Gato

Enriquecimento ambiental para gatos: aprenda como melhorar toda a rotina do seu pet

Publicado - 21 Julho 2022 - 17h58

Atualizado - 21 Abril 2024 - 19h56

Quem convive com um felino certamente já ouviu falar no enriquecimento ambiental para gatos. O conceito não é novidade, mas passou a ser integrado aos cuidados com nossos amigos de quatro patas nos últimos anos. Isso não foi à toa: a ideia de adaptar o espaço onde vivemos para atender as necessidades dos bichanos é bem pertinente e pode trazer uma série de benefícios. Afinal, mesmo no ambiente familiar, os felinos precisam exercer seus instintos naturais - e a gatificação é uma forma de ajudar nisso.

Mas sabia que não existe somente uma maneira de promover o enriquecimento ambiental? Gatos podem desfrutar dessa metodologia de diferentes formas! Se você ficou curioso para saber quais são os tipos de gatificação e como melhorar a qualidade de vida do seu pet, a gente te conta tudo sobre o assunto na matéria a seguir. Confira!

A importância da gatificação e de enriquecer o ambiente para os felinos

Vários instintos selvagens dos gatos prevaleceram mesmo depois que esses bichanos começaram a viver ao lado dos humanos. Com o enriquecimento ambiental - também chamado de gatificação de ambientes -, os tutores garantem que esses instintos felinos serão preservados, e assim melhoram a qualidade de vida dos pets. Ou seja, a gatificação nada mais é do que adaptar os ambientes para gatos, de forma a deixá-los mais “atraentes” com brinquedos e outros elementos lúdicos que ajudam a simular a vida na natureza.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas será que todos os tutores devem investir nesse processo? A resposta é sim! Além de promover o bem-estar dos felinos, o enriquecimento ambiental para gatos ajuda a afastar uma série de transtornos, como estresse e ansiedade. Então se você não quer ver seu gato estressado, mal humorado e com outros problemas de saúde (pois a imunidade dele fica fragilizada), é importante saber como fazer a gatificação na sua casa.

Um detalhe importante é que não existe apenas uma maneira de gatificar os espaços, mas várias! Os tipos de enriquecimento ambiental para gatos são divididos em alimentar, cognitivo, físico e social. Cada um deles impacta os bichanos de uma forma diferente, mas o resultado é sempre positivo e pensando na satisfação do pet. Veja a seguir algumas dicas de como implementar a gatificação em cada uma dessas situações.

Enriquecimento ambiental para gatos alimentar

Não é mistério que a alimentação dos gatos é fundamental para cuidar da saúde dos nossos pets, mas sabia que além das tradicionais rações você também pode enriquecer a rotina dos gatinhos com outros tipos de comida? É aí que entram os petiscos para gatos e outras opções saborosas, como os sachês e os patês! Quanto mais variedade de sabor e texturas, melhor será para o seu amigo de quatro patas. Algumas opções interessantes para colocar na lista são:

Além disso, frutas para gatos, legumes, verduras e outros vegetais também são super bem-vindos no dia a dia do pet. Só é importante lembrar que tudo isso serve apenas como petisco e não deve substituir a dieta com ração, que é a principal fonte de nutrientes da espécie. A quantidade de petisco, bem como a frequência, também devem ser moderadas, pois excessos podem deixar o gato obeso.

Para tornar esse tipo de enriquecimento ambiental para gatos ainda mais divertido, uma boa ideia é esconder os petiscos pela casa, fazendo com que seu gatinho se esforce para encontrá-los. Outra opção é investir em um brinquedo interativo para gatos onde a comida fica armazenada em um compartimento, e os bichanos precisam descobrir como “liberar” a recompensa.

enriquecimento ambiental para gatos: gato comendo ração
<strong>Enriquecimento ambiental: gatos podem ser estimulados pelo paladar</strong>

Enriquecimento ambiental para gatos cognitivo

Os gatos são mais inteligentes do que a gente pensa! Por isso, estimular as habilidades cognitivas e instintivas da espécie é algo que pode - e deve - ser colocado em prática. Mas como fazer isso? Uma das principais formas é com o adestramento. Nem todos sabem, mas adestrar gatos é totalmente possível, e é algo que ajuda a melhorar o aprendizado, raciocínio e a memória desses animais.

É claro que nem sempre os bichanos estão realmente interessados em aprender, mas você pode tentar deixá-los mais focados oferecendo recompensas apetitosas. Sim, aqui você consegue unir o melhor dos dois mundos: o enriquecimento alimentar pode ser usado como estratégia para incentivar o enriquecimento cognitivo.

Alguns treinamentos que podem ser feitos sem grandes dificuldades são ensinar o gato a dar a pata e sentar. Mas lembre-se: o processo de aprendizado dos felinos é bem diferente dos caninos, e pode demandar um pouco mais de tempo. Não desista!

Outras opções interessantes para deixar a mente e o cérebro de gato mais ativos são os brinquedos interativos para gatos. Aqui, além das bolinhas recheadas com ração, você pode usar varinhas, túneis interativos, ratinhos de dar corda e até mesmo brinquedos eletrônicos. Hoje existem vários aplicativos para celular e tablet que são focados em entreter os bichanos, como Cat Alone, Crazy Cat, Cat Fishing e Mice Cat.

Enriquecimento ambiental para gatos físico

Esse talvez seja o tipo de gatificação mais simples de adotar. Afinal, basta adaptar alguns espaços de onde você mora com recursos interativos e interessantes para os felinos, incentivando a prática de exercícios físicos. Uma possibilidade, por exemplo, é a instalação de nichos e prateleiras para gatos em um cômodo da casa. Como a maioria dos gatinhos ama se aventurar nas alturas e escalar móveis, esses itens montam um percurso na parede que sacia a vontade dos bichanos de explorar tudo do alto.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, as camas suspensas para gatos também são uma ótima opção! Quando elas são colocadas próximas a janela, é melhor ainda, já que junta a necessidade de o animal estar em um lugar elevado com o entretenimento de ver tudo que acontece do lado de fora. As janelas funcionam como uma espécie de “televisão” para esses animais.

Já se o seu gatinho tem um padrão de comportamento horizontal e prefere ficar em lugares mais baixos, você pode espalhar redes para gatos que prendem na cadeira e fazer circuitos com caixa de papelão. Eles com certeza vão se divertir muito! Diferentes brincadeiras para gatos também são ótimas para exercitar o seu amigo, como os brinquedos com catnip, bolinhas e pontos de luz.
 

gatificação do ambiente: gato em cima do arranhador para gatos
<strong>A gatificação da casa deve ser pensada para atender aos instintos do pet, como o hábito de arranhar</strong>

Enriquecimento ambiental para gatos social

A socialização de gatos é uma ferramenta importante de enriquecimento ambiental. Gatos precisam saber conviver com outras pessoas, com outros gatos e até mesmo com outras espécies de animais de estimação. Mesmo que alguns bichanos sejam naturalmente mais tímidos e reservados, fazer essa integração é necessário para deixar a convivência mais harmoniosa e leve. Existem várias formas de aprender como socializar gatos, mas o segredo é fazer a apresentação gradualmente, usar reforços positivos e sempre respeitar os limites e o espaço do amiguinho.

Uma tática bem interessante que também pode ajudar é passear com gato. Nesse caso, é essencial se certificar de que seu pet tem condições de sair na rua sem se sentir estressado ou desconfortável com a situação. Também lembramos que é importante que todo o passeio seja devidamente supervisionado, com o uso de coleira e guia, por questões de segurança.

Gatificação de ambientes: necessidades e instintos do animal devem ser levados em consideração

Além de todas as opções mencionadas acima, não podemos esquecer que alguns hábitos felinos também estão atrelados a ideia de gatificação. Por isso, separamos outros itens indispensáveis e que todo gateiro de plantão deve ter em casa, como:

Caixa de areia para gatos - Os felinos são super higiênicos até mesmo na hora de fazer as suas necessidades. Eles recorrem à caixinha por puro instinto, e muitas vezes nem precisam ser ensinados a usá-la, diferente dos cães, que fazem xixi e cocô em qualquer lugar. Portanto, a caixa de areia para gatos é um acessório que definitivamente não pode faltar na rotina desses pets!

Arranhador para gatos - Se você já viu o gato arranhando sem parar o sofá, colchão ou outro móvel, deve ter se perguntado como evitar o comportamento. Bom, a realidade é que essa atitude também é instintiva e não deve ser inibida, mas direcionada para os acessórios certos. O arranhador para gatos cumpre exatamente essa função, e não deve ser deixado de lado. Existem vários modelos diferentes - inclusive alguns próprios para proteger o sofá - que deixam os bichanos super satisfeitos e felizes!

Tocas para gatos - Os gatos gostam de se esconder porque na natureza selvagem eles usavam os esconderijos como forma de proteção contra predadores. Ou seja, era uma estratégia de sobrevivência para manter a própria segurança. Apesar de não viverem mais em florestas, essa vontade de se esconder permaneceu, e as tocas para gatos funcionam como um excelente esconderijo para quando os gatinhos sentem a necessidade de se isolar.

Redação: Juliana Melo

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas