Comportamento animal

Cachorro tigrado: conheça 9 raças que possuem o padrão de pelagem

Publicado - 14 Abril 2023 - 17h26

Atualizado - 29 Maio 2024 - 14h59

O cachorro tigrado é mais uma prova das infinitas possibilidades de cores dos pelos no DNA da espécie canina. Esse padrão de cores ocorre por causa de um gene recessivo, chamado de Locus K, que é responsável pela cor preta dos cães. Isso resulta na mistura de dois pigmentos: feomelanina (as listras pretas) com eumelanina (que define o tom da pelagem). No caso da tonalidade tigrada, ela varia entre o castanho, ruivo, cinza e azul. Mas no geral, o tigrado castanho escuro é o mais recorrente. Alguns cães dessa cor também podem nascer com o gene merle, outro responsável por afetar o pigmento da pelagem.

Saiba a seguir mais detalhes sobre o cachorro tigrado, raças que têm mais probabilidade de nascerem com o padrão e como é a personalidade desses cães. 

1) O Bulldog Francês pode nascer com o padrão de cores tigrado

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Bulldog Francês tigrado
O Bulldog Francês não é só preto com branco: há cães tigrados da raça

 

A raça de cachorro pequeno é super conhecida pelo carisma e tranquilidade. As cores mais comuns do Bulldog Francês são o branco, branco com preto, castanho e fulvo. Mas o tigrado é outra possibilidade. Tem porte pequeno a médio e é super robusto. O focinho curto e olhos esbugalhados são características de um cachorro braquicefálico. A origem do Bulldog Francês é europeia: a Inglaterra foi responsável pelos primeiros bulldogs (como o Old English Bulldog) e a França resolveu criar seu próprio tipo por volta 1880. Porém, foi os Estados Unidos que atribuiu as orelhas grandes e pontudas desse cachorro. Além de simpático, ele é brincalhão e se dá bem com crianças.

2) Pastor Holandês: cachorro tigrado inteligente e robusto

 

Pastor Holandês tigrado
Esse é o único cachorro do tipo Pastor que pode nascer com a pelagem tigrada

 

Não dá para falar de cachorro tigrado sem mencionar o Pastor Holandês! Esse padrão de cor é uma característica da raça para a diferenciá-la de outros cães semelhantes, como o Pastor Alemão e o Pastor Belga. O primeiro registro de um Pastor Holandês foi por volta de 1898. A raça foi criada na Holanda para o pastoreio de gado. É uma cachorro de porte médio e atlético, pesando até 30 kg. Tem o temperamento tranquilo e inteligente. Atualmente ele é muito usado como cão policial no seu país de origem, onde é mais comum.

3) O Mastiff inglês é um cachorro tigrado super antigo!

 

Cão Mastiff Inglês tigrado deitado em chão de terra
O Mastim Inglês é parente do Mastim Tibetano. Também é um cão tigrado

 

O Mastiff (ou Mastim Inglês) é um descendente dos Mastins Tibetanos que foram parar onde atualmente é o Reino Unido. É uma raça antiga com registros desde o Terceiro Milênio, em 3.000 a.C. Porém, só foi reconhecida em 1885. É de grande porte: os machos podem alcançar até 91 cm (ou seja, quase 1 metro de altura!), além de ser musculoso e forte. Durante o Império Romano, esse cão era usado em combates. Não são agressivos, mas têm habilidades para atuarem como cães de guarda. Com a família, a personalidade do Mastim Inglês é afetuosa e independente. Além da cor tigrada, ele também possui o tom de pêssego (o mais comum) e dourado.

4) American Staffordshire Terrier tigrado e com manchas brancas? Temos!

 

Cão American Staffordshire Terrier tigrado
Cachorro tigrado: raça American Starffordshire Terrier costumam nascer com esse padrão

 

O American Staffordshire Terrier descende do extinto Bull and Terrier que saiu da Inglaterra para os Estados Unidos, durante o século XIX. Assim como o Bull and Terrier, este cão era muito usado em rinhas. Mas com o fim da prática, as novas linhagens foram perdendo a agressividade e a aparência mais bruta - ele herdou apenas a energia de sobra, que é favorável para brincadeiras e passeios. O American Staffordshire Terrier também adora receber atenção e demonstra muito amor pela família. A cor tigrada não é tão comum quanto o castanho com branco ou preto com branco, mas até quando é rajado, o American Staffordshire Terrier terá a característica mancha branca do pescoço à barriga.

5) Cachorro Boxer: tigrado é uma das cores mais comuns na raça

 

Cão Boxer tigrado
Cachorro Boxer tigrado (ou não) costuma ter a máscara preta no focinho

 

O Boxer tem três cores oficiais: branco, fulvo e tigrado. Apesar da aparência imponente, é um cão dócil e protetor que curte brincadeiras desafiadoras. A raça foi criada na Alemanha e é descendente do extinto Brabant Bullenbeisser. O primeiro exemplar data de 1895. Assim como a maioria dos cães da época, era usado para a caça. Por esse motivo, seus criadores fortaleceram a boca robusta do cão, que deveria segurar bem as presas. Ele tem altura média de 50 a 60 cm. Independente da cor, a máscara preta faz parte da pelagem curta do Boxer.

6) Dogue Alemão: o maior cachorro do mundo pode ser encontrado na cor tigrada

 

Dogue Alemão tigrado
Uma raça de cachorro tigrado comum de achar é Dogue Alemão

 

O Dogue Alemão é literalmente um gigante gentil que adora brincar e estar entre as pessoas. Machos e fêmeas da raça têm mais de 80 cm, porém ele não tem tanta noção do seu tamanho e age como os cachorros pequenos. Então, pode ser bem desastrado durante as brincadeiras. Inclusive, o Dogue Alemão é a raça do Scooby-Doo (faz todo sentido agora né?!).

São várias as possibilidades de cores e o Dogue Alemão tigrado é bem comum. Os ancestrais do Dogue Alemão são incertos, mas especula-se que ele veio do Mastim Inglês com o Wolfhound Irlandês (ambos tigrados), além dos Bullenbeisser. A origem da raça também é desconhecida e não se sabe quando ela surgiu, só que já é certo de que ela existe há centenas de anos. 

7) É raro, mas o Akita pode nascer com a pelagem tigrada

 

Cão Akita tigrado
Cachorro tigrado da raça Akita é uma beleza rara de encontrar

 

Conhecido pela pelagem branca com ruivo, muitos não sabem que o Akita tem outros padrões de cores, incluindo o tigrado, que pode ser mais comum que o Akita preto. Mas independente do padrão, a mancha branca do focinho à barriga se mantém. Essa raça surgiu no Japão do século 16, onde fez companhia aos samurais da época. É conhecida pela sua lealdade (Akita é a raça do Hachiko, da história que inspirou o filme de cachorro Sempre Ao Seu Lado). Apesar de leal, tem personalidade forte e deve ser socializado desde filhote para evitar comportamentos negativos.

8) Cane Corso tigrado é bastante comum 

 

Cão Cane Corso tigrado
Cane corso é preto, cinza, com pelagem de cachorro tigrado e por aí vai!

 

O Cane Corso mais comum é de cor preta com pequenas manchas brancas no peito. Porém, o cinza, fulvo (com ou sem a máscara preta) e o tigrado são outras cores que fazem parte da paleta da raça. Mesmo com a cara de mau, o Cane Corso é companheiro e protetor da família.

Ele vem do extinto canis Pugnax, uma raça que era usada nas guerras da Roma Antiga. Com a queda do Império Romano, as novas linhagens perderam boa parte da agressividade, mas até hoje é comum estimular comportamentos agressivos no cão durante os treinos para a guarda. Ele parece enorme nas fotos, mas tem porte médio. O Cane Corso também é conhecido por ser dono de uma das mordida mais poderosas do mundo.

9) Fila tigrado (e Brasileiro) chama a atenção pela aparência

 

Cão Fila Brasileiro tigrado
Fila tigrado é uma das possibilidades de cores da raça brasileira

 

Fila quer dizer “morde e não solta” e essa é uma das maiores características dessa raça nacional que também pode ter a cor tigrada! Ela se desenvolveu a partir da chegada dos Mastins Ingleses e Bloodhounds que vieram ao Brasil junto aos portugueses e ganhou muita fama nos anos 90, habitando muitos lares do país. A cor da pelagem vai do castanho ao creme e também o tigrado. Tem em média 70 cm e pode pesar até 50 kg. O cachorro Fila tem a personalidade dócil e corajosa.

Extra: os Vira-latas podem ter o padrão de pelagem dos cachorros tigrados!

 

Câo Vira-lata tigrado
Com certeza você já se deparou com um cão tigrado Vira-lata na rua

 

A pelagem de um Vira-lata é sempre uma caixinha de surpresas. Geralmente, as características físicas vão de acordo com os genes paternos e maternos. Mas no meio de uma ninhada, pode calhar de nascer um cachorro tigrado a depender da cor e do padrão da pelagem dos pais. E ao contrário das raças que podem (ou não) nascer com esse modelo, um Vira-lata tigrado é mais fácil de surgir. Assim como a maioria dos cães SRD, a personalidade do cachorro é conforme a criação e as experiências enquanto filhote. 

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas