Os cachorros pequenos são ótimas companhias para quem mora em apartamentos com pouco espaço. Eles são ótimos companheiros e perfeitos para quem quer um amigo de quatro patas. Do Corgi aos Chihuahua, as raças de cachorros pequenos possuem personalidades e características diferentes. Nós listamos as dez menores raças de cachorro e vamos te explicar um pouco sobre cada uma para que você possa escolher o companheirinho ideal para a sua família. Confira!
10. Jack Russel Terrier: um pequeno gênio de quatro patas

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
Uma das raças pequenas mais inteligentes, o Jack Russel Terrier possui grande capacidade de aprendizado. Talvez por isso, a raça seja tão presente em filmes e séries, já que são mais fáceis de controlar dentro de um set de gravação. Ele é um cão amigável com pessoas, mas pode perseguir outros animais de estimação que você possua em casa. A melhor opção é mantê-lo como único bichinho. Por ser muito ativo, ele precisa de passeios e brincadeiras frequentes para estar sempre feliz. Na idade adulta, ele pode chegar a até 38 cm de comprimento.
9. Buldogue Francês: um cão brincalhão com bastante resistência

Apesar do nome, a raça é oriunda da Inglaterra, e não da França. Os Buldogues Franceses são amigáveis e adoram brincadeiras com crianças e deitar perto dos seus tutores. Seu pelo é curto e não precisa de muita manutenção, mas tenha o cuidado de limpar as dobrinhas para evitar o acúmulo de sujeira. É necessário tomar cuidado com eles no calor, já que eles têm tendência a desenvolver problemas respiratórios. Nos dias mais quentes, coloque uma piscininha para que ele possa se refrescar ou estenda uma toalha úmida no chão e espirre um pouco de água sobre ele. Um Buldogue Francês adulto pode chegar a 35 cm de comprimento.
8. Dachshund: o salsichinha que todos amam

De origem alemã, os Dachshund se juntam aos Corgis na lista de raças com patas proporcionalmente menores em relação ao corpo. Por conta disso, eles possuem um caminhar específico que conquista todo mundo. De pelo curto, não há muito o que se preocupar com relação à escovação: banhos são suficientes. Eles têm tendência a escavar e requerem passeios diários e brincadeiras para não ficarem estressados. Em média, um adulto pode chegar a 35 cm de comprimento.
7. Boston Terrier: um cãozinho muito estiloso

Diferente dos outros Terriers, essa raça possui uma aparência mais próxima do Buldogue e do Pug. O Boston Terrier é muito brincalhão e adora pegar bolinhas. Tente reservar um tempo na sua rotina para levá-los a praças onde vocês possam se divertir juntos, mas cuidado com o calor. Eles podem não ficar bem em dias muito quentes, precisando de bastante água. Em casa, deixe um ventilador ligado direcionado para o cãozinho caso ele pareça mais fraco devido ao tempo. Seu pelo é curto e não precisa de muita manutenção. Seu tamanho médio é de 32 cm.
6. Corgis: os companheiros da rainha da Inglaterra

Essa raça é uma das mais fofas do mundo. Com suas patas curtinhas e o pelo bicolor, os Corgis são uma sensação entre os cachorros de pequeno porte. Eles são tradicionalmente a raça de cães que acompanham a Rainha Elizabeth II, que já teve mais de 30 cãezinhos da raça desde a sua coroação em 1952. A raça é conhecida por sere bastante amigável e ativa, sendo perfeita para quem possui crianças em casa. Um macho adulto pode chegar a 30 cm de comprimento.
5. Shih Tzu: charme e beleza vindos da China

Vinda diretamente do outro lado do mundo, o Shih Tzu é um dos cães de pequeno porte mais bem comportados. Eles respondem muito bem ao treinamento e são excelentes cães de companhia. Passeios curtos e algumas brincadeiras são suficiente para deixá-los felizes. O maior trabalho que ele vai te dar é com os pelos, que podem ser longos e lisos, precisando de bastante cuidado para não embolar e nem atrapalhar a visão. Seu tamanho médio pode chegar a 30cm.
4. Bichon Frisé: uma bolinha de algodão cheia de amor para dar

É muito comum que as pessoas confundam o Bichon Frisé com os Poodles. A maior diferença está no tamanho. Sua média de tamanho é de 27 cm, bem menor que a dos Poodles, que podem chegar a 60 cm. O Bichon Frisé é bastante inteligente e responde bem a treinamento, o que ajuda a controlar a tendência de latir muito. Para que ele fique com o pelo bonito, é preciso escová-lo frequentemente, além de aparar para evitar nós.
3. Pinscher: um temperamento forte em um cão de pouco tamanho

O Pinscher é uma raça de cachorro pequeno muito popular no Brasil. Conhecido por seu temperamento forte, eles não se deixam abalar na frente de visitas ou cães de raças maiores, mostrando muita coragem. É preciso treinamento constante para que eles consigam se controlar, além de brincadeiras e passeios diários. Sua média de tamanho é de 30 cm.
2. Lulu da Pomerânia: uma raça bonita e elegante

Essa raça parece um pequeno pompom ambulante. Com seus pelos longos e a personalidade amigável, o Lulu da Pomerânia é uma ótima raça para apartamentos com crianças. Amigáveis, confiantes e muito receptivos a treinamentos. Devido ao seu tamanho, ele pode ser frágil e sofrer na mão de crianças muito pequenas, sendo indicado para as mais velhas. Seu pelo precisa ser penteado duas vezes por semana para evitar que os fios embaracem, além de demandar banhos mensais. Em média, eles podem chegar a até os 22cm.
1. Chihuahua: a menor raça de cães caseiros

Não é surpresa para ninguém ver o Chihuahua no topo da lista de menores raças. Esses cães são perfeitos para casas de tamanho reduzido. Assim como os Pinscher, os Chihuahuas também possuem personalidade forte e precisam de treinamento constante para controlar seus instintos. Eles são bastante ativos e mais frágeis a condições extremas de frio e calor, por isso, brinque com ele dentro de casa para a segurança do seu bichinho. O cuidado com pelo depende da variedade da raça: algumas contam com fios mais longos e precisam ser escovadas para remover o acúmulo de pelos mortos. Em média, o tamanho máximo desses cãezinhos chega a 20 cm.
Redação: Igor Gomes
