Pelagem branca, olhos claros, orelhas grandes e pontiagudas: essas são as características mais comuns do gato Angorá. De origem turca, hoje em dia é até raro encontrar por aí um felino dessa raça - os Angorás chegaram até a ser considerados extintos depois da Segunda Guerra Mundial. Essa raça de gato é muito antiga e esbanja beleza por onde passa. A elegância tem tudo a ver com a sua personalidade: muito sociável, o gato Angorá é uma ótima companhia e ama um bom carinho. Para conhecer mais sobre essa raça, preparamos um material com as principais informações sobre ela, desde curiosidades até os principais cuidados com a saúde. Chega mais!
Origem do gato Angorá: felino queridinho da realeza!
A história do gato Angorá é bem antiga e começa no século XV, na Turquia, em uma cidade chamada Ancara - é por isso que a raça é conhecida pelo nome de “Angorá Turco”. Para manter a raça, o zoológico local chegou a criar um gatil para reprodução desses felinos. Alguns estudos mostram que a raça surgiu do cruzamento de gatos vindos de países próximos a Turquia, como a Rússia e o Irã. Outras teorias, porém, associam o surgimento dos Angorás com o Gato-de-Pallas, um felino selvagem, muito peludo e resistente a temperaturas frias.
O Angorá chegou na Europa durante o século XVII com um naturalista francês chamado Fabri. Ele se encantou pela beleza dos gatinhos e levou um casal para perpetuar a raça em terras européias - pelo que se sabe, os Angorás foram os primeiros gatos de pelo longo a se estabelecerem pela região. Por toda a sua postura, eram gatos muito visados pela realeza. Um exemplo disso foi a Rainha Maria Antonieta, a sexta esposa do Rei Luís XVI, que tinha seis gatos da raça.
Gato Angorá: características físicas
Como já falamos, o gato Angorá é conhecido por suas características marcantes: bastante pelo, olhos grandes e porte elegante (como se fosse da realeza mesmo). Considerado um gato associado à riqueza, ao poder e a graciosidade, sua cor predominante é o branco, mas outras colorações na pelagem podem ser encontradas. Os bichanos dessa raça costumam pesar entre cinco e oito quilos.
O gato angorá tem a cabeça mediana, focinho achatado e queixo arredondado. O que mais chama atenção são as orelhas, que são grandes e pontiagudas. A cor dos olhos varia de acordo com a pelagem: os brancos têm olhos azuis ou verdes; se são de outras cores, costumam ser amarelados. É muito comum ver gatos dessa raça com heterocromia (um olho de cada cor).

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!
Gato Angorá: problemas genéticos podem afetar sua saúde!
Infelizmente, o gato Angorá tem uma tendência maior à surdez. A explicação está nos genes: a combinação do pelo branco com os olhos azuis tem uma característica recessiva. Nos casos de heterocromia, o lado em que predomina o olho azul pode apresentar a surdez. Assim como os gatos da raça Ragdoll, o gato Angorá também pode desenvolver um quadro de cardiomiopatia hipertrófica, um problema hereditário que consiste no aumento do ventrículo esquerdo do coração.
Outro problema genético comum é a ataxia, que nada mais é do que a falta de coordenação motora e precisão nos movimentos do gatinho. A ataxia pode se dividir em dois tipos: hipometria, que é quando o gato se movimenta de maneira saltitante em passos curtos, como se estivesse pulando; e hipermetria, quando o animal se arrasta para andar em passos longos. Antes de adotar ou comprar um animal da raça, é muito importante pesquisar bastante e se certificar de que dará todo o suporte - emocional e veterinário - caso ele desenvolva alguma dessas doenças!
Só existe gato Angorá branco? Entenda!
O gato Angorá branco é a cor predominante, mas é possível encontrar gatinhos da raça com a pelagem de outras cores (mesmo que sejam mais difíceis de achar). O gato Angorá preto e branco também pode existir. Depois do branco, os mais conhecidos são o gato Angorá preto e o gato Angorá cinza. Também existem gatinhos da raça nas cores canela (ruivos), lilás e smoke, que é uma pelagem rajada. Contudo, somente o gato Angorá branco e aqueles misturados de preto com branco são reconhecidos oficialmente como parte da raça.
A personalidade do Gato Angorá
O gato Angorá é uma raça de personalidade forte, por isso precisam de donos dispostos a lidar com as suas manias. São ótimos companheiros para crianças e para a família em geral, pois gostam de atenção e carinho, acompanhando sempre seus donos em tudo que fazem. É um gato sociável, que gosta de estar em contato com humanos o tempo todo. Apesar de amarem carinho, esse momento não pode envolver colo. Ao pegar um Angorá, ele provavelmente vai pedir para descer.
Não tente desafiar a inteligência de um gato Angorá: eles são muito espertos e capazes de aprender muitas coisas com seus humanos. O filhote de gato Angorá é muito ativo e curioso, gosta de brincadeiras que estimulem sua capacidade mental e odeiam o tédio (sempre precisam de um estímulo). É preciso ter cuidado com a alimentação do Angorá. Eles são gatos muito ativos e naturalmente gostam de escalar para alcançar lugares mais altos da casa e o excesso de peso pode atrapalhá-los. Outro cuidado fundamental (para o Angorá e todos os gatos do mundo) é sempre telar as janelas da casa ou apartamento para evitar acidentes.

Curiosidade: gato Angorá ama água!
Gatos e água costumam ser duas coisas opostas, não é mesmo?! Os bichanos que conhecemos odeiam banhos e sequer gostam do contato de algumas gotas com o pelo. Para o gato Angorá, porém, isso não existe. Eles gostam de água e alguns até curtem nadar! Por isso, é muito fácil dar um banho nesse felino. A questão é que os pelos precisam ser secos no secador para evitar o acúmulo de fungos e até o aparecimento de feridas. Outro ponto importante é criar uma rotina de escovação semanal dos pelos desse gatinho para não criar nós. Durante a troca da pelagem, é necessário escovar o animal todos os dias. Haja tempo e paciência!
Redação: Júlia Cruz
