As características mais comuns do gato Angorá são a pelagem branca, olhos claros e orelhas grandes e pontiagudas. De origem turca, o Angorá é um tanto raro de se encontrar hoje em dia e chegou até a ser considerado extinto depois da Segunda Guerra Mundial. A raça de gato Angorá é muito antiga e esbanja beleza por onde passa. A elegância tem tudo a ver com a sua personalidade: muito sociável, o Angorá é uma ótima companhia e ama um bom carinho.
Para conhecer mais sobre essa raça, preparamos um material com as principais informações sobre o gato Angorá: preço, características, personalidade, principais cuidados com a saúde e curiosidades. Chega mais!
Origem do gato Angorá: felino queridinho da realeza!
O Angorá é uma raça de gato com uma história bem antiga, que começa no século XV, na Turquia, em uma cidade chamada Ancara - é por isso que ele também é conhecido pelo nome de “Angorá Turco”. Para manter a raça, o zoológico local chegou a criar um gatil para reprodução desses felinos. Alguns estudos mostram que o Angorá surgiu do cruzamento de gatos vindos de países próximos à Turquia, como Rússia e Irã. Outras teorias associam o surgimento da raça de gato Angorá com o Gato-de-Pallas, um felino selvagem, muito peludo e resistente a temperaturas frias.
O Angorá chegou na Europa durante o século XVII com um naturalista francês chamado Fabri. Ao ver o gato Angorá, características de sua beleza o encantaram. Ele levou, então, um casal de felinos para perpetuar a raça em terras europeias. Pelo que se sabe, o Angorá foi o primeiro gato de pelo longo a se estabelecer pela região. Por toda a sua postura, a raça era muito visada pela realeza. Um exemplo disso foi a Rainha Maria Antonieta, a sexta esposa do Rei Luís XVI, que tinha seis gatos da espécie. Hoje, o Angorá é uma das raças de gato mais populares que existem. Por seu status de realeza, para comprar um gato Angorá, valor pode ser alto até nos dias atuais.
Gato Angorá: características físicas são marcadas pelo porte elegante do animal
Como falamos, no gato Angorá turco características físicas são muito marcantes: é um gato peludo com olhos grandes e porte elegante (como se fosse da realeza mesmo). Considerado um animal associado à riqueza, ao poder e à graciosidade, sua cor predominante é o branco, mas outras colorações na pelagem podem ser encontradas. Os bichanos da raça de gato Angorá costumam pesar entre 5 e 8 kg. Eles têm a cabeça mediana, focinho achatado e queixo arredondado. Além disso, o que mais chama atenção no Angorá são as orelhas, que são grandes e pontiagudas.
A cor dos olhos oblíquos do Angorá varia de acordo com a pelagem: os gatos brancos têm olhos azuis ou verdes; se são de outras cores, costumam ser amarelados. É muito comum ver também exemplares de gato com heterocromia. Essa é uma alteração genética que faz com que cada olho possua uma cor. No caso do Angorá, é comum que um seja azul e o outro verde ou âmbar. Quando o gato Angorá possui os dois olhos azuis, existem chances muito altas de que sejam surdos. Já no caso de um olho azul e outro de outra cor, é comum que apresente surdez em apenas um ouvido.
O Angorá possui a pelagem longa e com diversas opções de cores
A raça Angorá é considerada a primeira de pelos longos. Sua pelagem é única, sem subpelos - o que facilita os cuidados. Gato Angorá tem pelos muito sedosos e lisos, sendo mais compridos nas regiões do pescoço, barriga e cauda. O branco é a cor predominante, mas é possível encontrar gatinhos da raça com a pelagem de outras cores (mesmo que sejam mais difíceis de achar). O gato Angorá preto e o gato Angorá cinza são os mais conhecidos depois do branco. O Angorá preto e branco também pode existir. Além disso, é possível encontrar gato da raça Angorá nas cores canela (ruivo), lilás e smoke, que é uma pelagem rajada. Contudo, somente o gato Angorá branco e aqueles misturados de preto com branco são reconhecidos oficialmente como parte da raça.







Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
O gato Angorá tem personalidade forte e ama a companhia do tutor
O gato Angorá é uma raça de personalidade forte e, por isso, precisa de donos dispostos a lidar com as suas manias. É uma raça de gato bem sociável, que gosta de estar em contato com humanos o tempo todo. Mas, apesar de o gato da raça Angorá amar carinho, esse momento não pode envolver colo. Ao pegar um Angorá, ele provavelmente vai pedir para descer. O peludinho gosta de atenção e de ser o “alfa” da casa, tomando conta do espaço. Esperto e ágil, o Angorá também adora uma brincadeira, principalmente as que envolvem escalar móveis e objetos altos pela casa. Por isso, telar janelas da casa ou apartamento é uma boa saída para evitar que esse gato agitado fuja.
O gato da raça Angorá é uma ótima companhia para crianças e para a família em geral. Mesmo com personalidade forte, o Angorá é dócil e gosta de atenção e carinho, acompanhando sempre seus donos em tudo que fazem. Assim, se dá muito bem com os pequenos e com os mais velhos. O Angorá também costuma ter boas relações com outros animais, mas o ideal é realizar a socialização desde cedo, para evitar possíveis problemas de convivência.
Ah, e não tente desafiar a inteligência de um gato Angorá: eles são muito espertos e capazes de aprender muitas coisas com seus humanos. Isso pode ser percebido através de sua extrema curiosidade, sempre explorando os ambientes. Além disso, se adaptam facilmente a qualquer local, apesar de não serem fãs de mudanças. A inteligência do Angorá facilita bastante o processo de adestramento. Porém, é um bichinho um tanto teimoso, o que pede um pouco mais de paciência para o tutor.
Curiosidades: conheça algumas surpresas que a raça de gato Angorá possui
-
Gatos e água costumam ser duas coisas opostas, não é mesmo?! Os bichanos que conhecemos odeiam banhos e não gostam nem do contato de algumas gotas com o pelo. Para o Angorá, porém, isso não existe. Ele gosta de água e alguns até curtem nadar!
-
O Angorá foi, por muito tempo, criado apenas em zoológicos na Turquia.
-
As raças de gato Persa e Angorá são muitas vezes comparadas e confundidas, apesar das inúmeras diferenças. Pelagem mais próxima ao corpo, nariz alongado e jeitinho agitado são características do Angorá. Persa, por sua vez, tem pelagem mais fofa, nariz achatado e são mais preguiçosos, além de terem tamanho um pouco maior.
-
Sabe o gatinho Mingau da Magali na Turma da Mônica? Ele é um gato da raça Angorá! Isso é bem perceptível tanto na aparência quanto na personalidade forte e, ao mesmo tempo, super apegada à sua dona!
Filhotes de gato Angorá são bem espertinhos
O filhote de gato Angorá é muito ativo e curioso desde pequeno! Ele gosta de brincadeiras que estimulem sua capacidade mental e odeiam o tédio. Por isso, sempre precisa de um estímulo. O Angorá filhote está na sua melhor fase para passar pelo adestramento e pela socialização. Ele já é muito inteligente e aprende rápido os truques. O melhor é que a atividade seja bem lúdica já que, como explicamos, o Angorá filhote gosta de ser desafiado. Além disso, o filhote de Angorá se dá bem com crianças e outros pets desde cedo, principalmente com a socialização. É importante manter os calendários de vacinação e vermifugação em dia para manter o pet saudável, além de oferecer ração específica para filhotes de gato.





A raça de gato Angorá tem predisposição à surdez
Infelizmente, o gato Angorá branco tem tendência maior à surdez. A explicação está nos genes: a combinação do pelo branco com os olhos azuis tem uma característica recessiva. Nos casos de Angorá com heterocromia, o lado em que predomina o olho azul pode apresentar a surdez. Apesar de não afetar muito sua saúde no geral, o Angorá surdo tem o costume de miar mais alto. Assim como os gatos da raça Ragdoll, o gato Angorá também pode desenvolver um quadro de cardiomiopatia hipertrófica, um problema hereditário que consiste no aumento do ventrículo esquerdo do coração. Outro problema genético comum na raça é a ataxia, que nada mais é do que a falta de coordenação motora e precisão nos movimentos do gatinho. A ataxia pode se dividir em dois tipos: hipometria, que é quando o gato se movimenta de maneira saltitante em passos curtos, como se estivesse pulando; e hipermetria, quando o animal se arrasta para andar em passos longos.
Antes de adotar ou comprar um felino da raça de gato Angorá, é muito importante pesquisar bastante e se certificar de que dará todo o suporte - emocional e veterinário - caso ele desenvolva alguma dessas doenças! Além disso, é preciso ter cuidado com a alimentação do gato Angorá. Eles são animais muito ativos e naturalmente gostam de escalar para alcançar lugares mais altos da casa e o excesso de peso pode atrapalhá-los. Além disso, o Angorá tem uma estrutura óssea frágil, que pode ter problemas para suportar o peso em casos de obesidade felina. Por isso, é importante controlar a quantidade de alimento oferecida ao bichano.
Cuidados: gato Angorá precisa de atenção especial em algumas partes do corpo
Pelagem: os pelos desta raça necessitam de muitos cuidados. Diferente de outros felinos, o gato Angorá precisa de banhos frequentes para evitar o acúmulo de sujeira, principalmente no Angorá branco, em que isso fica mais perceptível. As regiões mais propensas a sujarem são o rosto e as patas. Além disso, é preciso secar o Angorá com um secador para evitar o acúmulo de fungos e aparecimento de feridas. Outro ponto importante é criar uma rotina de escovação semanal dos pelos do gato Angorá para não criar nós. Durante a troca da pelagem, é necessário escovar o animal todos os dias. Haja tempo e paciência!
Tosa: como a raça Angorá possui uma grande quantidade de pelos, pode ser necessário realizar a tosa do gato para evitar que atrapalhe o dia a dia do pet. O excesso de pelos pode atrapalhar a locomoção das patas e ainda aumentar as chances do acúmulo de fungos no corpo do animal.
Unhas: o gato Angorá com unhas muito afiadas pode acabar se machucando ou machucando outros animais, principalmente durante brincadeiras. Por isso, o ideal é apará-las a cada 15 dias.
Dentes: os dentes de qualquer bichano necessitam de cuidados. Gato Angorá precisa escovar os dentes todo dia ou, no mínimo, três vezes por semana. Isso evita o acúmulo de sujeira nos dentes e formação de placa bacteriana, que podem levar a tártaro em gatos, mau hálito e outras doenças relacionadas à falta de higiene bucal.
Ouvidos: Como explicamos, a surdez é uma condição comum no gato Angorá, especialmente nos de olhos azuis. Desde filhote, o Angorá precisa de um acompanhamento médico para realização de exames frequentes de forma a garantir que esteja tudo bem no ouvido do animal.
Gato Angorá: preço muda de acordo com a cor
Afinal, quanto custa um Gato Angorá? A gente responde: quando se trata do Angorá, preço costuma ficar entre R$500 e R$3000. É uma margem muito grande, mas existem fatores que aumentam ou diminuem o preço. Gato Angorá com pedigree e já vacinado, por exemplo, são algumas condições que refletem no valor. Além do mais, quando falamos de gato Angorá, preço costuma variar principalmente de acordo com a cor da pelagem.
Para o gato Angorá cinza, preço geralmente é menor por ser mais popular, podendo ser encontrado por volta dos R$500. Já no Angorá branco, preço é mais salgado, podendo chegar a R$3000. Por isso, antes de comprar um gato Angorá Turco, preço precisa ser bastante pesquisado. Porém, o mais importante é ter certeza de que você vai comprar o gato em um lugar confiável, que ofereça bem estar e qualidade de vida aos animais.
Raio-X do gato Angorá: confira as principais características da raça
- Porte: Médio
- Média de altura: 45 cm
- Peso: 5 a 8 Kg
- Pelagem: Lisa, longa e sem subpelos
- Cores: Branco, cinza, preto, canela (ruivo), lilás e smoke
- Expectativa de vida: 12 a 18 anos
Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta
Publicada originalmente em: 16/10/2019
Atualizada em: 23/09/2021
