close
Raças

Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre

Atualizado · 07 de janeiro de 2022 · 18h58

Publicado · 07/01/2022 · 18h58

O Toyger é um gato parecido com tigre que tem várias qualidades
O Toyger é um gato parecido com tigre que tem várias qualidades

O Toyger é um gato híbrido que não é tão conhecido como outras raças, mas que chama a atenção principalmente por conta da sua aparência, que lembra um tigre. O que poucas pessoas sabem é que o processo de criação do Toyger foi totalmente proposital, e não por “acaso” como acontece com outras raças híbridas. Considerado um dos animais domésticos mais recentes, o Toyger é muito carinhoso, inteligente e cheio de energia!

Que tal conhecer melhor esse gato? Raça Toyger pode surpreender de várias maneiras. Para conhecer a raça, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o Toyger: preço, origem, características e principais cuidados com o animal. É só acompanhar abaixo!

Qual é a origem do gato Toyger?

Diferentemente de outros gatos híbridos, como o Savannah e o gato Bengal, o Toyger não descende do cruzamento direto de um animal selvagem com outro doméstico. Na verdade, a história da raça começa no final da década de 1980, nos Estados Unidos, quando a criadora Judy Sugden decidiu criar uma raça de gato com o padrão de pelagem que lembra a aparência de um tigre.

Para isso, ela basicamente decidiu cruzar exemplares de gatos-de-bengala com gatos malhados - também chamados de tabby - cujas marcações do corpo eram bem definidas e escuras, lembrando um felino selvagem. Por ser uma raça que descende do gato-de-bengala, que é um gato híbrido, muitos consideram que o Toyger também faz parte desse grupo de felinos.

Essa é uma das raças domésticas mais recentes que existe, sendo reconhecida pela Associação Internacional de Gatos (TICA) somente no ano de 2007.

Toyger: o gato parecido com tigre tem outras características físicas marcantes

Esse gato parece tigre, mas se engana quem pensa que as características do Toyger se resumem somente a isso. Para começar, vamos falar de tamanho: esse é um animal de porte médio que pode pesar entre 3 e 7 kg, e o comprimento do seu corpo varia entre 50 e 60 cm. Ou seja, ele é bem comprido mas está longe de ser um gato grande como o Maine Coon, por exemplo.

Com um corpo bem musculoso e forte, o Toyger também possui uma cabeça levemente arredondada com orelhas médias e pontiagudas no topo. Os olhos são vívidos e bem expressivos, enquanto a pelagem é curta, grossa e bem brilhante. Já o padrão de cores de gato Toyger é definido por um fundo alaranjado com listras verticais.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    O Toyger tem uma pelagem com fundo alaranjado e listras verticais
    O Toyger tem uma pelagem com fundo alaranjado e listras verticais

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

    O Toyger é muito ativo, companheiro e tem uma inteligência fora do comum

    Acredite se quiser: o gato parecido com tigre tem uma personalidade extremamente carinhosa e companheira, e está longe de lembrar um animal selvagem nas suas atitudes. Sociável, o Toyger é ideal para diferentes tipos de famílias com ou sem crianças - desde que os menores saibam respeitar o espaço dos animais. Não é tão indicada para idosos, principalmente por ser muito agitado e curioso, mas no geral é um animal que se dá bem com todo tipo de gente (inclusive com outros pets).

    Movido por seus instintos naturais, o gato Toyger tem um nível considerável de energia e está sempre procurando alguma coisa para fazer. Ele gosta de explorar os mais diversos cantos da casa e, por isso, o enriquecimento ambiental é indispensável para entretê-lo no tempo livre. A instalação de nichos e prateleiras, por exemplo, é algo que é muito apreciado por esses felinos. Além disso, arranhadores e outros brinquedos para gatos também são super recomendados para o dia a dia do Toyger.

    Por ter uma curiosidade elevada, a raça também é muito inteligente e perspicaz, sendo uma candidata ideal para quem deseja adestrar gatos. Sim, é isso mesmo: os felinos também são capazes de aprender truques e comandos, e o Toyger é um claro exemplo disso. Outro ponto que assemelha esses animais dos cachorros é que esse gatinho também pode se adaptar aos passeios de coleira - e eles gostam bastante disso!

    Vale destacar que, por ter uma personalidade sociável e naturalmente brincalhona, o gato Toyger não curte passar muito tempo sozinho. Ele até consegue se virar quando os donos precisam passar um tempinho fora, mas não é a raça mais independente de todas. Ele sente falta do contato com os humanos e por isso não é muito indicado para famílias que viajam muito ou passam muito tempo fora de casa.

    Conheça 3 curiosidades sobre o gato Toyger!

    1) O nome “Toyger” é basicamente uma brincadeira com as palavras “toy” e “tiger”, que, traduzidas do inglês, significam “brinquedo” e “tigre”, respectivamente. Ou seja, é como se ele fosse um tigre de brinquedo por conta do seu porte pequeno.

    2) O Toyger é um gatinho que ama brincar com água, diferente da maioria dos felinos.

    3) Ainda que seja conhecido como um gato híbrido, o Toyger não provém do cruzamento com animais selvagens, mas da mistura do Bengal com bichanos domésticos.

    A raça Toyger é muito curiosa e movida por instintos bem aguçados
    A raça Toyger é muito curiosa e movida por instintos bem aguçados

    Alguns cuidados básicos são necessários com o gato Toyger

    • Pelagem: por ter pelos curtos e fáceis de pentear, uma escovação semanal é suficiente para manter a pelagem do Toyger bonita e saudável. Essa também é uma forma de evitar as temidas bolas de pelo!

    • Unhas: os arranhadores são indispensáveis para afiar as garras do Toyger, mas ainda assim é necessário apará-las regularmente, evitando que fiquem muito compridas e causem incômodos no animal. O recomendado é cortar unha de gato a cada 15 dias, pelo menos.

    • Dentes: para evitar doenças - como o tártaro em gatos - é importante escovar os dentes do Toyger entre duas e três vezes por semana, no mínimo.

    • Ouvidos: assim como outras raças de gato, raça Toyger também deve ter seus ouvidos verificados semanalmente. A limpeza frequente da região é uma forma de prevenir infecções e inflamações como a otite em gatos.

    • Caixa de areia: não esqueça de limpar a caixa de areia regularmente, caso contrário o gatinho pode acabar fazendo suas necessidades no lugar errado. Os felinos prezam pela higiene e não gostam de utilizar uma caixinha suja.

    O que você precisa saber sobre a saúde do Toyger?

    Sempre existe a preocupação de que gatos híbridos tenham uma saúde mais frágil do que as demais. No entanto, como o Toyger não é exatamente uma raça híbrida, não existem relatos de patologias preocupantes neste felino. Ou seja, na prática, o gato Toyger tem uma saúde bem resistente e não apresenta predisposição genética para nenhuma doença em específico.

    A única atenção é com o calendário vacinal e os vermífugos, já que, assim como qualquer outro bichinho de estimação, estes animais precisam ser protegidos de doenças mais perigosas e contagiosas. Por isso, as vacinas para gatos são super importantes e devem ser reforçadas anualmente. O acompanhamento veterinário frequente também cumpre uma função importante para cuidar da saúde do gato Toyger.

    Gato Toyger: preço da raça pode chegar a mais de R$ 10 mil

    Planejamento é a palavra certa para quem quer ter um Toyger para chamar de seu! Como essa é uma das raças de gatos mais raras, seu valor acaba sendo maior do que de outros felinos domésticos. Então quanto custa um Toyger? Preço pode variar entre R$ 5 mil a R$ 10 mil para os machos; e entre R$ 6 mil a R$ 12 mil no caso das fêmeas. Além dessa diferença de valores por causa do sexo do animal, outros fatores que influenciam no preço final são o padrão de pelagem e se o gatinho já foi vacinado e/ou vermifugado.

    Mas atenção: se decidir comprar um gato Toyger, preço não deve ser muito abaixo da média. Certifique-se de escolher um gatil com boas referências e realize visitas ao local para garantir que todos os animais sejam bem cuidados pelos criadores.

    Redação: Juliana Melo 

    Mastim Persa: conheça a raça de cachorro de origem iraniana

    Próxima matéria

    Mastim Persa: conheça a raça de cachorro de origem iraniana

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
    Raças

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

    O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça
    Raças

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça

    Com uma beleza extraordinária, o gato Singapura deixa qualquer um babando. Esse felino de pequeno porte é considerado uma das menores raças de gato que existem. Entretanto, suas características físicas singulares não param por aí: os olhos grandes e expressivos são outra particularidade da raça. Além disso, a raça Singapura possui uma personalidade dócil e amigável. Ficou curioso para conhecer mais sobre essa raça de gato?

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ver Todas >

    10 motivos para adotar cachorro resgatado da rua
    Adote um animal

    10 motivos para adotar cachorro resgatado da rua

    A adoção de cachorro é um ato de amor que ajuda a salvar inúmeras vidas. Se você já se sensibilizou com um cãozinho abandonado na rua, sem lar e sem ter o que comer, sabe do que estamos falando. Infelizmente essa é a realidade de muitos animais, e por isso o resgate de cachorro feito por ongs e protetores é uma iniciativa admirável. A grande questão é que, além do resgate, esses cães também precisam de um lar.

    O que é pedigree de cachorro?
    Adote um animal

    O que é pedigree de cachorro?

    Você sabe o que é pedigree de cachorro? Ainda que o vira-lata seja um dos cãezinhos mais populares entre os brasileiros, muitas famílias têm interesse em adquirir cachorros de raças específicas, como Shih Tzu, Pug, Labrador e outras. Se esse é o seu caso, o pedigree de cachorro é uma das formas mais seguras de adquirir um doguinho. Mas lembre-se que raça e pedigree não são exatamente a mesma coisa: na verdade, um existe para comprovar e validar a existência do outro.

    Preço das raças de cachorro mais populares
    Adote um animal

    Preço das raças de cachorro mais populares

    Receber um novo pet em casa é algo que precisa de muito planejamento e quando falamos de cachorros de raça, a preparação financeira precisa ser ainda maior. Para adquirir um filhote de raça pura com pedigree é necessário desembolsar um certo valor na compra. No dia a dia, são mais gastos ainda com alimentação, acessórios, brinquedos e cuidados veterinários. Mas você já se perguntou quanto custa um Shih Tzu ou quanto custa um Pinscher e outras raças famosas no Brasil? 

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Adote um animal

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    O São Bernardo é o típico cachorro gigante com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça São Bernardo também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um São Bernardo. Cachorro da raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças! 

    Ver Todas >