close
Adulto

Gata no cio: quais os sintomas e o que fazer para acalmar o felino?

Atualizado · 21 de dezembro de 2021 · 19h26

Publicado · 15/12/2021 · 10h50

Gato no cio: o que fazer para acalmar? Veja algumas dicas e aprenda a identificar os   sintomas de cio de gato
Gato no cio: o que fazer para acalmar? Veja algumas dicas e aprenda a identificar os sintomas de cio de gato

Já parou para se perguntar como e quando acontece o cio de gato? Para começar, é bom pensar que gatos machos e fêmeas têm a vida sexual muito diferentes. Enquanto os machos estão sempre à disposição para acasalar, as fêmeas precisam do período do cio para aceitar a aproximação do macho com essa intenção. Como a natureza não falha, o macho só se aproxima da gata no cio se ela emite alguns sinais como um miado específico ou muda a posição da cauda, por exemplo.

Mas e você? Sabe quais são os sintomas de gata no cio? Para te ajudar a entender esses sinais e você poder tomar mais cuidado com a segurança dela, o Patas da Casa reuniu uma série de informações importantes sobre o assunto, desde como saber se a gata entrou no cio até como amenizar o cio do gato.

Como saber se sua gata está no cio? Confira os principais sinais!

Como saber se minha gata está no cio?” Essa provavelmente é uma das maiores dúvidas de todo pai de pet de primeira viagem. Mas não se preocupe: se você acha que tem uma gata no cio, os sintomas não vão passar despercebidos. Para te ajudar a calcular mais ou menos quando isso ocorre, aqui vai uma dica: depois do primeiro cio, ele se repete a cada 2 meses, aproximadamente.

É somente nessa época que elas aceitam a aproximação do macho para acasalar e, em alguns casos, podem até mesmo fugir de casa. Nesse sentido, é muito comum que os tutores passem por uma situação de que “meu gato sumiu” ou algo do tipo. Por isso, é importante o dono saber identificar alguns sinais e, se necessário, aumentar a segurança dentro de casa. Conheça os principais sintomas de cio de gato:

  • Miado forte e persistente;
  • Se esfregar em todos que se aproximam;
  • Ficam mais meigas;
  • Chamam mais a atenção dos donos;
  • Andam rebolando;
  • Param em posição de cópula com a coluna curvada e a cauda afastada lateralmente.

Gata no cio: quando acontece pela primeira vez?

Uma das formas de como saber que a gata está no cio é se atentando a idade do animal e observando possíveis mudanças comportamentais ou físicas depois que a gatinha atinge a puberdade, ainda no primeiro ano. O primeiro cio costuma acontecer entre o 8º e o 10º mês de vida, mas pode variar de acordo com alguns fatores:

  • A fêmea precisa atingir um peso mínimo;
  • Convívio ou não com macho;
  • Exposição à luz solar;
  • Raças de pelo curto, como o gato Siamês, costumam atingir a puberdade antes das fêmeas de pelos mais longos, como o gato Persa.

Vale destacar que, em determinados casos, o primeiro cio pode acontecer antes do que o previsto - por volta de 5 ou 6 meses de idade, dependendo do ambiente que o animal vive.

De olho nos sinais do cio: gatos sofrem mudanças físicas e comportamentais

Se você ainda tem dúvidas de como saber se a gata tá no cio, aqui vão algumas dicas: em questão de comportamento, é muito comum que a gatinha fique mais manhosa e dengosa. Ou seja, ela vai querer carinho o tempo todo e vai passar a se esfregar em vários lugares, como móveis, portas de casa e até mesmo em volta da sua perna. A gata no cio também tende a andar rebolando e/ou rastejando no chão, emitindo um gemido típico.

Além disso, algumas mudanças físicas podem ser percebidas nesse período. A micção se torna mais frequente, e a gatinha costuma urinar fora do lugar indicado. O odor da urina é outro ponto que chama atenção, pois fica mais forte. Em alguns casos, a gata pode apresentar um leve sangramento por conta da lambedura excessiva dos órgãos genitais (mas calma, isso não significa que a gata no cio sente dor).

Gato no cio: sintomas envolvem um miado agudo e diferente do habitual

Uma das melhores formas de identificar uma gata no cio é simplesmente ouvindo o miado de gato. É um som bastante agudo e esganiçado, às vezes com um tom bastante melancólico que se assemelha a um choro. Nessa época, os miados se tornam muito frequentes e intensos, até mesmo no caso de animais mais silenciosos. 

Alguns tutores podem, inclusive, se questionar se gato no cio sente dor por conta dessa vocalização excessiva. Mas não se preocupe: por mais que os miados de gato no cio sejam bem estridentes como se o animal estivesse em sofrimento, não é bem isso que acontece. Inclusive, é bom esclarecer uma outra dúvida muito comum, que é se a gata tem cólica durante o cio. A resposta é não, esses animais não têm um ciclo menstrual como o dos humanos e, portanto, não sentem cólica durante nem após o cio.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Se você tem um gato no cio, o que fazer? Uma dica é investir no uso de florais para acalmá-lo
    Se você tem um gato no cio, o que fazer? Uma dica é investir no uso de florais para acalmá-lo

    Mais Lidas

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Quais são as fases do cio do gato?

    • Proestro: trata-se de um “pré-cio” que dura em torno de 1 ou 2 dias. É aqui que começam as mudanças comportamentais e físicas da gata no cio, ainda que sejam muito sutis.

    • Estro: pode durar de 4 a 6 dias, se houver cruzamento; ou até 14 dias se não houver. Essa é a fase mais evidente do cio e a gatinha já está totalmente pronta para acasalar.

    • Interestro: tem duração de aproximadamente 6 dias, e ocorre quando não há nenhum tipo de fecundação.

    • Diestro: dura cerca de 60 dias na fêmea prenha; e cerca de 30 dias quando a gata no cio ovula, mas sem ficar prenha (podendo ocasionar uma gravidez psicológica). 

    • Anestro: é a fase mais longa, podendo durar 90 dias, que é quando o animal não entra no cio e não aceita a aproximação de machos.

    Caso ocorra a gestação de gato, a duração da gravidez costuma ser de dois meses, entre 63 e 65 dias. Mudanças no corpo do pet são facilmente percebidas, e a gravidez pode ser confirmada com alguns exames médicos, como o ultrassom.

    Quanto tempo dura o período da gata no cio?

    Agora que você já sabe a resposta de “como saber se minha gata tá no cio”, chegou a hora de entender quanto tempo dura, em média, o período fértil das fêmeas. Para começar, é importante ter em mente que o cio é uma fase com diferentes etapas. Juntando cada uma dessas etapas, o cio de gata pode durar entre 5 e 20 dias. O fator que mais influencia nessa variação de tempo é se o animal conseguiu acasalar ou não.

    Como acalmar gato no cio? Veja algumas dicas!

    “Gato no cio: o que fazer para acalmar o animal?” é uma pergunta inevitável entre os gateiros de plantão. Como se sabe, o período do cio pode ser muito estressante para a gata, principalmente se ela não acasala. Por isso, algumas dicas para acalmá-la podem ajudar a evitar que ela fuja de casa ou mie exageradamente. Confira o que fazer quando a gata tá no cio:

    • Castração do animal: além de evitar o cio, previne inúmeras doenças;
    • Bolsa de água quente ou uma toalha aquecida podem ajudar a gata no cio a relaxar;
    • Brincadeiras que a deixem entretidas por algumas horas;
    • Florais e remédios fitoterápicos: consulte seu veterinário antes de medicar o seu animal.

    Entenda quais são os perigos da vacina anticoncepcional para gata no cio

    Na hora em que você percebe a gata no cio, o que fazer? Algumas pessoas podem achar que a vacina para cio de gato é uma boa alternativa, mas na verdade isso é totalmente contraindicado. Esse tipo de método anticoncepcional para gatos pode causar diversos efeitos colaterais, como tumores e infecções no útero e nas mamas. Ou seja, é um verdadeiro perigo para a saúde dos nossos amigos de quatro patas. Se a ideia é evitar uma gata no cio, o ideal é conversar com um médico veterinário de confiança para entender qual é a melhor saída para resolver o problema.

    Como parar o cio do gato? A castração é a melhor solução para o problema

    Uma das melhores formas de como aliviar o cio de gato é com a castração do animal. Além de ser algo super eficaz para prevenir uma gravidez não planejada - e, consequentemente, o abandono de filhotinhos -, a castração de gato também é uma medida importante para manter a saúde felina. Ela é capaz de prevenir várias doenças graves, como tumores e o câncer de mama. Além disso, o comportamento felino muda bastante após a cirurgia: gatas e gatos ficam muito mais tranquilos e menos territorialistas. Consulte o veterinário responsável pelo seu animal para que ele possa te orientar, combinado?

    Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

    Publicada originalmente em: 01/07/2019

    Atualizada em: 14/12/2021

    Como é feito tratamento de câncer em cachorro?

    Próxima matéria

    Como é feito tratamento de câncer em cachorro?

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos
    Cuidados

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos

    Você sabe quando os gatos trocam de dente? Quantas vezes é necessário escovar os dentes do gato? Ou com quanto tempo nasce os dentes dos gatos filhotes? Embora a dentição felina seja esquecida por alguns tutores, a região é uma das partes mais importantes dos nossos bichanos. O dente de gato exerce um papel fundamental na alimentação e ainda influencia no comportamento do pet.

    Adoção

    "Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

    Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores, tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o seu novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

    Gatos: o que é a criação indoor e quais as vantagens?
    Cuidados

    Gatos: o que é a criação indoor e quais as vantagens?

    Ninguém pode negar: os gatos são verdadeiros fãs da voltinhas noturnas. Mas, como bem sabemos, a rua nem sempre é um lugar seguro e criar o seu bichano em casa pode garantir uma vida mais longa. Por isso, a criação indoor tem se tornado cada vez mais popular entre os gateiros de plantão, uma vez que gatos criados dessa forma podem chegar até o dobro da idade em comparação aos que vivem de forma livre. Para saber mais sobre essa modalidade, o Patas da Casa separou as principais vantagens da criação de gatos indoor. Dá uma olhada!

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!
    Saúde

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!

    Infelizmente, a ideia de que os gatos estão 100% seguros dentro de casa é uma ilusão. Os felinos são animais curiosos e suas peripécias podem acabar transformando qualquer ambiente controlado em um mar de perigos. Por isso, é muito importante se manter atento aos sinais comportamentais e físicos do animal para identificar possíveis problemas, como intoxicações e envenenamentos. Em momentos como esses, pensar rápido e saber agir de imediato pode fazer toda a diferença! Por isso, descubra o que fazer caso o seu gato seja envenenado ou intoxicado!

    Ver Todas >

    Vermífugo para gatos: quanto custa e outras formas eficientes de prevenir os vermes
    Saúde animal

    Vermífugo para gatos: quanto custa e outras formas eficientes de prevenir os vermes

    O vermífugo para gatos é um cuidado importante que ajuda a manter a saúde dos nossos amigos de quatro patas e deve ser aplicado logo no primeiro ano de vida do pet. Os vermes acometem principalmente o intestino do animal, mas também podem atacar outras partes do corpo e causar sintomas bem desagradáveis. Por conta da facilidade do contágio, é fundamental que o tutor tenha uma atenção especial com o calendário de vermifugação para evitar um gato com verme. 

    Vacinas para gatos: tem problema atrasar o reforço anual?
    Saúde animal

    Vacinas para gatos: tem problema atrasar o reforço anual?

    Um dos cuidados mais importantes com a saúde felina é a aplicação das vacinas para gatos logo nos primeiros meses de vida. As doses devem ser reforçadas anualmente para proteger os bichanos contra doenças perigosas e contagiosas, como panleucopenia felina, calicivirose e rinotraqueíte. Mas será que tem problema atrasar a vacina de gato em alguns dias ou semanas? Quais são os perigos de fazer isso? 

    Vitamina para gato: quais as mais indicadas durante a gestação felina?
    Saúde animal

    Vitamina para gato: quais as mais indicadas durante a gestação felina?

    A gestação de gato demanda atenção redobrada com a saúde. Visitas ao veterinário, exames e cuidados no dia a dia devem fazer parte da rotina. Entre as mudanças durante a gravidez, a dieta é uma das principais. A gata grávida precisa de uma alimentação diferenciada que seja capaz de manter a sua saúde e a dos filhotes que estão em na barriga. A vitamina para gato tem um papel fundamental na dieta da gata prenha. 

    Remédio para sarna em cachorro: qual usar e como é o tratamento da doença?
    Saúde animal

    Remédio para sarna em cachorro: qual usar e como é o tratamento da doença?

    A sarna em cachorro é uma das doenças de pele que mais trazem desconforto ao cãozinho. Podendo acontecer de três maneiras diferentes, a sarna de cachorro sempre deixa a pele do animal com feridas e causa muita coceira. A condição é mais comum do que se imagina, existindo até mesmo a possibilidade de contágio da sarna de cachorro em humanos. Mas o que fazer caso seu animal contraia essa doença? 

    Ver Todas >