Adoção animal

Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza

Publicado - 21 Outubro 2021 - 18h02

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Chartreux é uma raça de gato cinza bastante querida entre os apaixonados por felinos. E não é à toa, né? Extremamente dócil e carinhoso, é muito fácil entender o motivo por trás da paixão dos gateiros por esse bichano de pelagem cinza e focinho gordinho, o que lembra bastante um ursinho de pelúcia. Muitas vezes comparado aos cachorros pelo seu comportamento, o gato Chartreux costuma ser muito apegado aos seus humanos. Ou seja, esse é um gato muito companheiro, tranquilo e curioso! Se você quer saber mais sobre a raça de gato cinza, reunimos aqui as principais informações sobre o Chartreux: quanto custa, origem, temperamento, cuidados e várias outras curiosidades. Vem se apaixonar por esse felino!

A origem do Chartreux é cercada de teorias

Assim como acontece com outras raças de gato, a origem do Chartreux é rodeada de mistérios. Enquanto alguns acreditam que esse gato cinza foi criado por monges no mosteiro francês Le Grand Chartreux - o que explica o nome do animal -, outras teorias afirmam que ele é originário das montanhas da Turquia e do Irã e que foi introduzido no território francês apenas durante a Idade Média.

A teoria mais popular diz que o gato Chartreux tinha um papel fundamental na proteção dos mosteiros. Além do mais, a raça foi criada para ser silenciosa, sem miar muito, o que ajudaria a não distrair os monges em suas orações e tarefas. No entanto, é difícil saber se isso é realmente verdade ou não passa de uma lenda envolvendo o gato cinza de raça. O que se sabe é que a primeira referência que se tem documentada da raça Chartreux foi no século 18, na obra “A História Natural” escrita pelo naturalista conde de Buffon. Na coleção, o autor se referia ao gato cinza de raça Chartreux como “Gato da França”.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ainda assim, foi apenas na década de 1920 que começou a criação oficial do Chartreux. O gato passou a ser praticamente extinto após a Segunda Guerra Mundial, mas os criadores apaixonados pelo gato cinza felizmente não deixaram isso acontecer. Para salvá-los da extinção, permitiram o cruzamento controlado entre o Chartreux e o gato British Shorthair, mas após conseguirem salvar o Chartreux, esses cruzamentos foram interrompidos.

Em 1987, a TICA (The International Cat Association) reconheceu a raça de gato Chartreux oficialmente. Por ter um nome peculiar, é comum que muitas pessoas se confundam e chamem a raça de “gato Chateaux”, mas é bom lembrar que essa não é a nomenclatura oficial.

Gato cinza: raça Chartreux tem outras características marcantes além da pelagem

Com o seu corpo compacto e robusto que lembra o de um urso de pelúcia, o gato Chartreux é um forte candidato a fazer qualquer um se apaixonar. Apesar de ser considerado de porte médio, o peso e altura da raça podem variar bastante e surpreender vários tutores. Diferentemente de animais menores, como o gato Singapura, tamanho do Chartreux pode pesar até 7 kg no caso dos machos. Em contrapartida, as fêmeas têm um porte médio para pequeno e não ultrapassam a marca de 4 kg.

Além disso, outra característica física que não passa despercebida no Chartreux é a cor da pelagem. Com pelos densos, duplos e sempre na cor cinza, esses felinos são bem peludinhos e têm uma facilidade maior em isolar o frio e a umidade do corpo. Justamente por esse motivo, quem decide comprar gato Chartreux deve ter em mente que a pelagem do animal requer alguns cuidados especiais. Os olhos da raça também chamam muita atenção: esse é um gato cinza com olho amarelo, dando um lindo contraste.

Gato Chartreux é conhecido por estar sempre sorrindo

Além de todas as características mencionadas acima, um traço bem particular do gato cinza de raça Chartreux é que ele parece estar sempre sorrindo. Com traços levemente marcados que são característicos do pet - como as orelhas pequenas e erguidas e pescoço curto e grosso -, o Chartreux também chama muita atenção por causa do formato do seu focinho estreito e com almofadinhas no bigode. É isso que gera a sensação de que o bichano está sempre com um sorriso no rosto.

 

Chartreux: o gato cinza com olho amarelo encanta qualquer umO Chartreux parece que está sempre sorrindoO gato Chartreux tem uma camada de pelos aveludados bem grossos que o protegem do frioO gato cinza Chartreux tem um olhar penetranteO gato Chartreux não dispensa uma boa dose de carinhoO gato Chartreux, assim como qualquer bichinho de estimação, requer alguns cuidados

 

Como é a personalidade do gato Chartreux?

 

Basta um pouco de convivência com um gato Chartreux para notar que ele pode ser um ótimo companheiro. Extremamente carinhoso e dócil, esse gato de raça cinza tem um ladinho mais reservado, mas ao mesmo tempo é bastante sociável e convive em harmonia com outros animais de estimação e crianças. Esse também é um dos motivos porque muitos dizem que o gato Chartreux é semelhante a um cão: a raça é bem independente como a maioria dos felinos, mas é super sociável e brincalhona, como um cachorro.  O Chartreux não perde uma oportunidade de brincar e se divertir ao lado dos seus humanos. 

Além disso, outras particularidades desse bichano são a sua inteligência, paciência e facilidade de adaptação. Por esse motivo, é muito raro se deparar com a cena de um gato Chartreux se metendo em brigas ou reagindo de forma agressiva. Os felinos dessa raça costumam se esconder ao notar qualquer tipo de confronto até sentirem que o ambiente está mais tranquilo. Errados não estão, não é mesmo? Por isso, o gato cinza Chartreux é o parceiro ideal para qualquer família que busca uma companhia tranquila, fiel e carinhosa.

Também é um gatinho que simplesmente adora receber carinho, e, apesar de ser uma raça silenciosa (o Chartreux dificilmente mia), é muito comum encontrá-la ronronando com as carícias que recebe. Por outro lado, o instinto caçador e curioso do Chartreux é outro ponto que chama a atenção: para saciar esse espírito aventureiro, os brinquedos de corda e varinha são ótimas opções para o pet.

O Chartreux é muito inteligente e ótimo candidato para adestramento

Os gatos podem ser animais bem inteligentes, e o Chartreux é um claro exemplo disso. Esse gato cinza tem boas habilidades cognitivas e aprende facilmente o que lhe é ensinado. Uma boa forma de estimular ainda mais esse lado espertinho do pet é com o adestramento de gato Chartreux. Sim, é isso mesmo: os felinos também podem ser adestrados, e, dependendo da raça, o processo é bem tranquilo. 

Para que os resultados sejam efetivos, a associação positiva é fundamental nos treinamentos: sempre que o Chartreux acertar um comando, é só recompensá-lo pelo bom comportamento. Outra dica valiosa é começar o adestramento com o gato Chartreux filhote, pois essa é a melhor fase para incentivar os aprendizados.

5 curiosidades sobre o gato cinza Chartreux

1) O Chartreux é um gato cinza de raça que encanta muitos tutores fascinados por conta do tom dos seus pelos.

2) A cor da pelagem dos gatos diz muito sobre a personalidade de cada pet, e com o Chartreux isso não é diferente. Assim como outros gatos cinzas, esse é um bichano muito carinhoso, divertido e curioso.

3) O gato Chartreux costuma nascer com olhos verdes-azulados, mas conforme crescem esse tom se transforma em dourado, deixando o gato cinza com olho amarelo.

4) O Chartreux, filhote ou adulto, é um animal bem silencioso e reservado. Ele quase não costuma miar - mas ronrona bastante se receber carinho.

5) A pelagem grossa do gato cinza Chartreux faz com que esse felino seja bem resistente ao frio.

Filhote de gato Chartreux: como cuidar e o que esperar do bichano?

O gato Chartreux filhote leva um tempinho até estar totalmente adaptado à sua casa nova, mas depois que ele se familiariza, é só amor. É uma raça que se apega facilmente aos seus donos, e faz de tudo para agradá-los e estar sempre por perto. O filhote de gato Chartreux não é tão agitado quanto outros pets, mas tem uma curiosidade bem aguçada e está sempre observando tudo que acontece. No entanto, tem um comportamento bem tranquilo e calmo. Para garantir uma boa qualidade de vida a essas bichanos, o ideal é investir no enriquecimento ambiental da casa para estimular os instintos do Chartreux filhote. 

Vale lembrar que, além do preço, gato Chartreux exigirá outros custos no dia a dia com alimentação, higiene, consultas veterinárias, brinquedos e vários outros acessórios. Por isso, antes de decidir ter um filhote de Chartreux, é importante ter muita certeza dessa escolha, pois o gatinho vai precisar dos seus cuidados para o resto da vida.

 

O filhote de gato Chartreux demonstra sua inteligência desde cedoO preço de gato Chartreux filhote pode chegar a R$ 6 milCurioso, o filhote de gato Chartreux está de olho em tudo que aconteceChatreux filhote: raça de gato cinza nasce com os olhos verdes-azulados , que depois adquirem um tom amareladoPara ter um Chartreux filhote, é fundamental procurar um gatil específico da raça de gato cinzaO Chartreux filhote é incrivelmente companheiro

 

O gato Chartreux precisa de cuidados especiais com a sua rotina

 

Se você pretende dar as boas-vindas a um Chartreux na sua casa, é importante que saiba que, assim como qualquer outro bicho de estimação, ele também requer certos cuidados. Para ajudar os gateiros de plantão, listamos alguns hábitos fundamentais para garantir a longevidade desse gato cinza: 

  • Escovação dos pelos: 

Por ter a pelagem dupla, o gato Chartreux requer uma escovação diária para manter o aspecto brilhoso e sedoso dos pelos. Além disso, esse simples hábito pode ajudar a prevenir a formação de bolas de pelo, que podem causar quadros sérios, como obstruções intestinais.

  • Higiene: 

Entre os cuidados com a higiene do Chartreux, não podemos esquecer de uma parte importante do corpo do animal: as orelhas. Elas devem ser limpas com um pedaço de algodão e um removedor de cera de ouvido específico para animais. Em hipótese alguma enfie objetos pontiagudos, como pinças e cotonetes, no ouvido do seu gatinho Chartreux, isso pode machucar alguma parte sensível da região e trazer problemas. Além disso, outro cuidado fundamental é quanto a higiene bucal do felino. Assim como os humanos, eles também devem escovar os dentes para evitar problemas bucais, como o tártaro.

  • Alimentação:

A dieta é outro fator que pode influenciar diretamente na saúde do gato Chartreux. No geral, recomenda-se as rações Premium ou Super Premium, que são mais nutritivas. Além disso, também é importante buscar uma ração para gatos que  corresponda à fase de vida do bichano. O filhote de Chartreux, por exemplo, necessita de uma dieta mais específica para se desenvolverem fortes e saudáveis e, por isso, devem consumir apenas alimentos indicados para essa faixa etária.

  • Vacinação: 

Além dos cuidados diários, as visitas ao veterinário também devem fazer parte da rotina do gato cinza Chartreux. Nada de concordar com aquele velho pensamento de que gatos não precisam ir com tanta frequência ao médico. Na verdade, o acompanhamento regular pode garantir a longevidade do seu amigo, já que ajuda a diagnosticar doenças de forma precoce e mantém as vacinas do gato Chartreux em dia. 

O que você precisa saber sobre a saúde do Chartreux?

Uma das principais vantagens de ter um Chartreux é que esse gato cinza costuma ser muito saudável e tem poucas tendências para desenvolver problemas de saúde. A luxação patelar, no entanto, é a condição mais comum da raça. Isso ocorre devido as patinhas curtas ou médias do animal, que podem aumentar os riscos de impacto nas rótulas, facilitando o deslocamento. Por isso, é importante que o tutor realize exames com frequência. 

A obesidade é outro quadro que pode se desenvolver na raça de gato Chartreux. Nesse caso, a solução é manter uma dieta equilibrada e saudável. Ah, e não se esqueça: as brincadeiras e exercícios físicos devem fazer parte da rotina do animal também, ok? Isso ajuda a diminuir as chances de ganho de peso! Com a saúde em dia, o bichano tem uma expectativa de vida de 12 a 15 anos. 

Chartreux: preço do gato cinza pode chegar a R$ 6 mil

Se encantou pelo Chartreux e está pensando em levar um para casa? Para começar, existem duas opções para se ter um gato Chartreux: comprar ou adotar. No caso da adoção de gato, é um pouco mais difícil de determinar o pedigree, mas é uma ótima opção para quem quer abrir as portas de casa para um gatinho abandonado. Já para os que se interessam em comprar o gato Chartreux, preço pode variar bastante. Um dos fatores que influenciam nisso é o sexo do animal, de forma que a fêmea sempre tende a ser mais cara que o macho. Para o filhote de gato Chartreux, valor é avaliado da seguinte forma:

  • Chartreux macho: preço varia entre R$ 2.300 e R$ 5.500

  • Chartreux fêmea: preço varia entre R$ 3.000 e R$ 6.000

Além disso, é importante ter muita atenção quanto ao gatil escolhido do gato cinza da raça Chartreux. Preço muito inferior aos mencionados acima normalmente indicam que o animal não é de raça pura, então é bom procurar por um gatil específico da raça e se certificar de que o local escolhido possui boas referências. 

Raio-x do gato Chartreux

  • Pelagem: comprimento de médio a curto, com textura aveludada e grossa
  • Cores: cinza
  • Personalidade: reservado, apegado, brincalhão, dócil, curioso e inteligente
  • Nível de energia: moderado
  • Saúde: luxação de patela e obesidade são comuns
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo

 

Publicada originalmente em: 04/09/2020

Atualizada em: 19/10/2021

Adote um animal

Mulher compra "Lulu da Pomerânia" e toma um susto quando o pet cresce mais que o esperado

O Lulu da Pomerânia chama atenção por sua pelagem exuberante e personalidade simpática. Geralmente, cães dessa raça pesam até 3,5 kg...

Gato

Gato fofoqueiro acorda todo dia de madrugada por um motivo especial

Gatos são super observadores e estão sempre atentos a tudo. Além disso, para quem pensa que não, os bichanos podem, sim, ser bem com...

Adote um animal

Tonquinês: conheça a raça de gato com pelagem degradê

O gato Tonquinês, conhecido carinhosamente como Tonks, é uma das raças de gato mais companheiras e dóceis que existem, indo contra o...

Gato

Todos os dias esse gatinho leva o mesmo presente para a sua mãe humana

Já se perguntou por que os gatos levam presentes para os donos? É comum que a maioria desses “presentinhos” não sejam tão agradáveis...

Adote um animal

Mulher compra "Lulu da Pomerânia" e toma um susto quando o pet cresce mais que o esperado

O Lulu da Pomerânia chama atenção por sua pelagem exuberante e personalidade simpática. Geralmente, cães dessa raça pesam até 3,5 kg...

Cuidados

Da tentativa de afogar banhista a carinho de estranhos: Golden vai à praia e tutor lista tudo que cachorro aprontou

O Golden Retriever é uma raça de cachorro conhecida pela energia inesgotável e pela enorme paixão por água, características que torn...

Comportamento

Cachorro "rouba" objeto pessoal de idosa e protagoniza uma das cenas mais engraçadas da internet

Um cachorro preto “ladrãozinho” protagonizou uma cena hilária que viralizou nas redes sociais.  Com quase 740 mil curtidas no T...

Gato

Gato fofoqueiro acorda todo dia de madrugada por um motivo especial

Gatos são super observadores e estão sempre atentos a tudo. Além disso, para quem pensa que não, os bichanos podem, sim, ser bem com...

Ver todas