Dar banho no cachorro, escovar os pelos, comprar coleira de identificação… cuidar de cachorro significa que você terá sempre que incluir o pet na sua rotina para garantir uma boa qualidade de vida a ele. Todo cãozinho precisa de cuidados básicos que vão mantê-lo saudável e feliz, mas muitas vezes o tutor tem dúvidas de quais são os mais essenciais e como podem ser colocados no dia a dia. Por isso, o Patas da Casa separou 8 cuidados e acessórios fundamentais para cuidar de cachorro da maneira correta, desde os mais conhecidos - como dar banho no cachorro - até os mais surpreendentes - como hidratar as patas do cachorro. Confira!

1) Limpar a pata do cachorro é um cuidado que se deve ter todo dia, especialmente após passeios

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A pata do cachorro é a parte do corpo que mais entra em contato com superfícies diferentes. Seja dentro de casa e, principalmente, na rua, a pata fica muito exposta a sujeiras e microrganismos que podem causar problemas à saúde do animal. Por isso, limpar a pata do cachorro é uma questão de higiene que deve ser inserida na rotina, principalmente após passear com o cão na rua. Existem produtos específicos para limpar a pata do cachorro que são de fácil aplicação e removem todas as sujeiras. Caso você não tenha, pode usar um pano úmido com água ou até mesmo lenços umedecidos. Lembre-se apenas de secar bem a região após limpar a pata do cachorro. A patinha úmida se torna um local propício para o acúmulo de fungos.

2) Hidratar as patas do cachorro pode ser necessário para evitar ressecamento

Muitas pessoas não sabem, mas hidratar as patas do cachorro é fundamental para o bem-estar do seu pet! As patas do cachorro sofrem bastante com o ressecamento, principalmente por conta do atrito frequente com o solo e da exposição solar excessiva. Hidratar as patas do cachorro é muito rápido e ajuda a evitar esse problema. Após limpar a pata do cachorro, basta aplicar o hidratante na região. Existem versões de hidratante para cachorro em spray, loção e até mesmo feitas com receitas caseiras bem simples, com azeite e óleo de coco. Hidratar as patas do cachorro é um cuidado simples mas que faz muita diferença no dia a dia do animal.

3) Escovar os pelos todos os dias combate a queda excessiva

Escovar os pelos todos os dias é a melhor maneira de garantir a higiene e o crescimento saudável dos fios. Ao escovar, você remove as sujeiras e os pelos mortos que estão presentes na pelagem do cão. Isso ajuda a deixar o pelo do cachorro mais limpo e saudável. Além disso, escovar os pelos todos os dias evita a queda excessiva dos fios. Ninguém gosta de ver pelo de cachorro espalhado pela casa e a escovação diária é a melhor forma de evitar esse problema. Mas não pense que a escovação só deve ser feita em cães que soltam muito pelo ou naqueles com pelagens longas. Escovar os pelos todos os dias é um cuidado fundamental, independentemente do tipo de pelagem que possuam.

4) Coleira de identificação para cachorro oferece segurança ao animal

A coleira de identificação para cachorro é um dos acessórios mais importantes que seu cão deve ter. Infelizmente, sempre existe o risco de o cachorro acabar se perdendo. Mas, se ele tiver uma coleira de identificação, as chances de encontrar seu doguinho perdido são muito maiores. Na coleira de identificação, você deve colocar o nome do cão, nome do tutor e telefone de contato. Se quiser, ainda pode adicionar endereço, e-mail e informações médicas sobre o animal. Se uma pessoa encontrar o cãozinho, saberá como entrar em contato com você e devolver seu melhor amigo. Sem dúvidas, a coleira de identificação para cachorro é fundamental para garantir a segurança do seu animal.


Hidratar e limpar a pata do cachorro depois de passear são hábitos que devem fazer parte da rotina
Hidratar e limpar a pata do cachorro depois de passear são hábitos que devem fazer parte da rotina

5) Dar banho no cachorro na frequência ideal evita doenças de pele 

Todo mundo sabe que é preciso dar banho no cachorro, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como isso deve ser feito. Antes de tudo, é importante ressaltar que a frequência de banho varia de acordo com a raça e estação do ano. Se você tem um cão de pelo curto, separe um horário na sua agenda mais ou menos a cada 15 dias para dar banho no cachorro no verão e a cada 30 dias durante o inverno. Para os de pelo longo, o banho deve ser dado a cada 15 dias, seja qual for a estação do ano. Dar banho no cachorro pode levar um tempinho do seu dia, principalmente se o cão for muito grande e/ou muito agitado. Por isso, é preciso organização para que sempre dê tempo. Caso esteja muito ocupado, você pode optar por levar o cão em um pet shop. O que importa é não deixar de dar banho no cachorro, pois esse cuidado deixa o cão limpinho e ainda evita doenças na pele.

6) Escovar dente do cachorro é essencial para prevenir doenças como o tártaro

O mais recomendado é escovar dente do cachorro diariamente. Afinal, o cãozinho se alimenta todos os dias e, assim, a comida vai se acumulando nos dentes. O excesso de sujeira pode formar placas bacterianas que levam ao tártaro e outros problemas dentários. Porém, muitas vezes é difícil achar um tempo todo dia para escovar dente do cachorro. Por isso, é recomendado escovar ao menos 3 vezes na semana. Já separe os dias e horários específicos para esse momento e inclua na rotina, sempre associando o momento a uma situação agradável, para que os cães se comportem melhor durante o processo.

7) Brinquedos interativos para cachorro trazem diversão e evitam o tédio na rotina

A rotina do cachorro precisa ter diversão incluída! Por isso, os brinquedos interativos para cachorro são muito importantes em qualquer fase da vida, mesmo quando já estão velhinhos. Os brinquedos interativos para cachorro são aqueles que estimulam a cognição do animal, a partir de interações e estímulos positivos. Existem muitas opções, como quebra-cabeças, bolinha com espaço para colocar petiscos dentro e até mesmo brinquedos feitos de garrafa pet! Além de estimular o animal, os brinquedos interativos para cachorro acabam com o tédio. Assim, evitam problemas de saúde típicos de um cão entediado como ansiedade e estresse. 

8) Não se esqueça de cortar a unha do cachorro

Deixar as unhas do cachorro muito grandes prejudica o animal. Garras muito longas podem atrapalhar a locomoção dele. Além disso, ainda trazem o risco de acabar arranhando outros cães, pessoas e a si mesmo, inclusive, durante brincadeiras. Por isso, cortar unha do cachorro é um cuidado básico essencial que todo cão precisa. O ideal é cortar unha do cachorro a cada 15 dias. Mas tenha cuidado: você não deve cortar o sabugo (aquela parte mais rosinha da unha) pois quando atingida causa muita dor ao pet. Caso tenha dificuldade, leve o animal para ter as unhas cortadas em um pet shop. O importante é que elas estejam sempre aparadas. 

Redação: Maria Luísa Pimenta