O cio de gato é marcado pelas tentativas de fuga, mudanças no comportamento e por ser um período estressante tanto para o bichinho como para o tutor. O cio da gato nada mais é que o período fértil do ciclo reprodutivo felino, em que há busca pelo acasalamento. Por isso, a fêmea passa a dar sinais de que está receptiva ao macho. Todo pai ou mãe de gato não castrado precisa de paciência e atenção nesse momento. O Patas da Casa explica todos os detalhes sobre esse período para você entender as fases, como acontece e o que fazer para ajudar uma gata no cio.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando acontece o primeiro cio de gata?

O primeiro cio da gata surge quando ela atinge a puberdade. Isso geralmente acontece entre os cinco e nove meses de vida, quando a gata inicia seu primeiro ciclo estral (ciclo reprodutivo). As condições para o primeiro cio aparecer são, principalmente, a raça e o peso corporal.

É comprovado que gatas de raça com pelos longos demoram mais a alcançar a puberdade que as de pelo curto. Gatas da raça Siamês, que possuem a pelagem mais curta, chegam à puberdade por volta do nono mês. Já as da raça Persa, com pelagem mais longa, podem demorar 18 meses.

Para chegar à maturidade sexual, a gata precisa ter peso igual ou maior que dois terços de seu peso adulto. Além disso, gatas que ficam expostas à luz solar por muito tempo desde o nascimento ou que tem uma relação intensa de contato com machos podem chegar à puberdade mais cedo. Assim que alcançar a puberdade, ela se torna fértil.

O cio de gato é mais comum em estações de dias longos

Os gatos são animais poliéstricos sazonais - ou seja, tem mais de um ciclo reprodutivo por ano e geralmente acontece em um período específico. O ciclo estral é controlado pelo fotoperíodo, o período de exposição à luz solar. Esse tempo deve ser de 12 a 14 horas por dia. Por isso, é mais comum a gata entrar no cio em estações com dias mais longos e, consequentemente, com maiores períodos de sol - como a primavera. Uma teoria para explicar porque os gatos entram no cio em períodos que têm mais sol é a relação com o instinto de caçador. Épocas com dias mais longos são melhores para caçar e alimentar.

cio de gato: gata no cio

Fases do ciclo reprodutivo: entenda casa etapa

 

O ciclo reprodutivo de uma gata passa por quatro fases: proestro, estro, anestro e diestro. O cio como conhecemos, com a gata apresentando comportamento diferente e dengoso, corresponde ao estro, fase em que ocorre de fato o acasalamento.

Proestro: essa fase dura aproximadamente um ou dois dias. As gatas já podem apresentar alguns sinais sutis de carinho e roçar o corpo em alguns objetos e no tutor, mas são quase imperceptíveis. Então, dificilmente dá para saber quando ela está no proestro. A gata começa a liberar os feromônios que atraem os machos, mas ainda não quer o acasalamento. Quando o macho se aproxima, ela o repele. Também pode sair um pouco de muco da vulva.

Estro: pode durar até 19 dias, mas a média é aproximadamente seis. A gata apresenta comportamentos receptivos ao macho: flexiona os membros torácicos, eleva o quadril e adquire uma posição de lordose. Também desvia a cauda para um dos lados, deixando a vulva livre. Ela permite que o macho faça a monta e que ocorra o acasalamento. No estro, há alta concentração do hormônio estrogênio, até a ovulação. 

Diestro: essa é a fase lútea do ciclo, que ocorre logo após a ovulação. É formado o corpo lúteo que produz progesterona. Essa fase é necessária para a manutenção da gravidez. No diestro, a gata não apresenta comportamento sexual. Em gatos que ovularam e foram fecundados, ocorre a gestação. Nesse caso, a fase do diestro dura entre 35 e 70 dias. Se após ovular não houver fecundação, a gata pode ter pseudo gravidez, mas não apresenta sintomas. Nos casos em que a gata não engravida, o diestro dura aproximadamente 30 dias. 

Interestro: é o curto período de tempo sem atividade ou comportamentos sexuais entre um estro e outro em fêmeas que não ovularam. Dura em média se dias, mas pode variar entre dois e 19. 

Anestro: essa fase costuma ocorrer nas estações de dias curtos, quando não há atividade e nem comportamentos sexuais. A fêmea não se interessa e nem aceita o macho. Dura por volta de 90 dias e os níveis de estrogênio e progesterona se mantém em níveis basais, ou seja, níveis normais de repouso.  

Como é o comportamento da gata no cio?

Durante as fases de proestro e de estro - principalmente na segunda -, a gatinha apresenta algumas alterações no comportamento. Na tentativa de atrair a atenção do macho para o acasalamento, ela fica mais agitada. Além de adotar posturas físicas propícias ao acasalamento, também passa a se esfregar em objetos e pessoas, passa a comer menos e ronrona muito. O miado de gato no cio fica muito alto, longo e intenso e pode até parecer um grito. Esse som costuma incomodar a família e os vizinhos, mas é a tentativa da fêmea de chamar atenção do macho. Outras questões que envolvem o cio: gata fica muito dengosa e sempre buscando atenção e carinho, além de poder demarcar o território com jatos de urina.

gata no cio miando

Existe cio de gato macho?

 

O cio de gato macho é diferente do cio da gata fêmea. O hormônio testosterona começa a agir sob o sistema nervoso durante o período perinatal, mas só se desenvolve mais a partir dos três meses. O macho completa a maturidade sexual entre os nove e 12 meses de idade. O cio de gato macho não é tão falado porque não tem um período certo. Ele está preparado para acoplar o ano inteiro, só depende da permissão da gata. Assim que sentem o cheiro do feromônio lançado por elas e ouvem o miado de gato no cio, eles já se preparam para acasalar. Apesar de não existir um período preciso, no inverno os gatos costumam ter menos desejo - mas podem entrar no cio mesmo assim, se a gata também estiver. No período, apresentam comportamentos alterados, ficando mais agressivos, urinando em locais impróprios e com tentativas de fuga (podendo voltar machucados).

Quanto tempo dura o cio de um gato?

É difícil saber quanto tempo dura o cio de gato, pois depende de muitos fatores externos. O cio, mais especificamente as fases de proestro e estro - em que os gatos apresentam comportamentos sexuais e desejo de acasalamento - , podem variar entre cinco e 20 dias. A média é em torno de sete dias. Se não houver acasalamento ou fecundação, a gata pode entrar no cio novamente em pouco tempo. Também não existe um número exato de quantas vezes por ano a gata entra no cio por conta de fatores externos, como raça, peso, contato com machos, luz e clima. Mas nos meses com dias mais longos a frequência é alta, chegando a acontecer de duas em duas semanas. 

Depois de parir, quanto tempo o gato entra no cio novamente?

Nas primeiras semanas após o parto da gata, a mãe está próxima dos filhos e amamentando. Após as primeiras quatro semanas, os filhotes começam a interagir entre si e com o ambiente à sua volta, de modo que a mãe se afasta um pouco. A partir desse momento, a gata já pode entrar no cio, principalmente se estiver em uma estação do ano propícia. Mas lembre-se que por conta de todos os fatores externos já mencionados, é difícil ter uma precisão exata. Portanto, a gata já está pronta para um novo cio após o parto, mas quando vai acontecer depende de outras questões.

O que fazer para ajudar a gata no cio?

A gata no cio está sensível e dengosa, então dê muito carinho e atenção. Brinque com ela, fique por perto e lembre-se de manter portas e janelas sempre fechadas para evitar fugas atrás do macho. Então, fique sempre de olho e não a perca de vista. Como o período do cio é muito delicado e altera até mesmo a rotina da família, é importante considerar a castração para oferecer mais qualidade de vida para o animal. 

Castração ou vacina para cio de gato: qual a melhor opção?

A castração é a melhor saída para evitar a gravidez indesejada de gato. Depois de castrada, a gatinha não entrará mais no cio, evitando alterações comportamentais da época e incômodos, tanto para a gata como para o tutor. Além disso, a castração previne doenças graves, como piometria e tumores de mama. Se a gata acabou de parir, espere pelo menos dois meses antes de castrá-la, para dar tempo do desmame dos filhotes. A vacina para cio de gato pode parecer uma boa solução, mas na realidade é prejudicial: pode causar infecções no útero, tumores mamários, desequilíbrio hormonal e hiperplasia mamária . Muitos optam pela vacina anticoncepcional por ser mais barata e por medo da cirurgia para castração. Na realidade, a cirurgia é completamente segura e traz outros benefícios além de parar o cio. O ideal é consultar um médico veterinário para saber qual a melhor opção para sua gata.  

Redação: Maria Luísa Pimenta