close
Cuidados

Cuidar de cachorro: 8 cuidados e acessórios para inserir na rotina do seu pet

Atualizado · 13 de janeiro de 2022 · 18h50

Publicado · 13/01/2022 · 18h50

Cuidar de cachorro requer atenção com alguns detalhes para proporcionar qualidade de vida ao animal
Cuidar de cachorro requer atenção com alguns detalhes para proporcionar qualidade de vida ao animal

Dar banho no cachorro, escovar os pelos, comprar coleira de identificação… cuidar de cachorro significa que você terá sempre que incluir o pet na sua rotina para garantir uma boa qualidade de vida a ele. Todo cãozinho precisa de cuidados básicos que vão mantê-lo saudável e feliz, mas muitas vezes o tutor tem dúvidas de quais são os mais essenciais e como podem ser colocados no dia a dia. Por isso, o Patas da Casa separou 8 cuidados e acessórios fundamentais para cuidar de cachorro da maneira correta, desde os mais conhecidos - como dar banho no cachorro - até os mais surpreendentes - como hidratar as patas do cachorro. Confira!

1) Limpar a pata do cachorro é um cuidado que se deve ter todo dia, especialmente após passeios

A pata do cachorro é a parte do corpo que mais entra em contato com superfícies diferentes. Seja dentro de casa e, principalmente, na rua, a pata fica muito exposta a sujeiras e microrganismos que podem causar problemas à saúde do animal. Por isso, limpar a pata do cachorro é uma questão de higiene que deve ser inserida na rotina, principalmente após passear com o cão na rua. Existem produtos específicos para limpar a pata do cachorro que são de fácil aplicação e removem todas as sujeiras. Caso você não tenha, pode usar um pano úmido com água ou até mesmo lenços umedecidos. Lembre-se apenas de secar bem a região após limpar a pata do cachorro. A patinha úmida se torna um local propício para o acúmulo de fungos.

2) Hidratar as patas do cachorro pode ser necessário para evitar ressecamento

Muitas pessoas não sabem, mas hidratar as patas do cachorro é fundamental para o bem-estar do seu pet! As patas do cachorro sofrem bastante com o ressecamento, principalmente por conta do atrito frequente com o solo e da exposição solar excessiva. Hidratar as patas do cachorro é muito rápido e ajuda a evitar esse problema. Após limpar a pata do cachorro, basta aplicar o hidratante na região. Existem versões de hidratante para cachorro em spray, loção e até mesmo feitas com receitas caseiras bem simples, com azeite e óleo de coco. Hidratar as patas do cachorro é um cuidado simples mas que faz muita diferença no dia a dia do animal.

3) Escovar os pelos todos os dias combate a queda excessiva

Escovar os pelos todos os dias é a melhor maneira de garantir a higiene e o crescimento saudável dos fios. Ao escovar, você remove as sujeiras e os pelos mortos que estão presentes na pelagem do cão. Isso ajuda a deixar o pelo do cachorro mais limpo e saudável. Além disso, escovar os pelos todos os dias evita a queda excessiva dos fios. Ninguém gosta de ver pelo de cachorro espalhado pela casa e a escovação diária é a melhor forma de evitar esse problema. Mas não pense que a escovação só deve ser feita em cães que soltam muito pelo ou naqueles com pelagens longas. Escovar os pelos todos os dias é um cuidado fundamental, independentemente do tipo de pelagem que possuam.

4) Coleira de identificação para cachorro oferece segurança ao animal

A coleira de identificação para cachorro é um dos acessórios mais importantes que seu cão deve ter. Infelizmente, sempre existe o risco de o cachorro acabar se perdendo. Mas, se ele tiver uma coleira de identificação, as chances de encontrar seu doguinho perdido são muito maiores. Na coleira de identificação, você deve colocar o nome do cão, nome do tutor e telefone de contato. Se quiser, ainda pode adicionar endereço, e-mail e informações médicas sobre o animal. Se uma pessoa encontrar o cãozinho, saberá como entrar em contato com você e devolver seu melhor amigo. Sem dúvidas, a coleira de identificação para cachorro é fundamental para garantir a segurança do seu animal.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    Hidratar e limpar a pata do cachorro depois de passear são hábitos que devem fazer parte da rotina
    Hidratar e limpar a pata do cachorro depois de passear são hábitos que devem fazer parte da rotina

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5) Dar banho no cachorro na frequência ideal evita doenças de pele 

    Todo mundo sabe que é preciso dar banho no cachorro, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como isso deve ser feito. Antes de tudo, é importante ressaltar que a frequência de banho varia de acordo com a raça e estação do ano. Se você tem um cão de pelo curto, separe um horário na sua agenda mais ou menos a cada 15 dias para dar banho no cachorro no verão e a cada 30 dias durante o inverno. Para os de pelo longo, o banho deve ser dado a cada 15 dias, seja qual for a estação do ano. Dar banho no cachorro pode levar um tempinho do seu dia, principalmente se o cão for muito grande e/ou muito agitado. Por isso, é preciso organização para que sempre dê tempo. Caso esteja muito ocupado, você pode optar por levar o cão em um pet shop. O que importa é não deixar de dar banho no cachorro, pois esse cuidado deixa o cão limpinho e ainda evita doenças na pele.

    6) Escovar dente do cachorro é essencial para prevenir doenças como o tártaro

    O mais recomendado é escovar dente do cachorro diariamente. Afinal, o cãozinho se alimenta todos os dias e, assim, a comida vai se acumulando nos dentes. O excesso de sujeira pode formar placas bacterianas que levam ao tártaro e outros problemas dentários. Porém, muitas vezes é difícil achar um tempo todo dia para escovar dente do cachorro. Por isso, é recomendado escovar ao menos 3 vezes na semana. Já separe os dias e horários específicos para esse momento e inclua na rotina, sempre associando o momento a uma situação agradável, para que os cães se comportem melhor durante o processo.

    7) Brinquedos interativos para cachorro trazem diversão e evitam o tédio na rotina

    A rotina do cachorro precisa ter diversão incluída! Por isso, os brinquedos interativos para cachorro são muito importantes em qualquer fase da vida, mesmo quando já estão velhinhos. Os brinquedos interativos para cachorro são aqueles que estimulam a cognição do animal, a partir de interações e estímulos positivos. Existem muitas opções, como quebra-cabeças, bolinha com espaço para colocar petiscos dentro e até mesmo brinquedos feitos de garrafa pet! Além de estimular o animal, os brinquedos interativos para cachorro acabam com o tédio. Assim, evitam problemas de saúde típicos de um cão entediado como ansiedade e estresse. 

    8) Não se esqueça de cortar a unha do cachorro

    Deixar as unhas do cachorro muito grandes prejudica o animal. Garras muito longas podem atrapalhar a locomoção dele. Além disso, ainda trazem o risco de acabar arranhando outros cães, pessoas e a si mesmo, inclusive, durante brincadeiras. Por isso, cortar unha do cachorro é um cuidado básico essencial que todo cão precisa. O ideal é cortar unha do cachorro a cada 15 dias. Mas tenha cuidado: você não deve cortar o sabugo (aquela parte mais rosinha da unha) pois quando atingida causa muita dor ao pet. Caso tenha dificuldade, leve o animal para ter as unhas cortadas em um pet shop. O importante é que elas estejam sempre aparadas. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Granulado de madeira para gatos: como funciona?

    Próxima matéria

    Granulado de madeira para gatos: como funciona?

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Ver Todas >

    Como fazer um comedouro para cachorro de rua?
    Cuidados dos animais

    Como fazer um comedouro para cachorro de rua?

    Não existe nada que corte mais o coração do que ver um cachorro de rua perto de casa. O pior de tudo é quando não podemos fazer o resgate do animal e não sabemos como ajudar. Mas até as pequenas atitudes podem mudar a vida de um cãozinho abandonado, como fazer um comedouro para animais de rua. Os animais de rua sobrevivem dos restos de comida que encontram e raramente consomem água limpa. 

    Qual o melhor bebedouro para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Qual o melhor bebedouro para cachorro?

    Escolher um bom bebedouro de água para cachorro não é uma tarefa muito complicada, mas requer certo cuidado. Além de se atentar ao porte do seu pet, é preciso levar em consideração também outros fatores como a rotina e estilo de vida de cada animal para não errar no bebedouro. Cães precisam ingerir uma certa quantidade de água por dia, e saber qual é o melhor modelo para o seu amigo com certeza vai facilitar a ingestão do líquido.

    Como funciona o cortador de unha para cachorro? É bom ter um em casa?
    Cuidados dos animais

    Como funciona o cortador de unha para cachorro? É bom ter um em casa?

    Apesar de muitos tutores saberem o que é o cortador de unha de cachorro, muitos não sabem como usá-lo. É muito comum que os pais e mães de pet deixem que as unhas do animal sejam cortadas no pet shop, quando o cão já vai fazer outros serviços como a tosa higiênica. Assim, não possuem o acessório em casa e nem fazem ideia de como usar um cortador de unha. Cachorros precisam ter as unhas aparadas com frequência para ter até mesmo mais qualidade de vida. 

    Como tratar feridas na pele do gato?
    Cuidados dos animais

    Como tratar feridas na pele do gato?

    Existem muitas situações que podem causar feridas na pele do gato. Os felinos costumam ter um comportamento ativo, gostando de subir em locais altos e saltar de um canto para o outro. Todas essas atividades do dia a dia podem deixar o gato com feridas na pele. No entanto, existem outros motivos que podem causar essa complicação. Saber as principais causas desse quadro é uma informação importante para aprender como cuidar do seu felino machucado. 

    Ver Todas >