Gato

Enriquecimento ambiental para gatos com deficiência: como fazer?

Publicado - 04 Setembro 2023 - 13h56

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O enriquecimento ambiental definitivamente é uma das melhores maneiras de dizer eu te amo para o seu gato, afinal, ele traz inúmeros benefícios que vão muito além de tornar o espaço mais interessante para os bichanos. Além de proporcionar um local mais estimulante e enriquecedor para o seu amigo de quatro patas, a gatificação da casa é uma ótima forma de reprimir comportamentos indesejados e direcionar os instintos selvagens do gato para os lugares certos. 

O enriquecimento ambiental é um cuidado que deve ser oferecido para todos os felinos, inclusive os gatos com deficiência, que também merecem um ambiente que respeite suas necessidades especiais. Pensando nisso, o Patas da Casa separou algumas dicas de como implementar essa metodologia em seu lar. 

Enriquecimento ambiental para gatos: qual a importância? 

O enriquecimento ambiental para gatos é um cuidado necessário para promover o bem-estar dos felinos, seja ele deficiente ou não. Isso porque os gatinhos, mesmo após a domesticação, mantiveram seus instintos naturais selvagens. Estimular o uso de seus instintos e de suas habilidades cognitivas é essencial para evitar um gato estressado e também transtornos como a depressão e a ansiedade

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O enriquecimento ambiental é muito importante e pode ser dividido em quatro tópicos: 

  • Enriquecimento alimentar: gatos amam ser estimulados pelo paladar e os petiscos para gatos - como bifinhos, biscoitos e sachê para gatos - são uma ótima forma de complementar as brincadeiras, seja como recompensa ou escondido nos brinquedos. 
  • Enriquecimento cognitivo:  os brinquedos interativos para gatos são super indicados para estimular o lado cognitivo do bichano, ou seja, a sua capacidade de aprender e se desenvolver intelectualmente. 
  • Enriquecimento físico: refere-se a adaptações necessárias no ambiente, como instalação de nichos e prateleiras. Com esse tipo de enriquecimento ambiental, gatos garantem um espaço com recursos interativos que atendam ao que cada felino precisa. 
  • Enriquecimento social: socializar gatos é fundamental para deixar a convivência mais harmoniosa e leve. Essa é uma maneira de estreitar os laços com o bichano e melhorar a relação entre vocês, e até dele com outros animais e pessoas.

Gato com deficiência: como fazer o enriquecimento ambiental?

Gatos que passam muito tempo sozinhos, sem nenhuma forma de se entreter, podem apresentar comportamentos agressivos e destrutivos. Por isso, estimulá-los com elementos lúdicos é fundamental para que eles possam explorar seu instinto animal. 

Já que a adaptação do ambiente é tão importante, como proporcionar um ambiente enriquecido para gatos com deficiência? Saiba que não é nenhuma missão impossível! Basta pensar nas necessidades de cada gatinho e respeitar suas limitações para evitar acidentes. Veja abaixo como fazer a gatificação da casa de acordo com cada deficiência felina.

Enriquecimento ambiental para gato cego ou com problemas na visão

A segurança é o fator mais importante na hora de adaptar o ambiente para gatos com deficiência visual. Levando em conta que ele não enxerga, é importante não mexer muito na disposição dos móveis da casa e escolher um cantinho que seja só dele, para que ele se sinta seguro e confortável para explorar o local. Uma dica legal é delimitar a área com grades de proteção, mas deixar sempre as portas abertas para que o gato possa sair quando desejar. 

Um dos melhores brinquedos para gato cego são os tapetes interativos. Eles ficam no chão, despertam os cinco sentidos do animal e possuem diferentes texturas e compartimentos para que o gato explore. Os arranhadores mais baixos também são interessantes para esses bichanos porque não oferecem risco  do animal pisar em algum lugar errado e cair no chão. 

Outra possibilidade é o uso de catnip nos brinquedos, que é super indicado para relaxar o felino e estimulá-lo a entrar nas brincadeiras. Além disso, como os outros sentidos do gato cego ficam muito mais aguçados, usar bolinhas para gato com guizo ajuda a incentivar o animal a fazer exercícios físicos e gastar energia, pois é bem provável que o felino tente perseguir o barulho da bola.

gatinho cego
O gato cego ou com pouca visão pode brincar sem preocupação com os arranhadores de chão

 Enriquecimento ambiental para gato paraplégico ou amputado

Se preparar para a chegada de um gato paraplégico ou com alguma deficiência física demanda alguns cuidados e adaptações importantes na casa para que o animal tenha o máximo de independência, mas de forma segura. O enriquecimento de ambiente para gatos com deficiências motoras exige a mesma preocupação e cautela, pois ele pode precisar de ajuda para realizar algumas atividades. 

A incapacidade de mover as patinhas traseiras torna a locomoção desses bichanos um pouco mais desafiadora, e uma dica valiosa para evitar escorregões e garantir o conforto do bichano durante as brincadeiras é colocar tapetes antiderrapantes no espaço enriquecido.  A erva de gato e os tapetes interativos são uma ótima opção para distrair e relaxar os felinos, assim como as redes de gato para cadeira, uma opção mais segura e mais acessível para gatos com problema de locomoção. 

Uma adaptação mais em conta e que é perfeita para os gatos que gostam de se esconder são as tocas, que podem ser feitas com as caixinhas de transporte do felino ou caixas de papelão. Certifique-se de que as tocas fiquem confortáveis e aconchegantes com cobertores e almofadas.

Enriquecimento ambiental para gato surdo 

O enriquecimento ambiental para gatos surdos é mais simples de implementar do que para outras deficiências, afinal, a surdez não impede o animal de pular de grandes alturas, de caçar, nem se aventurar. O maior cuidado que você vai precisar tomar para a segurança do gatinho surdo é evitar assustá-lo. 

Se o bichano é daqueles que ama ficar nas alturas, uma forma de deixá-lo super feliz é investindo no enriquecimento vertical para gatos, com a instalação de nichos e prateleiras, arranhadores para gatos com andares e cama de janela para gatos
Para proporcionar um tempo de qualidade entre o tutor e o bichano, os ratinhos de corda e as varinhas para gatos são uma boa forma de interagir e criar uma relação de confiança entre vocês.   

5 benefícios do enriquecimento ambiental para gatos

Criar um ambiente enriquecido para um gato com deficiência traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental do bichano. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, consultar um comportamentalista felino pode ser interessante para desenvolver um plano pensado especialmente para as limitações do seu companheiro de quatro patas. Dentre tantos pontos positivos do enriquecimento ambiental, podemos destacar:

  • Redução do estresse
  • Estimulação mental
  • Prática de exercícios
  • Uso dos instintos naturais do gato
  • Aumento da confiança 
Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Saúde

O que acontece no corpo da gata no cio? Dos miados estridentes aos picos hormonais, veja todas as mudanças que ela enfrenta

Não precisa ser expert no universo felino para conseguir identificar uma gata no cio. Dos miados estridentes aos picos hormonais, o ...

Cachorro

Com ajuda do ChatGPT, mulher cria site para mostrar como os cachorros enxergam de verdade: testamos por aqui!

Você já se perguntou como os cachorros enxergam? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas, sejam elas tutoras de um pet ou não. ...

Comportamento

"Amor de gato": foi assim que aprendi a interpretar as emoções do meu gatinho e percebi que sou o amor da vida dele

O amor de gato é um sentimento especial e gratificante que os bichanos demonstram por seus donos. Mas ao contrário dos cães, eles ex...

Histórias reais

Vira-lata caramelo invade festa junina e faz participação especial na hora quadrilha

Não tem jeito: o vira-lata caramelo sempre dá um jeito de abrilhantar qualquer enredo. Se há algum tempo viralizaram histórias de ca...

Ver todas