Raças

Gato Angorá: conheça todas as características da raça!

Gato Angorá: pelos longos, orelhas pontuda e porte elegante. Conheça mais sobre essa raça incrível!
Gato Angorá: pelos longos, orelhas pontuda e porte elegante. Conheça mais sobre essa raça incrível!

Pelagem branca, olhos claros, orelhas grandes e pontiagudas: essas são as características mais comuns do gato Angorá. De origem turca, hoje em dia é até raro encontrar por aí um felino dessa raça - os Angorás chegaram até a ser considerados extintos depois da Segunda Guerra Mundial. Essa raça de gato é muito antiga e esbanja beleza por onde passa. A elegância tem tudo a ver com a sua personalidade: muito sociável, o gato Angorá é uma ótima companhia e ama um bom carinho. Para conhecer mais sobre essa raça, preparamos um material com as principais informações sobre ela, desde curiosidades até os principais cuidados com a saúde. Chega mais!

Origem do gato Angorá: felino queridinho da realeza!

A história do gato Angorá é bem antiga e começa no século XV, na Turquia, em uma cidade chamada Ancara - é por isso que a raça é conhecida pelo nome de “Angorá Turco”. Para manter a raça, o zoológico local chegou a criar um gatil para reprodução desses felinos. Alguns estudos mostram que a raça surgiu do cruzamento de gatos vindos de países próximos a Turquia, como a Rússia e o Irã. Outras teorias, porém, associam o surgimento dos Angorás com o Gato-de-Pallas, um felino selvagem, muito peludo e resistente a temperaturas frias.

O Angorá chegou na Europa durante o século XVII com um naturalista francês chamado Fabri. Ele se encantou pela beleza dos gatinhos e levou um casal para perpetuar a raça em terras européias - pelo que se sabe, os Angorás foram os primeiros gatos de pelo longo a se estabelecerem pela região. Por toda a sua postura, eram gatos muito visados pela realeza. Um exemplo disso foi a Rainha Maria Antonieta, a sexta esposa do Rei Luís XVI, que tinha seis gatos da raça.

Gato Angorá: características físicas

Como já falamos, o gato Angorá é conhecido por suas características marcantes: bastante pelo, olhos grandes e porte elegante (como se fosse da realeza mesmo). Considerado um gato associado à riqueza, ao poder e a graciosidade, sua cor predominante é o branco, mas outras colorações na pelagem podem ser encontradas. Os bichanos dessa raça costumam pesar entre cinco e oito quilos.

O gato angorá tem a cabeça mediana, focinho achatado e queixo arredondado. O que mais chama atenção são as orelhas, que são grandes e pontiagudas. A cor dos olhos varia de acordo com a pelagem: os brancos têm olhos azuis ou verdes; se são de outras cores, costumam ser amarelados. É muito comum ver gatos dessa raça com heterocromia (um olho de cada cor).

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O gato Angorá pode ter heterocromia. Apesar de fofo, o lado em que predomina o olho azul pode apresentar a surdez.
    O gato Angorá pode ter heterocromia. Apesar de fofo, o lado em que predomina o olho azul pode apresentar a surdez.

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Gato Angorá: problemas genéticos podem afetar sua saúde!

    Infelizmente, o gato Angorá tem uma tendência maior à surdez. A explicação está nos genes: a combinação do pelo branco com os olhos azuis tem uma característica recessiva. Nos casos de heterocromia, o lado em que predomina o olho azul pode apresentar a surdez. Assim como os gatos da raça Ragdoll, o gato Angorá também pode desenvolver um quadro de cardiomiopatia hipertrófica, um problema hereditário que consiste no aumento do ventrículo esquerdo do coração.

    Outro problema genético comum é a ataxia, que nada mais é do que a falta de coordenação motora e precisão nos movimentos do gatinho. A ataxia pode se dividir em dois tipos: hipometria, que é quando o gato se movimenta de maneira saltitante em passos curtos, como se estivesse pulando; e hipermetria, quando o animal se arrasta para andar em passos longos. Antes de adotar ou comprar um animal da raça, é muito importante pesquisar bastante e se certificar de que dará todo o suporte - emocional e veterinário - caso ele desenvolva alguma dessas doenças!

    Só existe gato Angorá branco? Entenda!

    O gato Angorá branco é a cor predominante, mas é possível encontrar gatinhos da raça com a pelagem de outras cores (mesmo que sejam mais difíceis de achar). O gato Angorá preto e branco também pode existir. Depois do branco, os mais conhecidos são o gato Angorá preto e o gato Angorá cinza. Também existem gatinhos da raça nas cores canela (ruivos), lilás e smoke, que é uma pelagem rajada. Contudo, somente o gato Angorá branco e aqueles misturados de preto com branco são reconhecidos oficialmente como parte da raça. 

    A personalidade do Gato Angorá

    O gato Angorá é uma raça de personalidade forte, por isso precisam de donos dispostos a lidar com as suas manias. São ótimos companheiros para crianças e para a família em geral, pois gostam de atenção e carinho, acompanhando sempre seus donos em tudo que fazem. É um gato sociável, que gosta de estar em contato com humanos o tempo todo. Apesar de amarem carinho, esse momento não pode envolver colo. Ao pegar um Angorá, ele provavelmente vai pedir para descer. 

    Não tente desafiar a inteligência de um gato Angorá: eles são muito espertos e capazes de aprender muitas coisas com seus humanos. O filhote de gato Angorá é muito ativo e curioso, gosta de brincadeiras que estimulem sua capacidade mental e odeiam o tédio (sempre precisam de um estímulo). É preciso ter cuidado com a alimentação do Angorá. Eles são gatos muito ativos e naturalmente gostam de escalar para alcançar lugares mais altos da casa e o excesso de peso pode atrapalhá-los. Outro cuidado fundamental (para o Angorá e todos os gatos do mundo) é sempre telar as janelas da casa ou apartamento para evitar acidentes.

     

    O gato Angorá é muito companheiro e se dá bem com crianças. Eles amam atenção e muito carinho!
    O gato Angorá é muito companheiro e se dá bem com crianças. Eles amam atenção e muito carinho!

    Curiosidade: gato Angorá ama água!

    Gatos e água costumam ser duas coisas opostas, não é mesmo?! Os bichanos que conhecemos odeiam banhos e sequer gostam do contato de algumas gotas com o pelo. Para o gato Angorá, porém, isso não existe. Eles gostam de água e alguns até curtem nadar! Por isso, é muito fácil dar um banho nesse felino. A questão é que os pelos precisam ser secos no secador para evitar o acúmulo de fungos e até o aparecimento de feridas. Outro ponto importante é criar uma rotina de escovação semanal dos pelos desse gatinho para não criar nós. Durante a troca da pelagem, é necessário escovar o animal todos os dias. Haja tempo e paciência!

    Redação: Júlia Cruz

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Próxima matéria

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro
    Raças

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro

    É praticamente impossível viver no Brasil e nunca ter ouvido falar no Fox Paulistinha (mini Terrier Brasileiro). Esta é uma das raças de cachorro mais queridinhas entre os tutores por um simples motivo: este cãozinho tem uma facilidade imensa em conquistar qualquer pessoa por causa do seu jeitinho cativante e cheio de energia. Além disso, o Fox Terrier Brasileiro também é super versátil e consegue se adaptar muito bem a qualquer ambiente.

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Raças

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Ver Todas >

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?
    Adote um animal

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?

    Os Bulldogs estão presentes em muitos lares brasileiros (e também no mundo inteiro). Com uma personalidade brincalhona e ao mesmo tempo dócil, esses cãezinhos são a companhia ideal para qualquer humano. Mas será que você sabe como diferenciar um Bulldog Inglês de um Bulldog Francês? Assim como várias outras raças de cachorro, esses dois doguinhos compartilham algumas semelhanças, mas também existem várias diferenças entre eles. 

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça

    O American Staffordshire Terrier é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião. 

    Ver Todas >