Adoção animal

Cocker Spaniel americano: tudo sobre a raça de cachorro

Publicado - 28 Fevereiro 2023 - 15h10

Atualizado - 28 Maio 2024 - 15h36

O Cocker Spaniel Americano é um cachorro que nunca passa despercebido! Com suas orelhas enormes e corpo bem peludo, o cãozinho é dono de uma beleza que chama atenção de qualquer um. Por ter um jeitinho alegre e brincalhão, ele foi ganhando espaço no coração das pessoas por todo o mundo. Hoje, o American Cocker Spaniel é uma das raças de cachorro médio mais populares que existem! Porém, mesmo com seu sucesso crescente, muitas pessoas ainda o confundem com o Cocker Spaniel Inglês, a raça que deu origem ao cachorro americano. Apesar de realmente serem bem parecidos em muitos aspectos, principalmente na personalidade, cada um tem suas próprias características. O Patas da Casa te conta a seguir tudo sobre a raça de cachorro Cocker Spaniel Americano: preço, origem, personalidade, cuidados, curiosidades e muito mais. Confira!

Conheça a origem da raça Cocker Spaniel Americano

O Cocker Americano é um dos tipos de cachorro Spaniel, que são cães que surgiram na Espanha durante a Idade Média. Os cães Spaniel eram grandes caçadores de aves e, por causa dessa habilidade, foram levados para diferentes partes do mundo. Um desses lugares foi a Inglaterra, onde se originou o Cocker Spaniel Inglês por volta do século XIV. Já no final dos anos 1800, muitos desses cães foram levados para os Estados Unidos. Ao chegarem na América, criadores passaram a cruzar o Cocker Spaniel Inglês com algumas raças de porte pequeno, como o Toy Spaniel. O objetivo era originar um cachorro Spaniel de tamanho menor que pudesse caçar aves pequenas. Assim, surgiu o Cocker Spaniel Americano, uma variação do Cocker Inglês.

Por muito tempo, os dois eram considerados a mesma raça. Foi apenas nos anos 1930 que o American Kennel Center (AKC) passou a considerar o Cocker Spaniel Americano e o Cocker Spaniel Inglês como raças distintas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

As orelhas longas e os pelos volumosos são características marcantes do Cocker Spaniel Americano

A característica mais marcante do Cocker Spaniel Americano é, sem dúvidas, as orelhas grandes, longas e caídas. Elas chamam bastante atenção também por serem bem peludas. Na verdade, todo o corpo do American Cocker Spaniel tem a pelagem super volumosa. A cabeça da raça é bem arredondada e o corpo costuma ser mais compacto e rechonchudo. A pelagem do Cocker Americano é abundante e pode ser lisa ou ondulada, sempre comprida e com um aspecto bem sedoso.

Existe uma enorme variedade de cores do cachorro da raça. Você pode encontrar Cocker Spaniel Americano preto, castanho, dourado e vermelho. Além disso, existem cães com padrões bicolores (duas cores) e até tricolores (com três cores). Alguns exemplos são o Cocker Spaniel Americano preto com pontos castanhos, preto com pontos brancos e castanho claro com tons de castanho escuro. O Cocker Americano é um cachorro de porte médio, com altura média de 35 a 39 cm e peso na faixa dos 10 aos 15 Kg. Vale ressaltar que o cão americano é menor que a versão inglesa, que pode chegar aos 43 cm.

 

Cão Cocker Spaniel americano deitado em gramado
O American Cocker Spaniel tem muita energia e adora brincar com a família

 

O Cocker Americano é um animal cheio de energia e apegado ao tutor

  • Convivência

O American Cocker Spaniel é um cachorro bastante alegre, divertido e animado. Muito curioso e explorador, esse cão tem uma fonte inesgotável de energia e está sempre disposto a brincar. Mas não se preocupe: mesmo com essa agitação toda, o cãozinho também é dócil e tranquilo no dia a dia. A convivência com a raça costuma ser prazerosa, pois a menor versão do cachorro Cocker está sempre alegre e torna o dia de qualquer um mais feliz com sua energia positiva.

O Cocker Americano é um animal super fiel e que adora a companhia do tutor. Muito amoroso, sensível e carinhoso, o cachorro dessa raça preza pela presença do dono e rapidamente se apega a ele. Esse apego todo, porém, faz com que o American Cocker Spaniel não goste muito de ficar sozinho. Nos momentos de solidão, é comum ver o cachorro latindo muito e, se não for bem treinado, pode ficar agitado e desenvolver comportamentos destrutivos. Ele pode até mesmo apresentar ansiedade de separação.

Por isso, é tão importante treinar o pet e apostar no enriquecimento ambiental para sempre manter o pet entretido. Além disso, é fundamental que o Cocker Americano tenha uma rotina de exercícios. Isso vale tanto para o cão que mora em casa quanto para o cachorro que vive em apartamento. Fazer atividades físicas é a melhor maneira de liberar toda a energia do animal de forma saudável, evitando o excesso de agitação em casa. Passeios na rua, brinquedos interativos para cachorro e até mesmo brincadeiras na água são atividades que todo Cocker Americano adora!

  • Socialização

O Cocker Americano é naturalmente um cachorro sociável. Ele pode se mostrar um pouco desconfiado ao conhecer alguém novo pela primeira vez, mas depois que ganha a confiança, fica bem à vontade. Os cães Cocker Spaniel Americano se dão muito bem com crianças. Eles se divertem bastante juntos, já que são naturalmente divertidos e brincalhões. O American Cocker Spaniel também costuma conviver bem com outros animais, sejam cachorros ou qualquer outra espécie. Porém, mesmo sendo um cão sociável, a socialização é fundamental. Esse processo ajuda a diminuir a desconfiança inicial com estranhos e garante que o pet tenha uma melhor interação com os outros, sejam pessoas ou animais. O ideal é socializar o cachorro quando ele ainda é um Cocker Spaniel Americano filhote, pois os resultados são mais eficazes ao longo da vida.

  • Adestramento

O adestramento é mais um processo importante para um Cocker Spaniel Americano. A agitação da raça pode se tornar um problema no dia a dia. Os treinamentos vão fazer com que o tutor tenha mais controle, inclusive para evitar os latidos do cachorro excessivos. Apesar de ser um pouquinho teimoso, o Cocker Spaniel Americano é um cachorro inteligente e bem fácil de adestrar. Além disso, ele adora agradar o tutor, então vai fazer de tudo para corresponder suas expectativas no treinamento. A dica é apostar na repetição e no reforço positivo, sempre oferecendo petiscos e carinhos quando o animal acertar um comando. O ideal é adestrar o cachorro Cocker Spaniel Americano filhote, mas nunca é tarde para iniciar esse processo.

Curiosidades sobre o Cocker Spaniel Americano

  • O Cocker Spaniel Americano é famoso nas telinhas! A Lady, personagem principal do clássico filme da Disney "A Dama e o Vagabundo", é uma cachorrinha dessa raça.
  • O Cocker Spaniel Americano é considerado o menor cachorro esportivo que existe.
  • No ranking de inteligência canina, o Cocker Spaniel Americano ocupa a 20ª posição.
  • Um Cocker Spaniel Americano preto chamado Brucie ganhou por dois anos consecutivos (1939 e 194) o prêmio de "Melhor Cão de Raça Americana" na competição "Westminster Dog Show", nos Estados Unidos. O cãozinho ficou muito popular na época, ganhando até um obituário no The New York Times quando faleceu.

 

Veterinário tirando bicho de orelha de cão Cocker Spaniel
O cachorro Cocker Americano precisa de cuidados especiais com as orelhas e olhos

 

Cocker Spaniel Americano filhote: saiba o que esperar do cachorro nessa fase da vida

Antes de adotar um Cocker Spaniel Americano filhote, é importante entender melhor o que esperar desse pet e quais são os primeiros cuidados essenciais. Desde os seus primeiros meses de vida, o cãozinho da raça já se mostra bastante curioso e explorador. Além disso, sua energia não demora a aparecer. É fundamental que o tutor estimule o Cocker Spaniel Americano filhote com brincadeiras e atividades físicas.

Um dos principais cuidados que se deve ter com um filhote, independentemente da raça, é aplicar todas as vacinas para cachorro, seguindo sempre o calendário de vacinação. O cão precisa estar vacinado para começar a sair na rua (inclusive para ser socializado e adestrado). Então, não atrase as vacinas. Para alimentar o pet, opte sempre pela ração para cachorro filhote, pois ela contém todos os nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável.

Cuidados básicos com o Cocker Spaniel Americano

  • Banho

Você até pode dar banho no seu Cocker Spaniel Americano em casa, mas a maioria das pessoas opta por levar o pet a um profissional. Como o cão tem uma quantidade muito grande de pelos bem longos e volumosos, pode demorar um pouco mais do que o normal para fazer todo o passo a passo de dar banho no cachorro. Além disso, o cachorrinho pode ficar agitado nesse momento, dificultando ainda mais o processo. Por isso, a ida a um banho e tosa é vantajosa. Mas caso você queira ter esse momento com seu cão, não tem problema. Basta escolher um shampoo e condicionador especial para a textura do fio do seu cão e lembrar de secar bem após lavar. A frequência ideal de banho para um Cocker Spaniel Americano é de uma a duas vezes por mês.

  • Escovação

Como os pelos do Cocker Americano são bem longos e em grande quantidade, o risco dos fios embaraçarem e formarem nós é grande. A escovação frequente dos pelos do cachorro é a melhor maneira de evitar esse problema. O recomendado é escovar o American Cocker Spaniel de duas a três vezes por semana.

  • Tosa

Os fios do Cocker Spaniel Americano costumam crescer rapidamente. O grande problema é que pelos muito compridos podem acabar atrapalhando o dia a dia do animal, seja na locomoção ou na visão. Por isso, a tosa higiênica é sempre recomendada. O ideal é tosar o cão a cada dois meses, não deixando ultrapassar três meses entre uma tosa e outra.

  • Unhas

O Cocker Spaniel é um cão muito agitado e que adora se divertir. Durante as brincadeiras, o animal pode acabar arranhando outras pessoas sem querer caso suas unhas estejam muito grandes. Além disso, o pet corre até mesmo o risco de se machucar, já que unhas mal aparadas podem fazê-lo tropeçar ao correr. Por isso, é fundamental sempre cortar as unhas do cachorro Cocker Spaniel para evitar esses problemas.

  • Dentes

Assim como os humanos, os cães podem sofrer com problemas nos dentes. Por isso, cuidar da dentição canina é um cuidado muito importante na rotina. Escovar os dentes do cachorro Cocker Spaniel evita doenças como o tártaro e promove uma maior saúde bucal.

  • Orelhas

O tamanho das orelhas do cachorro American Cocker Spaniel são bem grandes. A parte externa fica muito exposta enquanto a parte interna fica bem abafada. Por isso, é importante ter uma atenção especial a essa parte do corpo. Limpar o ouvido do cachorro com frequência evita o acúmulo de sujeiras e, consequentemente, de agentes infecciosos que podem levar a doenças perigosas, como a otite canina. Sempre tire um tempinho na semana para checar o ouvido do seu Cocker Spaniel e lembre-se de secá-lo bem após o banho, já que os pelos úmidos favorecem a proliferação de fungos e bactérias.

A saúde do American Cocker Spaniel precisa de atenção

O cachorro da raça Cocker Spaniel Americano tem predisposição a alguns problemas de saúde. Além da otite, o cão tem uma grande tendência a desenvolver doenças oculares. Glaucoma, atrofia progressiva de retina e catarata canina, por exemplo, são condições típicas desse animal. O Cocker Americano também pode desenvolver luxação de patela e displasia coxofemoral ao longo da vida. Para evitar esses problemas, é importante manter um acompanhamento veterinário e realizar check-ups regularmente. Tomando os cuidados essenciais, a expectativa de vida do Cocker Spaniel Americano é de 12 a 15 anos.

Cocker Spaniel Americano: preço da raça pode chegar aos R$ 7.000

Cada vez mais pessoas sentem vontade de ter um Cocker Americano em casa. Afinal, esse cãozinho divertido e super brincalhão traz alegria para qualquer ambiente. Mas quanto custa um Cocker Spaniel Americano? Preço da raça costuma ficar entre R$ 3.000 e R$ 7.000. Os valores variam dependendo de fatores como linhagem, cor e idade (um Cocker Spaniel Americano filhote, por exemplo, é sempre mais caro que um adulto). É importante pesquisar bem um canil de confiança antes de comprar um Cocker Spaniel Americano. Preços muito abaixos da média são um sinal de alerta.

Raio-X do Cocker Spaniel Americano

Origem: Estados Unidos
Pelagem: Longa e lisa ou ondulada
Cores: Preto, castanho, dourado e vermelho (distribuídas em padrões sólido, bicolor ou tricolor)
Personalidade: Brincalhão, animado, enérgico, apegado e carinhoso
Altura: 35 a 39 cm
Peso: 10 a 15 Kg
Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas