Cachorro

Esse é o truque recomendado por especialistas para eliminar carrapatos do cachorro rapidinho

Publicado - 03 Maio 2024 - 14h40

Atualizado - 03 Maio 2024 - 14h40

Lidar com carrapato de cachorro é mais comum do que se pensa entre os tutores. Porém, não deixa de ser uma dor de cabeça! Além de ser chato ter que remover esses parasitas do pelo do cão, eles podem trazer diversos problemas de saúde, como a perigosa doença do carrapato em cachorro. Por isso, é tão importante acabar de vez com o parasita no animal. Mas como eliminar carrapatos de cachorro de uma vez por todas? O Patas da Casa te explica qual é o melhor truque recomendado por especialistas!

Como tirar carrapato de cachorro? Veja o truque infalível!

Muitas pessoas acham que acabar com carrapato de cachorro é uma tarefa super complicada ou que precisa de diversos remédios caseiros para dar certo. O tutor vai precisar, sim, de uma certa paciência, mas a verdade é que o processo é mais simples do que parece. 

O truque recomendado por especialistas de como tirar carrapato de cachorro consiste em três etapas: banho, remédio e limpeza do ambiente. Seguindo esses cuidados, você não só elimina de vez esse parasita como ainda evita que o pet sofra de novo com esse problema.

Imagem Quiz:Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O banho é essencial na hora de eliminar carrapato em cachorro

O primeiro passo que o tutor deve seguir após notar o carrapato de cachorro é dar um banho no animal - mas não um banho comum! O ideal é utilizar shampoo ou sabonete antiparasitas, que podem ser encontrados em lojas de pet shop. A fórmula desses produtos ajuda no processo de como eliminar carrapatos de cachorro de maneira eficiente. Por isso, é um primeiro passo importante para acabar com o problema.

remédio de carrapato para cachorro

Remédio de carrapato para cachorro mata os parasitas

Depois do banho, é importante entrar com a medicação. O remédio para carrapato de cachorro é formulado com o objetivo de matar o parasita sem agredir o cão. Existem diferentes modelos, sendo os mais tradicionais o comprimido e a pipeta. 

Na hora de oferecer ao cão, é bom ficar de olho na bula para saber qual a proporção ideal de acordo com o peso do pet. Além disso, existe um tipo de remédio de carrapato para cachorro com efeito preventivo. Ele é ótimo para prevenir uma infestação do parasita, principalmente se o cão vive em áreas propícias a isso - mas não fará efeito no animal que já está infestado. Portanto, fique atento!

Outro detalhe que merece atenção é a idade do cãozinho. O remédio para carrapato de cachorro normalmente é indicado apenas para cães com mais de 6 semanas de vida. Antes disso, o tutor precisa remover os bichinhos na mão. 

Por fim, uma outra boa alternativa é o uso da coleira antipulgas e carrapatos para cachorro. Ela libera uma substância que mata de vez o parasita sem intoxicar o cão, sendo ainda um bom método preventivo.

O último passo de como eliminar carrapatos de cachorro é a limpeza do ambiente

O banho e o remédio de carrapato para cachorro são ótimas soluções para acabar de vez com o problema. Porém, o grande erro da maioria dos tutores é achar que já pode parar por aí. O pulo do gato no truque de como acabar com carrapato de cachorro é a limpeza do ambiente. Esses parasitas se reproduzem rapidamente. Muitas vezes não conseguimos ver, mas seus ovos e larvas estão espalhados por todo canto. Se não for feita a limpeza no ambiente, as chances de uma nova infestação acontecer são enormes.

Para acabar de vez com o carrapato de cachorro dentro de casa, é indicado fazer a dedetização do local. Além disso, existem sprays (em pó ou líquido) que são feitos especialmente para acabar com os carrapatos, e receitas caseiras, como as soluções com vinagre ou frutas cítricas. É muito importante ter atenção nos cantinhos e frestas, porque são nesses pequenos espaços que os ovos costumam se proliferar.

Outra dica é aspirar bem os tapetes, cortinas e estofados, além de lavar bem as roupas que tiveram contato com o carrapato em cachorro. A limpeza da casa é essencial logo após uma infestação, pois evita uma nova leva. Porém, é importante ressaltar que ela deve ser realizada com frequência pois, só assim, você mantém seu pet sempre protegido do carrapato em cachorro.  

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Cachorro

Cientistas usam Inteligência Artificial para traduzir o que os cachorros "falam" quando estão latindo

Existem pesquisas que apontam que o cachorro entende o que a gente fala — mas seria muito bom entender exatamente o que eles ‘falam’...

Adestramento

Dia dos Namorados Pet: Golden Retriever teve a missão de entregar um presente especial para a dona

No Dia dos Namorados, vários casais que têm bichinhos de estimação gostam de incluir os pets nesse momento especial. Afinal, muitas ...

Raças

Bull Terrier, um cachorro misterioso e encantador: 8 curiosidades impressionantes sobre a raça de focinho "estranho"

O Bull Terrier é uma raça de aparência exótica que nunca passa despercebida. Isso porque o cãozinho tem uma cabeça com formato oval ...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Ver todas