas são mais saudáveis que os de raça. Apesar de que muitos gatos vira-latas realmente possuírem uma saúde mais forte, isso não é uma regra. Assim como qualquer gato de raça, vira-lata também precisa de cuidados específicos e acompanhamento veterinário frequente. Além disso, o gato vira-lata pode ter propensão a adquirir doenças comuns à raça de seus pais. Assim, o Sialata pode ter problemas semelhantes ao Siamês.

Os gatos siameses possuem tendência a desenvolverem doenças respiratórias (como asma felina), no fígado e rins (como amiloidose) e no coração. Portanto, seja um Siamês puro ou um Sialata, gato precisa de consultas frequentes no veterinário. Além disso, quantos anos vive um gato Siamês? Gato da raça, no geral, possui uma vida longa, podendo chegar de 15 até 20 anos. 

Gato Siamês X Sialata: como reconhecer cada um?

Para distinguir se o gato é Siamês ou vira-lata, você vai precisar prestar atenção a alguns detalhes que muitas vezes são bem sutis. Portanto, aqui vai um resumo do que você deve se atentar na hora de reconhecer um gato Siamês ou um vira-lata:

Pelagem: O pelo do gato Siamês é curto e fino. As cores costumam ser Siamês branco, cinza ou creme. Além disso, o Siamês possui as extremidades mais escuras a partir dos 5 anos de idade. O Sialata costuma ter essas características parecidas. Podemos encontrar gato vira-lata branco, gato vira-lata cinza e gato vira-lata amarelo. Eles também possuem as extremidades mais escuras. Porém, pode acontecer algumas mudanças de padrões que você pode ficar atento. 

Corpo: Para diferenciar um gato Siamês legítimo de um Sialata, o formato do corpo pode ser a melhor saída. O Siamês puro possui o corpo mais alongado que um gato Siamês vira-lata, assim como seu focinho. Seu nariz é mais fino e também é possível identificar a raça do gato pelo tamanho e formato das orelhas, que são maiores e mais pontudas. O rosto tem formato mais triangular e a cauda é mais fininha. O Sialata parece um gato Siamês gordo e menos alongado. Além disso, seus traços são menos marcados que o do Siamês, já que vem de um gato Siamês misturado com outra raça. Como principal semelhança, temos o olho do Siamês vesgo e azul penetrante. 

Personalidade: É mais difícil diferenciar um gato Siamês de um gato vira-lata se pensarmos na personalidade. O gato Siamês é brincalhão, sociável, dócil e amoroso. Se dá bem com a família e pode ser, às vezes, um pouco ciumento. O Sialata, no geral, puxa essas características do Siamês, e, por isso, podem ter personalidades bem parecidas. O que você pode ficar de olho para diferenciar é se o Sialata possui outros comportamentos diferentes dos típicos de um Siamês, o que pode acontecer. 

Quanto custa um gato Siamês verdadeiro?

Para ter um gato Siamês, preço é sempre uma das principais dúvidas. Para ter um gato Siamês original - isto é, de raça pura -, o valor dos filhotes pode variar de R$ 1.000 a R$ 5.000. É algo que depende, principalmente, das características físicas e genéticas do animal.

Um gato Siamês Red Point pode ser mais caro do que um Siamês Blue Point, por exemplo, porque os bichanos de pelagem clara costumam ser mais valorizados no mercado. O sexo é outro ponto que influencia, já que as fêmeas normalmente são mais caras. Mas lembre-se: não basta apenas saber quanto custa um filhote de Siamês puro. Para adquirir um gato de raça com segurança, sejam gatos Siamês ou não, procure sempre um gatil de confiança e responsável! 

Redação: Hyago Bandeira e Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 16/10/2020
Atualizado em: 18/08/2023

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas