O comedouro lento para cachorro é um acessório indispensável na vida de quem tem um doguinho que vai com muita “sede” ao pote. A alimentação acelerada pode trazer vários prejuízos para o organismo canino, e por isso a vasilha para cachorro comer devagar tem se tornado cada vez mais popular entre os pais e mães de pet - especialmente daqueles que têm uma versão canina do Flash em casa. Mas por que os comedouros lentos têm feito tanto sucesso? Na prática, o acessório ajuda a desacelerar o ritmo do seu amigo na hora de comer e contribui para uma melhor digestão. Descubra, aqui embaixo, como ele deve ser usado e as vantagens dessa engenhoca para a alimentação do seu cachorro!

Cachorro comendo rápido: quais os riscos?

O prato para cachorro comer devagar é indicado principalmente para animais que se alimentam muito depressa e abocanham tudo que encontram pela frente sem pensar duas vezes. Mas por que alguns cães comem tão rápido? A maioria dos tutores logo associa o comportamento à fome, mas raramente esse é o motivo. O hábito geralmente é compulsivo e costuma estar relacionado com outros problemas, como a ansiedade canina. Também pode ser uma questão de instinto protetor, especialmente se o cãozinho já passou por dificuldades durante a vida e tem medo de “perder” o seu alimento se não devorar tudo de uma vez.

No entanto, essa rápida alimentação pode prejudicar bastante a saúde do pet. Como o cachorro não vai digerir a comida corretamente, está mais suscetível a desenvolver vários problemas que podem variar desde um grau mais leve, como vômitos, gases e arrotos após a refeição, até situações mais graves, como um quadro de torção gástrica em cães. Asfixia e engasgos também precisam de atenção. Com a ajuda do pote de ração para cachorro comer devagar, porém, os tutores não precisam colocar em risco a alimentação e a saúde do seu amigo.

Como funciona o comedouro para cachorro comer devagar?

O comedouro lento para cães é uma tigela de alimentação com labirintos que quebram a área da superfície do prato, criando vários obstáculos que não deixam o animal pegar uma quantidade maior de ração ao mesmo tempo. Ele é desenvolvido para animais que comem com uma velocidade muito alta - seja por ansiedade ou qualquer outro motivo - e funciona como um quebra-cabeça para cães com uma recompensa final: a comida.

O prato labirinto para cachorro - ou comedouro para cães que comem rápido - também ajuda a reduzir a probabilidade do seu pet engolir as refeições sem mastigar e, com isso, aliviar os problemas associados à má digestão, como vômitos, arrotos e gases. No entanto, por ser um acessório completamente novo e que impede que o animal se alimente do jeito que ele está habituado, pode demorar um tempo para o pet se adaptar ao novo comedouro lento. A nossa dica é pesquisar os diferentes tipos de pote de ração labirinto e escolher aquele que mais se encaixa com o perfil do seu amigo.


O comedouro lento para cães ajuda o pet a ter uma refeição mais divertida
O comedouro lento para cães ajuda o pet a ter uma refeição mais divertida

Por que utilizar um comedouro lento para cães?

A internet pode ajudar a encontrar um pote de ração para cachorro ansioso. Como o comedouro devagar tem vários obstáculos na superfície, o cão não vai conseguir colocar todos os grãos de ração na boca de uma vez, e fará a digestão da forma correta. 

Outra grande vantagem é que o pote de ração para comer devagar pode ser facilmente introduzido em qualquer ambiente. Sendo assim, você pode escolher o cantinho preferido do seu cãozinho para que ele se sinta bem confortável na hora das refeições. Os comedouros lentos também são uma ótima opção para cães filhotes, já que a ferramenta auxilia no controle da alimentação do pet, evitando o excesso de ração e é também uma forma de ensinar os cãezinhos a se alimentarem com calma desde o início.

Como escolher o melhor comedouro lento para cachorro?

Na hora de escolher um comedouro com obstáculos, é comum que apareçam algumas dúvidas, não é mesmo? Afinal, são tantas opções e modelos diferentes que fica difícil decidir. Por isso, é importante levar em consideração o material, o tamanho e a facilidade de limpeza do comedouro lento. Cachorro pode demorar um tempinho para se acostumar, mas é preciso considerar as necessidades e as características do seu amigo para não cometer erros. No caso de um cachorro grande, por exemplo, o ideal é investir em tigelas de materiais mais resistentes, como aço inoxidável. Já se você procura um comedouro lento para cães pequenos ou com focinho curto, como Bulldog e Pug, o ideal é investir em alimentadores com menos obstáculos.

Quanto custa, em média, um comedouro lento para cães?

O valor de um pote de ração para cachorro comer devagar vai depender do modelo escolhido e do material utilizado. Comedouros lentos comuns, geralmente de plástico, são os mais baratos e costumam custar, em média, menos de R$ 50. Caso o acessório seja feito com algum material diferente (como o aço inox, por exemplo), é provável que o preço seja um pouco mais alto, podendo chegar a R$ 100 ou mais.

Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 16/03/2020

Atualizada em: 23/08/2021

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.