Adoção animal

Mastim Tibetano: tamanho, origem, personalidade e mais... saiba tudo sobre o cachorro mais caro do mundo

Publicado - 14 Outubro 2022 - 13h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A raça de cachorro Mastim Tibetano é conhecida por diversas características: ele faz parte da lista de cachorro mais caro do mundo, é enorme, possui uma personalidade única e também é super peludo. Por não ser uma raça muito conhecida no ocidente, o Mastim Tibetano desperta curiosidade em muita gente. O cachorro mais caro do mundo também é um dos mais raros - e tem uma personalidade única! Quer entender mais sobre essa raça? O Patas da Casa preparou uma super matéria contando tudo sobre o cachorro Mastim Tibetano: como é o comportamento da raça, características do filhote à fase adulta, origem, saúde, cuidados e algumas curiosidades sobre essa grande raça. Confira!

Mastim Tibetano é também uma das raças mais antigas do mundo

A origem desse cachorro grande já se encontra no seu nome: Tibete! Os primeiros cães Mastim Tibetano vieram do norte do Himalaia, região que abrange o Monte Everest, a maior montanha do mundo. Inclusive, até hoje a maioria dos cães dessa raça se reproduzem e são criados lá mesmo - em seu habitat natural. A pelagem longa e muito densa necessita do clima gelado das montanhas.

O tempo de existência da raça não é certo, mas especula-se que os primeiros cães Mastiff Tibetano nasceram em 1.100 a.C. Um dog milenar, né? Os poucos que se espalharam pelo mundo vieram muitos anos depois: indícios indicam que lentamente eles foram parar na Grécia e Índia e, em seguida, em outros locais da Europa, como a Inglaterra. Mas são poucas as informações sobre como eles foram ganhando o mundo. Inclusive, o registro dos primeiros a chegar nas Américas é bem recente: 1950. Na época, Eisenhower, presidente dos Estados Unidos, teria encomendado dois exemplares do cachorro mais caro do mundo como um presente. Mesmo assim, pouquíssimos cães da raça Mastim Tibetano se reproduziram pelas Américas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mastim Tibetano: tamanho e características físicas do cachorro mais caro do mundo

O Mastim Tibetano é inconfundível. Além das características exóticas, ele também está na lista de cachorros gigantes. A raça tem uma pelagem densa e grossa por todo o corpo. A cabeça dos cães parecem bem maiores por causa da juba, que os deixam parecidos com um leão. Já as cores do cachorro Mastim Tibetano prevalecem nos tons pretos, azulados e castanhos. Mas alguns podem ser totalmente ruivos, castanho escuro ou misturar todas essas cores em um só. Em casos extremamente raros, o Mastim Tibetano gigante também pode nascer totalmente branco. A altura do Mastim Tibetano varia de acordo com o sexo do animal: machos medem de 66 a 76 cm, enquanto as fêmeas ficam entre 61 e 71 cm. O Mastim Tibetano macho pesa entre 41 e 68 kg, e fêmeas de 34 a 54 kg.

 

O Mastim Tibetano é um cachorro independente e de personalidade forteCachorro mais caro do mundo: Mastim Tibetano é um gigante bem peludoMastim Tibetano: preço de um filhote da raça passa de 1 milhão de reaisO cachorro mais caro do mundo é teimoso, mas também muito inteligente!O fihote do cachorro Mastim Tibetano tem um crescimento super aceleradoCom menos de 1 ano, o filhote de cachorro Mastim Tibetano já tem mais de 30 cm de alturaO Mastim Tibetano precisa ser adestrado desde cedoRaça de cachorro Mastim Tibetano também é uma das mais raras do mundoA socialização é importante para o cachorro Mastim Tibetano se dar bem com outros animaisA expectativa de vida do Mastim Tibetano é de mais ou menos 15 anos

 

Cachorro Mastim Tibetano tem personalidade forte e marcante

 

  • Convivência: uma das curiosidades sobre o Mastim Tibetano é que desde filhote ele já mostra uma personalidade forte. O animal é independente e vai querer fazer tudo do seu jeitinho. Então é bom que os tutores tenham muita paciência com esse cão, pois ele pode ser bem difícil de adestrar. Os motivos para esse comportamento remetem à sua origem: por anos, seus ancestrais viveram como cães de guarda e caça da população que vivia nas regiões montanhosas do Tibete. Então toda a confiança era depositada nesses grandões, que aprenderam a se defender sozinhos. Mas isso também tem pontos positivos: o instinto protetor da raça perpetua até hoje e eles são ótimos cães para quem busca mais segurança dentro de casa - eles vão fazer de tudo para cuidar da sua família.
  • Adaptação: assim como outras raças de grande porte, o Mastim Tibetano é carregado de energia. Por isso, as brincadeiras estimulantes e passeios devem fazer parte da rotina. Outra dúvida muito comum sobre o Mastim Tibetano é se pode ter um cachorro de grande porte em apartamento? E a resposta é que isso depende. Essa raça possui um grande poder de adaptação, mas o ideal é que vivam em um ambientes maiores.
  • Socialização: o Mastim Tibetano também demonstra outra característica marcante: a lealdade! Eles são incrivelmente fiéis aos seus tutores e não vão os abandonar por nada. Seja durante um passeio ou viagens, o Mastim Tibetano vai estar lá, fazendo escolta da sua “matilha”. Por esse motivo, ele pode ser um cachorro dominante e territorialista, por isso muita atenção durante os passeios. Quando qualquer outro pet ou indivíduo se aproxima do cachorro, o tutor deve estar por perto. Na fase adulta, esse cuidado permanece. A tendência é que eles fiquem mais calmos e independentes com o tempo. Outro ponto importante e legal sobre o Mastim Tibetano é que essa é uma raça que se dá muito bem com crianças. No entanto, é bom a supervisão de um adulto nessas horas, pois o tamanho dele pode causar acidentes durante uma brincadeira - mas sem a intenção de machucar os pequenos.
  • Adestramento: mesmo sendo super teimoso e independente, é possível adestrar um grandão como o Mastim Tibetano. Aliás, nenhuma raça é impossível de ser dominada, manter a calma e insistir em reforço positivo vão ajudar os tutores de um Mastim Tibetano. As brincadeiras com o Mastim precisam ser aquelas que desafiam a raça, pois eles são muito inteligentes. Estimular o cão com trajetos cheios de obstáculos, esconderijos e caça de brinquedos são alguns dos tipos de interação que essa raça precisa.

Curiosidades da raça de cachorro Mastim Tibetano

Além dessas características físicas e de comportamento que os tornam únicos e raros, algumas curiosidades incríveis fazem parte da raça Mastim Tibetano. Por exemplo, você sabia que ele é um dos cães mais antigos do mundo? Pois é! Junto com o Husky Siberiano, Saluki e Basenji, o Mastim Tibetano faz parte de algumas das primeiras raças a ser domesticadas pelo homem. Por isso, eles também têm uma forte proximidade com os ancestrais caninos: os lobos. Seguem outras curiosidades sobre o Mastim Tibetano:

  • Crescimento acelerado: diferente de outros cachorros gigantes, o Mastim Tibetano cresce muito rápido. Por isso, com menos de 12 meses de idade o animal já pode alcançar 50 cm e pesar mais de 30 kg. Inclusive, ele é uma das raças de grande porte que tem o crescimento mais rápido.
  • Por que Mastim? Pois esse é um tipo de raça de cachorro caracterizada pelo seu enorme porte atlético. E o Tibetano é devido ao seu local de origem. Além do Mastiff Tibetano, existe o Mastim Espanhol, Napolitano, Italiano, Inglês, entre outras variações.
  • Crença tibetana: os habitantes do Tibete acreditam que as almas de cada Mastim Tibetano são daqueles monges que não foram bons o bastante para ir ao Shambhala (o local mais sagrado segundo algumas tradições do oriente) ou para reencarnar como outro indivíduo.
  • Rotina de gato: como são cães de proteção e caça, o Mastim Tibetano vai ter alguns hábitos noturnos. Vai ser mais comum você encontrar ele caminhando, comendo ou simplesmente acordado pela casa durante a noite, pois é neste momento que eles resolvem agir como um segurança, enquanto a “matilha” dorme.
  • Um socialite: como seu valor extremamente alto, muitas famílias pegam o Mastim Tibetano como um símbolo de status social.
  • Come muito, mas nem tanto: por incrível que pareça, o gigante Mastim Tibetano que não se alimenta muito. Normalmente só comem quando estão com fome mesmo, sendo o máximo de quatro vezes ao dia. 

Mastim Tibetano filhote é teimoso e independente

Que o cachorro Mastim Tibetano é difícil de adestrar, isso a gente já sabe! Mas o filhote, além de fofinho por ser repleto de pelos, é um pequeno teimoso cheio de energia. Nesta fase, é fundamental investir em um adestramento com vários comandos e reforço positivo, além de brincadeiras instigantes e desafiadoras. Desta forma, desde filhote o Mastim Tibetano vai adquirir mais obediência e se tornar um adulto menos teimoso. No entanto, o instinto protetor da raça permanece, não importa a idade. E quando filhote ele pode ser muito comunicativo, principalmente ao perceber qualquer situação diferente - ele vai entender essa novidade como uma situação de alerta. Por isso, educar vai ser muito importante para controlar esse instinto protetor, teimosia e independência.

 

O Mastim Tibetano tem uma juba que o deixa parecido com um leãoO cachorro mais caro do mundo precisa de espaço para viver e muitos estímulos físicos e mentaisO filhote de Mastim Tibetano já nasce um pequeno giganteMastim Tibetano: pelos do cachorro mais raro do mundo precisam de cuidados constantesA raça Mastim Tibetano é super fiel e leal ao tutorEssa é uma raça de cachorro de porte grande muito protetora com a sua famíliaMastim Tibetano precisa de brincadeiras desafiadoras e estimulantes em seu dia a diaUm Mastim Tibetano chega a custar 1 milhão de reaisO Mastim Tibetano chama a atenção por onde passaA cor mais comum do cachorro Mastim Tibetano é preto com castanho claro

 

Mastim Tibetano é um cão atlético e saudável

 

A saúde da raça Mastiff é muito boa. Até se tornar um cachorro idoso, ele não apresenta muitos problemas. Mas como qualquer animal de estimação, tudo depende da forma como ele é criado e os cuidados que recebe ao longo da vida. A principal atenção é com a pele da raça. Devido à pelagem grossa e densa, o Mastiff Tibetano pode desenvolver alguns tipos de dermatite canina. Um cachorro Mastiff com lambedura excessiva ou um comportamento de muita coceira pode ser indicativo de algum problema de pele.

A partir dos dez anos, ele costuma ter condições parecidas com as de outras raças de grande porte. Com o tempo, o Mastim Tibetano idoso pode desenvolver a Luxação de Patela ou outras condições físicas no quadril ou nas patas. Por isso, redobre os cuidados para que ele possa viver por mais tempo e sem condições desconfortáveis de saúde. A expectativa de vida do Mastim Tibetano é de cerca de 15 anos.

Mastim Tibetano: valor é quase o preço de uma mansão!

Quando as pessoas pesquisam qual o cachorro mais caro do mundo, o resultado não é outro: o Mastim Tibetano lidera essa lista de cachorros mais caros do mundo. O valor de adoção do Mastim Tibetano é de mais de R$ 1 milhão! E esse super valor tem vários motivos: Ele é uma das raças de cachorro mais raras do mundo e isso acontece pois a fêmea de Mastim Tibetano só tem o cio uma vez ao ano, dificultando a reprodução da raça pelo mundo. 

Dicas de nomes para o gigante Mastim Tibetano

Mesmo que você não compre um Mastim Tibetano, é sempre bom ter boas dicas de nome para cachorro grande e gigante. O Mastim Tibetano é uma raça muito rara, e se você acha que ele merece ser tratado como uma celebridade, se liga nesses nomes famosos para cachorro e uma pequena lista de nomes para você escolher:

  • Ravi
  • Jade
  • Leon
  • Nina
  • Liz
  • Gael
  • Maya
  • Fred
  • Zoé
  • Max

Raio X do gigante Mastim Tibetano

  • Pelagem: grande, densa e grossa
  • Temperamento: teimoso, protetor e independente
  • Nível de inteligência: posição 72º no ranking de inteligência canina de Stanley Coren
  • Nível de energia: alto
  • Saúde: luxação de patela, dermatite e problemas na tireoide
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas