Adoção animal

Esse cachorro rebaixado com a fama de 'ranzinza' tem características únicas escondidas

Publicado - 04 Maio 2024 - 10h00

Atualizado - 04 Maio 2024 - 10h44

Quando falamos de cachorro rebaixado, duas raças sempre vêm à cabeça: Basset Hound e cachorro Dachshund. Muita gente acha que os dois são uma coisa só. Há quem acredite até em uma raça 'Basset Dachshund'. Porém, isso não existe! Tratam-se de dois animais que, apesar das muitas semelhanças, também têm várias diferenças.

Um deles, inclusive, é conhecido por ter uma fama de 'ranzinza'. Estamos falando da raça Basset Hound, que com suas orelhas enormes e jeitão mais reservado dá essa impressão. A verdade é que esse cão esconde uma série de características que o torna único. Veja mais detalhes sobre o cachorro Basset Hound!

1) Basset Hound é cachorro rebaixado, mas de porte médio

Quem olha o cachorro Basset logo imagina que ele é um cão de porte pequeno. Afinal, é uma raça 'rebaixada' - ou seja, que tem as patinhas curtinhas e o corpo fica próximo ao chão. Apesar dessa sensação, as medidas comprovam que ele é um cachorro de porte médio: o peso fica entre 20 e 34 kg, enquanto a altura fica entre 28 e 38 cm.

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O pelo curto, liso e macio é outra característica física do Basset. Cachorro pode ter diferentes tipos de padrão de cor, sendo os mais comuns o tricolor (marrom, branco e preto) e o bicolor (branco e preto ou marrom e preto). Existem ainda os tons voltados ao cinza e fulvo.

2) Basset Hound tem orelhas caídas que são um charme  

As orelhas do Basset Hound são sua marca registrada! Elas são bem longas e ficam caídas ao lado do rosto. Quanto à pelagem, é igual a do resto do corpo. É importante sempre ficar atento às orelhas do Basset Hound pois, como são bem longas, podem acabar acumulando sujeira na parte interna que fica escondida. Aliás, outra parte do corpo da raça que merece atenção são as dobrinhas no rosto, que também podem acumular impurezas.

3) Ranzinza? Basset Hound é, na verdade, um cão extremamente calmo!

Muita gente olha para o Basset Hound e já pensa logo de cara que se trata de um cão ranzinza. Essa ideia vem principalmente do seu rosto que é mais caído e acaba dando uma impressão de sério. Porém, a verdade é que o animal está longe disso. Na verdade, a personalidade da raça Basset é extremamente calma! Trata-se de um pet bem quietinho na maior parte do tempo. 

Ele não costuma fazer escândalo, dificilmente vai latir e está sempre bem 'zen'. Por ser mais reservado, pode até parecer que é ranzinza mas, na verdade, o Basset Hound só está vivendo sua vida em paz.

4) Faro de Basset: cachorro dessa raça tem o olfato super apurado

O Basset, como o nome indica, faz parte do grupo Hound. Os cães desse grupo possuem uma capacidade de caça elevada, além de terem um olfato bem apurado. Assim, o faro de cachorro Basset Hound é extremamente evoluído. Para ter noção, existem 20 milhões de receptores de odores no nariz desse cão. Desde que é um filhote de Basset, ele consegue sentir e reconhecer cheiros, mesmo os bem distantes. Um talento e tanto!

cachorro basset hound sentado no chão
O Basset Hound é um cachorro de orelhas grandes e personalidade super tranquila

5) Basset Hound x Dachshund: raça é sempre confundida

Basset Hound e cachorro salsicha são confundidos o tempo inteiro! Acontece que os dois realmente são muito parecidos. Para começar, ambos são tipos de raça salsicha. Tratam-se de cães com corpo alongado e patas curtinhas. Assim, por mais que o nome 'salsicha' seja mais associado ao Dachshund, Basset Hound também entra nessa categoria.  

As semelhanças não param por aí! Lembra das orelhas do Basset? Salsicha também possui um formato bem parecido. Elas são longas e caídas na lateral do rosto.

Apesar de terem pontos em comum fisicamente, também existem diversas diferenças. Enquanto existem dobrinhas no corpo do Basset, salsicha tem o rosto menorzinho. Quanto à personalidade, o cachorro Dachshund é bem mais agitado. Além disso, o Basset Hound tem porte médio, enquanto o salsicha é realmente pequeno. Vale ressaltar ainda que existem diferentes padrões de cores. O arlequim, por exemplo, só existe no Dachshund. Portanto, a ideia de um 'Basset arlequim' não é certa.

6) Basset Hound adora crianças!

Apesar de ser um cão mais quietinho, o Basset Hound também sabe ser bem sociável. Ele praticamente não dá problema e consegue se dar bem com qualquer um, seja adulto ou criança. O cachorro Basset é super fiel e amoroso, então ele sempre vai tratar bem os outros e se provará um verdadeiro companheiro. Isso vale também com outros animais de estimação! O Basset Hound vai adorar uma outra companhia, seja ela qual for.

7) Raça Basset tem 'alergia' a esportes

Por ser muito calminho, o Basset Hound é do tipo que prefere ficar deitado o dia inteiro do que fazer algum exercício físico. Esportes realmente não são o forte da raça, mas como existe uma certa tendência à obesidade, é bom não deixar o pet se acomodar em casa o dia inteiro e investir em brincadeiras. Porém, é importante ter em mente que exercícios de alta intensidade não funcionam - e nem são recomendados - para um cachorro Basset.

8) Não é fácil adestrar um cachorro Basset, mas é necessário

Por mais que o Basset Hound seja normalmente bem tranquilo no dia a dia, o adestramento ainda é muito importante. Isso evita alguns comportamentos inadequados e ainda permite que o pet aprenda a obedecer melhor o tutor. A raça Basset é super independente, o que é bom em certos casos, mas faz com que o adestramento não seja tão simples. É importante ter muita paciência e repetição.

O recomendado é adestrar o Basset filhote pois, nessa fase da vida, o animal costuma ser mais aberto ao treinamento. Outra dica é fazer também a socialização da raça. Mesmo se dando bem com todo mundo, esse treinamento continua sendo essencial. Assim como no adestramento, o ideal é que o filhote de Basset seja socializado logo depois de ter tomado todas as vacinas essenciais. 
 

Faz mal dar calmante para cachorro? O vet do meu cãozinho disse que somente nessas situações é recomendado o uso

Você já se perguntou em algum momento se pode dar calmante para cachorro? Tem tutores que procuram o medicamento para lidar com o co...

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Alimentação

Veja o motivo desta comida ser considerada a pior de todas para a saúde do seu cachorro

Nem tudo que a gente come é liberado para os cães. Alguns alimentos, inclusive, são considerados bastante tóxicos e prejudiciais par...

Raças

Cachorro inteligente: essas são as raças que vão se sair melhor nas aulas de adestramento, segundo especialistas

A inteligência canina não pode ser subestimada e nem comparada com a humana. Afinal, estamos falando de duas espécies bem diferentes...

Faz mal dar calmante para cachorro? O vet do meu cãozinho disse que somente nessas situações é recomendado o uso

Você já se perguntou em algum momento se pode dar calmante para cachorro? Tem tutores que procuram o medicamento para lidar com o co...

Gato não acredita no que vê quando percebe que seus humanos arrumaram um jeito de vigiar sua intimidade

A câmera para monitorar pet é um ótimo investimento para os tutores que passam muito tempo fora de casa, mas estão sempre preocupado...

Por que os gatos saem correndo depois de usar a caixa de areia? Um dos motivos pode ter a ver com instinto selvagem

Bastante higiênicos, os felinos se acostumam desde cedo a usar a caixa de areia para gatos. Para eles, é algo totalmente natural e q...

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Ver todas