O Dachshund é aquele cãozinho que só de olhar faz qualquer um se apaixonar. Dono de uma personalidade ao mesmo tempo forte e carinhosa, esse pet (que também pode ser chamado de Salsicha ou Teckel) é considerado um dos cachorros mais populares no Brasil e no mundo. Existem duas variações da raça: Dachshund pelo curto e Dachshund pelo longo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Preço e personalidade das duas versões não varia tanto, mas a aparência se difere principalmente por causa do comprimento da pelagem. Os dois tipos de cães da raça salsicha precisam de cuidados com os fios, mas o Teckel pelo longo exige uma atenção especial. Além disso, existem outros pontos importantes além da pelagem que o tutor precisa estar sempre de olho. Quer saber quais são os cuidados essenciais que você deve ter com um cachorro Dachshund pelo longo? O Patas da Casa te explica tudo a seguir!

A pelagem do salsicha pelo longo precisa de escovação e banhos frequentes

Ao contrário do Dachshund pelo curto, que pode ter os pelos escovados pelo menos uma vez por semana, o salsicha pelo longo precisa de cuidados um pouco mais específicos e frequentes com a pelagem. Como os fios são mais compridos, podem ficar embaraçados e formar nós com mais facilidade. O recomendado é que o tutor escove os pelos do Dachshund pelo longo de duas a três vezes por semana. Quanto ao banho de cachorro, o ideal é que ele seja feito a cada 20 dias. Preste atenção na hora de escolher o shampoo e o condicionador. Eles devem ser adequados ao tipo de pelagem longa.

Também é importante realizar a tosa higiênica do salsicha pelo longo com certa frequência. Esse tipo de tosa evita que os fios muito longos atrapalhem a locomoção, visão e até para fazer as necessidades. Outro cuidado importante é com as pulgas e carrapatos,  que se alojam com muita facilidade na pelagem do Dachshund pelo longo. Portanto, sempre fique de olho nos fios do animal (principalmente após passear com o cachorro) para ter certeza de que não tem nenhum parasita agarrado no pet.

O Teckel pelo longo precisa de adaptações na casa que evitem problemas na coluna

O corpo alongado do Dachshund é o traço mais marcante da raça e o que torna esse cãozinho tão único. Porém, é importante ficar alerta pois essa característica física também deixa o pet mais suscetível a desenvolver problemas de coluna. Isso acontece porque atividades consideradas simples para outros pets, como subir e descer escadas, causam um impacto maior no corpo de um cão da raça Salsicha. Assim, o tutor precisa tomar alguns cuidados especiais para evitar que problemas como hérnia de disco ou doença do disco intervertebral apareçam.

Uma dica é instalar rampas para cachorro em casa. Elas ajudam o pet a subir e descer de sofás, camas ou qualquer outro lugar mais alto. Assim, o cachorro não precisa saltar, situação que impacta a coluna do pet e aumenta a chance de doenças na região. Além disso, é importante que o cachorro Dachshund pelo longo tenha um acompanhamento regular com o veterinário. Os exames de check-up podem identificar problemas na coluna ainda no início, o que facilita o tratamento e, consequentemente, melhora a qualidade de vida do cão.


O Salsicha pelo longo deve receber atenção especial na coluna e nas orelhas
O Salsicha pelo longo deve receber atenção especial na coluna e nas orelhas

Cuidar das orelhas do salsicha com pelo longo deve ser um hábito

A orelha é uma parte da anatomia canina que sempre requer um cuidado especial. No caso do cachorro salsicha, porém, a atenção deve ser redobrada. O Dachshund é um cachorro com orelhas grandes e caídas, o que significa que elas ficam bem expostas a agentes externos. Com isso, é muito mais fácil que fungos, bactérias e ácaros se alojem no ouvido, causando infecções como a otite canina.

Para evitar esses problemas, o tutor deve limpar o ouvido do cachorro, em média, a cada 15 dias. Além disso, sempre cheque as orelhas do salsicha pelo longo para ter certeza de que não há sujeiras, objetos e até mesmo parasitas (como pulgas e carrapatos) grudados na região. Outra dica é secar bem essa região após o banho. A umidade propicia a proliferação de fungos, então evite deixar as orelhas do cachorro Dachshund molhadas.

A alimentação do Dachshund pelo longo deve ser balanceada para evitar obesidade

A raça Dachshund tem uma grande predisposição a sofrer com obesidade canina. Por isso, é muito importante ficar atento à alimentação do pet para evitar exageros. A quantidade de comida que o Teckel pelo longo deve comer diariamente depende do seu peso. Normalmente, o recomendado é dar ração de duas a três vezes por dia, mas sempre consulte seu veterinário para ter certeza do que é melhor para seu animal. É importante ainda que o Salsicha pelo longo se alimente de acordo com a sua faixa etária. Isso quer dizer que filhotes devem comer apenas ração para filhotes, enquanto os idosos devem se alimentar com ração específica para essa fase de vida.

Outro cuidado que ajuda a evitar um quadro de obesidade é o incentivo a atividades físicas. O salsicha com pelo longo é naturalmente agitado e cheio de energia. Utilize esse traço de personalidade a seu favor e leve o pet para passeios diários. Além disso, promova brincadeiras divertidas e deixe sempre brinquedos interativos para cachorros à disposição do animal. Assim, o Dachshund se diverte e se mantém saudável ao mesmo tempo.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes