Quando se fala em gatos, a primeira imagem que vem à mente costuma ser a de um animal pequeno, ágil e com aquela elegância delicada. Porém, nem todos os bichanos se enquadram nesse padrão: entre as inúmeras raças de gato que existem por aí, algumas são verdadeiras gigantes do mundo felino.
Esses animais impressionam pelo porte robusto e imponente, chegando a pesar mais de 10 kg e medir quase 1 metro de comprimento. Só que, além do tamanho, eles ainda têm personalidades diversas e fascinantes — enquanto uns são brincalhões incansáveis, outros são tranquilos e extremamente companheiros.
Então, se você está pensando em ter um pet grandalhão em casa ou adora felinos bem diferentes, precisa conhecer essas 8 raças de gato grande que chamam atenção não apenas pelo porte, mas também pela beleza e pelo temperamento único. Confira!
1) Maine Coon

O Maine Coon é considerado o maior gato do mundo, podendo chegar a 1 metro de comprimento (da ponta do nariz até a cauda) e pesar entre 6 e 10 kg — alguns machos ultrapassam essa média, chegando a 14 kg. Sua pelagem é longa e densa, com rabo felpudo e orelhas que muitas vezes têm tufos nas pontas, lembrando linces selvagens.
Apesar da aparência impressionante, essa raça de gato grande é extremamente dócil, sociável e brincalhona, adaptando-se bem a famílias com crianças e outros pets. Para completar, o Maine Coon também é inteligente e pode aprender comandos facilmente, além de adorar interagir com o tutor sem perder a independência típica dos felinos.
2) Ragdoll

O Ragdoll é outro exemplo de gato grande, que se destaca pelos olhos azuis e pelagem bem cheia, macia como seda. Seu peso varia entre 6 e 9 kg, e seu comprimento vai dos 50 aos 60 cm, em média. Geralmente, seu padrão de cores costuma combinar um “fundo” claro com manchas e pontos mais escuros no rosto, orelhas, patas e cauda, o que aumenta seu charme.
Quanto ao seu temperamento, o Ragdoll é tão calmo que explica a origem do nome da raça (“boneca de pano”, em inglês), pois relaxa completamente quando é pego no colo. Além disso, esse bichano costuma ser muito apegado aos humanos e se dá bem com outros animais. É afetuoso, adaptável e ideal para quem busca um companheiro tranquilo e amoroso.
3) Savannah

Não bastasse ser um gato grande, o Savannah também é a raça de gato mais cara e uma das mais raras do mundo. Com um visual muito similar ao de um leopardo, esse bichano é resultado do cruzamento entre um gato doméstico e o Serval africano. Não à toa ele exibe um corpo esguio, alto e extremamente atlético, podendo pesar entre 8 e 12 kg.
Mas não se engane pela aparência exótica, com ares selvagens: em geral, o Savannah é um gato cheio de energia, brincalhão, inteligente e muito leal ao tutor, embora possa ser reservado com estranhos. Devido a essas características, inclusive, ele é um que precisa de bastante estímulo físico e mental para se manter saudável e feliz.
4) Norueguês da Floresta

Por ser originário da Noruega, o gato Norueguês da Floresta é adaptado a climas frios. Por isso, ele exibe uma pelagem dupla, densa e impermeável, com corpo musculoso e peso que varia entre 5 e 9 kg. Seu corpo robusto e as patas fortes sugerem que, no passado, era um excelente caçador.
Essa raça de gato grande, que chega a medir entre 25 cm e 35 cm de altura, tem um jeito independente, mas também afetuoso quando quer. Gosta de brincar, escalar e explorar ambientes altos, fugindo um pouco do estilo de “gato de colo”. Ainda assim, ele costuma criar vínculos sólidos com o tutor e pode ser bastante companheiro, especialmente se tiver espaço e liberdade para se movimentar.
5) Siberiano

Quem gosta de gato gigante vai se encantar pelo Siberiano. Esse bichano de aparência majestosa exibe uma pelagem espessa e resistente, que o protege contra temperaturas extremamente baixas, além de um corpo musculoso e resistente, que pode atingir 90 cm de altura e pesar em torno de 9 kg. Não é de se estranhar que sua beleza natural e porte imponente o tornam uma presença marcante por onde passa.
No quesito personalidade, o Siberiano é brincalhão, ágil, adaptável, inteligente, curioso e bastante carinhoso com a família. Outra vantagem é que essa raça produz menos alérgenos do que a maioria, sendo considerado um gato hipoalergênico, ou seja, ele é uma boa opção de pet para pessoas com alergia a gatos.
6) Chausie

Assim como o Savannah, o Chausie tem raízes selvagens, pois é resultado do cruzamento entre gatos domésticos com o gato-da-selva (Felis chaus). Essa mistura originou um felino de corpo esguio, musculoso e atlético, com peso que varia entre 6 e 9 kg e altura que pode chegar a 45 cm. Já a pelagem dessa raça de gato grande é curta e, geralmente, em tons de dourado ou marrom.
Um gato Chausie costuma ser extremamente ativo e brincalhão: adora correr, pular e explorar. Também é inteligente e exige bastante atenção e estímulo. Portanto, é mais indicado para tutores com rotina ativa, que não ficam tanto tempo fora de casa e que estejam dispostos a investir tempo em brincadeiras.
7) Van Turco

Originário da Turquia, o Van Turco é mais uma raça de gato grande e felpudo. Podendo pesar entre 5 e 9 kg, esse felino exibe corpo musculoso e pernas longas que contribuem para sua altura de até 30 cm. Já sua pelagem tem como marca registrada os pelos longos de coloração branca com manchas laranjas na cabeça e na cauda.
Gatos dessa raça costumam ser ativos, inteligentes e carinhosos, mas com certo grau de independência. Outro detalhe curioso é que muitos desses felinos adoram água e podem até nadar! Ou seja, eles são ideais para tutores que apreciam gatos brincalhões, mas que também saibam respeitar o espaço do pet.
8) Ragamuffin

O Ragamuffin é parente próximo do Ragdoll, exibindo características muito semelhantes às do “primo”: seu peso pode chegar a 10 kg e sua altura fica em torno dos 30 cm. Além disso, essa raça de gato grande também ostenta um corpo musculoso, pelagem longa e macia, e olhos grandes e expressivos. Mas, diferente do Ragdoll, suas cores podem variar bastante.
Sua personalidade é doce e afetuosa, fazendo dele um tipo de gatinho que adora colo. Mesmo grandão, o Ragamuffin é um gato calmo e adora momentos tranquilos ao lado do tutor, além de ser extremamente paciente, sendo uma ótima companhia para famílias com crianças.