A hora de comprar ou adotar um gatinho pode trazer muitas dúvidas ao tutor. Além dos vira-latas, que são a maioria, também existem algumas raças de gato que são bastante procuradas, como a do gato Abissínio. Popular por causa da sua aparência um tanto peculiar e pelagem alaranjada, esses gatos também conquistaram vários admiradores ao redor do mundo graças ao seu temperamento dócil, carinhoso e brincalhão. Pensando nisso, preparamos uma matéria bem especial falando tudo que você precisa saber sobre o gato Abissínio, filhote ou adulto: a origem do felino, traços da personalidade, cuidados com a sua saúde e rotina, no geral. Ficou curioso? Dá só uma olhada e prepare-se para se apaixonar pelo bichano!
Origem do Abissínio: gato é da Etiópia, mas raça foi desenvolvida na Inglaterra
Há suspeitas de que o Abissínio é uma das raças de gato mais antigas do mundo. Ele é proveniente da atual Etiópia, região que antigamente era chamada de Abissínia. No entanto, algumas pessoas acreditam que o bichano teve origem no antigo Egito, por causa das semelhanças entre a raça e os gatos sagrados que eram pintados nos túmulos dos faraós. Mas, por mais que haja essa especulação, não há registros de fósseis do animal no local.
Outra curiosidade sobre a origem do gato Abissínio é que, embora ele tenha surgido na Etiópia, a raça do jeito que nós conhecemos hoje foi desenvolvida na Inglaterra, no século XIX. Confuso? A gente explica: um exemplar do Abissínio - chamado de Zulu - foi levado para o Reino Unido pelo general Robert Napier, que havia realizado uma expedição na região da Abissínia. Ao chegar no país inglês, Zulu foi cruzado com outros gatos que possuíam características semelhantes até chegar na raça atual, que só foi reconhecida oficialmente pela Inglaterra no ano de 1882.
Gato Abissínio: características físicas lembram uma Puma
O gato Abissínio tem traços físicos bastante peculiares, lembrando bastante a aparência de um filhote de puma (também chamada de onça-parda). Para começar, o formato da sua cabeça é triangular, com contornos levemente arredondados, e orelhas grandes e abertas para cima que parecem estar sempre atentas ao que acontece ao seu redor. Os olhos do Abissínio também são bastante expressivos (o que ajuda na linguagem corporal felina), podendo aparecer nas cores verde, avelã ou amarelado. Já a pelagem desse gato de porte médio é densa, sedosa e curta, e pode ser encontrada com tons alaranjados (que é o mais comum), marrons ou azuis. Com um peso médio de 5 a 6 kg, os bichanos da raça têm um corpo bem definido e musculoso, e isso não é à toa: o gato Abissínio tende a ser muito ativo e gosta de estar em constante movimento.
Abissínio: gato é incrivelmente dócil, carinhoso e brincalhão
Os gatos têm a fama de serem mais reservados, quietos e independentes; mas não é isso que acontece quando falamos do Abissínio. Os bichanos desta raça, diferente da maioria dos gatos, têm um comportamento totalmente contrário a esse: são super amorosos, adoram interagir com a família, e chegam até mesmo a serem um pouco dependentes dos humanos. O gato Abissínio se apega rapidamente as pessoas que convivem com ele, e é bastante comum vê-lo pedindo carinho em vários momentos do dia, parecendo até mesmo um cachorro. Para quem procura um amigo de quatro patas bem afetuoso e comunicativo, essa pode ser a companhia ideal para se ter em casa.
Além do mais, a personalidade amigável do Abissínio permite que ele se dê muito bem com praticamente todo mundo: adultos, crianças e até mesmo outros animais - inclusive cães. Eles são gatos extrovertidos que adoram brincar e possuem uma energia que parece ser infindável, pois estão sempre procurando novas formas de se divertir. Seja brincando sozinho ou chamando seu tutor para brincar: é difícil encontrar o gato Abissínio totalmente parado. Muitas pessoas, inclusive, acreditam que esse é um felino que “nunca cresce” e, por isso, costuma apresentar um comportamento tão dócil e carismático que lembra muito os filhotes.





Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?
Alguns cuidados gerais que todo tutor deve ter com o gato Abissínio
• Escovação dos pelos:
Recomenda-se que o tutor escove os pelos do Abissínio uma vez na semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Tudo vai depender da necessidade do seu gatinho, já que em alguns épocas do ano o gato pode soltar mais pelo do que em outras. A escovação ajuda a remover a pelagem morta e deve ser feita com uma escova ou luva específica para isso. Fora a escovação, não há outros cuidados específicos com os pelos do gato Abissínio.
• Unhas e dentes:
Cortar as unhas do gato é fundamental para evitar que ele machuque a si mesmo ou aos outros, e é uma prática que deve ser feita mensalmente. Além disso, assim como os humanos, os gatos também precisam escovar os dentes para evitar diversos problemas bucais, que são um verdadeiro perigo para o Abissínio.
• Alimentação:
A alimentação é um dos pontos mais importantes na hora de cuidar de gato. Portanto, invista em uma ração para gato de qualidade que seja de acordo com a fase de vida do seu bigodudo. Existem várias opções, da ração seca aos sachês, para alimentar o Abissínio, basta escolher a de sua preferência. Além disso, petiscos também são muito bem vindos de vez em quando para dar aquele “mimo” ao seu amigo de quatro patas.
• Hidratação:
Os felinos normalmente não bebem muita água, e é preciso encontrar formas de estimular isso, pois a falta de hidratação adequada é o principal motivo para diversos problemas renais. Por isso, além dos sachês para gatos, uma outra opção para fazer o seu amigo a se hidratar melhor é investindo em fontes de água, que estão sempre dispostas com água fresquinha e filtrada. Outra opção é espalhando potinhos de água em diferentes cômodos da casa.
• Brincadeiras e socialização:
Ativo e com muita energia para gastar, o gato Abissínio adora um novo brinquedinho, principalmente se for daqueles interativos e que despertam a curiosidade. Esses bichanos, inclusive, são capazes de se entreter por horas a fio com qualquer objeto que seja do seu interesse. Eles também adoram pular e explorar todos os cantos da casa e, por isso, uma boa ideia é planejar a gatificação do ambiente, investindo em nichos e lugares adaptados para o gato poder brincar à vontade.
O que você precisa saber sobre a saúde do Abissínio
No geral, não há muito com o que se preocupar com a saúde do Abissínio. Gato da raça costuma ser bastante saudável, principalmente se receber todos os cuidados básicos e estiver com o calendário de vacinações sempre em dia. Os check-ups regulares com um veterinário, aliás, são de extrema importância para saber como anda a saúde do seu amigo, pois esta é uma raça que possui predisposição genética para uma doença renal conhecida como amiloidose renal. Trata-se de um quadro grave que, se não receber os devidos cuidados, pode levar o animal a óbito, mas que costuma afetar apenas uma pequena parcela da população de felinos. Além disso, o tutor deve estar sempre atento à higiene oral do Abissínio, pois os gatos desta raça são mais suscetíveis ao desenvolvimento de certos problemas bucais, como cáries, gengivite e tártaro.
Gato Abissínio: preço do filhote não é muito caro
Está pensando em comprar gato Abissínio? Antes de mais nada, certifique-se de procurar um gatil com boas referências e que leve a sério o bem-estar dos bichinhos. Embora não seja uma das tarefas mais fáceis encontrar um gato Abissínio filhote no Brasil, pois é uma raça que é mais popular lá fora, a boa notícia é que você não precisará gastar fortunas para adquirir o bichano. O preço do Abissínio costuma variar entre R$1000 e R$2000, e é algo que vai depender, principalmente, da linhagem do animal.
Redação: Juliana Melo
