O Basset Hound é um cachorro de orelha caída que pode ser a companhia certa para muitas famílias. A raça não é extremamente agitada e tende a ser bem silenciosa, no geral, sendo um bom cão para quem vive em apartamentos e lugares com espaço reduzido. O cachorro Basset Hound - filhote ou adulto - também é muito dócil, carinhoso e apegado com os donos. Apesar disso, são cães que podem ser um pouco teimosos e precisam ser adestrados e socializados desde cedo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ficou curioso para conhecer melhor o Basset Hound? Para te ajudar com isso, o Patas da Casa produziu um infográfico com as principais características físicas e comportamentais da raça, além de outras curiosidades importantes. Confira abaixo!


O Basset Hound é um cachorro de porte médio com qualidades únicas
O Basset Hound é um cachorro de porte médio com qualidades únicas

Basset Hound é um cachorro de orelha caída e corpo alongado

O Basset Hound não passa despercebido nos lugares. Por ter um corpo bem compridinho, ele é chamado de cachorro salsicha, assim como o Dachshund. Além disso, ele também é um cachorro com orelha grande e caída, dando um visual bem charmoso ao doguinho. Para completar, a raça Basset Hound apresenta pequenas ruguinhas espalhadas pelo corpo - especialmente no rosto - e um olhar “tristonho”.

São cães de porte médio que medem entre 28 e 38 centímetros de altura, e costumam pesar entre 20 e 34 kg. Além disso, a pelagem do cachorro Basset também chama a atenção: ele tem pelos curtos, macios e brilhantes, com cores que normalmente variam entre tricolor nos tons preto, branco e marrom ou bicolor com limão e branco.

Basset Hound, filhote ou adulto, é um cão afetuoso, sociável e pouco agitado

O cachorro da orelha caída tem uma personalidade realmente encantadora. Além de serem companheiros muito tranquilos e carinhosos, os Basset Hounds tem um jeitinho incrivelmente sociável e se dão bem com qualquer pessoa (como crianças, idosos e estranhos). Além disso, é uma raça que também costuma ter uma convivência harmoniosa com outros cães e animais de diferentes espécies, inclusive gatos.

No geral, esse é um cachorro que não é muito ativo e que não late muito. No entanto, ele é um exímio farejador e se capturar qualquer cheiro diferente do habitual, pode se preparar para alguns latidos de cachorro pela casa. É a forma dele tentar te avisar que tem algo de errado e que ele está pronto para te defender! Para o Basset Hound, família é algo super importante e o cãozinho sempre demonstra isso estando por perto e protegendo quem ama.

Nesse aspecto, é bom ter atenção. O Basset Hound, filhote e adulto, é muito dedicado aos tutores, mas não é o tipo de cachorro que gosta de passar muito tempo sozinho. Por isso, é necessário que o dono separe uma parte do tempo para brincar e dar atenção ao pet. Estímulos físicos também são super importantes para evitar a ansiedade de separação e deixar o animal um pouco mais ativo, já que ele é conhecido por ser mais preguiçoso.

Os cuidados com a higiene, saúde e criação do Basset Hound

O Basset Hound é um cão que precisa de cuidados especiais com as orelhas, pele e atividades físicas. Por ser um cachorro de orelha caída, essa região pode ficar mais vulnerável a inflamações e infecções como a otite canina. Dessa forma, a higiene da área deve ser feita regularmente com produtos específicos e sempre observando se há alguma alteração significativa na região.

Para completar, o Basset Hound tem muitas dobrinhas, principalmente no rosto, e baba muito. Isso é outro aspecto que contribui para que ocorram dermatites em cachorro, causadas pelo acúmulo de sujeira e umidade. É importante limpar bem a boca do pet com um lenço umedecido diariamente e sempre se certificar de que ele está livre de alergias.

Por último, é necessário ter atenção redobrada com quadros de obesidade canina e problemas na coluna. Por ser pouco ativo, o Basset Hound pode se tornar um cachorro sedentário e obeso a longo prazo. No entanto, ele também não pode fazer exercícios de alta intensidade e que possam sobrecarregar a coluna vertebral do pet. O ideal é apostar em atividades mais tranquilas, como passeios e brincadeiras dentro de casa.

Em questão de criação, o filhote de Basset Hound deve ser adestrado desde cedo. Esse é um cão que, apesar das suas inúmeras qualidades, pode ser um pouco teimoso e cabeça-dura. Ele não aceita ordens com tanta facilidade e, por ser um pouco preguiçoso, não assimila comandos de adestramento de primeira. Por isso, é importante que o tutor estabeleça as regras de casa logo no primeiro ano de vida do pet, ensinando-o o que é certo ou errado e usando reforços positivos para incentivar o bom comportamento.

Quanto custa um cachorro Basset Hound?

Para quem tem interesse em ter um Basset Hound, preço da raça varia em torno de R$ 2.000 a R$ 5.000. As características físicas do animal, bem com a sua linhagem genética, são fatores que influenciam no valor final. Além disso, dependendo dos cuidados do criador, se o filhote de Basset Hound já estiver vacinado, vermifugado e/ou castrado, também pode custar um pouco mais caro. Antes de efetuar a compra, certifique-se de escolher um canil de cachorro confiável e que tenha boas referências para não cair em ciladas.

Redação: Juliana Melo